Neoplasias de cabeça e pescoço - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas - neoplasias de cabeça e pescoço
Perguntas sobre Neoplasias de cabeça e pescoço
Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Neoplasias de cabeça e pescoço
Especialistas falam sobre Neoplasias De Cabeça E Pescoço
As doenças que acometem a área de atuação da cirurgia de cabeça e pescoço são principalmente lesões, tumorais ou não, que atingem as regiões da face, fossas nasais, boca, laringe, glândulas salivares, tecidos moles e pele, glândula tireoide e paratireoide.
Cada doença nessas regiões citadas tem sua particularidade e cada paciente tem sua própria característica de evolução, o que torna imprescindível cada caso ser avaliado de forma única e orientado corretamente. Lembre-se sempre, que ir a consulta com um especialista em cirurgia não significa necessariamente que seu caso é de resolução cirúrgica, muitas vezes, apenas uma orientação já direciona o paciente quanto a doença.
Diversas neoplasias podem surgir na cabeça e pescoço. Desde lesões de pele, até lesões mais graves de garganta e laringe (aparelho da voz). Estão muito ligadas às exposição excessiva ao sol (câncer de pele e lábios), assim como pelo uso cigarro e bebidas alcoólicas, como nos casos de câncer de língua e amígdalas. A gravidade de cada caso dependerá de boa avaliação feita pelo especialista, que definirá qual será a estratégia de tratamento. A maioria dos casos, quando diagnosticados em fases iniciais, tem ótimos índices de cura.
Os tumores malignos mais frequentes da Cabeça e Pescoço são os de boca e laringe mas também ocorrem na tireóide, paratireóide, pele, lábios, parótida, nariz, seios paranasais e outros. As alterações comuns são rouquidão, feridas na boca e lábios, dificuldade para respirar e engolir, dor de garganta, dor de ouvido, manchas brancas ou vermelhas na boca, nódulos no pescoço, obstrução e sangramento nasais, edema ou dor na face e lesões na pele. Tabagismo, etilismo, presença de certos vírus, como HPV, e exposição contínua ao sol são fatores de risco para estes tumores. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado melhoram resultados, controle da doença e qualidade de vida, reduzindo as sequelas.
Os principais locais em que surgem neoplasias malignas da cabeça e pescoço são:
- Cavidade oral
- Faringe
- Laringe
- Nasofaringe
- Tireóide
- Paratireóides
- Glandulas salivares
- Metástases de sítio primário oculto
- Linfomas
- Sarcomas
- Neoplasias de pele (carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular, melanoma, carcinoma de células de Merkel)
Cada uma dessas tem um tratamento específico e uma avaliação individualizada.
Na dúvida, o ideal é procurar o cirurgião de cabeça e pescoço de sua confiança para que ele posso fazer seu plano terapêutico.
Quais profissionais tratam Neoplasias de cabeça e pescoço?
Neoplasias De Cabeça E Pescoço por cidade
Doenças relacionadas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.