Perguntas do paciente (34)
-
Eu sempre tento ajudar todo mundo, então estou escutando uma menina da minha escola, mais nova que e
Eu sempre tento ajudar todo mundo, então estou escutando uma menina da minha escola, mais nova que eu, que é diagnosticada com depressão
Tudo isso de escutar todo mundo está me deixando para baixo e eu acabo me sentindo confusa e choro muito ou me sentindo triste quase o tempo todo
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A Psicologia nos ensinou há bastante tempo que, para melhor escutar as outras pessoas, devemos ser escutados. Veja bem, se você é uma dessas pessoas que tem a virtude de se preocupar com o próximo…
-
Sou depressiva e as vezes me sinto estranha,será que um dia voltarei a ser normal, mal posso sair de
Sou depressiva e as vezes me sinto estranha,será que um dia voltarei a ser normal, mal posso sair de casa que fico ruim parece que vol desmaia. Sinto meu coração apertando como se eu Foce morrer,mais o médico diz que é ansiedades .já não agüento mais viver com medo me ajudem. Oque posso fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
ÉS depressiva?? TENS um diagnóstico positivo desse Distúrbio? Quando descreves os teus sentimentos e sensações, tipo: "me sinto estranha", "fico ruim, parece que vou desmaiar",…
-
É possível desenvolver autoestima após adulto (+40 anos)?
É possível desenvolver autoestima após adulto (+40 anos)?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim. A autoestima pode ser trabalhada, modificada em qualquer idade. Mesmo na velhice ainda se pode melhorar a imagem que se tem de si mesmo. Aos 40 anos, um bom processo terapêutico pode operar…
-
Qual tipo de psicologo devo procurar para tratar timidez , insegurança.?
Qual tipo de psicologo devo procurar para tratar timidez , insegurança.?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A timidez e a insegurança são coisas bem comuns e bem normais em determinados contextos e em determinadas fases da existência, portanto, não representam necessariamente um problema, SALVO se elas…
-
Seria proveitoso para uma pessoa de 75 anos de idade iniciar psicoterapia?
Seria proveitoso para uma pessoa de 75 anos de idade iniciar psicoterapia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
Entendo que fazer análise, ou psicoterapia, tem mais a ver com o desejo do que com a idade cronológica. O inconsciente é atemporal. O sujeito não envelhece.
-
não consigo conversar com a minha mulher, parece que não tenho assunto, e quando ela fala eu estou n
não consigo conversar com a minha mulher, parece que não tenho assunto, e quando ela fala eu estou no mundo da lua e sempre falo algo que não tem nada a ver com oque que ele falou ou mudo de assunto ou fico desligado do mundo. que posso fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Você já está dando o primeiro passo para a solução desse desconforto... você já percebeu que não está dando a atenção necessária a sua mulher, isso é um grande começo. Agora... são necessários…
-
Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
"Poder, pode"... mas pode significar tantas outras coisas. Para fazer corretamente o diagnóstico de Depressão não é apenas a "Autoestima Baixa" que permite... Precisa de muitas…
-
Não sou gay mas tenho dificuldade em falar com mulheres, que tipo de ajuda vocês indicam?
Não sou gay mas tenho dificuldade em falar com mulheres, que tipo de ajuda vocês indicam?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Veja bem, "dificuldade de falar com mulheres" pode significar muitas coisas diferentes, por isso é recomendado que fales com um Psicólogo (ou um Psicanalista), para que tu possas avaliar…
-
Por que eu tenho ansiedade se eu não tenho motivos pra estar ansiosa? Isso é um defeito da pessoa me
Por que eu tenho ansiedade se eu não tenho motivos pra estar ansiosa? Isso é um defeito da pessoa mesmo? Pelo o que ela pode ser causada?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Essa é uma questão bastante complexa, exige bastante reflexão.
Vamos lá, vou tentar simplificar ao máximo... a ANSIEDADE não é apenas um processo mental, ela é um misto de mental e fisiológico...…
-
tenho timidez e ansiedade.devo procurar um psicologo?.
tenho timidez e ansiedade.devo procurar um psicologo?.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Depende da ansiedade e da timidez.
Se for uma timidez leve, ocasional, que não encolha seu movimento no mundo, não te trava, talvez não se trate de um problema a ser resolvido, e sim um
-
Fui adotada ainda no ventre , tenho 39 anos e desde a minha adolescência bato de frente com minha mã
Fui adotada ainda no ventre , tenho 39 anos e desde a minha adolescência bato de frente com minha mãe adotiva !!
Eu amo ela mas é como se nossas almas não tivessem nada em comum
Isso me deixa muito ruim
Me ajudemRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Talvez possa ser interessante considerar que mesmo os filhos biológicos precisam, de certa forma, ser adotados, para poder sobreviver.
Conflitos acontecem, e ocorre com ambos. É da nossa…
-
Sempre sonhei com um nome, mas nunca consegui vê a pessoa em si
Sempre sonhei com um nome, mas nunca consegui vê a pessoa em si
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O sonho é uma das manifestações do inconsciente, do que nos escapa ao racional. E as PALAVRAS, a linguagem, podem apontar para além dos significados do senso comum. Inclusive pela sua sonoridade,…
-
Gostaria de perguntar aos psicólogos qual é, ou quais são, o(s) melhor(es) campos da psicologia para
Gostaria de perguntar aos psicólogos qual é, ou quais são, o(s) melhor(es) campos da psicologia para tratar, dentro de um processo terapêutico, a questão do relacionamento romântico que é abusivo/tóxico. Estou precisando de ajuda para sair dessa situação, já decidi procurar um profissional, mas…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A decisão e o movimento para procurar ajuda já é um importante começo em direção a alguma mudança desejada.
E mais importante do que a linha do/a profissional, é a transferência estabelecida…
-
Descobri hoje que o meu filho com 15 anos de corta, ele tem um problema de escoliose que faz com que
Descobri hoje que o meu filho com 15 anos de corta, ele tem um problema de escoliose que faz com que tenha uma deficiência física bem notável . A não se ama e nem vontade de viver tem. Não sei o que fazer
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É uma situação delicada, que naturalmente preocupa os pais. Fundamental buscar ajuda profissional especializada para avaliação, orientações e tratamento.
Autor
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…