Picadas de escorpiões e aranhas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A vida de animais exóticos em geral é uma atração para viagens ao exterior, mas alguns animais são para mostrar respeito. A maioria das pessoas o medo de cobras, mas outros animais muito menores e geralmente pode representar um risco para os seres humanos, tais como certos insetos voadores, como abelhas e vespas. Entre aqueles que são ligeiramente maiores e mais "fascinante" Temos escorpiões e aranhas.

Onde estão os escorpiões?

Escorpiões são encontrados principalmente na África do Sul, Oeste e Norte, nas Américas, na Índia e no Caribe.

Entre os escorpiões da América do Norte, o "desagradável" normalmente é encontrado no Arizona e Novo México. No México, por exemplo, ocorrem a cada ano de 1.000 a 2.000 mortes por picadas de escorpião.

Devido ao seu tamanho, escorpiões podem viajar facilmente para qualquer lugar do mundo como passageiros clandestinos em cargueiros e foram encontrados em muitas grandes portos.

Como podemos evitar a picada do escorpião?

  • Escorpiões são noturnos e, portanto, eles geralmente aparecem apenas à noite. Eles muitas vezes escondem em fendas escuras e vegetação.
  • Em áreas com escorpiões, é necessário controlar  lugares escondidos no interior escuro: no armário, debaixo do edredom e fundamento, ou sapatos (olhar sob o edredon ou cama, e agitar o seu sapatos antes de colocar-los sobre). A altura ideal para uma casa nestas áreas é pelo menos 20 cm acima do solo para evitar a entrada de escorpiões.
  • No campo deve-se ser cuidadoso ao levantar troncos ou pedras.
  • Também manter as precauções em lojas ou exposição zoológica dos animais.
  • Em alguns países, é um popular esporte "brincar" com estes animais é interessante para ver se este tormento, tente ficar bem longe do animal.
  • Note-se que os escorpiões venenosos pique com seu gancho de cauda, ??que normalmente sobe antes do ataque.

Sinais e sintomas de alerta

A maioria dos escorpiões são inofensivos aos seres humanos, embora a mordida é extremamente dolorosa e requer tratamento com analgésicos. Têm um risco aumentado em crianças pequenas e idosos. Em caso de intoxicação moderada a grave, pode ser observado:

  • Mal-estar, sudorese, palpitações do coração, dilatação das pupilas, salivação, náuseas, vômitos e diarréia. Confrontado com estes sintomas devem consultar um médico o mais rapidamente possível.
  • Excepcionalmente, pode haver reações hiperaguda (tipicamente alérgica) na forma de consciência reduzida, convulsões, queda de tensão arterial, choque e, portanto, ameaçadora.

Tratamento de picada de escorpião

  • Primeiro limpe o local com água e sabão. Para dor no local da picada pode aplicar gelo embrulhado em um pano ou uma folha. Se você não tiver, você pode usar compressas frias.
  • Ela pode exigir analgésicos para a dor da picada e vacinação antitetânica. No caso de sintomas mais pronunciados, o paciente deve receber tratamento médico o mais rapidamente possível.
  • Há antídotos para veneno de escorpião. O tratamento deve ser supervisionado por um médico.

Aranhas

Em princípio, todas as aranhas são predadores peçonhentos, mas apenas alguns são perigosos para os seres humanos. As glândulas responsáveis ??pela produção do veneno estão localizados na mandíbula superior. As espécies de aranhas que representam o maior risco incluem:

  • Sydney Australian aranha (Atrax robustus), que é freqüentemente encontrado em caves, piscinas ou serviços molhado, especialmente na área de New South Wales.
  • A "marrom recluso" América do Norte (Loxosceles reclusa).
  • O grupo "viúva" (viúva, por exemplo, preto, espécie Latrodectus).
  • O "banana spider" da América do Sul (Phoneutria nigriventer).
  • A tarântula, que vive na América do Sul e em países do Mediterrâneo, enquanto sua irmã peludo, o "pássaro aranha" só vivem na floresta amazônica (embora se tenha tornado um tema popular para os colecionadores que estão interessados ). Apesar de sua aparência imponente, ou mesmo grande e temível, tarantulas são apenas perigosas para os seres humanos diretamente em casos de condições particularmente adversas (como alergias).

Como evitar picadas de aranha?

Aranhas são mais difíceis de evitar que escorpiões, para mais facilmente entrar nas casas e preferem caçar durante o dia. Muitas vezes, mas nem sempre, prefiro ligeiramente húmida áreas de sombra parcial.

Veneno de aranha

Venenos de aranha têm sido estudadas e muito menos do que venenos de cobra quimicamente. O veneno da família "viúva" (espécie Lactrodectus), como alguns venenos de serpentes, pode alterar os impulsos elétricos dos nervos para os músculos e, assim, induzir paralisia. Em certos casos, o veneno da família "recluso" (espécie Loxosceles) causar danos locais e morte do tecido. Em princípio, as mordidas de aranha deve consultar um médico o mais rapidamente possível. Tentar matar a aranha e levá-la ao médico para identificação.

Pessoas que estão especialmente em risco

Em geral, os grupos em que a mordida pode ter mais risco são aqueles com menos de 6 anos e maiores de 60 anos,  pessoas com doenças cardiovasculares e aqueles com uma marcada tendência a reações alérgicas.

Sintomas e sinais de alerta

Na maioria das vezes, uma reação no local da picada, inchaço, dor e coceira. Às vezes a dor pode ser intensa e violenta. Em outros casos, não há nenhuma dor imediata, mas ao invés disso você se sente depois de 30 ou 60 minutos. Você pode fazer um blister, pode haver sangramento sob a pele e pode sentir uma crise nos músculos. Você pode então produzir a morte do tecido local (necrose), mas depende do veneno em questão.

Todos os sintomas gerais são possíveis: a ansiedade, sensação de fraqueza, sudorese, dor de cabeça, tonturas, inchaço ao redor dos olhos, erupções cutâneas, dificuldade respiratória, náuseas, salivação e vômitos.

Se a picada for de gravidade,  há dificuldade em manter o controle muscular e convulsões, que na pior das hipóteses pode afetar os músculos envolvidos na deglutição e respiração.

E apesar de muito raros, reações alérgicas são causadas por insuficiência circulatória, choque e morte.

Tratamento de primeiros socorros em caso de picadas de aranha

  • Primeiro, limpeza e assepsia do ferimento, pelo menos, com sabão e água. Você pode então aplicar gelo embrulhado em um pano ou uma folha, desde que no ponto da picada para reduzir a dor. Se você não tem gelo, use compressas frias.
  • Como um tratamento será dado medicação para a dor e, se necessário, anti-histamínicos e corticosteróides, para aliviar os sintomas.
  • Há antídotos para venenos de aranhas diferentes, que se aplicam a pessoas que possam estar em perigo.
  • Todo o tratamento este deve ser supervisionado por um médico, orientações de tratamento antibiótico adequado analgésico e oral, indicando até mesmo a administração de vacinação contra o tétano.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - picadas de escorpiões e aranhas

Antônio Penido

Antônio Penido

Alergista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Carlos Augusto Dias de Almeida

Carlos Augusto Dias de Almeida

Alergista

Rio de Janeiro

Antonio Cristovao Petrucci Espinosa

Antonio Cristovao Petrucci Espinosa

Alergista

Campos Dos Goytacazes

Licia Gracas de Vasconcellos

Licia Gracas de Vasconcellos

Alergista

Vitória

Perguntas sobre Picadas de escorpiões e aranhas

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Picadas de escorpiões e aranhas

O maior problema do acidente escorpiônico se dá nas primeiras 48h do ocorrido. Após os 8 dias, a própria cicatrização pode provocar um prurido leve.
1 respostas


Boa tarde, normalmente as picadas levam a sintomas como dor e queimação que se resolvem em 12-36 horas. Em casos graves, como em crianças, dependendo da espécie, pode levar a convulsão, paralisia…
1 respostas


Sim, pode persistir com sequelas.
1 respostas

Quais profissionais tratam Picadas de escorpiões e aranhas?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.