A tapioca faz emagrecer?

12 respostas
A tapioca faz emagrecer?
Um alimento isolado não faz emagrecer.Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa possui cerca de 70 calorias.Por ser um alimento que contém poucas fibras e por ser uma farinha refinada possui alto índice glicêmico ( Estimulando uma rápida liberação do hormônio insulina no sangue, o que tende a favorecer o acúmulo de gordura.A tapioca pode ser associada a uma boa fonte de fibras no seu preparo, exemplo da aveia e uma dica para controlar o índice glicêmico da tapioca é recheá-la com alimentos com proteínas,exemplo de frango, queijos entre outros.

Nenhum alimento tem o poder de emagrecer.

A tapioca é um alimento de alto índice glicêmico (o que faz liberar uma grande quantidade de açúcar no sangue). Porém a tapioca ajuda a manter saciedade por mais tempo.
Nenhum alimento engorda ou emagrece, desde q seja consumido com moderação, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tapioca tem alto índice glicêmico e não emagrece, o q podemos fazer é ajustar em algum momento do seu dia, com estratégias pra diminuir um pouco o índice glicêmico da mesma e a quantidade.
Um único alimento isolado não faz ninguém emagrecer.
A composição do dia alimentar faz toda a diferença, causando balanço energético negativo. Adicionar alimentos ricos em antioxidante ajuda a prevenir os radicais livres.
Não é o uso de um alimento que faz emagrecer, mas sim toda a composição da rotina alimentar de uma pessoa. Um alimento pode contribuir para o ganho ou redução de peso, dependendo da quantidade ingerida, horário, frequencia, etc. O correto é não recorrer a um só alimento "milagroso" e esperar que ele te faça emagrecer, o que trará resultados é uma dieta balanceada e composta de alimentos de verdade e em proporções alinhadas com seu peso, altura e nível de atividade física. Consulte um nutricionista e aprenda a se alimentar melhor!
Apesar do modismo dietético ter colocado: tapioca, batata doce, peito de frango e castanhas como os "queridinhos" para quem busca um peso ideal. Um alimento ou conjunto dele, por si só não irão promover redução ponderal de forma saudável e equilibrada. Mesmo a tapioca ser isenta de gluten não a torna mais vilã que um pãozinho por exemplo( pois ambos apresentam índice glicêmico elevado - levando a alterações na glicose sanguínea ). É muito importante combinar a massa da tapioca com outros ingredientes que contém fibra : farinha de linhaça ou gergelim ; que irão promover uma maior saciedade e controle glicêmico. É FUNDAMENTAL que aprenda a se alimentar de forma correta afim de que não se torne uma constante tortura o consumo de alimentos presentes em dietas restritivas.
Tapioca tem o índice glicêmico mais alto que o açúcar de cozinha. O polvilho é uma farinha refinada. Eu optaria por um alimento com um índice glicêmico moderado, como o pão de centeio.
O índice glicêmico é a velocidade com que o carboidrato chega na corrente sanguínea na forma de glicose. Quanto mais alto o índice glicêmico, maior essa velocidade e maior será o pico de insulina. A insulina é o hormônio que o pâncreas excreta para que a glicose ingerida entre nas nossas células. Sempre que insulina está em altas concentrações, nosso organismo estoca gordura. Então, evite alimentos cujos carboidratos têm o índice glicêmico alto.
Na realidade não, muitas pessoas tiveram essa ideia e por isso que veio a moda de tirar o pão e substituir pela tapioca, sendo que quando comparamos a mesma quantidade de tapioca que pe utilizada normalmente, ela tem uma quantidade calórica similar ao pão. Aí muitas pessoas ficam consumindo um alimento que nem liga tanto por achar que vai dar resultado! Sendo que na realidade, o que faz emagrecer é um contexto alimentar ajustado: Déficit calórico, junto com algumas periodizações nutricionais. Se precisar de alguma coisa, pode me mandar mensagem: @eduardomonteironutri
Olá,
a tapioca é um grande mito alimentar. Se você não é celíaco ou tem alergia ao glúten, não indico o consumo da tapioca com o intuito de facilitar o emagrecimento. Isso porque a goma de tapioca além do seu elevado índice glicêmico, também é muito calórica. Muito fatores estão envolvidos no processo de emagrecimento, como cálculo energético e necessidades nutricionais, mas como dica, indico aumentar sua ingestão de fibras como carboidratos integrais (pão integral, arroz integral), verduras, frutas com casca e bagaço e sementes como chia e linhaça.

Espero ter ajudado!
A tapioca por ela somente não favorece o emagrecimento, mas ela pode ser uma alternativa em seu cardápio sim, basta adicionar fibras na goma da tapioca. Para 2 colheres de sopa cheias de tapioca, adicione 1 colher de chá rasa de semente de chia, linhaça (pode ser um mix das duas). No recheio opte por frango desfiadinho ou ovo, deixando sua refeição mais nutritiva e equilibrada. As quantidades adequadas para vc são baseadas em cálculos de sua composição corporal gerados na consulta nutricional. Um plano alimentar elaborado só pra vc, respeitando sua rotina e preferências, te deixaria em segurança para se alimentar e esclarecer suas dúvidas. Estou a disposição.
Olá, tudo bem?
Nenhum alimento de forma isolada tem o poder de emagrecer ou engordar o indivíduo, mas sim, o que você faz no seu dia-a-dia e na maior parte do tempo. Pensando na tapioca no processo de emagrecimento, é interessante combiná-la com uma fonte de proteína, para que lhe proporcione saciedade por mais tempo e assim reduza o seu índice glicêmico.
Uma sugestão, é fazer uma crepioca (ovo + tapioca) e rechear com frango, ou carne magra, ou atum. Acrescentar salada (alface e tomate), irá agregar mais sabor e aumentar o teor de fibras, contribuindo assim, para o funcionamento do intestino, o que é de grande importância para o emagrecimento e saúde intestinal.
Olá tudo bem?
Nenhum alimento isolado vai engordar ou emagrecer, assim como não tem alimento vilão ou mocinho, o que existe é uma mudança no estilo de vida, aos poucos para chegar ao objetivo alcançado.
Portanto, a tapioca não engorda nem emagrece, no entanto, você colocando recheio proteico como queijo, ovos, frango desfiado (dentre outros) numa quantidade adequada para você, não irá te engordar, principalmente quando associado À pratica de exercícios físicos frequentes.
A proteína gera saciedade e junto com o carboidrato da tapioca, torna-se um aliado.
Se você colocar salada para acompanhar vai oferecer fibras no seu lanche, diminuindo o índice glicêmico junto da proteína, gerando ainda mais saciedade.
OBS.: Índice glicêmico é um valor de 0 a 100 que expressa o aumento da glicose sanguínea quando um determinado alimento é consumido. Dessa maneira, o IG se baseia numa quantidade fixa do alimento, comparando-o com um alimento de referência.

Espero ter ajudado, abraços.