não consigo conversar com a minha mulher, parece que não tenho assunto, e quando ela fala eu estou n

209 respostas
não consigo conversar com a minha mulher, parece que não tenho assunto, e quando ela fala eu estou no mundo da lua e sempre falo algo que não tem nada a ver com oque que ele falou ou mudo de assunto ou fico desligado do mundo. que posso fazer?
 Ricardo Sibanto Simões
Psicólogo
Rio de Janeiro
Problemas de comunicação em relacionamentos podem ter diversas origens.

No caso que você descreve seriam necessárias mais algumas informações para que fosse possível orientar melhor.

Entretanto, existem algumas perguntas que Podem ajudar a delimitar um pouco melhor a situação para você mesmo.

1. Você tem esse tipo de dificuldade com alguma outra pessoa ou alguma outra situação?

2. A sua mulher percebe a situação da mesma forma?

3. Essa situação no relacionamento ocorreu após algum evento específico ou foi algo que foi se agravando ao longo do tempo sem nenhum evento desencadeador?

4. Você já expôs para sua mulher a sua percepção? Fazer isso pode ser um pouco desafiador para algumas pessoas, mas costuma ser um excelente primeiro passo.

Uma entrevista com um psicólogo seria indicado para que ele possa levantar junto com você as possíveis razões desse quadro e orientá-lo adequadamente no caminho a seguir.

Muitos psicologos não cobram a primeira entrevista por entender que nem sempre existe uma questão a ser tratada

Talvez essa seja uma alternativa que ajude a orientar você no seu desejo de melhorar seu relacionamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sua demanda, em princípio, sugere a necessidade de terapia de casal, como um modo de melhorar os padrões de comunicação entre vocês. Converse a respeito com sua esposa e sugira essa possibilidade, em nome da harmonia da relação. Outra possibilidade, caso seja difícil convencê-la da ideia, seria iniciar uma análise individual, a fim de autoavaliar o papel que você vem desempenhando no casamento. Procure um psicólogo de sua confiança, ele certamente poderá ajudar.
Faça terapia de casal para trabalhar os padrões de comunicação envolvidos na relação de vocês e o cada um traz de sua família de origem.
Acho uma boa sugestão a terapia de. casal para ambos. Já que considero o diálogo fundamental. num relacionamento envolvendo duas pessoas. Compreender o porquê de seu desinteresse no que sua conjugue tenta expressar. Busque um psicólogo para melhor avaliação. Abcs
 Eliane Pereira Mello
Psicólogo
São Paulo
É importante entender os motivos pelos quais a relação está com dificuldades de comunicação. Entender se essa percepção é apenas sua ou de ambos pode ser um início. Dependendo, vocês podem pensar numa ajuda profissional para o casal ou individualmente.
A busca de compreensão sobre nossos relacionamentos e sobre nossa postura frente á algumas situações da vida pode auxiliar-nos em diversos aspectos. Fico à disposição.
 Ana Carolina Lynch
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Acredito que você precisa buscar uma psicoterapia para entender quais são as questões que levam você a esse ‘ mundo da lua’ ou desinteresse pela fala da sua mulher. É preciso se aprofundar nessa questão para entender de fato o que está acontecendo.
 Eduardo Coutinho Lopes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
A terapia de casal tende a ser uma boa opação para através de uma peassoa neutra o casal encontre pontos de chegada.
Att.
Eduardo
 Patrícia Vieira Araujo
Psicólogo
São Paulo
Você está assim neste momento, pois está com a atenção interna. O que te preocupa?
Recomendo que você inicie um processo de Psicoterapia para revisitar essas suas questões emocionais, e assim voltar- se para a comunicação efetiva com sua esposa. Leia o livro as 5 linguagens do amor.
Dificuldade na comunicação é uma dificuldade das relações humanas. Você diz que não consegue conversar e fica alheio à fala dela, é preciso saber quando isso se iniciou ou se foi sempre assim. É algo exclusivo dessa relação ou aparece tal dificuldade com outras pessoas? Se é algo dessa relação é preciso compreender mais profundamente como está a vida a dois, suas expectativas e frustrações. Talvez deva considerar o apoio de um psicólogo no mapeamento dessa relação e seu sentimento sobre isso. Será uma oportunidade de compreender melhor o que está acontecendo.
 Fernando Cordeiro
Psicólogo
Santos
Sugiro que você inicie terapia individual, para expor suas duvidas e poder refletir qual melhor atitude tomar, se você se identificar com esse método de cura, terá a possibilidade de convidar sua esposa para juntos superarem suas dificuldades relacionais.
Boa sorte
 Mariliz Vargas
Psicólogo
Curitiba
A sua preocupação já mostra que você tem toda condição de se reaproximar da sua esposa. A vida agitada afasta os casais e também aprisiona cada um em seu espaço mental o que dificulta o encontro. Mas pelo que você descreve existe esta vontade em retomar o diálogo e os interesses em comum. Seria importante conversar com ela sobre esta sua percepção, sem cobranças nem acusações, manifestando o desejo de ouvir mais e se aproximar mais dela. Retomar assuntos e projetos pode ser também uma forma de sintonizar novamente vocês dois. Caso você sinta dificuldade em conversar com ela sobre esta dificuldade em comum, um psicólogo pode sim ser de grande ajuda.
 Joel Lerner Amato
Psicólogo
São Paulo
Olá, boa tarde. Quando estamos desatentos ou no "mundo da lua" ou tendo dificuldades na comunicação (que podem ser variadas), sempre existem dinâmicas psicológicas que estão causando isso.
Em um processo de psicoterapia com um psicólogo, é possível descobrir quais dinâmicas são essas e transformá-las, para que isso mude se você desejar. Fico a disposição se quiser conversar mais sobre o assunto. Abs.
 Mary Faggioni
Psicólogo
Belo Horizonte
Procure uma psicoterapia, o profissional irá te ajudar a perceber os motivos que te levam a essa perda de interesse sobre o que sua esposa diz.
No processo terapêutico é possível buscar respostas para esta e outras questões. Ter consciência dessa dificuldade e também seu desejo de encontrar soluções para ela, é muito positivo.
Boa sorte
 Kelly Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Santo André - Pb
Boa noite!
Muito embora você tenha apresentado um exemplo do momento/situação vivenciada, não é possível oferecer o retorno esperado em forma de solução rápida (o que fazer para resolver), apenas fundamentada nessas informações. Cada casal possui dinâmicas particulares de funcionamento, que leva em conta diversos fatores a serem considerados (individuais e da dupla).
É importante que pondere sobre iniciar uma análise pessoal com uma psicóloga (o) de sua escolha, para auxílio na compreensão do momento vivenciado e possibilidades à respeito de seu relacionamento.
Espero ter contribuído.
À disposição.
 Célia Naime
Psicólogo
Londrina
Parece que isso te incomoda bastante e pode ser um sintoma ligado à dispersão da atençao ou pouca motivação para o dialogo com ela.Por isso é importante buscar um psicologo(a) para te ajudar a esclarecer melhor e voce entender o que se passa para poder fazer mudanças necessárias que podem proporcionar uma vida mais plena.
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, sugiro uma terapia de casal realizada por psicólogo. Esta poderá ajudar a entender quais os problemas que os dois enfrentam, principalmente de comunicação. A terapia fará ajustes e promoverá entendimento entre os dois! Procurem uma terapia de casal sim!
Dr. Judson Riker
Psicólogo, Psicanalista
Salvador
Faca TERAPIA DE CASAL. Ache um profissional em psicotrrapia competente. O mal estar que voce esta vivendo e que gera excesso de stress e ansiedade tem cura.
Olá, acho que seria muito interessante entender o que está te deixando no mundo da lua. Se sente assim em outras situações ou apenas com sua esposa? Um psicólogo pode te ajudar a entender se você está vivendo questões que permeiam várias áreas da vida ou se existe uma questão restrita a sua relação. De qualquer maneira é possível aumentar sua compreensão acerca do que está te "desligando" e trabalhar seus sentimentos e recursos a respeito disso. Fico a disposição
 Camila Batista Lima
Psicólogo, Psicanalista
São Bernardo do Campo
O primeiro ponto que pode ser feito é entender se esses sintomas que você relatou (estar no mundo da lua/ não ter assunto) ocorrem somente com a sua esposa ou também com outras pessoas? Será que você citou sua esposa porque essa situação te incomoda com frequência? É importante perceber quando se deu iniciou a essa queixa?
Se a questão realmente for algo exclusivo do relacionamento é necessário e importante entender se a sua esposa também tem a mesma visão que a sua em relação a situação, e também em relação aos planos, expectativas, realizações, frustrações, perdas e etc. É importante observar qual a forma de comunicação que vocês estabeleceram desde o início e onde a comunicação pode ter se perdido (caso tenha se perdido).
A psicoterapia individual irá colaborar no entendimento do que está levando você a agir dessa maneira, a estar se sentindo dessa forma, a estar emitindo esse comportamento, para que assim, você possa ter a oportunidade de compreender melhor o que realmente pode estar acontecendo, elaborar e avaliar a necessidade de possíveis ajustes ou mudanças. O processo terapêutico te auxilia a encontrar essas e outras respostas para suas questões e buscar ajuda é o primeiro passo para solucionar!
Estou à disposição!
Psicóloga Camila Batista Lima
 Aline Borges
Psicólogo
Barueri
Olá! Minha sugestão para você é buscar a Psicoterapia para compreender a origem deste comportamento de não comunicação no relacionamento com a esposa e se de alguma maneira, este acontece na sua relação com outras pessoas ou em outras situações do cotidiano.
Com o auxílio do psicólogo na terapia será possível: analisar e compreender seus sentimentos, sensações e outras questões sobre este comportamento e outros que lhe ocorram, possibilitando-lhe criar um novo repertório sobre como se comunicar, expressando seus sentimentos e ideias sempre que quiser.
O primeiro passo já foi dado: buscar auxílio profissional, agora é focar em seu desenvolvimento e ser feliz!
 Clayton Senhoreli
Psicólogo
São Paulo
Olá. Inicialmente recomendaria a psicoterapia individual, somente após esse processo será possível analisar a possibilidade em realizar a terapia de casal. Em alguns casos atendidos por mim, o processo individual possibilitou uma compreensão mais profunda do que ocorre. Sendo assim, consequentemente, a relação do casal é beneficiada.
O importante é buscar ajuda de um bom profissional para ajudar nesse momento difícil.
Abraços!
 Elisabete Arasanz
Psicólogo
São Paulo
Talvez você tenha muitas dúvidas, perguntas a se fazer e precisa se entender, e também compreender o que esse momento está te trazendo através do que está sentindo. O processo de autoconhecimento através da psicoterapia pode te beneficiar nesse compreensão de si mesmo. Abraço.
Olá, isso esta acontecendo só com sua mulher ou com outras pessoas de seu convívio? Infelizmente não há uma receita pronta para um relacionamento! Pense na possibilidade de fazer psicoterapia se isso esta incomodando e afetando seu casamento. Espero ter ajudado.
 Daphini Lima
Psicólogo
Rio de Janeiro
Você sabia que a maior parte das razões do sofrimento humano está associada ao convívio com outras pessoas? Isso significa que é bastante importante aprender e melhorar a nossa capacidade de viver bem com o outro: seja amigos, pai, mãe, namorada(o), professores, colegas de trabalho, chefe...
Procure ajuda com uma psicóloga para aprender muitas coisas legais sobre o seu comportamento e o comportamento da sua esposa. A relação pode ficar mais harmoniosa e melhorar a sua vida como um todo.
 Rodrigo Rebello
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Esse movimento acontece também com outras pessoas ou é algo relacionado com sua esposa? É possível que esse comportamento esteja relacionado a uma aversão a essa pessoa. O autoconhecimento lhe ajudará a entender sobre esse e demais relacionamentos de sua vida através da psicoterapia.
 José Antonio Reis
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
E onde é esse "mundo da lua" que sua cabeça está? Em que seu pensamento está vagando? Acho que pode ser uma reflexão importante pra você fazer. De resto, recomendaria uma terapia de casal, pois parece que há problemas entre vocês. Ou ainda uma terapia individual para você, caso seja mais fácil.
O diálogo é fundamental para que vocês percebam o que está acontecendo de fato, buscarem ajuda profissional, seria um passo importante na vida de ambos, seja terapia individual ou de casal.
 Fernanda Soares Navarro
Psicanalista
Belo Horizonte
Procure uma psicóloga. Isso que está te incomodando pode encontrar outros destinos.
 Vera Lucia Sousa Cunha
Psicólogo
São Paulo
No "mundo da lua"está a resposta para suas dificuldades .O inconsciente está indicando onde deve buscar compreensão para este problemas de comunicação com sua esposa e para onde esta indo o seu desejo: nas emoções mais profundas e escondidas do seu ser.
Procure conversar com um psicoterapeuta sobre essas dificuldades para descobrir o que está acontecendo .
Boa sorte.
 Rafaela Garbosa Silva Joaquim
Psicólogo
Guarulhos
Sua dificuldade pode estar ligada a uma série de fatores. Pode ser algo relacionado ao relacionamento ou até algo particular. A psicoterapia pode te auxiliar a desvelar estas questões.
Boa sorte e fico a disposição.
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Sugiro a possibilidade de terapia de casal para trabalhar os padrões de comunicação envolvidos na relação de vocês. Pois, o diálogo é fundamental em um relacionamento envolvendo duas pessoas. Compreender o porquê de seu desinteresse no que sua conjugue tenta expressar. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
 Rosemar Prota
Psicólogo
São Paulo
Olá. Muitas vezes a dificuldade em ouvir o outro, em estar presente de corpo e alma com o outro, pode etar relacionada com a dificuldade de sair de seu proprio mundo, de sua zona de conforto, por assim dizer. Um psicoterapia individual o ajudaria a analisar sua vida e entender melhor esse mecanismo que você desenvolveu para se relacionar com o outro.
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! Como vai?
Seria legal fazer um psicoterapia individual para compreender a questão, isso implicará no problema de comunicação do casal abrindo margem para novas formas de interação mais autênticas e francas.

At.te
Importante avaliar esta relação entender os porquês deste processo. Um processo terapêutico te ajudaria.
 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Procure apoio de um Psicólogo. A terapia individual pode te ajudar. Ou a Terapia de casal. Sabemos que relacionamentos não são fáceis. Por isso, para muitos, a terapia de casal é uma chance de melhorar a relação e deixá-la mais leve. A terapia pode ajudar os dois a descobrir quais são os comportamentos problemáticos do casal e as consequências que eles costumam trazer. Além disso, pode ajudar ainda o casal na comunicação e a descobrir que atitudes diferentes quebram os ciclos viciosos do relacionamento. É uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fica posto meu convite. Abraço!
 Pablo Angelin
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá!

Sugiro buscar ajuda especializada, em acompanhamento contínuo para levantamento de hipóteses. Dificuldade de comunicação ou interação social, pode ser sintoma de algo que nesse momento ainda te escapa a nomeação, por esse motivo, um profissional psicólogo ou psicanalista seriam minhas indicações iniciais, havendo necessidade outros encaminhamentos certamente serão feitos.

Posto assim, estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Seria interessante que você ou até mesmo os dois entrassem em um processo de psicoterapia. A terapia de casal é uma possibilidade interessante caso ela queira. A psicoterapia individual ou análise também é uma boa opção, pois seria possível um maior entendimento sobre o que você relatou e ainda um aprofundamento sobre outras questões.
 Bruna Marinho
Psicólogo, Sexólogo
Olinda
Olá! Dificuldades nos relacionamentos e de expressão emocional são comuns em diversas relações. Buscar uma/um psicóloga(o) para te ajudar a compreender o que acontece é fundamental, pois é necessário considerar aspectos internos (seus) e do ambiente (lugares e pessoas).
 Augusta Olivério
Psicólogo
São Paulo
Olá! Seria interessante entender de onde vem esse desinteresse pela vida, rotina e acontecimentos da vida de sua mulher e melhorar a comunicação de vocês como casal. É normal que em determinadas épocas,ao longo de um relacionamento, nos sintamos mais conectados ou mais distantes de nosso(a) companheiro(a), mas vejo pelo seu relato que o distanciamento que se instaurou entre vocês lhe incomoda e preocupa. Uma terapia de casal seria positiva para alinhar essa comunicação e conexão entre vocês, mas a terapia individual é essencial para que você, junto do terapeuta, analise e descubra o porque desse desinteresse e dificuldade de reconexão com sua parceira.
 Danilo Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Atualmente há milhares de pessoas nas mais diversas condições de dificuldades psicológicas sem qualquer tipo de orientação.
Eu me pergunto por quanto tempo ainda você vai permanecer sem solucionar o seu caso.
Enquanto fica no aprisionamento de dúvidas, incertezas, sintomas a vida vai se escoando entre os dedos por falta de decisão de mudar o estado de coisas pelas quais está passando.
São diversas as formas e modos de tratar do seu caso e com isso alcançar a liberdade que merece, pode e consegue.
Agora é o momento de agir e resolver.

Dra. Marina Beccalli
Psicólogo
São Paulo
Olá. Parece que vocês estão com dificuldades de se conectarem um com o outro. Poderia ser interessante que buscassem uma terapia de casal, para trabalhar suas dificuldades e melhorarem o relacionamento.
 Renan Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
São tantas hipóteses que podem ser levantadas com seu relato. Quanto tempo vem se sentindo no "mundo da lua" ou "desligado do mundo"? Isso está influenciando fora do relacionamento? Como eram os assuntos quando havia assunto? Havia assunto? Recomendo a busca por psicoterapia, assim o profissional pode te ajudar a entender sua situação e lidar. Cuidado com diagnósticos sem acompanhamento devido.
Espero ter ajudado. Um abraço!
 Erika Amaral
Psicólogo
Osasco
Olá. Para saber o que fazer, precisamos entender mais sobre esses aspectos citados. Dificuldades de comunicação podem ser trabalhadas em terapia, recomendo a busca por um profissional qualificado para entender melhor todo o cenário e lhe ajudar com estratégias eficientes para melhorar essa situação.
 Patrícia Mateos Machado
Psicólogo
São José
Olá, tentar entender o porque isso acontece dessa forma é um bom começo e um terapeuta poderá ajudá-lo. Abçs!
Olá o ideal seria você iniciar um processo psicoterapêutico individual, entender como esses comportamentos funcionam, trabalhar recursos para lidar melhor com essas demandas, talvez depois fazer uma terapia de Casal.
Oi oi

Primeiro, é importante entender os motivos pelos quais a relação está com dificuldades de comunicação.
Entender se essa percepção é apenas sua ou de ambos.
Dependendo, vocês podem pensar numa ajuda profissional para o casal ou individualmente.
Abraço e se cuide.
Olá. Acredito que vocês poderiam buscar assuntos ou programas que sejam compatíveis para ambos e assim tentar fortalecer a conexão entre o casal. Me parece que há um desinteresse de ambas as partes. Seria interessante tentarem fazer algum tipo de terapia de casal. Acredito que possa ajudar. Abraço.
Oi! Sugiro que busque uma Avaliação Neuropsicológica juntamente às Psicoterapias para entender quais são as questões que levam você a esse "mundo da lua". Como psicóloga e neuropsicóloga, me coloco à disposição. Abraço!
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
ola seria bacana marcar uma consulta com um psicoterapeuta para fazer uma avaliação mais de perto... fico a disposição!
 João Sales
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, boa noite! Certos momentos de falta de assunto com a parceira são comuns quando nos relacionamos com o outro. Isso acaba interferindo no modo que vocês estão acostumados a conversarem e se expressarem. Entretanto, se isso tem incomodo, te fazendo sofrer com certa constância, seria interessante procurar um psicanalista ou psicólogo para poder falar sobre isso. Me coloco à disposição, abraço!
Dra. Ana M. Capitanio
Psicólogo
São Paulo
Olá, procure por psicoterapia, nela você conhecerá os motivos desta desconexão e assim, poderá trabalhar para melhorar seu relacionamento com sua esposa e com outras pessoas,
Tentar conversar, você já tentou? Façam terapia individual e de casal.
 Renan Fidalgo
Psicólogo
Suzano
Olha, lendo seu relato eu penso que os colegas que sugeriram a terapia de casal estão corretos, que há benefícios evidentes tanto para você quanto para sua esposa.
Porém, o que mais me chama atenção é você já estar consciente de que há uma dificuldade desproporcional em se manter atento, em responder com coerência ou mesmo em estabelecer interesse nos assuntos dela. Esses pontos podem falar muito mais de você do que do casal em si. Desta forma, te convido a observar como você se relaciona com seus amigos, quanto você consegue escutar os assuntos de outras pessoas, observar se você sente preguiça ou cansaço de estar na posição de ouvinte ou mesmo se as pessoas no geral não sentem dificuldade em conversar com você.
Essas observações são importantes para que possamos afunilar nossas possibilidades, saber se a sua relação com sua esposa não está sofrendo com algo além da relação que vocês construíram, mas questões suas que necessitam de atenção.
Sugiro fortemente que você busque um acompanhamento psicológico, pois se tratando que questões psicológicas, é sempre imprudente te dar aconselhamentos de forma vaga e genérica.
 Sandra Helena O. Silva
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
olá,
Podemos identificar como um sintoma de um relacionamento está em crise quando o casal demonstra uma falta de vontade de realizar coisas juntas, coisas costumeiras conversar. O que não é conversado , não é resolvido.
Busque um psicólogo para uma terapia de casal mas a necessidade pode ser de crescimento individual. Invista.
 Beatriz Fernandes
Psicólogo
Niterói
Procure um profissional para entender o que te leva a viver tão distraído e desinteressado no que ela tem a dizer. Talvez você tenha seus próprios motivos e nem saiba. Não necessariamente isto é um problema mas é preciso procurar ajuda para entender.
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
Primeiro, é importante entender que a comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida. É importante que você e sua esposa se esforcem para melhorar a comunicação entre vocês.

Uma boa maneira de começar é se comprometer a se comunicar de forma mais clara e aberta. Vocês podem começar por se comprometer a ouvir um ao outro com atenção e a se expressar de forma clara e direta.

Além disso, vocês podem tentar encontrar assuntos que os interessam e que os ajudem a se conectar. Vocês também podem tentar fazer atividades juntos, como jogar jogos, assistir a filmes ou fazer passeios. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais relaxado e divertido para conversar.

Final mente, é importante que vocês se esforcem para resolver os problemas de forma construtiva. Se vocês não conseguirem chegar a um acordo, é importante que vocês se comprometam a respeitar as opiniões e sentimentos um do outro.
 Thais Carrijo
Psicólogo
São Paulo
Olá! Acredito que um acompanhamento psicoterapêutico é muito importante neste caso. Estes comportamentos mencionados são característicos de esquiva... a terapia vai ajudá-lo a investigar os motivos de "não estar presente" na relação. Espero ter ajudado e me coloco à disposição.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Entender porque isso está acontecendo e decidir o que quer fazer diante disso.
Olá, busque terapia. pois não da para saber se isso acontece somente com sua companheira ou com outras pessoas. pois nesse caso pode ser questões no relacionamento ou algum tipo de TDAH. Espero ter lhe ajudado, qualquer coisa estou a disposição.
Claro, entendo o que você está passando. Se você está tendo dificuldades em se comunicar com sua esposa e sente que não tem assunto para conversar, é importante buscar maneiras de melhorar essa situação. Aqui estão algumas sugestões:

Esteja presente: Quando estiver conversando com sua esposa, tente se concentrar totalmente na conversa. Evite distrações e faça um esforço consciente para ouvir atentamente o que ela está dizendo.

Mostre interesse genuíno: Faça perguntas abertas para demonstrar interesse pelo que ela está dizendo. Isso pode ajudar a incentivar a continuidade da conversa e mostrar que você se importa com o que ela tem a dizer.

Pratique a empatia: Tente se colocar no lugar dela e compreender suas perspectivas e sentimentos. Isso pode ajudar a criar um ambiente de compreensão mútua e fortalecer o vínculo entre vocês.

Seja claro e direto: Ao expressar seus pensamentos e sentimentos, procure ser claro e direto. Evite usar linguagem ambígua ou deixar as coisas subentendidas para evitar mal-entendidos.

Busque ajuda profissional, se necessário: Se as dificuldades de comunicação persistirem ou se tornarem mais graves, considerar a busca de ajuda profissional pode ser uma opção. Um terapeuta ou conselheiro matrimonial pode auxiliar você e sua esposa a desenvolverem habilidades de comunicação mais eficazes.

Lembre-se de que cada situação é única, portanto, é importante adaptar essas sugestões às suas necessidades e circunstâncias específicas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Caroline Cruz
Psicólogo
São Paulo
Olá, sinto muito que esteja passando por isso. Segue algumas dicas para melhorar sua comunicação:
Esteja presente: Faça um esforço consciente para se envolver totalmente na conversa. Evite distrações, como telefones celulares ou televisão, e concentre-se no que sua esposa está dizendo.
Ouça ativamente: Pratique a escuta ativa.
Demonstre empatia: Tente se colocar no lugar dela e entender as emoções e as pessoas
Seja claro
Pratique a comunicação não verbal: Além das palavras, a comunicação não verbal também desempenha um papel importante. Mantenha contato visual.
Busque interesses em comum: Procure encontrar pedidos ou atividades que ambos possam considerar.
Lembre-se de que melhorar a comunicação é um processo
Dr. Breno Silveira Mendes
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! Acreditam que vocês possam procurar uma terapia de casal, para que vocês consigam melhorar a comunicação entre vocês, resolverem eventuais conflitos e perceberam as melhores alternativas o mais cedo possível.
 Mayara da Luz Bento Coelho
Psicólogo
Joinville
Olá! Seria interessante iniciar uma psicoterapia individual, para verificar os motivos que você não está com tanta atenção, e sentimentos por sua esposa, isso pode fazer com que te ajude a se redescobrir e ajudar com este assunto. Também se necessário e sua esposa concordar fazer uma terapia de casal, para ver onde se perderam e melhorar a comunicação.
Dra. Alessandra Taís Almeida Webler
Psicólogo, Psicanalista
Florianópolis
Olá! Talvez seja importante melhorar a comunicação entre vocês nesse relacionamento. Mulheres sentem necessidade de falar sobre o seu dia e sobre os seus sentimentos, e homens geralmente não falam ou acabam não escutando, porque também precisa fazer isso. Então fale mais sobre o que você sente, evite guardar sentimentos. Além disso, é importante em um Relacionamento aprender a escutar e falar. Ter uma comunicação assertiva na relação pode contribuir muito para um casamento duradouro. A comunicação passiva que você acaba tendo pela sua descrição é quando você não fala sobre o que sente e não consegue se comunicar e a comunicação agressiva também está ligada a dificuldade de escutar o outro. Geralmente, as mulheres que atendo sofrem por não serem escutadas no relacionamento afetivo e acabam tendo que repetir diversas vezes as mesmas coisas para que o companheiro mude o seu comportamento, mas isso não acontece e ele se sente cobrado e acaba se afastando ainda mais. Então é importante vocês melhorarem a comunicação, e isso se aprende na terapia individual ou terapia de casal.
Te convidamos para uma consulta: Terapia de casal online - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Márcia Pitanga
Psicólogo
Aracaju
Olá tudo bem
Primeiro sugiro a você prestar atenção aos pensamentos dominante e identifica -los , segundo é só com sua esposa ou com todo mundo que vc age assim, por que as vezes o que esta faltando é um dialogo entre vcs, talvez você esteja fugindo de algum assunto que lhe incomoda, e as vezes é somente o excesso de informações que faz com a gente não se concentre no aqui e agora, fazer terapia seria muito bom para lhe ajudar.

um abraço
Você sabia que 80% dos problemas corporativo surgem por conta da COMUNICAÇÃO?
E não é diferente na relação.
Na verdade, no trabalho ainda usamos ferramentas e profissionais para intermediar.
E na relação, pouquíssimas pessoas buscam conhecimento para aprimorar o diálogo.
Força de vontade não basta.
É preciso estratégica para se fazer ser entendido.
Muitas vezes a compatibilidade de um casal fica escondida atrás de uma cortina de falha de comunicação.
Não deixe que isso acabe com a relação de vocês.
Busquem orientação profissional. Façam terapia.
Para melhorar a comunicação com sua esposa, você pode começar com passos simples, como:

Esteja presente: Faça um esforço consciente para estar no momento e focar na conversa.
Ouça atentamente: Preste atenção ao que ela está falando e demonstre interesse genuíno em seus pensamentos e sentimentos.
Faça perguntas abertas: Isso pode encorajar conversas mais profundas e significativas.
Comunique-se: Se você estiver distraído, explique de maneira gentil que você gostaria de se concentrar na conversa.
Respeite os sentimentos dela: Valide as emoções dela, mesmo se você não entender completamente.
Busque interesses comuns: Encontrar atividades ou tópicos que ambos gostem pode fortalecer a conexão.
Se os desafios persistirem, considere uma terapia de casal para obter orientação profissional sobre como melhorar a comunicação e fortalecer o relacionamento.
 Marcelo Massano
Psicólogo
São Paulo
Acho que cabe investigar a função dessa relação na vida de vocês hoje, entender a dinâmica que se estabeleceu entre vocês desde o namoro, o projeto do casamento, os sonhos que tinham, e como chegaram à situação de hoje. É crucial entender ao que serve a manutenção dessa relação, o que ela supre, onde ela falha, se ainda há vínculo, se você se sente solitário, isolado, e o que ainda os mantém juntos.
Ola boa noite. Muito importante mais informações e avaliar se sua dificuldade é apenas no seu relacionamento, ou em outras situação da vida e com outros relacionamentos.
Se for afirmativo, sugiro que inicie um acompanhamento psicologico para investigação e para te ajudar nestes aspectos.
Se for apenas com sua esposa, é importante entender o contexto familiar, o contexto conjugal e a funcionalidade, estabelecer e potencializar a habilidade de comunicação. Além de desenvolver estratégias para estar mais presente, saber expressar, ouvir, ter momentos de qualidades juntos.
Para ambas situações percebo que a terapia seria essencial. Comece por você, se percebe o problema é que não deseja que o mesmo piore ou persista. Cuide de você, para que possa cuidar de seu relacionamento.
Fico a disposição para que possa conhecer meu trabalho, Um abraço @psiluanamarys
Dra. Rosana Paula Silva Medeiros
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá, . A comunicação é um fator primordial dentro do relacionamento. Você diz que esta no mundo da lua quando ela fala, isso acontece apenas com ela? Já parou para tentar dialogar e entender onde esta a resistência em ouvi-la? Assuntos que não são resolvidos vão se construindo os nós, e cada vez mais nós. E os nós na relação do casal tem origens fortes na família de origem. O silencio também é uma maneira de dizer algo, apesar de parecer que ele não esta se comunicando, ele está! A terapia de casal vai ajudar ambos a entenderem a dinâmica desde a sua origem, ou seja a perceber o que da história estão trazendo que esta afetando o seu hoje. A psicoterapia é um processo importante que pode te ajudar a entender essas questões e a lidar com elas. As vezes carregamos feridas, marcas de nossa infância que vão se repetindo ao longo do nosso caminho gerando um padrão de funcionamento disfuncional, até que se decida parar e olhar para este passado e assim poder prosseguir mais leve, caso contrario ficaremos paralisados na vida. Sugiro que busque ajuda para entender as questões, sejam elas do casal ou individual. Espero ter ajudado!!! Abço
 Caio Lage
Psicólogo
Rio de Janeiro
A dificuldade na comunicação em um relacionamento pode ser desafiadora, mas é importante abordar esse problema com empatia e compreensão. Às vezes, a falta de conexão nas conversas pode ser causada por distrações, estresse ou preocupações pessoais. Portanto, é útil criar um ambiente propício para o diálogo, reservando um tempo de qualidade para conversar e garantindo que ambos estejam relaxados e livres de distrações.

A escuta ativa desempenha um papel fundamental na melhoria da comunicação. Isso significa prestar atenção genuína ao que o outro está dizendo, fazer perguntas para esclarecer quando necessário e demonstrar interesse em seus sentimentos e pensamentos. Além disso, compartilhar abertamente como você se sente em relação a essa dificuldade na comunicação pode ajudar a criar um espaço seguro para discutir o problema e buscar soluções juntos. Se a comunicação continua sendo um desafio persistente, considerar a ajuda de um terapeuta de casal pode ser uma opção valiosa, pois eles podem fornecer orientação e estratégias específicas para melhorar a comunicação e fortalecer o relacionamento. O mais importante é estar disposto a trabalhar juntos para resolver esse problema e fortalecer o vínculo entre vocês.
Com base na sua descrição, parece que a comunicação entre você e sua esposa está enfrentando desafios, e isso pode ser uma área importante para trabalhar e melhorar. A psicoterapia pode ser uma excelente opção para ajudá-lo a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes, melhorar o entendimento mútuo e fortalecer o relacionamento. Um terapeuta pode ajudar a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes, compreender melhor os padrões de interação e encontrar maneiras de se conectar de forma mais significativa. A terapia pode contribuir para o fortalecimento da relação e a criação de um ambiente de comunicação mais saudável e construtivo. É uma ferramenta valiosa para melhorar o relacionamento, mas é importante que ambos estejam dispostos a participar e a trabalhar juntos para alcançar uma comunicação mais eficaz e satisfatória.
Te convidamos para uma consulta: Terapia de casal - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Wagner Luiz da Costa
Psicólogo
Ribeirão Preto
Se a comunicação com sua esposa está desafiadora, algumas estratégias podem ajudar. Esteja presente durante as conversas, demonstre interesse real, elogie quando ela compartilhar algo importante e reflita sobre por que você se sente desconectado. Pratique a comunicação clara, seja aberto sobre seus sentimentos e, se necessário, busquem a orientação de um profissional. Mudanças levam tempo, então seja paciente enquanto trabalham juntos para fortalecer a conexão emocional.
 João Miguel Marques
Psicólogo, Sexólogo
São Caetano do Sul
Eu entendo bem o quanto pode estar sofrido para você sentir um momento genuíno de relação com sua esposa. É muito comum pela educação cultural masculina a dificuldade de comunicação, e principalmente a dificuldade de expressar de forma assertiva o que sente, e isso ajuda a alimentar essa sensação de mundo da lua, ou trocar de assunto, pois descreve uma dificuldade de lidar com determinados assuntos ou em uma situação que não te dê a sensação de ser o momento para conversar. Primeiro é importante entender o que você valoriza na relação com sua esposa, depois entender como que ela expressa afeto e carinho com o tempo que vocês tem, e quais são suas necessidades na relação. Esses são passos que facilitarão a entender o que significa "puxar assunto" na relação de vocês dois. Uma terapia de casal, ou mesmo uma psicoterapia individual pode ajudar vocês a aprimorarem a qualidade da relação.
Olá,

Entendo que enfrentar dificuldades na comunicação com a sua esposa pode ser desafiador. É importante avaliar o que pode estar acontecendo internamente para essa alteração na sua atenção e motivação para a conversa e também é importante perceber se essa dificuldade ocorre em outros contextos ou se é mais específica no relacionamento conjugal.

Recomendo considerar a busca por ajuda profissional. Um profissional de saúde mental pode ajudar a explorar essas questões, oferecer estratégias para melhorar a comunicação e compreender as dinâmicas envolvidas. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais informações, estou à disposição.
 Elaine Alves
Psicólogo
Barueri
Ola, espero que esteja bem e que fique bem.
Como está enfrentando dificuldades na comunicação com sua esposa e em se manter focado durante as conversas, aqui estão algumas sugestões para melhorar. Concentre-se totalmente em sua esposa, faça contato visual e demonstre interesse em suas palavras.
Converse em um ambiente tranquilo, livre de distrações como TV ou celular.
Mostre que se importa com os sentimentos dela e compreende suas preocupações.
Se estiver com dificuldades de concentração, explique isso para sua esposa.
Dedique alguns minutos diários à meditação para se manter presente e controlar pensamentos distrativos.
Busque ajuda profissional se sentir que suas dificuldades afetam sua vida pessoal e relacionamentos.
Espero ter ajudado e caso precise falar desse e de outros assuntos fico à disposição.
Abraços
 Maria Antonia Jubé
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, bom dia. Se é algo que lhe incomode é importante procurar terapia para que a psicóloga possa lhe ajudar nas suas dificuldades.
 Ana Mediolaro
Psicólogo, Terapeuta complementar
Jundiaí
Olá!
Para melhorar a comunicação com sua esposa, como psicóloga, recomendo algumas estratégias:

1.Escolha Momentos Tranquilos para Conversar: Ambientes sem distrações ajudam a manter o foco.
2. Pratique a Escuta Ativa: Mantenha contato visual, dê sinais de que está ouvindo e repita o que sua esposa diz para demonstrar atenção.
3.Reduza Distrações: Desligue dispositivos que desviam seu foco.
4.Encontre Interesses Comuns: Explore hobbies ou atividades que ambos apreciem.
5.Seja Honesto sobre Suas Dificuldades: Se tiver dificuldade para se concentrar, compartilhe com sua esposa para trabalharem juntos.
Se a dificuldade persistir, considere buscar terapia de casal para melhorar a comunicação. A chave é estar presente e aberto ao diálogo para fortalecer a conexão no relacionamento.
 Deborah Reggiani Intropedi
Psicólogo
São Paulo
Para o autoconhecimento e da dinamica do casal seria interessante fazer terapia individual e de casal. As vezes o problema pode estar relacionado a habilidade social, ou seja, comunicação passiva ou agressiva. Tem pessoas que costumam dizer o que sentem colocando culpa no outro e isso cria uma resistencia, a pessoa já nao quer entender e sim ganhar a discussão, Então na Terapia Cognitivo Comportamental trabalhamos uma comunicação mais assertiva e não violenta. Espero ter ajudado, estou a disposição!
 Camila Pires
Psicólogo
São Paulo
Entendo como essa situação pode ser frustrante para você. A Terapia Cognitivo-Comportamental e a neurologia, minhas abordagens de trabalho, oferecem estratégias úteis para melhorar a comunicação. Primeiramente, a TCC sugere que explore os pensamentos que surgem durante as conversas com sua esposa. Sentimentos de ansiedade ou distração podem estar ligados a crenças automáticas sobre não ser interessante ou não saber o que dizer. A prática da atenção plena (mindfulness) pode ajudar, pois envolve estar presente e focado no momento atual, o que pode reduzir a propensão a se distrair. Além disso, a escuta ativa é uma habilidade valiosa. Tente realmente ouvir sua esposa, fazendo contato visual e respondendo de forma que demonstre seu engajamento. Parafrasear o que ela disse pode mostrar que você está prestando atenção e garantir que você entendeu corretamente. Estabelecer momentos específicos para conversar, livres de distrações, também pode fortalecer a conexão. Se necessário, buscar a ajuda de uma psicóloga qualificada pode proporcionar suporte adicional para desenvolver essas habilidades e explorar questões subjacentes que possam estar dificultando a comunicação.

Essa sensação de desconexão nas conversas com sua esposa pode ser um ponto importante para explorar na terapia. Na abordagem fenomenológica existencial, ao invés de focar em dicas rápidas ou soluções prontas, o terapeuta ajuda você a investigar mais profundamente o que está acontecendo no seu modo de se relacionar.

Talvez você possa refletir sobre como é para você estar presente durante as conversas com sua esposa. O que surge dentro de você quando ela fala? Há algo que distraia seus pensamentos, algo que você teme ou evita? O que essas experiências de "estar no mundo da lua" ou mudar de assunto podem estar revelando sobre o seu modo de estar no relacionamento?

Na fenomenologia, damos atenção à experiência como ela é vivida no momento presente. Então, um caminho pode ser perceber o que acontece com você, emocionalmente e mentalmente, quando está com sua esposa. Como você se sente em relação a essa falta de assunto ou à sensação de não estar conectado? Há uma fuga ou uma barreira que impede uma presença plena nesse momento?

O trabalho terapêutico aqui seria sobre ampliar essa percepção e, aos poucos, entender o que está em jogo nesse modo de estar "desligado" ou desconectado. Isso envolve um olhar mais cuidadoso para as suas emoções, pensamentos e expectativas em relação à relação, e não necessariamente buscar "soluções" práticas imediatas.

À medida que essas questões vão sendo desveladas, é possível que você comece a se perceber mais presente e conectado não apenas com sua esposa, mas com você mesmo dentro desse relacionamento. Isso pode abrir novas formas de diálogo e presença que não são impostas, mas surgem de uma compreensão mais profunda do que está acontecendo dentro de você.
 Silvaneide Andrade Diniz
Psicanalista, Psicólogo
Guarulhos
Olá, me parece que não anda muito interessado no que ela fala, seria importante compreender o que está acontecendo entre vocês.
Busque uma ajuda psicológica.
 Nara Salviato
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Caetano do Sul
Ola, o que entendo é que voce quer compreender o que gera seu desinteresse e essa questao da comunicação falha. Sugiro que você venha ate mim para uma avaliação e iremos identificar o fator gerador dessa causa e fazer com que você se torne mais consciente para poder se comunicar de uma maneira assertiva
Dra. Marcela Felício
Psicólogo, Psicanalista
São José dos Campos
Olá! Poderá ser um ponto de partida a interrogar se isto se faz presente nas demais relações, frente a que temas, dentre outros pontos a se ouvir sobre entorno de que o que se repete aparece. É importante olhar para além do momento presente. O espaço destinado a construção de saber sobre o que lhe ocorre e seus destinos possíveis, se destinará ao trabalho em (psic)análise/psicoterapia. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Maria das Graças Silva
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
A sua desconexão com sua esposa pode ser indicativo de um relacionamento desinteressante e do qual você tem se tornado indiferente. Mas sua desconexão pode não ser apenas com ela. Talvez devesse buscar ajuda para descobrir o que te acontece, se você está vivo e aberto para a vida, o quiçá deprimido e sendo vivido pela vida, sem poder evita-la.
 Rodrigo Amorim de Souza
Psicólogo
São Bernardo do Campo
É possível depreender que "ficar no mundo da lua" é algo que lhe deixa angustiado em via dupla: quando você "vai pra lua", mas também quando você "fica na vida terrena", ou seja, quando está próximo a sua parceira. A psicoterapia pode lhe auxiliar a constituir recursos para que você possa se implicar melhor em tais queixas. Partindo do pressuposto de que a queixa é sua (e não do casal), uma psicoterapia individual lhe auxiliaria a lidar melhor com tais conflitos e a constituir resoluções mais adequadas a você em suas relações interpessoais.
Dr. Marlon Vailant
Psicólogo
Cáceres
Dificuldades de comunicação com a parceira, como a sensação de não ter assunto ou de se sentir "desligado" durante as conversas, são questões comuns que podem afetar o relacionamento. Baseando-se em estudos de psicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), isso pode acontecer por diversos motivos, incluindo níveis elevados de estresse, dificuldades de atenção, ou até padrões de comunicação que se desenvolveram ao longo do tempo no relacionamento.

A TCC, que é amplamente utilizada em terapia de casal, oferece estratégias eficazes para melhorar a comunicação e a conexão emocional. Algumas abordagens recomendadas são:

1. **Prática da Atenção Plena (Mindfulness)**: Estudos mostram que a atenção plena ajuda a desenvolver maior presença e engajamento nas interações, reduzindo a “desconexão” e melhorando a escuta ativa. Tente praticar estar 100% presente quando ela fala, concentrando-se em suas palavras e nas emoções que ela transmite, sem tentar resolver nada de imediato. Mesmo alguns minutos de prática de mindfulness diária podem contribuir para essa presença.

2. **Treinamento de Escuta Ativa**: Essa técnica consiste em ouvir com intenção e responder com pequenos resumos ou perguntas relacionadas ao que ela disse. Isso não apenas demonstra interesse, mas também reduz a tendência de mudar de assunto sem perceber. A escuta ativa é uma habilidade essencial e comprovada para promover a empatia e o entendimento mútuo.

3. **Reconhecimento de Padrões de Pensamento**: Na TCC, a identificação de pensamentos automáticos ou distrações é crucial. Muitas vezes, nossa mente vagueia porque estamos preocupados ou sobrecarregados com outras questões. Observar esses pensamentos e trazê-los de volta ao momento presente pode melhorar sua atenção e ajudar a identificar se há algo específico que está dificultando o foco nas conversas.

4. **Prática de Comunicação Programada**: Muitos casais acham útil reservar um tempo específico para conversas focadas, onde ambos possam se conectar sem interrupções. Escolha um momento em que ambos estejam tranquilos e tentem conversar sobre assuntos leves, interesses ou experiências do dia. Esse hábito pode fortalecer a conexão e ajudar a criar uma rotina de diálogo.

5. **Compartilhamento de Interesses e Atividades Conjuntas**: Às vezes, realizar atividades juntos, como assistir a um filme ou praticar um hobby, pode gerar temas de conversa e fortalecer o vínculo de forma natural.

Se a dificuldade de concentração e a desconexão persistirem, buscar a ajuda de um psicólogo pode ajudar você a trabalhar esses aspectos e também proporcionar à relação um espaço seguro para explorar e melhorar a comunicação.
 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
É compreensível que essa sensação de desconexão o esteja deixando frustrado, especialmente em um relacionamento. Muitas vezes, esse tipo de comportamento pode estar relacionado a questões emocionais, como ansiedade ou estresse, que dificultam a atenção e a interação plena. A psicoterapia pode ser uma boa ferramenta para entender as causas subjacentes dessa dificuldade de se conectar. Com o apoio de um psicólogo, você pode explorar essas questões e aprender novas formas de comunicação e de estar mais presente nas relações, o que pode ajudar a melhorar o vínculo e a clareza nas conversas com sua esposa.
 Wilker Adorno
Psicólogo
Goiânia
Isso pode acontecer por muitos fatores diversos. O importante é identificar o que pode estar causando isso. Tendemos a não nos concentrar muito naquilo que temos pouco interesse, ou também pela agitação e cansaço do dia a dia, podemos ficar mais desatentos para demandas cotidianas. Em uma psicoterapia tudo isso pode ser trabalhado e esses fatores identificados para melhorar tanto para você, como seu relacionamento.
 Paula Carstens
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! Parece que essa dificuldade em manter o diálogo com sua parceira está causando desconforto e talvez até uma sensação de distanciamento. Esse tipo de situação pode ocorrer por várias razões, incluindo distrações internas ou preocupações que desviam sua atenção.
Na psicanálise, explora-se o que pode estar por trás dessas desconexões, que muitas vezes revelam questões internas não resolvidas ou necessidades emocionais que nem sempre estão claras para nós mesmos. Esse processo pode ajudar a entender o que está interferindo na comunicação e como esses bloqueios se refletem em outras áreas da sua vida.
Se sentir que seria útil, estou à disposição para te acompanhar nesse processo de descoberta e melhoria das relações interpessoais, ajudando a trazer mais presença e conexão para suas conversas.

 Patricia Andrade
Psicólogo
São Paulo
Parece que você está passando por um momento de desconexão emocional. Esse tipo de dificuldade em manter uma conversa ou se conectar emocionalmente pode estar relacionado a uma série de fatores, como estresse, cansaço mental, ou até questões mais profundas de insatisfação ou desconforto em sua vida emocional ou no relacionamento.

O primeiro passo seria tentar se observar com mais atenção e perguntar o que está por trás dessa desconexão. Como você se sente no relacionamento? Há algo não resolvido que esteja te incomodando? Está tudo bem no seu dia a dia, no seu trabalho, ou em outras áreas da sua vida? Às vezes, problemas em outras áreas podem afetar a capacidade de se concentrar e se conectar com o parceiro.

Seria útil também explorar a forma como você se comunica com sua esposa. Pode ser que a maneira como ela fala, ou o conteúdo das conversas, esteja te levando a uma sensação de distanciamento, seja por você não se sentir emocionalmente disponível, seja por você não se identificar com o que está sendo dito. Pode haver uma falta de sintonia emocional entre os dois nesse momento.

Uma boa prática seria tentar, gradualmente, voltar a focar nas conversas, com mais atenção, e tentar entender o que ela está realmente dizendo, buscando maior conexão emocional. Também é importante que você possa compartilhar com ela o que está sentindo. Um diálogo aberto sobre essa dificuldade pode ser um caminho para reencontrar a comunicação e a intimidade no relacionamento. Se perceber que esses comportamentos persistem e são difíceis de lidar sozinho, a terapia individual ou de casal pode ser uma boa alternativa para investigar as causas desse afastamento..
 Luciana Argenta
Psicólogo
Curitiba
Parabéns por identificar essa questão e procurar ajuda. Agende uma sessão de Psicoterapia. Estou à disposição.
 Douglas Pandori
Psicólogo
Guarulhos
Olá!

Entendo que isso possa estar criando um distanciamento na relação e trazendo um sentimento de frustração para ambos. O que você descreve, de sentir que não tem assunto, ou se desconectar durante a conversa, pode ser um sinal de que você está lidando com algum tipo de bloqueio emocional ou até mesmo com uma sobrecarga mental, que te faz ficar “desligado” durante as interações.

É muito comum que, quando estamos sobrecarregados com pensamentos, preocupações ou estresse, a comunicação se torne mais difícil. Muitas vezes, o que acontece é que nossa mente fica ocupada com vários pensamentos ao mesmo tempo, e, sem perceber, acabamos nos afastando do momento presente, o que dificulta a escuta ativa e a conexão emocional.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a melhorar essa comunicação:

Pratique a escuta ativa: Isso significa dar total atenção ao que sua esposa está dizendo, tentando entender suas palavras e o sentimento por trás delas. Para isso, pode ser útil colocar o celular ou outras distrações de lado quando estiverem conversando.

Compartilhe como você se sente: Falar sobre sua dificuldade em se concentrar nas conversas pode ajudar a criar mais empatia. Ela pode não entender por que isso acontece, mas ao compartilhar o que você está sentindo, ela pode ser mais paciente.

Exercícios de atenção plena (mindfulness): Técnicas de mindfulness podem ajudar a trazer sua atenção para o momento presente, diminuindo a dispersão mental. Isso pode ajudar a melhorar sua capacidade de estar totalmente presente nas conversas.

Procure apoio profissional: Às vezes, essas dificuldades podem estar ligadas a questões emocionais mais profundas, como ansiedade ou estresse, que podem ser trabalhadas com a ajuda de um psicólogo.

Entender e melhorar a comunicação no relacionamento é um processo, e com o tempo e a prática, vocês podem encontrar maneiras de se conectar mais profundamente. Se sentir que faz sentido, estou à disposição para ajudar nesse processo de autoconhecimento e melhoria na comunicação.

 Nicolle Leão Leite
Psicólogo
Curitiba
Oi boa tarde! Como você esta? Tem dormido bem e suficiente? Esta estressado ou preocupado com alguma coisa muito especifica? Voce perdeu o interesse e admiração em sua esposa ou tem algum problema entre vocês que sente que ainda não foi resolvido? Será que é uma dificuldade em se conectar com ela, ou você não esta conseguindo se conectar nem com você mesmo? A psicoterapia pode lhe ajudar a compreender melhor o que esta acontecendo com você e com seu casamento.
 Ludmila Nogueira
Psicólogo
Curitiba
É normal, em alguns momentos, nos sentirmos desconectados ou desinteressados em conversas, mas quando isso acontece frequentemente, especialmente em relacionamentos próximos, pode ser um sinal de que há algo mais acontecendo, como estresse, ansiedade ou até dificuldades de comunicação. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a comunicação com a sua mulher e lidar com esse comportamento:

Observe o que está gerando distração: Pergunte a si mesmo o que pode estar afetando sua concentração. Se você está constantemente "no mundo da lua", pode ser útil identificar se há algo em sua vida (como estresse no trabalho, preocupações pessoais ou cansaço) que está consumindo sua atenção. Tente dar a devida atenção às suas emoções e buscar formas de lidar com isso.

Pratique a escuta ativa: A escuta ativa envolve realmente ouvir o que a outra pessoa está dizendo, em vez de pensar em uma resposta enquanto ela fala. Tente se concentrar no que ela está dizendo, faça perguntas ou repita o que ela falou para mostrar que está prestando atenção. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade da comunicação e diminuir os desvios de assunto.

Reserve um momento para conversas: Se o dia a dia é muito agitado, tente reservar momentos específicos para conversar com sua esposa, quando ambos estejam mais calmos e sem tantas distrações. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais relaxado e focado para a conversa.

Examine sua saúde mental: Sentir-se constantemente desconectado ou "no mundo da lua" pode estar relacionado a ansiedade, estresse ou outros fatores emocionais. Se esse comportamento persistir, pode ser útil buscar o apoio de um psicólogo para investigar mais a fundo e trabalhar em estratégias para melhorar a atenção e a comunicação no relacionamento.

Comunique suas dificuldades: Seja honesto com sua esposa sobre o que você está sentindo. Explique que, embora você queira estar mais presente e engajado nas conversas, às vezes se sente desconectado ou distraído. A comunicação aberta pode ajudar ambos a entender melhor o que está acontecendo e encontrar formas de lidar com isso juntos.

Lembre-se de que a comunicação é uma habilidade que pode ser trabalhada ao longo do tempo, e com o esforço de ambos os parceiros, é possível melhorar a interação e fortalecer a conexão emocional.
 Laura Magalhães Terena
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
O que você descreve pode ser um reflexo de algo mais profundo acontecendo entre você e sua mulher, ou até mesmo dentro de você. Quando a comunicação parece difícil ou desconectada, isso pode sinalizar que existem questões ou sentimentos que ainda não foram colocados em palavras, mas que estão influenciando a relação.

Estar "no mundo da lua" ou evitar os assuntos dela talvez indique alguma dificuldade em se envolver nesse diálogo. Pode ser importante se perguntar: o que você sente quando tenta conversar com ela? Há algo que você evita ou que incomoda, mesmo que pareça irracional?

Essa desconexão pode ser um sinal para olhar mais de perto não só para a relação, mas também para o que está acontecendo com você. Conversar com um profissional pode ajudar a entender essas dinâmicas e a explorar caminhos para se comunicar de forma mais aberta e conectada. Às vezes, o que parece um problema no diálogo esconde algo mais profundo, que merece ser escutado com atenção.
 Lorena Franco
Psicólogo
São Paulo
A dificuldade em se conectar nas conversas pode estar ligada a questões emocionais ou padrões de comunicação. Recomendo buscar terapia individual ou de casal para identificar as causas e desenvolver habilidades de escuta e expressão.
 Suelen Magalhães Barros
Psicólogo
São Paulo
Busque ajuda psicológica individual e/ou de casal.
Entendo como essa desconexão pode ser confusa. Problemas na comunicação ou no compartilhamento de interesses muitas vezes têm raízes emocionais ou padrões de comportamento que podem ser trabalhados. A terapia é um espaço onde podemos compreender juntos o que está acontecendo de forma profunda e encontrar formas/ estratégias de melhorar. Vamos conversar mais?
A dificuldade em se conectar pode ser resultado de distrações, estresse ou falta de prática na escuta ativa. Para melhorar a comunicação com sua esposa:

Pratique estar presente: Evite distrações e concentre-se no que ela diz.
Faça perguntas: Mostre interesse genuíno pelo que ela compartilha.
Planeje momentos para conversar: Escolha ocasiões sem pressa ou interrupções.
Busque ajuda, se necessário: Terapia de casal ou individual pode auxiliar a identificar os obstáculos na comunicação e desenvolver novas habilidades.
Melhorar o diálogo é um processo gradual, mas pequenos passos podem fazer uma grande diferença no relacionamento. Se precisar de apoio, podemos agendar uma consulta para trabalharmos juntos nessa questão.
 Arisio Moreira Taylor Junior
Psicólogo
Rio de Janeiro
Primeiramente poderia buscar a terapia para poder entender o que possa estar acontecendo consigo mesmo nesses momentos para poder entender pensamentos e sentimentos. Assim buscar melhorar e mudar o comportamento que deseja.
 Aline Nakamura
Psicólogo
São Paulo
Olá! Sua relação com ela sempre foi assim? Você percebe que isso passou a ser mais frequente a partir de algum momento ou evento específico? Como isso faz você se sentir? Isso é algo que ela se queixa a respeito de você?
Essas são perguntas para te auxiliar a refletir sobre sua questão. Entendê-la melhor é uma via para construir outras possibilidades, e acredito que um processo terapêutico/análise possa ser benéfico para você! Fico à disposição caso queira conhecer meu trabalho!
 Enzo Amaral
Psicanalista, Psicólogo
Embu das Artes
Olá!
Seria importante você buscar entender o motivo pelo qual você não tem conseguido conversar com ela. O que de fato você poderia estar evitando através de não conseguir conversar com ela, ou ficar "no mundo da lua" quando ela conversa contigo? Entender o que está por trás desse comportamento, aparentemente de esquiva (não conseguir conversar, falar algo que não tem nada a ver com o que ela falou, mudar de assunto), pode te ajudar a encontrar uma maneira de falar sobre isso com ela de maneira mais segura e transparente.
A psicoterapia também pode ser um meio de te ajudar a pensar de maneira mais aprofundada sobre o que pode estar por trás dessa dificuldade que você está trazendo.
Espero ter ajudado de alguma forma!
Atenciosamente,
Enzo C. Amaral
Olá! Melhorar a comunicação exige prática. Experimente reservar momentos para ouvir sua parceira com atenção plena. Caso a dificuldade persista, a psicoterapia pode ajudá-lo a entender o que interfere na sua conexão e a criar estratégias para fortalecer o diálogo.
seria interessante procurar ajuda psicológica. Será que é só com a sua esposa , ou a destenção e falta de foco é corriqueiro? Precisa investigar esse comportamento
Parece que você está enfrentando dificuldades na comunicação e na atenção durante as conversas com sua esposa. Isso pode ser causado por vários fatores, como ansiedade, estresse ou até mesmo uma dificuldade em se concentrar. Uma abordagem útil seria trabalhar na atenção plena, para que você consiga estar mais presente durante as conversas. Tente praticar ouvir ativamente, refletindo sobre o que ela está dizendo antes de responder, e, se perceber que está se distraindo, traga sua atenção de volta para o momento.

Estabelecer pequenos momentos de conexão, como um tempo diário para conversar sem distrações, mesmo que seja por 10 ou 15 minutos, pode ajudar. Durante essas conversas, foque totalmente nela, mantendo contato visual e evitando se distrair com outros pensamentos ou dispositivos. Isso pode ajudar a melhorar a comunicação e tornar as interações mais naturais.

Além disso, uma terapia pode ser útil para entender melhor a origem dessas dificuldades e aprender estratégias para melhorar a comunicação no relacionamento.

Se eu puder contribuir de alguma forma, sinta-se à vontade para me contatar.
Se você sente dificuldade em manter conversas com sua mulher, pode ser útil primeiro entender o que está acontecendo. Pode ser um problema de atenção , onde sua mente se dispersa facilmente, ou um reflexo de falta de conexão emocional , talvez por estresse, cansaço ou padrões de comunicação habituais.

Uma estratégia eficaz é praticar a escuta ativa , focando em não que ela diga sem antecipar respostas ou se deixe levar por distrações internas. Tente reformular o que ela fala para garantir que entendeu bem, algo como: "Então, você quis dizer que..." . Isso ajuda a manter o foco e demonstrar interesse. Se perceber que está disperso, peça para ela repetir ou tente se reconectar deliberadamente ao momento.

Se o problema persistir e afetar a relação, pode ser interessante explorar isso com um terapeuta para entender melhor os motivos dessa desconexão e desenvolver estratégias para melhorar a comunicação.
 Ana Carolini Belo Vialli
Psicanalista, Psicólogo
Maringá
Olá. Parece que algo está acontecendo nessa relação que fica difícil de se comunicar ou prestar atenção no que ela diz. O que você supõe que esteja acontecendo? Fico pensando nisso que você diz de não conseguir conversar com ela, como isso se construiu? Desde quando você percebe que isso está acontecendo? É preciso investigar o contexto para entender e pensar no que pode fazer. Fico a disposição para caminhar com você.
Olá!

Parece que a dificuldade de comunicação entre vocês está causando um certo distanciamento. Isso pode ter várias razões, como cansaço, preocupações, padrões de comunicação diferentes ou até questões emocionais não resolvidas.

Uma boa opção seria buscar terapia de casal, que pode ajudar a melhorar o diálogo, aprofundar a conexão e entender o que pode estar afetando essa troca entre vocês. Se sentir que esse padrão acontece em outras áreas da sua vida, uma terapia individual também pode ser valiosa para explorar possíveis causas, como ansiedade, estresse ou dificuldades na atenção.

Além disso, pequenas mudanças no dia a dia podem fazer diferença, como reservar momentos sem distrações para conversas e praticar a escuta ativa, demonstrando interesse pelo que ela diz. Isso fortalece a relação e cria um espaço mais seguro para a comunicação. Se isso está te incomodando, vale a pena dar atenção ao tema antes que o distanciamento aumente.







 Márcia Daiana Berghahn
Psicólogo
Jundiaí
Procurar um profissional da área da sáude, para entender o porque de você se sentir assim, se isso é só com ela ou se repete em outros âmbitos sociais da sua vida, quando começou, como é o relacionamento de vocês, entre outros assuntos que podem ser trabalhados.
Compreendo que a falta de comunicação com sua esposa esteja te causando preocupação. É comum que casais enfrentem dificuldades em manter um diálogo significativo ao longo do tempo. A sensação de "estar no mundo da lua" e a dificuldade em manter o foco na conversa podem estar relacionadas a diversos fatores, como estresse, cansaço, preocupações pessoais ou até mesmo a falta de prática em ouvir ativamente.

Para melhorar a comunicação com sua esposa, sugiro algumas estratégias:

* **Pratique a escuta ativa:**
* Quando sua esposa estiver falando, concentre-se em suas palavras, observe sua linguagem corporal e demonstre interesse genuíno pelo que ela está dizendo.
* Evite interromper, fazer julgamentos ou preparar sua resposta enquanto ela ainda está falando.
* Faça perguntas para esclarecer pontos que você não entendeu e para mostrar que você está prestando atenção.
* **Reserve um tempo para conversar:**
* Escolha um momento do dia em que ambos estejam relaxados e livres de distrações.
* Desligue a televisão, guarde o celular e crie um ambiente propício para a conversa.
* **Busque interesses em comum:**
* Encontre atividades que vocês gostem de fazer juntos, como assistir a um filme, cozinhar ou praticar um esporte.
* Esses momentos de lazer podem proporcionar oportunidades para conversas mais leves e descontraídas.
* **Terapia de casal:**
* Se as dificuldades de comunicação persistirem, a terapia de casal pode ser uma ferramenta valiosa.
* Um terapeuta pode ajudar vocês a identificar os padrões de comunicação disfuncionais e a desenvolver habilidades para se comunicar de forma mais eficaz.

Lembre-se que a comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada. Com paciência, esforço e dedicação, é possível construir um diálogo mais significativo e satisfatório com sua esposa. Como psicólogo, programador neurolinguístico e hipnoterapeuta, posso te auxiliar nesse processo de transformação, oferecendo meus serviços de terapia online e presencial.
Dra. Erica Ishikawa
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Essa situação carece de mais detalhes para as tentativas de respostas "definitivas", com os devidos cuidados para as verdades. Podem haver várias razões para o que está acontecendo com você, com a sua parceira ou com ambos no relacionamento. A falta de conexão ou dificuldades por não ter assuntos com a sua mulher ou estar no mundo da lua pode ter vários fatores e cabe a você investigar, refletir, se questionar melhor sobre isso, já que é algo que está te deixando inquieto. Pode ser que com uma outra pessoa falar e elaborar melhor as suas questões e possíveis respostas.
Dra. Carolaine Siqueira
Psicólogo
São José do Rio Preto
Na abordagem sistêmica, entendemos que a dificuldade de comunicação pode ser vista como um padrão dentro da dinâmica do relacionamento, e não como um problema isolado de um indivíduo. Quando você sente que não tem assunto ou se "desliga" durante as conversas, isso pode refletir como você está se posicionando emocionalmente dentro da relação e o que está acontecendo entre vocês dois nesse momento.

Aqui estão alguns passos para lidar com isso:

Observe os padrões de interação : Pergunte-se como você e sua esposa têm se comunicado ao longo do tempo. Existe algum padrão em que ambos se sentem desconectados? Talvez seja útil identificar momentos específicos em que a comunicação fica mais difícil, para perceber o que desencadeia esse "desligamento" de sua parte.

Traga mais presença para a conversa : Tente se concentrar no momento presente e nas emoções que sua esposa está compartilhando. A escuta ativa é fundamental na abordagem sistêmica, onde você se esforça para entender o que ela está dizendo, validando suas emoções e não apenas respondendo com algo desconexo.

Compartilhe suas dificuldades de forma aberta : Falar sobre como você se sente durante as conversas pode abrir espaço para uma comunicação mais honesta e empática. Dizer algo como: “Eu percebo que fico distante quando você fala, não é por falta de interesse, mas tive dificuldades em me concentrar” pode ajudar a melhorar a compreensão mútua.

Revise o contexto emocional de ambos : O que está comemorando na relação fora dos momentos de conversa? Estresse, preocupações ou outras questões podem estar influenciando sua capacidade de se conectar com sua esposa. Entender o contexto emocional maior de ambos pode ajudar a lidar melhor com a situação.

Proponha momentos de diálogo intencional : Às vezes, reserve um tempo específico para conversas, sem distrações externas, pode ajudar a criar uma atmosfera mais focada e acolhedora.

Buscar entender a dinâmica relacional e os sentimentos por trás da dificuldade de comunicação pode ser um passo importante para restabelecer uma conexão mais fluida e empática. Se isso continuar a ser um desafio, a terapia de casal pode ser um bom espaço para explorar esses padrões e encontrar soluções conjuntas.
Encontrar interesses em comum e programas que sejam agradáveis para ambos pode te ajudar a expandir o repertório de diálogo. A terapia é outra ferramenta que vai te ajudar a entender por que é difícil se concentrar quando ela fala e a desenvolver estratégias para lidar com essa dificuldade.
 Marta Massote
Psicólogo
Valinhos
Olá! , Parece que algo está impedindo que haja uma conexão entre você e sua mulher. Imagino o quanto isso deva estar te desagradando. Seria preciso ter mais dados para poder melhor direcionar uma resposta a você! Algumas situações vividas no dia a dia, podem provocar distanciamento entre os casais, principalmente quando a cumplicidade e a manutenção do diálogo constante, estão comprometidas. Mas, acredito que a resposta esteja dentro de você, só precisando mesmo de um direcionamento e ajuda de um profissional Psicólogo. Caso tenha interesse por minha ajuda profissional, entre em contato. Terei muito gosto em atendê-lo.
Talvez esse "estar no mundo da lua" tenha algo a dizer sobre você. Na psicanálise, a atenção flutuante e os lapsos na conversa podem revelar algo inconsciente—um desejo, um incômodo, ou até uma defesa. O que será que está em jogo quando sua mulher fala? Algo lhe escapa? Escutar não é só um ato consciente, mas também um encontro com aquilo que, às vezes, evitamos sem perceber. Um espaço de análise pode ajudar a dar sentido a esse silêncio e ao que ele quer comunicar.

Entendo como isso pode ser frustrante para você e para sua parceira. Às vezes, dificuldades na comunicação podem estar ligadas a fatores como ansiedade, estresse ou até mesmo padrões de atenção. O primeiro passo é perceber esse desafio, como você já fez! Algumas estratégias, como praticar a escuta ativa, reservar momentos sem distrações para conversar e identificar o que pode estar te desconectando, podem ajudar. Se isso estiver te incomodando no dia a dia, um acompanhamento psicológico pode ser um ótimo caminho para entender melhor o que está acontecendo e desenvolver novas formas de se conectar com ela. Se quiser conversar mais sobre isso, estou à disposição!
 Taís Souza
Psicólogo
Barueri
É completamente normal, às vezes, se sentir desconectado ou ter dificuldades em manter uma conversa, especialmente se você está sobrecarregado ou distraído com outros pensamentos. Uma boa forma de melhorar isso é tentar se concentrar mais no momento presente, ouvindo realmente o que ela está dizendo, sem pensar em respostas ou mudar de assunto imediatamente. Você também pode tentar expressar a ela que está tendo dificuldade em se concentrar ou que, às vezes, sua mente vai para outros lugares, e que está buscando formas de estar mais presente. Isso pode ajudar a abrir espaço para uma conversa mais honesta e compreensiva. Além disso, reservar momentos específicos para conversas mais profundas, onde ambos possam estar mais focados um no outro, pode ser uma boa estratégia! O importante é reconhecer esses sentimentos e buscar maneiras de estar mais presente e engajado na comunicação com ela. Fico à disposição se desejar aprofundar e trabalhar em terapia essas questões!
 Paulo Cesar Francetto
Psicólogo, Psicanalista
Santo André
Olá. Existem barreiras invisiveis que podem estar acarretando isso. Na verdade essas barreiras fogemm do seu consciente e ja se tornaram parte do seu inconsciente. Para destrava-las é preciso uma analise franca do que esta ocorrendo com um psicologo de preferencia, para que voce descubra o que esta por tras destas barreiras que voce impos. Pode ser que essas barreiras ela mesma tenha ajudados a colocar entre voces, porém uma boa analise ajudará voce a descobri-las e contorna-las.
 Luciana Mandelli
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Situações como essa são mais comuns do que parecem — e não falam apenas de “falta de assunto”, mas de algo mais profundo: a forma como cada um foi construído emocionalmente, como aprendeu a se comunicar, a escutar e a se fazer presente nas relações.

Antes de interpretar isso como uma falha ou incapacidade, é importante compreender que cada pessoa tem uma história, um ritmo interno, uma forma de processar emoções e pensamentos, que influencia diretamente sua presença em uma conversa. Às vezes, o distanciamento não é desinteresse, mas dificuldade em sustentar emocionalmente aquele encontro. Em outras, é um mecanismo interno para evitar algo que toca em feridas mais antigas.

Por isso, o primeiro passo é voltar-se para si mesmo, com curiosidade e honestidade. Por que esse desligamento acontece? O que você sente quando ela começa a falar? Como você lida, internamente, com momentos de conexão emocional ou vulnerabilidade? Essas perguntas não têm respostas prontas, mas podem abrir portas importantes para um processo de autoconhecimento que vai muito além da relação a dois.

A comunicação verdadeira é construída a partir da presença — e a presença exige consciência de si, dos próprios limites e também das próprias dores. Quando um dos lados está “fora do ar”, algo na escuta, na disponibilidade emocional ou até mesmo na forma de se conectar consigo e com o outro pode estar precisando de atenção.

Buscar a ajuda de um psicólogo pode ser um passo importante. Um espaço terapêutico permite não só compreender o que está por trás dessas dificuldades, como também desenvolver novos modos de se relacionar, de escutar e de se expressar com mais autenticidade e profundidade.

Não se trata de mudar quem você é, mas de se aproximar de si com mais consciência — e, a partir disso, tornar possível um diálogo mais vivo, mais inteiro e mais real.
É importante fazer terapia para avaliar esta relação, seus sentimentos - as vezes, terapia de casal se for queixa dela
 Michelle Novello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá, agradeço por compartilhar isso. É muito importante perceber quando algo não está indo bem na comunicação com quem a gente ama. A dificuldade de se concentrar na conversa, a sensação de "estar no mundo da lua", mudar de assunto ou não saber o que dizer podem ser sinais de que algo dentro de você está pedindo atenção também.

Pode haver várias causas para isso — desde cansaço, estresse, preocupações internas, até questões emocionais mais profundas. O fato de você estar buscando entender o que está acontecendo já é um primeiro passo muito valioso.

Talvez seja interessante explorar, em um espaço terapêutico, o que pode estar interferindo nessa conexão com a sua parceira. Entender suas próprias emoções, pensamentos e necessidades pode ajudar a fortalecer o vínculo entre vocês e melhorar a qualidade das conversas.

Se sentir que faz sentido, procurar um psicólogo pode te ajudar nesse processo com escuta acolhedora, sem julgamentos.

Estou à disposição para conversar mais sobre isso.
Olá! Penso que vocês precisam, primeiramente, entender como essa relação começou a ficar desta forma. A comunicação é a melhor forma de se compreender o que sentimos. É necessário dizer o que nos incomoda, o que nos desagrada e o que queremos, porque o outro não pode e não deve adivinhar. Pode ser que para a sua esposa esteja tudo bem, ou também não, mas ela também não expressa, assim como você, por razões que só ela sabe. Tente buscar uma conversa sincera para entender essa desconexão para que juntos possam encontrar alternativas que forneçam possibilidades de reavivarem essa relação em uma convivência de harmonia, resgatando o prazer em estarem juntos e compartilhar uma vida.
Esses sintomas que você descreve podem estar ligados à ansiedade ou dificuldades emocionais. A psicoterapia pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de comunicação, fortalecer sua autoestima e aprender a estar mais presente nas relações.
Eu sou psicóloga, analista junguiana e ajudo pessoas a se conhecerem melhor, lidarem com suas inseguranças e fortalecerem suas relações. Se quiser dar o primeiro passo, estou à disposição para te acompanhar nesse processo.
A comunicação nos relacionamentos, especialmente com o cônjuge, pode ser cheia de desafios. No caso das relações mais íntimas, o diálogo é sempre o ponto sensível. E, se não houver abertura para isso, acaba criando-se uma barreira, muitas vezes sem perceber, entre nós e a pessoa com quem queremos nos comunicar.

Outro ponto importante é perceber as diferenças de personalidade. Isso é essencial e crucial para construir uma relação saudável, tanto com a esposa quanto com outras pessoas. Nem sempre será fácil. Podemos ter dificuldade até em aceitar o tom de expressão que o outro usa, e isso pode gerar a sensação de que não estamos à altura das expectativas ou que há uma crítica constante. No entanto, entender que essas diferenças de personalidade são normais e fazem parte da dinâmica de qualquer relação é fundamental. Respeitar essas diferenças e construir uma relação de respeito não significa que não haverá espinhos. Como na analogia dos porcos-espinhos no frio: quando se aproximam, seus espinhos se tornam um desafio, mas eles precisam da proximidade para se aquecer. Da mesma forma, nos relacionamentos, as diferenças, as críticas e os desafios podem ser desconfortáveis, mas também podem ser uma oportunidade para crescimento e aproximação.

Se você estiver disposto a seguir nesse caminho e melhorar essas questões, buscando uma forma de comunicação mais clara, respeitosa e aberta, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser uma ferramenta excelente para melhorar essas interações. Ela vai te ajudar a lidar melhor com a ansiedade ou insegurança que surgem nessas situações e aprimorar a forma como você se comunica.

Não hesite em buscar um psicólogo e começar logo. Não precisa ser em casal; a ajuda individual também faz toda a diferença. A atitude de buscar ajuda profissional pode salvar vidas e até casamentos. Sucesso na sua trajetória!
 Sammy Carralas
Psicólogo
Rio de Janeiro
Se você chegou até aqui... Parece que você está travado em um padrão de comunicação desconectado, onde a dificuldade em se manter presente nas conversas pode ser tanto um hábito inconsciente quanto um sinal de que algo mais profundo está em jogo — talvez um medo de intimidade emocional, um cansaço existencial ou até uma forma de autoproteção para evitar conflitos. Para melhorar, experimente práticas simples de atenção plena: quando ela falar, respire fundo e concentre-se apenas em ouvir, sem pressionar-se a responder imediatamente; anote mentalmente uma palavra-chave do que ela disse para ajudar a manter o foco. Se perceber que está "viajando", seja honesto: "Perdão, me perdi um pouco — pode repetir?". Isso mostra esforço e respeito. Ao mesmo tempo, reflita: O que esse "mundo da lua" te protege de sentir? Pode ser útil criar momentos específicos para conversas (sem celular ou distrações) e, se a dificuldade persistir, considerar terapia para explorar se há ansiedade, TDAH não diagnosticado ou bloqueios emocionais por trás desse comportamento. Relacionamentos exigem presença — e ela se constrói com pequenos gestos diários. Vamos juntos?

 Cristiano Ávila
Psicólogo, Psicanalista
Praia Grande
Terapia de casal, focado na programação mental de cada um dos conjugues. Trabalhar o subconsciente e entender o porquê dos gatilhos emocionais em cada um, pois cada reação tem haver com como interpretamos o mundo ao nosso redor, tem haver também com o que aprendemos no decorrer de nossas vidas e como nossa mente assimilou toda a nossa vivÊncia.

fico a disposição
Abço
 Izolina Kreutzfeld
Psicólogo
Jaraguá Do Sul
Olá!
Essa queixa é bem ampla, pode não ser nada, como pode ser indicio de alguma coisa. Sugiro procurar um psicólogo(a) para uma avaliação e possível tratamento.

At,
Psicóloga Izolina Kreutzfeld
Olá, imagino como deve ser angústiante não saber o que falar ou como falar, mas talvez o primeiro passo seria vcs perceberem que conversar não é só falar de problema nem só jogar papo fora — é criar conexão. Pode ser legal marcar um momento sem celular, sem distração, pra só se ouvir. E o parceiro pode praticar escuta ativa: olhar nos olhos, responder com interesse, perguntar mais sobre o que o outro está dizendo. Isso parece simples, mas muda muito a dinâmica. Se tiver difícil sozinho, sugiro terapia individual ou de casal.
Olá! A dificuldade de se conectar durante as conversas pode ser sinal de que algo no vínculo está precisando de atenção e é importante reconhecer isso com cuidado. A terapia de casal pode ser um espaço seguro para entender o que está acontecendo na comunicação entre vocês, identificar os fatores que estão dificultando o diálogo e construir, juntos, formas mais saudáveis de se relacionar.
Olá!

O que você está vivendo é mais comum do que parece, e é muito importante que você esteja buscando ajuda para entender e melhorar essa situação.

Na Terapia Cognitivo-Comportamental, entendemos que dificuldades de atenção e de conexão nas conversas podem estar relacionadas a vários fatores, como ansiedade, estresse, preocupações excessivas ou até mesmo hábitos de pensamento automáticos que te afastam do momento presente.

Uma das primeiras coisas que pode te ajudar é justamente desenvolver a habilidade de “atenção plena”, ou seja, aprender a perceber quando sua mente está se desligando e, gentilmente, trazê-la de volta para o aqui e agora, especialmente quando está com sua esposa.

Além disso, pode ser útil explorar o que está por trás desse comportamento: você sente medo de não ter o que falar? Se sente pressionado? Está preocupado ou distraído com outras coisas? Compreender esses aspectos é essencial para trabalhar isso de forma mais eficaz.

Saiba que, com acompanhamento e prática, é totalmente possível melhorar sua comunicação e fortalecer a sua conexão com ela. Estou à disposição para te ajudar nesse processo!

Boa noite!

O que gostam de fazer juntos?
talvez reservarem um tempo para uma atividade que apreciam possa auxiliar.

Pelo que descreve parece que está preocupado (não necessariamente com ela e quando se está cansado pode ser difícil se concentrar no tempo presente também), talvez refletir sobre o que aprecia nela, qual a importância dela para ti.

Acredito que, caso deseje, um psicólogo te ouvindo ou a ambos poderá auxiliar da melhor forma.

Desejo sucesso e fico à disposição.
 Betânia Tassis
Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo
Rio de Janeiro
Olá! O que você descreve é mais comum do que parece — mas o impacto disso pode ser profundo, tanto pra qualidade da relação quanto pra tua autoestima como parceiro. Vamos por partes:
O que pode estar acontecendo?
1. Desconexão emocional e/ou mental: não é só falta de assunto — é uma desconexão interna. Como se você estivesse num modo automático, sem presença.
2. Fadiga psíquica ou sobrecarga mental: muitas vezes a cabeça está cheia de pendências, cobranças, frustrações, e a escuta ativa vai pro ralo.
3. Evitação ou medo de confronto: mudar de assunto ou se desligar pode ser uma defesa inconsciente diante de algo que você sente que vai ser difícil.
4. Padrões enraizados: pode ter se tornado um hábito no relacionamento – ela fala, você se ausenta, o vínculo esfria, ela se frustra, você se sente mais inadequado… e o ciclo se repete.

E agora, o que você pode fazer?

1. Aumentar a presença
• Quando ela começar a falar, conscientemente diga a si mesmo: “Agora é hora de escutar.”
• Respire fundo, olhe nos olhos dela, evite mexer no celular ou dispersar.

2. Reconhecer com honestidade
• Diga a ela algo como:
“Eu percebi que às vezes não consigo me conectar quando você fala. Não é por falta de interesse, mas parece que minha cabeça desconecta. Quero mudar isso.”

3. Crie pontes
• Se não tem assunto, comece com curiosidade:
• Como você se sentiu hoje?
• Teve algo que te irritou ou te animou nos últimos dias?
• Tem algo que você gostaria que eu soubesse sobre você agora?

4. Microações práticas
• Reserve 10 minutos por dia pra conversar olhando nos olhos, sem distrações.
• Repita o que ela falou com suas palavras (ex.: “Então você ficou chateada porque…”).
• Use toques (mão no braço, no ombro) pra reforçar conexão enquanto ela fala.

Reflexão pra você:

O que exatamente você sente quando ela começa a falar? Tédio? Ansiedade? Cansaço? Medo de não corresponder?
Nomear isso é o primeiro passo pra entender o que você está evitando sentir.

Espero que esse olhar tenha ajudado a abrir algumas novas perspectivas — sobre você, sobre o relacionamento e sobre o que pode ser transformado na escuta e na presença entre vocês. Sou Betânia Tassis, psicóloga clínica com mais de 20 anos de experiência, especialista em sexualidade humana, saúde mental, terapia de casais e abordagem sistêmica. Agradeço a oportunidade pela troca e por poder contribuir com reflexões que talvez ampliem seus caminhos internos e afetivos.
A dificuldade em se conectar e manter uma conversa com a sua esposa é algo que muitos casais enfrentam em algum momento. É um sinal de que algo na comunicação de vocês precisa de atenção. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo.
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, como tem passado?
Quando você diz que não consegue conversar, que se sente "no mundo da lua", que responde com coisas que não têm a ver com o que ela fala, isso pode indicar algo mais profundo e complexo que talvez nem você compreenda totalmente ainda. Ficar “desligado” ou mudar de assunto pode ser um jeito inconsciente de se proteger de algo que te atravessa quando está frente a frente com ela.
Muitas vezes, o silêncio ou a distração são formas simbólicas de dizer que algo na relação precisa ser olhado com mais profundidade.
Buscar um espaço terapêutico, presencial ou online, com um psicólogo ou psicanalista, pode te ajudar a entender de onde vem esse bloqueio, o que está sendo evitado ou silenciado, e como transformar isso. E se for possível para o casal, uma escuta conjunta também pode ser um caminho.
Espero ter ajudado, até mais.
 Julia Rhenius
Psicólogo
Florianópolis
Olá! Antes de tudo, obrigado por trazer isso com tanta honestidade — só de você estar aqui buscando entender e melhorar, já mostra que você se importa. E isso é mais do que muita gente consegue admitir. O que você descreveu — dificuldade de manter atenção, perder o foco na conversa, parecer “desligado” ou mudar de assunto sem perceber — pode estar relacionado a algumas possibilidades, e vale a pena investigar com calma.

O que pode estar acontecendo?
- Falta de atenção sustentada
Se isso acontece em outras áreas da sua vida também (trabalho, estudos, amizades), pode haver alguma dificuldade de concentração mais ampla. Vale avaliar com um profissional e verificar se está passando por estresse, cansaço ou ansiedade! Tudo isso afeta a presença e a escuta numa conversa — mesmo com quem a gente ama.
- Desconexão emocional momentânea
Às vezes, você pode estar emocionalmente distante sem perceber. Não por falta de amor, mas porque está lidando com outras coisas por dentro. E isso te deixa “fora do ar” na hora de conversar.
- Rotina do casal e falta de espaço de intimidade verdadeira
Em alguns relacionamentos, com o tempo, o diálogo vira só logística: contas, casa, filhos, obrigações. Isso esgota o espaço de troca afetiva, e pode gerar esse silêncio desconfortável.
- Sensação de não saber o que dizer (baixa autoestima, insegurança)
Pode acontecer também de você achar que não tem o que oferecer na conversa, e aí se cala por medo de não corresponder.

O que você pode fazer?
Converse com ela sobre isso — sem culpas, com verdade. Você pode dizer algo como:
“Tem uma coisa me incomodando... Eu percebo que às vezes fico disperso quando a gente conversa, e isso me frustra muito. Eu quero estar mais presente, só não estou conseguindo. Podemos pensar juntos sobre isso?”
- Observe quando e com quem isso acontece. É só com ela? É em outras conversas também? Isso ajuda a entender se é algo pontual do relacionamento ou algo mais amplo.
- Busque ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar a entender o que está travando sua escuta e sua expressão, e como resgatar o vínculo. E, se quiserem, a terapia de casal pode ser uma ótima opção. Não é só pra quem está em crise — é pra quem quer aprender a se comunicar melhor.
- Comece pequeno. Às vezes, fazer uma pergunta simples já reconecta:
“Como você está de verdade hoje?”
“O que tem passado pela sua cabeça ultimamente?”
E se ela falar, tente repetir o que entendeu antes de responder — isso ajuda o cérebro a se ancorar na conversa.

Em resumo: Você não é o único que passa por isso — e não é um erro sem conserto. Pode ser atenção, cansaço, emoção não dita ou só um jeito antigo de se proteger. O mais bonito é que você já percebeu, e isso te dá a chance de reconstruir essa escuta no tempo de vocês.
 Abinadabe Nasoli
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
É normal passar por momentos assim, e isso pode estar ligado a cansaço ou falta de atenção. Tente estar mais presente, praticar ouvir de verdade e abrir o diálogo com sua mulher sobre isso. A comunicação é uma habilidade que melhora com prática. Se precisar, um psicoterapeuta pode ajudar a entender o que está por trás dessas dificuldades. Você pode melhorar essa conexão, e eu estou aqui para apoiar você.
Muitas vezes nos distraímos dos assuntos que não nos interessa. Requer compreensão um do outro. Que tal procurar assuntos de interesse em comum?
Tenta analisar as coisas que ela gosta de fazer, pergunta para ela . Outra coisa é investigar suas próprias características, sua personalidade e saber a quanto tempo vem acontecendo isso. Uma terapia para casal seria bom nesse momento.
 Markelle Bastos
Psicólogo
Manaus
Isso pode ser frustrante para ambos. O que pode ajudar é tentar encontrar um momento certo para conversar, sem distrações.
Importante praticar a escuta ativa, quando se perceber que ‘desligou’, seja honesto, e peça para ela repetir.
Façam atividades juntos e conversem (pode ser uma caminhada)
Busque ajuda profissional, um psicólogo pode ajudar a investigar o que pode estar interferindo e ajudar a melhorar o padrao de comunicação entre o casal
 Paola Brezolin
Psicólogo
Caxias Do Sul
Eu recomendaria ou acompanhamento psicológico individual ou em casal, para entender melhor as causas e os mantenedores dessa dificuldade, provavelmente trabalhar questões de intimidade e tempo de qualidade do casal, e reforçar os vínculos ajudando vocês a terem uma vida e um relacionamento mais saudável e proveitoso.
Olá! Essa dificuldade em manter o foco durante conversas e a sensação de “estar no mundo da lua” podem ter diferentes origens, como estresse, cansaço mental, ansiedade, problemas de atenção ou até dificuldades emocionais no relacionamento.

Muitas vezes, o afastamento nas conversas é um reflexo de algo mais profundo, como sentimentos não expressos, frustrações acumuladas ou até dificuldade em se conectar emocionalmente com o(a) parceiro(a). Em outros casos, pode estar relacionado a questões cognitivas ou ao funcionamento atencional que também merecem ser avaliadas com cuidado.

A psicoterapia pode ser um espaço valioso para entender esses padrões, desenvolver habilidades de comunicação e fortalecer o vínculo no relacionamento. Em alguns casos, a terapia de casal também pode ajudar a reconstruir a conexão e melhorar o diálogo.
A dica é não escolher o que falar e sim, ouvir sua esposa. Manter a atenção no presente e ir respondendo de acordo. Sem tv, jogos e celulares atrapalhando a comunicação de preferência.
 Núbia  Marques Fujii
Psicólogo
Taboão Da Serra
Olá! Uma vez que você percebe esse comportamento, cabe se perguntar o que te leva a isso. Você não conversa com sua esposa porque não sente interesse por ela? Está desconectado do casamento? Ou seria uma distração? Isso acontece no relacionamento com outras pessoas? Vocês dois, enquanto casal, já tiveram oportunidade de conversar sobre isso? Acredito que o apoio de um psicólogo ajudaria muito no seu autoconhecimento. Se observar que existe uma “crise’ no casamento, um psicoterapeuta de casais seria muito indicado.
Claro, aqui está a resposta unificada e ajustada no estilo que você pediu:

Isso que você sente — estar com a cabeça longe, mudar de assunto, não conseguir se conectar — é mais comum do que parece. Às vezes vem do cansaço, da ansiedade, ou de um padrão que você foi criando sem perceber. A questão não é só a conversa em si, mas a desconexão que vai crescendo entre vocês. E quando isso se repete, o distanciamento vira rotina.

Na Psicoterapia, a gente olha pra esses comportamentos e pensamentos automáticos que te tiram do momento. Entende o que está por trás, e trabalha estratégias pra você se sentir mais presente, mais claro, mais à vontade nas conversas. Porque isso pode sim ser aprendido. E quando muda esse ponto, a relação muda junto.
Dr. Ítalo Alves
Psicólogo
Serra
Fale com sinceridade: Diga a ela que você percebe que está distante nas conversas e que quer melhorar.
Exercite estar presente: Quando ela falar, respire fundo, olhe nos olhos e repita mentalmente o que ela está dizendo — isso ajuda a manter o foco.
E busque ajuda profissional

Exercite estar presente: Quando ela falar, respire fundo, olhe nos olhos e repita mentalmente o que ela está dizendo — isso ajuda a manter o foco.

Busque ajuda profissional: Isso pode estar ligado a cansaço mental, ansiedade, depressão ou até efeito do transtorno bipolar. Um psicólogo pode te ajudar a organizar seus pensamentos e melhorar sua atenção e conexão com ela.

Isso pode estar acontecendo por várias razões, como estresse, distrações mentais, dificuldades de comunicação emocional ou até algo mais profundo. O ideal seria buscar um psicólogo que possa te ajudar a entender o que está por trás dessa desconexão.
A terapia de casal também pode ser uma boa opção, se ambos estiverem abertos a isso. Reconhecer o problema já é um grande passo.
Você também pode usar algumas técnicas, como por exemplo a técnica de ancoragem: Use um pequeno gesto para "ancorar" sua atenção no momento presente. Pode ser tocar os dedos ou pressionar o pé no chão enquanto escuta.
Isso serve como um lembrete físico de: "Este é o momento de estar presente."

Ou ainda a técnica de espelhamento: Depois que sua esposa falar algo, tente resumir com suas palavras:
“Então você tá dizendo que...?” ou “Entendi, você se sentiu assim porque...”
Isso mostra presença, reforça a escuta e fortalece o vínculo.

Espero ter contribuido de alguma maneira.

Helen Santos
Olá. É possível que avalie sobre desse "desligado do mundo". Quando acontece? Só com ela?
Até
É normal às vezes a mente se desligar nas conversas, principalmente quando estamos cansados, pensando demais nos problemas ou ansiosos. O importante é tentar estar mais presente com ela, mesmo que devagar, escutar com atenção, olhar nos olhos e mostrar interesse. Criar momentos só para vocês conversarem, sem distrações, também ajuda muito. Se isso estiver atrapalhando, buscar a ajuda de um terapeuta de casal pode ser um ótimo passo para melhorar a comunicação e fortalecer a relação. Com paciência e prática, vocês vão encontrar um jeito de se conectar melhor.
O distanciamento na comunicação do casal pode ser sinal de que algo precisa de atenção, e não significa que o amor acabou ou que não há mais solução. Sentir-se “no mundo da lua”, desconectado ou sem assunto pode estar relacionado a fatores como estresse, cansaço emocional, ansiedade, dificuldade em expressar sentimentos ou até algo mais profundo que precisa ser elaborado.

O primeiro passo é reconhecer esse incômodo, como você já está fazendo. O segundo é buscar formas de se reconectar emocionalmente na sua relação.
Agende uma sessão de psicoterapia para conhecer o melhor caminho para conduzir esta situação.
Procure ajuda profissional de um psicólogo para conversar sobre, ele irá lhe ajudar a exercitar a sua conversa. Um grande abraço!
 Marla Bastos
Psicólogo
São Paulo
Olá! Que bom que conseguiu procurar ajuda aqui, vou deixar algumas reflexões e espero que ajude. Parece que você está percebendo um distanciamento na comunicação com a sua companheira e isso já é um passo importante, reconhecer que algo não está fluindo. Muitas vezes, quando nos sentimos “no mundo da lua” ou mudamos de assunto sem perceber, pode ser um sinal de que nossa atenção está sobrecarregada por preocupações, cansaço ou até por dificuldades emocionais que nem sempre identificamos de imediato.
Um caminho possível é começar por se perguntar: o que está ocupando tanto minha mente que me afasta desse momento de escuta? E, aos poucos, buscar criar pequenos espaços de presença, como desligar o celular, respirar fundo antes da conversa, olhar nos olhos e ouvir sem a pressa de responder.
Se isso continuar difícil, pode ser muito valioso procurar apoio terapêutico para entender o que está por trás dessa desconexão. Às vezes, melhorar a conversa com o outro começa por aprender a ouvir a si mesmo.
 Salomão  Barros
Psicólogo
Manaus
Sobre a questão da comunicação no relacionamento, pode-se ter início com temas que você goste e/ou temas que sejam comum aos dois, e caso não hajam temas em comum aos dois, esta é uma ótima oportunidade para que descubram juntos, sendo assim, a partir daí, a quantidade de vezes que você fica desligado pode diminuir, uma vez que mais assuntos que tomem a sua atenção serão tratados. Quantos ao fato de você ficar desligado, esta pode ser uma boa questão interna, inclusive para terapia, mas de forma reflexiva, qual o motivo de você ficar desligado se justamente ela é a pessoa que você escolher estar junto? esta é uma pergunta reflexiva que pode abrir várias possibilidades de respostas construtivas.
Muitas vezes, quando você se percebe desligado, mudando de assunto ou respondendo de forma desconexa, isso pode ser um sinal de que existe algo difícil de sustentar na relação com a sua mulher.
E é só com a sua mulher que isso acontece, ou com outras pessoas também?
Eu te convido para uma sessão. Esse espaço vai te ajudar a entender o que está acontecendo dentro de você quando o diálogo com ela trava e como é possível reconstruir a comunicação de forma mais autêntica.
 Thayana Montechiare
Psicólogo
Rio de Janeiro
O que você descreve acontece com muitas pessoas e costuma gerar sofrimento tanto para quem sente quanto para o relacionamento. Essa dificuldade de manter a atenção e de se conectar na conversa pode estar ligada à ansiedade, estresse ou até a questões emocionais mais profundas.

A boa notícia é que isso pode ser trabalhado. Através da terapia, é possível compreender melhor o que está por trás desse “desligar” e desenvolver estratégias para melhorar a comunicação e fortalecer o vínculo no casal. Te convido a iniciar esse processo em terapia on-line comigo, em um espaço seguro para olhar para essas dificuldades e encontrar novos caminhos
Olá! É comum sentir dificuldade em conversar no relacionamento, mas você pode treinar essa habilidade. Procure estar mais presente, evitando distrações quando sua parceira fala. Tente ouvir com atenção, fazer perguntas para entender melhor e mostrar interesse pelo que ela compartilha. Pequenas trocas do dia a dia já fortalecem a conexão. Também pode ser útil contar a ela que você se sente às vezes desligado e que está buscando melhorar. Essa abertura costuma aproximar o casal e criar mais espaço para a conversa fluir naturalmente. Também pode ser interessante buscar ajuda, caso veja necessidade.
Olá!
Sinto muito que esteja passando por essa situação, mas fico feliz que tenha buscado ajuda por aqui.
Essa dificuldade que você tem de conversar com sua mulher acontece somente com ela ou você nota que as conversas também são complicadas com outras pessoas? Pergunto isso, pois é importante identificar se essa dificuldade está ligada ao relacionamento de vocês ou se é algo que você vivencia. Refletir sobre isso com certeza o ajudará a compreender melhor o que está acontecendo. Se você costuma se sentir frequentemente desligado do mundo creio que seja importante procurar ajuda profissional, pois é normal termos dias em que estamos mais aéreos, mas se a frequência estiver muito intensa gerando sofrimento é um sinal de que as coisas não estão bem. Isso pode ser um indicativo de ansiedade intensa ou estresse excessivo, mas somente com o auxílio de um profissional da saúde mental você terá respostas mais concretas. Procure um profissional que sinta confiança e inicie a psicoterapia.
Espero ter ajudado!
Abraços
 Julia Melo
Psicólogo, Psicanalista
Valença
É comum que, em alguns momentos da vida, a comunicação no relacionamento fique difícil. Muitas vezes, o que está em jogo não é apenas “ter ou não assunto”, mas sim a forma como cada um escuta, se envolve e se permite estar presente na conversa.
Esses desencontros podem estar ligados a preocupações internas, ansiedade, dificuldade em expressar sentimentos ou até a um distanciamento emocional que se construiu ao longo do tempo. A psicanálise pode ajudar a entender o que está por trás desse “desligar-se” e favorecer um contato mais verdadeiro consigo mesmo e com o outro. A partir daí, a comunicação no casal pode se tornar mais próxima e significativa.
A Terapia de Casal é um dos atendimentos realizados por nós psicólogos. Visa mediar a comunicação entre o casal, com o objetivo de construir uma relação mais saudável. Outro tratamento indicado seria a Psicoterapia Individual, para que você possa compreender as suas causas dessa dificuldade em ouvi-la como ela merece ser ouvida. O que vem causando essa distância na comunicação de vocês.
Dr. Ségismar Bergasse
Psicanalista, Sexólogo, Psicólogo
Brasília
O que você descreve pode acontecer quando a mente está sobrecarregada ou quando existem dificuldades emocionais na intimidade do casal. Não se trata de “falta de amor”, mas de uma barreira na comunicação, que precisa ser compreendida com calma. A psicanálise pode ajudar a descobrir por que você se desconecta nesses momentos e a construir um espaço onde a escuta mútua volte a ser possível. Conversar não é apenas trocar palavras, é também encontrar o outro dentro de si.
 Luíza Pedroso Cunha
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! Você parece estar enfrentando uma desconexão que pode ser um sintoma de algo interno que precisa ser escutado. Muitas vezes, essa "desconexão" é uma forma de defesa contra conteúdos emocionais que são difíceis de acessar. É importante refletir sobre o que essas situações despertam em você. Para compreender melhor esses mecanismos e reconstruir a ponte de diálogo, é fundamental buscar um psicanalista ou psicólogo. Eles poderão ajudá-lo a explorar o que está por trás desse distanciamento.
Entendo a sua preocupação. O que você descreve — essa sensação de não conseguir conversar com sua esposa, de parecer estar “no mundo da lua”, mudar de assunto ou responder algo que não tem relação com o que ela fala — pode ser bastante angustiante e trazer a impressão de desconexão no relacionamento. É importante reconhecer que essas dificuldades de atenção e comunicação acontecem com muitas pessoas e não significam falta de interesse ou afeto, mas sim que algo está interferindo na forma como você consegue se manter presente nas interações. Esse incômodo já mostra que você deseja melhorar essa situação, e olhar para isso com cuidado pode ser um primeiro passo importante.
 Ana Maria Leonel
Psicanalista, Psicólogo
Guararema
Sua pergunta é muito importante e demonstra o quanto você se importa com a sua relação. Essa sensação de "estar no mundo da lua" não é falta de assunto, mas um sinal de que algo está bloqueando sua atenção e sua mente.
Buscar ajuda é o primeiro passo em uma jornada de autoconhecimento. Um profissional pode te guiar para entender a origem dessa desconexão, que pode estar ligada a emoções ou pensamentos mais profundos. Ao fazer isso, você vai aprender a se reconectar consigo mesmo e com a sua parceira.
Essa é uma oportunidade incrível para melhorar sua saúde mental e a qualidade do seu relacionamento. A chave não é encontrar assunto, mas sim se encontrar novamente.
Boa tarde!
Pelo seu relato parece que isso tem te incomodado bastante e que você realmente gostaria de se conectar mais com a sua esposa. Isso já mostra que você se importa e quer melhorar. Às vezes, quando a gente percebe que sozinho está difícil, pode ser muito útil buscar uma ajuda profissional, como um psicólogo. Um acompanhamento pode te ajudar a entender por que você se desliga nas conversas, a encontrar formas de estar mais presente e a melhorar a comunicação no relacionamento. Isto é um sinal de cuidado com você e com a relação.
A psicoterapia pode te ajudar a entender o que está por trás desse afastamento, e a construir caminhos para se comunicar com mais clareza e afeto.
Reconhecer essa dificuldade já é um primeiro passo importante.
 Karine Morais
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá,
O que você descreve pode estar relacionado a um fenômeno chamado deflexão, que na Gestalt Terapia é um modo de evitar o contato direto, como uma forma inconsciente de se proteger de algo que o contato pode trazer.
Um passo inicial é simplesmente reconhecer em si o movimento de se afastar. Nomear e compartilhar essa vivência com sua esposa, em vez de se forçar a ter sempre uma resposta, pode criar um encontro mais real.
No entanto, é importante ressaltar que se trata de um mecanismo. Logo, não é algo que conseguimos controlar. Sendo assim, com o acompanhamento terapêutico, podemos através de uma redução fenomenológica, te ajudar a entender o que está por trás dessa deflexão e a experimentar outras formas de estar presente no contato. Na Gestalt, o objetivo não é eliminar o mecanismo, mas ampliar sua consciência para que ele não mais te comande de forma automática.
Dra. Ana Paula Porto
Psicólogo
Rio de Janeiro
Dificuldade em manter diálogo com o parceiro pode estar ligada a distração, ansiedade ou bloqueios emocionais. A psicoterapia ajuda a compreender essas dificuldades, desenvolver atenção plena e melhorar a comunicação no relacionamento. A terapia de casal também pode apoiar na criação de diálogos mais significativos e na construção de conexão emocional. Abordagens como a Gestalt-terapia, a psicologia sistêmica e a psicologia positiva fortalecem vínculos e atenção mútua.
Se você sente que a falta de diálogo está afetando a relação, buscar terapia de casal é um passo importante para reconectar e fortalecer o relacionamento.
Ola.
É difícil dar alguma orientação sem uma análise do que pode estar acontecendo. Me parece que há uma barreira entre vocês 2 que não permite que tenham contato real e profundo um com o outro, ficando apenas na superficialidade e impessoalidade. Deve ser muito difícil para vcs 2 conviver assim.

A terapia de casal é uma possível saída para essa situação para pelo menos tentar entender o que aconteceu na relação de vcs.
Se precisar, entre em contato. Estou a disposição.
Abraços.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? O que você descreve acontece com mais frequência do que parece, mas quando se repete pode trazer a sensação de distância dentro da relação. Muitas vezes esse “ficar no mundo da lua” não é falta de interesse, mas sim um sinal de que sua mente está sobrecarregada, dispersa ou até emocionalmente cansada. É como se o cérebro estivesse tentando economizar energia, desviando a atenção do presente para outros pensamentos ou preocupações.

Isso pode gerar ruídos na comunicação do casal, porque a outra pessoa sente que não é ouvida de verdade, e você, por sua vez, pode acabar com a impressão de que não consegue se conectar. O diálogo no relacionamento não é só sobre ter assunto, mas sobre estar disponível emocionalmente para escutar, sustentar o silêncio, reagir às falas e construir a conversa juntos.

Talvez ajude você se perguntar: o que costuma ocupar sua mente nesses momentos em que sua esposa fala? Existe algo que esteja sugando sua energia ao ponto de dificultar a atenção? E como acha que ela se sente quando percebe que você se desliga? Essas reflexões podem abrir espaço para compreender melhor o que está por trás desse distanciamento.

Na terapia, é possível trabalhar estratégias para ampliar a presença no aqui e agora, fortalecer a escuta ativa e reconstruir a sensação de proximidade no vínculo. Pequenos passos nesse sentido podem transformar bastante a forma como vocês se conectam no dia a dia. Caso precise, estou à disposição.
Ficar constantemente no mundo da lua pode ser sinal de estresse crônico, transtorno de ansiedade, depressão leve, déficit de atenção (em adultos, muitas vezes não é diagnosticado).
Se isso estiver afetando outras áreas da sua vida, talvez seja bom conversar com um psicólogo.
 Stephanie Von Wurmb Helrighel
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
O que você descreve é mais comum do que imagina. Muitas vezes, quando nos sentimos “fora do ar” na conversa com alguém que amamos, não é falta de interesse, mas um sinal de que existe algo dentro de nós pedindo atenção. Pode ser excesso de preocupações, dificuldades em lidar com a intimidade ou até um modo inconsciente de se proteger do contato emocional mais profundo.

O problema não é só “não ter assunto”. É o silêncio que se instala entre vocês, e o quanto isso pode gerar distância no relacionamento. Estar presente em uma conversa vai muito além de ouvir palavras — é sentir, se conectar, sustentar o olhar. Se isso tem sido difícil, é porque talvez você também precise de um espaço para se escutar e se entender primeiro.

A boa notícia é que isso pode ser transformado. É possível reconstruir a presença, aprender a escutar de verdade e resgatar a intimidade. Mas, para isso, é preciso olhar para o que acontece dentro de você, e não apenas para o que acontece na conversa com ela.

Eu ofereço um espaço terapêutico para que você compreenda melhor essas fugas, esse “mundo da lua”, e possa reencontrar a capacidade de se conectar de forma genuína com a sua parceira e consigo mesmo. Se sentir que faz sentido, te convido a começar esse caminho comigo.

Grande abraço.
Olá, como vai? Sugiro que você procure por um psicólogo para você falar sobre seus sentimentos em relação a sua esposa. Você poderá identificar se é uma questão sua, da forma em que você se comunica com as pessoas ou é algo da relação de vocês.
Espero ter ajudado. Fico à disposição.
Olá, talvez o passo inicial é você compreender o que está acontecendo na relação. Desde quando nota essa desconexão? Como se sente quando estão interagindo? Quais suas expectativas no relacionamento?
Espero que essas questões te ajude a identificar a melhor maneira de lidar.
Dra. Kelli Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Melhor coisa é conversar com ela sobre a questão de como se sente. A comunicação do casal é o mais importante no relacionamento.
Além disso, você pode tomar algumas atitudes práticas como observar quais assuntos ela gosta, quais temas são recorrentes nas tentativas de diálogo dela e também focar nela enquanto ela conversa, sem estar com celular ou televisão ligada, tentando estimular a atenção plena, escuta ativa, estando presente na comunicação.

Também é importante procurar apoio profissional para entender esses processos e atentar para situações mais intensas, como algum transtorno.
 Rafael Magalhães
Psicólogo
Belo Horizonte
Essa dificuldade pode estar mostrando não só um problema de comunicação, mas também como você tem se sentido em relação a si mesmo e ao seu relacionamento. Estar ‘no mundo da lua’ pode ser um sinal de cansaço, preocupação ou até de distância emocional. Um bom começo é tentar se colocar no momento presente quando estiver com ela, escutando de fato o que está sendo dito. Isso exige treino, mas pode mudar muito a relação. Conversar sobre o que está acontecendo dentro de você também pode ajudar a entender de onde vem esse desligamento e como resgatar a conexão.
Olá! Percebo o quanto deve ser frustrante sentir essa dificuldade de se conectar nas conversas com sua esposa, e é muito bom que você esteja buscando formas de melhorar isso. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), podemos trabalhar juntos para entender o que está por trás desse "mundo da lua" – talvez sejam pensamentos automáticos, estresse ou até dificuldade em manter o foco – e desenvolver estratégias práticas, como técnicas de escuta ativa ou exercícios para estar mais presente no momento.

Não é sobre "consertar" você, mas sim encontrar formas de fortalecer a comunicação no seu relacionamento de maneira leve e natural.

Que tal começarmos com pequenos passos, como tentar ouvir sua esposa por alguns minutos sem se distrair, notando o que ela diz com curiosidade?
 Larissa Zani
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá. Importante entender se é só com a sua esposa que tem esse comportamento ou se é com qualquer assunto que não te interesse.
Você se perde em pensamentos com frequência?
Na terapia é possível entender se seus comportamento é persistente, se dá parte de um conjunto de comportamentos, se você tinha a mesma reação na infância ou apenas nos últimos 6 meses.
Você tem dificuldade em se manter focado em programas/cursos?
Ideal fazer terapia para se conhecer melhor, entender os padrões e fazer as mudanças necessárias.
O ponto principal da terapia é querer mudar, aceitar e agir. Isso pode mudar completamente o seu casamento.
Essa situação ocorre apenas nessa relação? Dificuldades de comunicação no casal muitas vezes estão ligadas a algo mais profundo do que a falta de assunto — podem refletir cansaço emocional, ansiedade, distração ou até conflitos não elaborados. A sensação de “desligar” ou “ficar no mundo da lua” pode ser uma forma inconsciente de se afastar de algo que esteja acontecendo e que nem sempre está evidente.

Buscar acompanhamento psicológico é importante para entender o que está por trás desse distanciamento e recuperar a possibilidade de estar presente na relação. Em alguns casos, a terapia de casal também ajuda a reconstruir a escuta e o diálogo.

Estou à disposição.
Esse comportamento é só com sua esposa? Oriento psicoterapia para investigar a desatenção e se autoconhecer.
O que você descreve é mais comum do que parece e pode estar relacionado a padrões de atenção, ansiedade ou dificuldades de comunicação. A psicoterapia oferece um espaço seguro para entender esses comportamentos, identificar gatilhos e aprender estratégias para se envolver mais nas conversas e se sentir presente no relacionamento. Com o acompanhamento adequado, é possível desenvolver habilidades de atenção, escuta ativa e comunicação, tornando o vínculo com sua parceira mais próximo e satisfatório. Se quiser, podemos agendar uma consulta para iniciar esse processo de forma personalizada.
O que você descreve pode estar relacionado a dificuldades de atenção, desconexão emocional ou até mesmo a um quadro de estresse, ansiedade ou sobrecarga mental. Quando estamos mentalmente cansados, preocupados ou emocionalmente distantes, é comum “desligar” durante as conversas e ter dificuldade em se conectar verdadeiramente com o outro.

A psicoterapia pode ajudar você a entender o que está acontecendo — se há dificuldade de concentração, falta de interesse, tensão no relacionamento ou sintomas de ansiedade — e desenvolver estratégias práticas para melhorar a atenção, a escuta ativa e a comunicação afetiva.

Um bom primeiro passo é observar em quais momentos isso ocorre com mais frequência: após um dia cansativo, em temas de conflito, ou mesmo quando não há motivação. Essas informações ajudam muito no processo terapêutico.

Buscar ajuda demonstra disposição para melhorar a relação e cuidar da saúde emocional — o que já é um passo muito importante.
Olá!
Recomendo que você avalie os assuntos que estão conversando para ver se tem interesse neles. Sei que nem sempre é bom conversarmos somente pelo que nos interessamos, mas pode ser bacana para vocês se reconectarem algum assunto em comum que vocês tenham interesse.

Outra ferramenta que pode te ajudar é com relação à sua atenção. A atenção plena (mindfulness) é uma ferramenta muito boa para que você não se desligue durante as conversas.
Olá! É comum se sentir desconectado em algumas conversas, especialmente quando estamos preocupados ou distraídos. Tentar se concentrar no que ela diz, perguntar sobre o que ela está sentindo e compartilhar seus próprios pensamentos de forma consciente pode ajudar

Técnicas de atenção plena (mindfulness), exercícios de escuta ativa e pequenas práticas de foco podem ajudar a estar mais presente. O acompanhamento psicológico pode ser útil para explorar essas dificuldades e encontrar estratégias para melhorar a comunicação e o vínculo com sua parceira.
Pode ser que, mais do que “falta de assunto”, o que esteja acontecendo é uma dificuldade de estar realmente presente na relação, isso pode ter a ver com distrações internas, pensamentos, preocupações ou até defesas inconscientes que te afastam do contato emocional com o outro. Às vezes, ouvir o que o outro diz desperta algo desconfortável, e a mente “foge” como uma forma de se proteger. O primeiro passo é perceber esse movimento, sem se culpar. Tentar escutar de verdade, mesmo que venha o impulso de se desligar. Acredito que vale buscar um espaço terapêutico pra entender o que te faz se desconectar, geralmente, isso fala de algo mais profundo do que parece.
Isso acontece com mais gente do que parece e nem sempre tem a ver com falta de interesse. Pode estar ligado à distração, cansaço ou dificuldade de atenção. Uma forma de melhorar é praticar a escuta ativa: se concentrar no que ela fala, repetir mentalmente ou para si mesmo partes da conversa, e permitir pequenos momentos de pausa antes de responder. Conversar com um psicólogo também pode ajudar a entender o que está causando esse desligamento e desenvolver estratégias para se conectar melhor.
 Lucia Bianchini
Psicólogo
Rio de Janeiro
O que você descreve mostra o quanto está difícil manter a conexão dentro da relação. Às vezes, essa distância não é falta de interesse, mas um sinal de que algo precisa ser olhado com mais calma. O que será que tem te deixado distante ou distraído, e o que acontece dentro de você nesses momentos? Falar sobre isso em um espaço terapêutico pode ajudar a compreender melhor o que está acontecendo e a reencontrar o caminho da conversa e da presença no relacionamento.
 Gabriela de Almeida Martins
Psicólogo, Psicopedagogo
Rio de Janeiro
O que você está sentindo é mais comum do que parece. Às vezes, a dificuldade em conversar com a parceira não vem de falta de interesse, mas de distração, cansaço mental ou até da forma como o cérebro processa as informações. Pode acontecer de a pessoa estar presente fisicamente, mas a mente estar em outro lugar e isso faz com que a conversa perca o ritmo, gere respostas fora de contexto ou silêncio.
Uma boa forma de começar a mudar isso é tentar diminuir distrações quando forem conversar, como desligar o celular ou a televisão. Isso ajuda a concentrar melhor. Também é importante ser sincero: se você perceber que está disperso, vale dizer com calma algo como “quero te ouvir, mas agora estou meio desligado, posso te ouvir daqui a pouco com mais atenção?”. Isso mostra respeito e evita que ela interprete como desinteresse.
A desconexão na conversa com a parceira pode estar relacionada a distração mental, cansaço emocional ou dificuldade em lidar com a intimidade. Quando o outro fala e a mente se distancia, há algo mais profundo sendo evitado, muitas vezes por medo de confronto, rejeição ou de não saber o que dizer. A psicoterapia pode ajudar a identificar esses bloqueios e a resgatar a presença emocional na relação. Aprender a escutar e a se comunicar com autenticidade é o que devolve vitalidade ao vínculo. Falar de forma verdadeira vale mais do que buscar o assunto certo.
Isso acontece apenas quando sua mulher conversa com você ou acontece com outras pessoas também? Estar "no mundo da lua" pode significar muitas coisas, até mesmo um déficit de atenção. Tente pensar como isso funciona na sua vida, como era na escola, como é no trabalho...fazer terapia pode ser um caminho para elaborar as habilidades sociais que envolvem a comunicação.
 Nilzelly Martins
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sabe, quando alguém diz “não consigo conversar com a minha mulher”, muitas vezes não se trata apenas da falta de assunto.

Pode haver algo mais profundo acontecendo, um afastamento interno, um silêncio emocional que foi se instalando aos poucos, talvez sem que vocês percebessem. Às vezes, estar “no mundo da lua” diante do outro é uma forma inconsciente de se proteger de algo que dói: o medo do conflito, o cansaço, a sensação de não ser compreendido, ou até o desconforto de olhar para o que já não está funcionando entre vocês.

Mas o afastamento emocional também pode ser um sinal de esgotamento, de rotina, ou simplesmente da dificuldade de sustentar a presença real diante do outro e de si mesmo. Conversar, no sentido mais profundo, não é apenas trocar palavras: é se deixar afetar, é permitir que o outro exista em você.

E para isso, às vezes, é preciso antes reaprender a se escutar, perceber o que você sente, o que te angustia, o que te distancia. A análise pode ser esse espaço: um lugar onde você descobre o que silenciou em você e o que te impede de estar presente nas suas relações. Porque quando começamos a nos ouvir de verdade, o diálogo com o outro também se transforma.
Podem haver, apesar de pouca informação, fatores psicológicos anteriores, interferindo. Pode estar em estresse por algum contexto em que pertence, pode estar desenvolvendo algum transtorno. Precisa fazer consulta para avaliar melhor. Psicoterapia para acompanhar.
O que você descreve pode estar relacionado a dificuldades de atenção e conexão emocional, muitas vezes associadas ao estresse, ansiedade, pensamentos acelerados ou até à falta de escuta ativa algo comum em muitos relacionamentos.
Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), trabalhamos para compreender o que acontece internamente nesses momentos:
 Identificar pensamentos automáticos (por exemplo: “não sei o que dizer”, “ela vai me criticar”, “estou cansado demais para conversar”);

Treinar presença e atenção plena (mindfulness) — aprender a estar no momento, ouvir com interesse e responder com intenção;
 Desenvolver habilidades de comunicação empática, que fortalecem o vínculo e reduzem ruídos no diálogo.
O tratamento ajuda a restaurar o sentimento de conexão e sintonia, permitindo que a relação se torne mais leve e afetiva.

Procure um psicólogo especializado em TCC esse tipo de acompanhamento pode transformar a maneira como você se relaciona consigo mesmo e com sua parceira.
Olá! O que você descreve — esse “desligar-se” no meio da conversa, sentir que não consegue estar presente — costuma ter um peso emocional maior do que parece. Às vezes, não se trata de falta de assunto, mas de uma dificuldade em sustentar o vínculo quando algo do outro nos afeta mais do que percebemos.

Na psicanálise, investigamos justamente esse ponto: o que faz você se desconectar? O que está em jogo quando o silêncio ou a distração aparecem? Compreender isso é o primeiro passo para resgatar uma presença mais viva nas relações.

Se você tem se sentido distante, mesmo sem querer, agende uma sessão comigo. Juntos, podemos entender o que se repete e abrir espaço para um novo modo de se relacionar.
 Mariana de Sousa Aguilar
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Olá, não é possível saber o que fazer, sem antes pensar no que mais poderia estar relacionado a essas nomeações que você trouxe, a dinâmica de vocês como casal, em que momento isso se iniciou. São muitas questões que podem ser pensadas em um processo psicoterapêutico.
 Diego Santos Vigato
Psicólogo
São Bernardo do Campo
O que você descreve pode acontecer por diferentes motivos, e o mais importante é reconhecer — como você fez — que algo na comunicação do casal não está fluindo bem.

Quando a mente “desliga” ou se dispersa durante uma conversa, muitas vezes há fatores emocionais por trás, como cansaço mental, estresse, ansiedade ou dificuldade de lidar com temas que exigem mais envolvimento afetivo. Nessas situações, o corpo está presente, mas a atenção não acompanha, e isso gera a sensação de desconexão no diálogo.

Um bom passo inicial é observar em que momentos isso acontece: se é quando a conversa envolve emoções mais profundas, temas delicados ou mesmo no dia a dia. Praticar a escuta ativa, ou seja, ouvir atentamente sem pensar na resposta imediata, pode ajudar a melhorar a sintonia.

Também pode ser útil iniciar um acompanhamento psicológico individual, para compreender as causas dessa dificuldade e desenvolver estratégias de atenção e presença emocional. À medida que você se entende melhor, a comunicação tende a se tornar mais natural e genuína.
Às vezes, essa sensação de “estar no mundo da lua” pode aparecer quando há muita coisa passando por dentro - cansaço, preocupações, ou mesmo dificuldade em se conectar com o momento presente. E isso pode acabar gerando um distanciamento na conversa, mesmo sem intenção.

Um bom começo é tentar perceber como você se sente quando está com ela: entediado, ansioso, distraído, inseguro? Entender isso ajuda a descobrir o que está por trás do silêncio. Também pode ser útil criar momentos mais leves juntos, sem a pressão de “ter assunto”, apenas pra compartilhar tempo, olhar, presença.

Com o tempo, a conversa tende a voltar a fluir quando há espaço pra se reconhecer e ser genuíno na relação - sem precisar forçar o diálogo, mas permitindo que ele aconteça a partir de vocês dois.
Olá, boa tarde.

É importante ter uma postura reflexiva sobre seu relacionamento e acredito que um espaço no qual você pode desenvolver essa reflexão seria em um ambiente terapêutico. Na psicanálise, trabalhamos com o objetivo de investigar a faceta inconsciente das emoções humanas. Desejos, pensamentos ou fantasias inconscientes perpassam nosso cotidiano, influenciando nossas relações e personalidade de forma despercebida. Logo, caso alguém tenha essa curiosidade de saber mais sobre si mesmo, sempre recomendo a terapia. Obrigado.
 Felipe Lima
Psicólogo
São Paulo
Esse tipo de desconexão no diálogo pode acontecer por vários motivos e quase sempre tem menos a ver com falta de interesse e mais com sobrecarga emocional, cansaço mental ou dificuldade de manter presença no momento da conversa. Não é um comportamento incomum, mas merece atenção para que o vínculo entre vocês não se desgaste.

Algumas orientações que podem ajudar:

Procure identificar quando isso acontece. É em momentos de cansaço, estresse, depois do trabalho, quando o assunto envolve sentimentos ou conflitos? Nomear o contexto já traz clareza.

Avise quando estiver distraído. Dizer algo como “eu me perdi agora, pode repetir?” ou “estou com a cabeça cheia, preciso de um minuto para te ouvir melhor” ajuda a evitar interpretações negativas e mostra que você está tentando estar presente.

Estabeleça pequenos rituais de conversa. Pode ser um momento curto do dia em que vocês se desconectam das telas e se escutam com calma. Não precisa ser algo profundo de imediato. Às vezes, criar um espaço mais leve já facilita a conexão.

Pratique escuta ativa. Tente olhar nos olhos, repetir uma parte do que ela disse ou fazer uma pergunta simples. Isso ajuda a sua mente a se manter no foco e mostra que você está se esforçando.

Observe seu emocional. Se você anda sobrecarregado, ansioso ou com dificuldades de concentração em outras áreas da vida, isso pode estar impactando o relacionamento também. Nesses casos, buscar acompanhamento psicológico pode ajudar muito a reorganizar esse espaço interno e recuperar sua presença no cotidiano.

A convivência se fortalece quando existe intenção de melhorar. E o fato de você estar procurando entender o que está acontecendo já mostra que quer reconstruir essa ponte com ela.
O desconforto emocional (tristeza, ansiedade, raiva) se torna um problema clínico quando ele se torna desadaptativo, ou seja, quando apresenta Disfunção, Duração e Intensidade desproporcionais ao evento. Se esse sofrimento impede você de realizar atividades essenciais na vida diária (trabalho, estudo, autocuidado, relações sociais) e este estado persiste por um tempo muito além do esperado. Tendo essas características é necessário intervenção profissional para avaliar a causa e tratar.
Olá! Entendo como isso deve estar te incomodando, ainda mais dentro do casamento.

Quando você descreve que “desliga”, muda de assunto ou responde algo nada a ver, isso pode ter relação com vários fatores: cansaço, ansiedade, preocupações, dificuldade em lidar com o que o outro traz ou até um certo “bloqueio” emocional na relação. Não é falta de amor, mas um jeito de se afastar sem perceber.

Algumas coisas que podem ajudar:

Falar abertamente com ela sobre essa dificuldade, sem se culpar, mas assumindo responsabilidade.

Criar momentos sem celular, TV ou distrações, só para conversar, nem que seja por 10–15 minutos por dia.

Perceber em que momentos você “sai do ar”: é quando o assunto é crítico, emocional, cobrança, rotina? Isso dá pistas importantes.

Mas, para entender de fato por que isso acontece com você, o mais indicado é iniciar uma psicoterapia. Em análise, é possível investigar o que está por trás desse “desligar”: medos, defesas, padrões antigos de relacionamento… e, a partir disso, construir formas mais maduras de estar na relação e na conversa com a sua esposa.

Se sentir necessidade, busque ajuda profissional.
O que você descreve se perder nos próprios pensamentos, desligar enquanto ela fala, mudar de assunto sem perceber costuma acontecer quando a mente está sobrecarregada. Na TCC, trabalhamos justamente para entender o que tira sua atenção, reorganizar esses processos e melhorar a comunicação no dia a dia.
Um bom caminho é começar pela terapia individual, para entender as causas desse “desligar”. A partir dessa avaliação, o psicólogo pode orientar se vale incluir terapia de casal também, para ajustar a forma como vocês se escutam e se conectam.
Essa combinação costuma trazer clareza, leveza e melhora real no vínculo. Se fizer sentido, estou à disposição para te acompanhar.
Dra. Dayse Ferreira
Psicanalista, Psicólogo
São José dos Campos
Olá, Como vai?

Quando você diz que não consegue conversar com sua mulher, que se perde, muda de assunto ou fica “desligado”, isso costuma ser um sinal de que algo dentro de você está sobrecarregado ou evitando entrar em contato com certas emoções.

Às vezes, não é falta de interesse na pessoa — é dificuldade de estar presente porque a cabeça está tentando se proteger de conflitos internos, cansaço emocional ou assuntos que você mesmo ainda não sabe nomear.
Em vez de forçar uma conversa perfeita, o primeiro passo é se perguntar o que acontece com você nesses momentos, o que te desconecta, o que te deixa tão distante. É um movimento silencioso que merece cuidado, não cobrança.

A terapia pode te ajudar a entender por que esse afastamento acontece e o que está sendo “calado” quando você se desliga.
Com tempo, você vai descobrindo uma forma mais verdadeira e leve de se colocar na relação, sem essa sensação de falha constante. Se você quiser, posso te acompanhar nesse processo.
O que você descreve pode acontecer por vários motivos, desde dificuldade de atenção até sinais de estresse elevado, fadiga mental ou problemas na dinâmica do casal. Quando a mente está sobrecarregada, é comum “desconectar” durante conversas importantes, interromper com temas aleatórios ou ter dificuldade de manter o foco no que o outro diz.

Um primeiro passo é observar em quais momentos isso acontece e se há fatores como cansaço, irritabilidade, ansiedade ou falta de tempo de qualidade juntos. Criar pequenos rituais de conversa sem distrações ajuda muito: celular afastado, ambiente tranquilo e períodos curtos de diálogo em que você se compromete a estar presente.

Se essa dificuldade é frequente ou está afetando o relacionamento, vale buscar uma avaliação clínica com psicólogo para entender se há questões de atenção, estresse crônico ou padrões de comunicação que precisam ser trabalhados. A terapia de casal também pode ajudar a reorganizar a forma de conversar, melhorar a escuta e reconstruir conexão.
Olá.
Essa sua dificuldade em conversar acontece com outras pessoas do seu convívio ou é algo específico entre você e sua esposa? Porque se for de forma geral, há uma desatenção que pode lhe prejudicar em várias áreas da vida, mas se for algo mais específico com sua esposa, pode ser algo da relação conjugal. Uma sessão com um psicólogo pode lhe ajudar nesse momento.
Bom dia!
Durante o decorrer das nossas histórias, por vezes acabamos nos afastando e, por outras, nos reaproximando dos nossos entes queridos. É um processo normal das relações humanas. Se você está sofrendo com isso, é fundamental buscar a ajuda de um psicólogo!
Olá! Acredito que podemos pensar em dois aspectos importantes nesse caso. O primeiro é: Por qual motivo você está desatento e desengajado com a sua esposa? Pode ser que existam componentes da relação que poderiam ser melhorados para aumentar a conexão entre vocês, como por exemplo a execução de atividades juntos que sejam prazeirosas para ambos, talvez algum hobby compartilhado!
Segundamente, podemos investigar se essa falta de atenção afeta outras áreas da sua vida e não apenas o seu relacionamento. Se for esse o caso, seria interessante a investigação de transtornos como o TDAH (transtorno do déficit de atenção) ou até mesmo a depressão, que são transtornos que afetam a capacidade de estar no momento presente.
 Daniela Boudakian
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Caro anônimo, é muito comum tentarmos resolver isso forçando 'pautas' ou assuntos, mas o que você descreve parece menos um problema de comunicação e mais um mecanismo de defesa inconsciente.

​Quando você diz que vai para o 'mundo da lua' ou muda de assunto bruscamente, pode ser que, psiquicamente, ouvir o outro (e se fazer presente de verdade) esteja sendo sentido como algo ameaçador ou exaustivo para você. Essa desconexão funciona como uma proteção. Talvez haja um medo não dito de não saber o que responder, de ser cobrado, ou simplesmente uma dificuldade de lidar com a intimidade que o diálogo exige.

Um bom trabalho psicanalítico poderia lhe ajudar a entender: do que exatamente você está fugindo quando ela começa a falar? Ao investigar esse bloqueio, a conversa deixa de ser um esforço e volta a ser um encontro.

Boa sorte no percurso.
Isso pode acontecer por cansaço, estresse ou dificuldade de se concentrar no momento presente. Tente reconhecer quando se desconecta e comunicar isso a ela, buscando conversas em momentos mais tranquilos. Se isso estiver frequente, o acompanhamento psicológico pode ajudar a entender a causa e melhorar a comunicação.

Especialistas

Carla Ribeiro de Queiroz

Carla Ribeiro de Queiroz

Psicólogo, Psicanalista

São José dos Campos

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.