Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - síndrome da disfunção da articulação temporomandibular

Thiago Martelli

Thiago Martelli

Cirurgião buco-maxilo-facial

Congonhas

Rhianna Barreto Azeredo

Rhianna Barreto Azeredo

Dentista

Rio de Janeiro

Alison Sousa

Alison Sousa

Cirurgião buco-maxilo-facial

São Luís

Aécio Aguiar

Aécio Aguiar

Cirurgião buco-maxilo-facial

Santarém

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Silvania Barcelos

Silvania Barcelos

Dentista

Belo Horizonte

Perguntas sobre Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular

Nossos especialistas responderam a 40 perguntas sobre Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular

O apertamento de dentes deve ser tratado! Ainda que não exista dor, apertar ou ranger os dentes pode causar desgastes ou mesmo fratura dos dentes, dependendo do grau de apertamento. Os estalos…

Aconselho marcar uma consulta para ajuste da placa, esclarecer dúvidas , além de rever o diagnóstico e as possibilidades de tratamento.


Especialistas falam sobre Síndrome Da Disfunção Da Articulação Temporomandibular

os problemas da ATM não estão nos dentes e por isso aparelho ortodôntico e cirurgias não tratam esses problemas. Procure um especialista e seus problemas serão resolvidos de maneira conservadora com placas, fisioterapia, e aconselhamentos

Ricardo Tanus Valle

Dentista

Belo Horizonte


Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo coletivo que engloba um largo espectro de problemas articulares e musculares na região orofacial. Na maioria das vezes revela comprometimentos que se traduzem em dor ao mastigar ou abrir a boca, dificuldade em abrir ou fechar, sensação de travamento, dores de ouvido e/ou zumbido, mas requerem tratamentos simples, raramente necessitam de abordagens cirúrgicas ou invasivas.

Quais são os exames necessários para um diagnóstico diferencial de uma doença articular que afeta a ATM? É possível descobrir a causa de um problema na ATM sem nenhum tipo de exame de imagem por exemplo? Cada exame busca identificar um aspecto para o Diagnóstico. É necessário exames de imagens (radiografias, tomografias, ressonância magnética), exames sorológicos (sistêmico e bacteriológicos), exames clínicos, entre outros para então chegarmos a um Diagnóstico correto.

Edcléia Brandão

Dentista

Brasília


A Síndrome da Disfunção temporomandibular é a patologia dolorosa orofacial mais comum de origem não dentária . É definida atualmente como uma desordem músculo-esquelética que envolve a articulação temporomandibular, os músculos da mastigação e as estruturas nelas correlacionadas. Pode estar associada à outras desordens dolorosas crônicas como fibromialgia, enxaquecas, bruxismo, depressão, síndrome do cólon irritável. É importante o correto diagnóstico para a escolha do tratamento adequado.

Fabrizio Albieri

Cirurgião buco-maxilo-facial

Rio de Janeiro


*O que é DTM?* DTM refere-se à a uma série de fatores, que podem comprometer músculos, ligamentos e articulações, podendo gerar dores, que podem irradiar para cabeça, olhos, pescoço, ombros, braços, peito, abaixo das mamas, dificuldades de abrir ou fechar a boca, estalos ou crepitações, entre outros sintomas. *Tratamento:* As principais modalidades de tratamento são: -Placas interoclusais; -Exercícios funcionais; -Calor úmido quente/frio; -Body feedback (percepção de hábitos nocivos); -Medicamentoso; e -Procedimentos clínicos variados

Guy Colitti

Dentista

São Paulo


Dores de cabeça, dores próximo aos ouvidos, dores e cansaço no rosto, dificuldade de abertura ou fechamento da boca são algumas das principais Disfunções da Articulação Temporomandibular-DTM. Procure seu cirurgião Buco-Maxilo-Facial para diagnóstico e tratamento.

Marcio Menezes Novaes

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Petrolina


Sinais e sintomas observáveis e tratáveis pela Ortopedia Funcional dos Maxilares: apneia do sono, bruxismo (ranger de dentes, acomete 40% da população brasileira), apertamento diurno, estalos nas ATMs, dores de cabeça e na região cervical (pescoço), zumbido no ouvido, dor de ouvido. Mordida aberta, sobremordida, mordida cruzada, atresia dos maxilares, entre outras questões.

Quais profissionais tratam Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.