Bócio - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em bócio

Encontre um especialista em Bócio na sua cidade:
Talita Trevisan

Talita Trevisan

Endocrinologista

Itajaí

Roberta Duailibe

Roberta Duailibe

Endocrinologista

São Luís

Maíra De Barros e Silva Botelho

Maíra De Barros e Silva Botelho

Cirurgião de cabeça e pescoço

Aracaju

Simone Van de Sande Lee

Simone Van de Sande Lee

Endocrinologista, Internista

Florianópolis

Cesar Augusto Cardoso

Cesar Augusto Cardoso

Cirurgião de cabeça e pescoço

Taubaté

Joamara Nogueira Ramos

Joamara Nogueira Ramos

Cirurgião de cabeça e pescoço

Teresina

Perguntas sobre Bócio

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Bócio

Dra. Juliana Maia de Almeida
Dra. Juliana Maia de Almeida
Endocrinologista
Recife
Bom dia,
bócio significa um aumento do volume da tireóide. Este achado é bastante frequente em pacientes com hipertireoidismo.
2 respostas

Dr. Alexandre Bezerra Dos Santos
Dr. Alexandre Bezerra Dos Santos
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
Como houve mudança na apresentação clínica, é imprescindível uma reavaliação clínica com seu endocrinologista ou, eventualmente, um cirurgião de cabeça e pescoço.
Atenciosamente
4 respostas

Dr. Evandro Lima e Silva
Dr. Evandro Lima e Silva
Cirurgião de cabeça e pescoço
São José dos Campos
Captação levemente aumentada na cintilografia, pode ter diversos significados. Necessário avaliação de sintomas, exame físico, exames laboratoriais e ultrassonografia.
3 respostas

Especialistas falam sobre Bócio

O conceito de bócio é muito simples: é o aumento benigno (não canceroso) da tireoide. A tireoide pode estar crescida globalmente ou apresentar nódulos benignos. Na grande maioria das vezes, é preciso apenas acompanhamento evolutivo, sem cirurgia. Mas, nos casos em que o bócio é volumoso, ou quando ele cresce internamente para dentro do tórax, ou quando ele causa sintomas, como falta de ar ou desconforto para a pessoa engolir ou alimentos, uma cirurgia da tireoide pode ser necessária. No consultório realizo a avaliação detalhada de todo o pescoço, assim como dos exames, para decisão conjunta do melhor para a saúde de cada pessoa.

Hugo Luz

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza


Bocio é o aumento da glândula tireóide, que pode ser causado pela presença de nódulos ou por uma inflamação da glândula. A avaliação adequada inclui exames laboratoriais e ultrassonografia de tireóide, e muitas vezes necessita de acompanhamento a longo prazo. O acompanhamento dos nódulos de tireóide deve ser cuidadoso, para poder detectar crescimento e indicar a avaliação por biópsia no momento correto.

Michelle Garcia Polesel

Médico clínico geral, Endocrinologista

Curitiba


O bócio é o aumento do volume da glândula tireoide. A maioria dos casos ocorre pelo surgimentos de nódulos dentro da glândula. Esses nódulos devem ser investigados com ultrassom e eventualmente devem ser submetidos a biópsias. No entanto, vale lembrar que nem todos os nódulos da tireóide devem ser obrigatoriamente biopsiados. Quando os nódulos são benignos e volumosos ou quando são malignos ou suspeitos devem ser tratados por meio da retirada cirúrgica da tireóide. A cirurgia da tireoide, chamada de tireoiodectomia, é um procedimento seguro com baixas taxas de complicações, quando realizada por cirurgiões experientes.

Murilo Catafesta Das Neves

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita

Bócio é um aumento do volume da glândula tireoide geralmente causado pela falta de iodo. A existência de nódulos na tireoide também é considerada bócio. Pode ser causando tanto pelo hipertiroidismo como pelo hipotireoidismo. No hipotireoidismo, a deficiência de iodo no organismo faz com que a secreção de T4 (tiroxina) seja diminuída pela tireoide. A baixa concentração desse hormônio no sangue estimula a adenoipófise a produzir e liberar TSH - hormônio tireoestimulante. Esse hormônio estimula o crescimento celular e uma maior síntese de hormônios tireoidianos por esta glândula.

Teylor Pedro Gerhardt

Cirurgião de cabeça e pescoço

Goiânia


O bócio tireoideano significa o aumento do tamanho da glândula tireóide localizada em nosso pescoço. Esse bócio pode ser global da glândula, chamado de difuso, ou pode ser devido ao surgimento de nódulos (único ou múltiplos). Além disso, o bócio pode ser atóxico - quando não causa hipertireoidismo - ou tóxico - quando provoca o hipertireoidismo.

Breno Figueiredo Bessa

Endocrinologista, Nutrólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita

O bócio é o aumento do tamanho da glândula tireóide. Este aumento pode apresentar alguma alteração hormonal e pode ser devido à presença de nódulos. Os nódulos tireoidianos são um problema considerado comum e nem sempre são malignos. Em geral, as mulheres, os idosos, as pessoas que tiveram exposição à radiação ionizante e as que vivem em áreas com deficiência de iodo possuem maior chance de desenvolver um nódulo. A partir do relato do paciente e do exame clínico feitos na consulta e também de ultrassonografia e outros exames realizados será possível detectar a presença de nódulo na tireoide, que pode ser benigno ou maligno, e então definir o melhor tratamento que pode ser por cirurgia.

Maria Cristina Matteotti Geraldo

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita

O termo Bócio é a terminologia médica q se refere ao aumento da glândula tireoide popularmente chamado de "papo". Esta alteração pode ser ocasionado por nódulo(s) "Bócio Nodular", ou aumento difuso da glândula! Sua prevalência é maior no sexo feminino! As principais causas são deficiência de iodo, tumores benignos ou malignos, medicamentosa e doenças autoimunes.

Rolando Costa Monteiro

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita

O bócio tireoideano é o aumento da glândula tireóide, que pode ocorrer com ou sem nódulos presentes na glândula. O fato de ter um bócio não significa que o paciente precisa retirar a tireóide. Porém o crescimento da tireóide pode começar a causar sintomas e incomodar o paciente; os principais sintomas são: Sensação de "bolo" na garganta, dificuldade de engolir, engasgos frequentes, dificuldade de respirar ao se deitar de barriga para cima, além da percepção visual de ver uma "bola" na frente do pescoço. Quando estes sintomas começam a aparecer, o paciente deve ser avaliado para retirada da glândula tireóide, o nome desse procedimento é Tireoidectomia Total.

Thiago Ribeiro Oliveira

Cirurgião de cabeça e pescoço

Aracaju

Agendar uma visita

O bócio que é o aumento do volume da glândula tireoide e a sua principal causa é a falta de iodo na dieta. Ficou bem menos frequente uma vez que o sal de cozinha passou a ser iodado. Seu sintoma principal é o aumento do volume do pescoço que, dependendo do tamanho, pode chegar a causar desconforto para engolir ou respirar aos esforços. Nesses casos o paciente precisa ser avaliado quanto a necessidade da retirada da tireoide por cirurgia. A ablação por radiofrequência, guiada por ultrassonografia, é um procedimento que causa a diminuição do volume do bócio sem cirurgia. Em geral, embora aumentada de tamanho, a glândula tireoide funciona normalmente.

Elaine Stabenow

Cirurgião de cabeça e pescoço

Campinas

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Bócio?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.