Compulsão alimentar

91 respostas
Eu acho que estou com transtorno alimentar, não consigo parar de comer, tem dia que consigo não comer nada mais se encostar em um chocolate não paro como biscoitos recheados sanduíches leite em pó. E depois fico muito mau pois malho é caminho para nada e quanto mais frustrada eu fico mais como.Ja tive envolvimento com drogas me tratei é hj estou viciada em comida. O que me aconselham?
O diagnóstico de um transtorno alimentar é um pouco mais complexo do que é possível entender das informações que você passou, mas é possível sim. Creio que a primeira coisa a fazer seria buscar um diagnóstico preciso, com um psiquiatra, de modo a entender o que está ocorrendo exatamente e pensar em um modo de tratamento, seja ele farmacológico ou não.
Provavelmente será importante uma abordagem multidisciplinar, envolvendo também nutricionista e terapia, mas creio que o primeiro passo é entender exatamente o que está acontecendo, e é uma condição inicial necessária para o restante.

Estar “viciada em comida” é uma condição mais comum do que se pensa. Contudo sempre é possível reverter este processo. Como bem foi dito pela paciente, houve uma substituição de um procedimento por outro. Na área de Nutrição, vários são os caminhos para o controle da Compulsão Alimentar: por esta razão, o diálogo estabelecido durante a consulta, a Anamnese Alimentar e a leitura e interpretação de dados de Exames Bioquímicos do(a) paciente, serão decisivos para o diagnóstico e estratégia de tratamento.
Olá . Você precisa procurar tratamento o quanto antes, com uma equipe que irá te auxiliar, tanto na parte psicológica quanto nutricional. É muito comum que quando não tratada da forma correta, uma compulsão passa para outra. É um círculo vicioso. E hoje, você está atribuindo uma responsabilidade na comida muito maior do que precisa ser, devido algum fator muito forte na vida emocional .
Caso tenha interesse, a partir de fevereiro, irei montar um grupo de Whatsapp com Nutricionista, educador físico e Psicólogo, para trabalharmos juntos nesta questão . Mas é claro que o atendimento presencial no seu caso agora, é primordial.
Qualquer coisa estou a disposição.
O vício em drogas e em comida atuam nos mecanismos cerebrais de forma muito parecida, e pelo que você relata você apresenta atualmente episódios de compulsão alimentar. É importante que você procure ajuda profissional, a psicoterapia é eficaz para tratar o comportamento compulsivo, e a medicação pode ser indicada no seu caso. Uma avaliação com psicólogo especializado na área de transtornos alimentares vai lhe ajudar.
Olá, vc realmente precisa de ajuda médica psiquiátrica e psicológica.
Coloco-me à disposição !

Bom dia, o melhor a fazer nestes casos é ocupar a mente, quando a vontade de comer vir, distorce o pensamento, faça sempre este exercício.
Olá.
A compulsão funciona dessa forma, como vários buracos e se você tampa um abre em outro, você tampou o das drogas e abriu o do alimento. a não ser que o tratamento busque a origem dessa compulsão, qual o motivo da ansiedade, que você busca com a psicoterapia. Espero ter ajudado.
Olá, vc faz terapia? Aconselho que procure um profissional para ajudar. Já ouviu falar em Terapia Cognitivo Comportamental? Trabalha-se com os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Procure um psicólogo com essa especialidade acredito que pode te ajudar.
Te aconselho a buscar ajuda com tratamento psicológico e nutricional para tratar o motivo da sua compulsão alimentar e auxiliar quanto ao que comer e assim você poder reestabelecer sua relação com a comida.
Bom dia! Recomendo que você faça um processo completo de coach de emagrecimento para mudar as suas engrenagens cerebrais e você conseguir mudar definitivamente seus hábitos. Nesse caso, não é consulta de nutrição e sim um método que vai mudar seus hábitos. Estou à disposição!
Você pode aprender desistir. Já aprendeu no passado, com respeito a drogas. O alvo é de você mesma ser dona dos seus sentimentos e do seu comportamento. A presente, você não é, pois é a comida que manda em você. Veja o poder que você está dando sobre você à comida e ao seu desejo de comer: Você chama este poder de “transtorno.” Assim, você lhe dá um nome como se ele tivesse direitos, personalidade própria. Isto não vai lhe ajudar para você mesma se pôr no comando. Melhor seria você compreender o seu desejo e a sua submissão a ele. Vai comprender só falando com alguém em quem você tenha confiança, a respeito do segredo e da capacidade profissional. Uma possibilidade para realizar isto é a psicoterapia tipo humanista, ou a psicanálise.
Você pode estar apresentando compulsão alimentar. Neste caso é preciso avaliar as causas, os gatilhos que a levam à comer em exagero e traçar uma estratégia de tratamento se necessário também com outros profissionais. Procure ajuda especializada.
Olá,
Sim, pode ser um transtorno alimentar, e você mesmo dissevquevquanto mais se frustra mais come, o que nos faz pensar que existe alguma questão emocional que precisa ser trabalhada.
Acho importante procurar por um psicólogo para ter certeza do que realmente está acontecendo.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Olá! Para um diagnóstico preciso é muito importante agendar uma visita a um profissional. Mas para além do diagnóstico, sessões com um profissional podem ajudar a lidar melhor com a questão do comer compulsivamente. Durante o processo você irá desenvolver estratégias para lidar com a compulsão , bem como entender como ela funciona e o que está motivando esse comportamento.
Gostaria de agendar uma consulta?
Bom dia. Não é possível afirmar se você tem ou não um transtorno alimentar sem uma avaliação mais específica e cuidadosa. Porém, é perceptível que existe aí um problema na sua relação com a comida, que gera desconforto e sofrimento. O histórico anterior de dependência de drogas favorece sim o aparecimento de novos comportamentos compulsivos, e eu ficaria atenta a isso. Sugiro procurar um psicólogo para uma avaliação mais completa, determinar um diagnóstico e se for o caso iniciar um acompanhamento! Boa sorte!
Você está vivendo um quadro crítico de compulsão alimentar. A maior dica que posso te dar é procurar um psicólogo. Enquanto você não mudar sua cabeça e a forma de enxergar a comida não conseguirá se livrar dessa compulsão.
Pela discrição do seu texto, pode sim estar havendo compulsão alimentar. Comum em casos de outras dependências em recuperação. O ideal é fazer uma avaliação adequada e posterior acompanhamento psicológico para tratar a dificuldade de controlar a ingesta alimentar nessa fase; provavelmente de aumento de ansiedade por alguma razão. Abç.
O acompanhamento nutricional, com abordagem comportamental, associado à psicoterapia conseguirá te dar suporte para lidar com a compulsão alimentar.
Busque o acompanhamento profissional.
Olá! Você pode estar sofrendo de compulsão alimentar. Precisa entender a real necessidade de comer. Inicialmente um psicólogo com especialização em transtorno alimentar.
Um grande Abraço!
Há grande possibilidade de apresentar transtorno de compulsão alimentar que é caracterizado pela ingestão aumentada de comida, num curto espaço de tempo, sensação de descontrole e culpa após o comer. Deve existir esse padrão alimentar por mais de 3 meses.
Há o ciclo do comer compulsivo que normalmente há um gatilho que o inicia, perda de controle, culpa, insatisfação corporal, ingestão de muitos alimentos e inicia novamente esse ciclo.
A terapia auxiliará a identificar os gatilhos que mantém a compulsão alimentar, modificará pensamento, sentimento e adaptará o comportamento.
Há tratamento eficaz para o seu caso.
Procure profissional especializado em transtornos alimentares para te ajudar, há psicólogos, psiquiatras e nutricionistas que atuam nessa área e
o tratamento indicado é multidisciplinar.
Qualquer dúvida, estou à disposição!
Aconselho buscar psicoterapia.
Olá, aconselho vc procurar terapia cognitivo comportamental e nutricionista funcional!
Parece que substituiu as drogas pela comida. Você tem atualmente uma compulsão alimentar, onde tem a esperança que o sabor dos doces irá anular os sentimentos amargos emocionais que sente ao viver (uma lembrança antiga de quando ainda era bebê e o leite de sua mãe curava tudo). O grande problema é que confundimos emoção com necessidade física.
Um tratamento psicanalítico irá ajudar bastante a descobrir a motivação pela comida podendo até romper com esse modelo.
É possível que esteja com quadro de ansiedade, consequentemente vem a compulsão alimentar. O alimento muitas vezes vem para tampar um buraco, por este motivo é fundamental procurar ajuda de um profissional da Psicologia para entender melhor o momento que está vivenciando.
Procure ajuda. Um tratamento com psicólogo, psicanalista poderá ajudá-la.
Boa sorte.
Olá! É fundamental que procure um profissional para verificar junto com você o que pode estar acontecendo, fazer um diagnostico e a possibilidade de tratamento. Se o transtorno alimentar for diagnosticado o indicado é terapia e em alguns casos acompanhamento com psiquiatra e nutricionista.
Obrigada pela pergunta.
Oi teríamos que investigar melhor esse tema que vc traz do transtorno alimentar e oq está levando vc comer e depois se sentir culpado por isso. Talvez oq vc esteja passando é por um momento delicado em sua vida em que faz com que vc acabe levando o seu stress ou ansiedade para comida. Bom, buscar a ajuda de um profissional que te ajude a equilibrar melhor tuas emoçoes
Olá! Tudo bem? O importante é que você faça um acompanhamento psicoterapêutico para verificar seus padrões comportamentais para estabilizar sua ansiedade e assim diminuir suas compulsões por comida.
Você precisa procurar um profissional para verificar se você realmente está com um transtorno ou só com comportamentos compulsivos. De qualquer maneira, é importante começar a se tratar para que esse quadro seja controlado e não se agrade.
Tanto as drogas, quanto a comida, vem muitas vezes, para suprir outras necessidades que estão faltando. Seria indicado uma terapia, para entender melhor quais são essas necessidades.
Olá. O açúcar tem um grande poder de adicção (vício). Ele promove um bem estar imediato e compasso para comer mais. Depois a sensação é pior, pode ter cansaço, tristeza e vontade de usar mais. Então, é muito similar ao consumo de outras substâncias sim. Se você já fez tratamento para dependência química o caminho é bastante similar. Precisa escrever o que te leva a consumir: ansiedade, tristeza ou outros sentimentos que você queira aliviar. Lidar com seus argumentos sem ir direto ao doce é um treino importante. Se não conseguir sozinha seria bom consultar um profissional para te ajudar a encontrar estratégias. Recomendo Comportamental ou TCC.
Olá, aconselho que procure um bom psicólogo para que faça uma avaliação. Me parece sim ser um distúrbio alimentar, uma compulsão, podem estar envolvidos pensamentos obsessivos, um quadro de TOC , enfim que precisa de tratamento. Pode se agravar se não for tratada, para algum distúrbio mental mais sério . Procure um psicólogo, explique tudo e ele o orientará!
Cada pessoa dá um significado diferente pra comida. Todo excesso esconde uma carência. É necessário entender o que está por trás dessa compulsão e como está sua autoimagem e autoestima. Procure um nutricionista ou psicólogo que trabalhe com Comportamento Alimentar. Dá uma olhada no meu Instagram: @nutricionista.da.mente
Bom dia. Questões alimentares são muito sérias. Procure uma psicóloga de sua confiança em sua cidade pois falar sobre esse processo e entender um pouco os motivos pelos quais essa compulsão existe auxiliam qualquer acompanhamento medicamentoso ou nutricional. Se você não tiver plano de saúde, qualquer universidade perto de sua casa conta com uma clinica-escola de psicologia onde você pode ser atendida por estudantes supervisionados por profeasores. Procure assistência paicologica!
O ideal é você fazer acompanhamento com Psiquiatra (pois ele irá avaliar a parte da saúde mental e lhe diagnosticar perante estes sintomas), com Nutricionista (que irá avaliar a questão da sua alimentação, bem como fazer um plano alimentar para a compulsão) e com Psicólogo que irá tratar os sintomas emocionais, onde você fará um acompanhamento psicológico para entender os motivos que te fazem descontar na comida e como lidar com este comportamento, te proporcionando qualidade de vida emocional.
Se você tiver mais dúvidas e eu puder ajudar, sigo à disposição!
Karoline Balbinot Reis - Psicóloga
A ansiedade tras essa demanda de preenchimento... Faça psicoterapia e ressignifique tudo isso. Vem pra resile.
Olá. Sugiro você fazer um acompanhamento multidisciplinar com psicólogo, nutricionista e psiquiatra. Cada um tratará aspectos específicos do seu problema.
Você teria que ver isso mais profundamente. Cada um responde de uma maneira às angústias ou como lidar com elas. O importante é você descobrir o que te leva a isso. E só é possível através de uma análise pessoal, porque nem tidas às compulsões alimentares são motivadas da mesma forma para todos.
Ola!
Este caráter compensatório que vc relatou normalmente é característico da bulimia, onde, diferente do que miitos pensam, as pessoas não necessariamente vomitam o que ingeriram. É importante avaliar uma serie de sintomas antes de determinar um diagnóstico, por isso te sugiro buscar um profissional especializado o quanto antes. Estes extremos são super prejudiciais para o corpo e a mente.
Abraço!

Suellen Mengatto
Psicologia da Obesidade e Ttanstornos Alimentares
Atendimento presencial e virtual
Boa tarde

A compulsão alimentar pode estar associada a ansiedade ou outras causas emocionais. O ideal é uma avaliação detalhada com um psicólogo especializado ou psiquiatra, para indicar o melhor tratamento.
É importante procurar ajuda profissional. Psiquiatra e psicólogo
Olá, te aconselho a procurar, imediatamente, uma nutricionista que trabalhe com transtornos alimentares. De fato, pelo seu discurso, percebe-se uma alteração na sua relação com a comida. Só por por observar isso já é um grande passo. Porém, para afirmarmos que seja um transtorno é necessário avaliação de um psiquiatra, ele é o único profissional habilitado a dá esse diagnóstico.
Ola , creio que você precisa entender de onde vem toda essa ansiedade que desconta na comida e o processo de terapia seria excelente para você identificar.

Abraços
Psicologa Natalia Martins
Boa tarde!
Vc precisa marcar uma consulta com um psicólogo para avaliar e tratar essa sua dificuldade. Atendo em Copacabana, se quiser podemos agendar.
Olá, pelo que você descreve ,para que consiga controlar a compulsão alimentar , você precisa ter o acomanhamento multidisciplinar (nutricionista, psicologo , psiquiatra e médico ) .Pois as crises de compulsão acabam sendo uma forma de escape para algo que está vivenciando . O alto consumo de alimentos indistrializados pode promover desencadear as crises de compulsão por conta da quantidade de açucar e conservantes podendo agravar mais ainda o seu quadro. Não se sinta frustrada , procure os profissionais certos que certamente você conseguirá passar por essa fase .
Olá, acredito que você precise procurar ajuda de alguns profissionais como psicólogo, nutricionista e psiquiatra para ser assistida por uma equipe que vai atuar trabalhando todas as áreas necessárias. Espero ter ajudado!
Olá, eu te aconselho a procurar ajuda de um profissional médico e nutricionista.Transtornos alimentares se dão por vários motivos, mas com acompanhamento multidisciplinar você consegue driblar isso! Espero ter te ajudado.
Olá primeiramente gostaria de ressaltar que é antiético fazer aconselhamentos via "internet" Porém deixo um texto sobre seu relato, espero que norteie a procurar ajuda de um profissional da saúde.
A disfunção alimentar ou transtorno alimentar (TA) é um
transtorno mental que se define por padrão de comportamentos alimentares desviantes que afeta negativamente a saúde física ou mental do indivíduo.
Os transtornos alimentares são caracterizados por alterações na forma de se alimentar normalmente devido a uma preocupação excessiva com o peso e a aparência do corpo. Eles podem ter características como passar várias horas sem se alimentar, fazer uso frequente de laxantes e evitar sair para comer em locais públicos.
A terapia será importante para você preencher essa frustração que tem carregado e que não será realmente preenchida com a comida. Aconselho você a buscar um profissional em quem confie, então converse com alguns psicólogos, faça algumas sessões e escolha uma pessoa para caminhar com você nessa fase difícil. Não é impossível contornar essa situação, acredite! Você pode encontrar novas saídas para o que está vivendo, com a ajuda de um profissional capacitado para auxiliá-la nesta situação. Espero ter ajudado, caso tenha ficado alguma dúvida, fique a vontade para perguntar ou entrar em contato. Com carinho, Aline Saramago
Acredito que vc invista no processo de psicológica, para amenizar e/ou melhorar a sua situação.

Islaine Santos Psicóloga Clínica
O ideal neste caso é procurar pelo atendimento de um psiquiatra e um psicólogo.
O primeiro passo vc já está dando que é o reconhecimento de que o seu comportamento alimentar não é normal. A partir dai forme uma rede de ajuda com profissionais médicos, paicanalistas, nutricionistas, que possam ajudá-lo e orientá-lo nesta jornada. Boa sorte Dra Marilena de Menezes Cordeiro médica endocrinologista e psicanalista
Ola, boa noite

Bom, será de extrema importância você buscar profissionais que entendam desse assunto para ajudá-lo nesse momento.
Você precisa fazer uma reeducação alimentar com um profissional da área e expor todas essas suas dificuldades relatadas acima.
É interessante nesses casos você ter uma equipe multidisciplinar para alinhar seu caso e fazer com que você compreenda melhor esse seu histórico, tanto com a droga quanto com a comida.
Procure um nutricionista e um psicólogo que o foco seja transtorno alimentar e inicie um tratamento com eficiência.
Dependendo o caso, o acompanhamento psiquiátrico é essencial para o início dessa melhora.
Olá! Aconselho que procure uma ajuda médica.
É importante avaliar o que motiva essa compensação no alimento. O que falta? Qual é a falta?
Nesse momento uma rede de apoio te ajudará.
Psicólogo, Endocrinologista, Nutricionista .
Abraços
Olá! É importante buscar ajuda especializada. De Que município você é? Sou psicóloga e coordeno um grupo de reeducação alimentar em NOVO HAMBURGO em conjunto com uma nutricionista se quiseres fazer parte li.Solicitar informações sobre os grupos de reeducação alimentar. Acredito que podemos ajudar cordialmente Aline de Negri
Você precisa de acompanhamento psicológico em conjunto ao acompanhamento dietético.
Olá, nesse caso é fundamental que procure um psicólogo, para juntos compreender os motivos que te fazem comer em excesso. Quando algo não vai bem dentro de nós, temos a tendência em desenvolver comportamentos compensatórios. Penso, inclusive, que seja importante procurar um nutricionista para ajustar uma alimentação equilibrada. Abraços
Olá,

Terapia é algo que pode te ajudar a entender melhor essa compulsão, como ela acontece, em quais momentos, quais são os gatilhos. Ou seja, dar uma clareada nessa situação e aí na terapia mesmo você pode encontrar outras formas de se relacionar com a comida e com o seu corpo.

Não conseguir parar de comer é algo que parece estar fazendo com que você se sinta muito mal, eu espero que você consiga ajuda para lidar com isso e que fique bem.
Olá! Bom dia!
Me parece um quadro de compulsão alimentar mas o ideal seria procurar um especialista para confirmar o diagnóstico.
O profissional que dá diagnóstico é o psiquiatra no caso de transtorno alimentar, após procure um nutricionista.
A nutrição tem muito no que ajudar.
Os vícios envolvem questões psicológicas que precisam ser tratadas com especialistas. Psicólogos e psiquiatras. Procure ajuda. Se desejar marque uma consulta.
Boa tarde, o mais aconselhável é buscar um tratamento psicológico para poder identificar as causas da compulsão, se conhecer melhor e buscar estratégias mais assertivas quanto a sua alimentação. Em tratamento esse sentimento de culpa poderá desaparecer, fazendo com que se alimente por prazer como deve ser... Espero ter ajudado, abraços...
Talvez você esteja com transtorno alimentar, talvez o transtorno alimentar não esteja instalado, mas com certeza já tem um 'comer transtornado'. Aconselho procurar ajuda profissional - um psiquiatra para diagnostica-la e acompanhamento com psicólogo e nutricionista especializados.
Precisando, só chamar
Oi!! Pelo o que você disse, está parecendo compulsão alimentar. E ao que tudo indica, pelo seu relato também, o chocolate está funcionando com um gatilho pra desencadear essa compulsão. Então, não se trata necessariamente de estar "viciada em comida", mas de estar sendo conduzida pela compulsão alimentar que tem a base em alguma questão emocional (como a frustração, que você citou por exemplo), gerando um ciclo vicioso.

Nesse momento o mais importante a ser feito é buscar um psicólogo(a) cognitivo-comportamental (por ser o mais indicado dentro dessa questão que é da compulsão alimentar) pra cuidar de você e trabalhar esse gatilho e essa compulsão com você.

Espero ter ajudado! E força, pq tudo pode melhorar. Busque ajuda e você verá. ; )

Dica: Foque no real motivo de você estar comendo o que come e se for pra suprimir alguma emoção ruim... não o faça, busque realizar alguma outra atividade prazerosa, assim já é um começo pra romper esse ciclo vicioso que talvez já tenha se instaurado.
Vc precisa fazer terapia urgente.
Nesse momento oriento a procura de um psicologo e nutricionista para ajuda-lá a identificar seu problema e aos poucos lhe ajudar a melhorar sua relação com a alimentação. A depender dos sintomas pode ser apenas ansiedade, mas é essencial tratar ao inicio.
Acompanhamento psicoterápico e psiquiátrico.
Boa noite!
Antes de uma autoavaliação, indico você a procurar um psiquiatra e um psicólogo para melhor entendimento do seu caso, e até mesmo, esclarecer suas dúvidas a respeito desses episódios.
Esses dois profissionais irão te ajudar perfeitamente.
Toda avaliação é individual, por isso é tão importante a busca por esses profissionais.
Espero que tenha ajudado!
Att, Danielle
O transtorno alimentar, a compulsividade em comer sem parar, o envolvimento com drogas são hábitos que trazem prejuízos e frustrações. Para haver uma mudança de comportamento é importante investigar a origem dessa insatisfação e o que está levando a um caminho compulsivo . Procurar um Psicólogo é aconselhável, pois a Psicoterapia vai procurar entender o que está disfuncional para fazer uma mudança de vida mais saudável.
Ola, parece ser um quadro de transtorno alimentar, com questões emocionais envolvidas! A comida tem um laço afetivo que nos envolve, podemos usá-la como aliada.
Quanto mais você come carboidratos refinados, mais vc tem vontade de comer, trata-se do ciclo vicioso do açúcar, causado pela liberação descontrolada de insulina.
Temos diversos nutrientes que são aliados para tratar seu caso, além da alimentação anti inflamatória, com foco nos alimentos que são precursores da serotonina, hormônio do bem -estar e modulação do cortisol, hormônio do estresse e ansiedade, através da fitoterapia.
A disposição,
Diante do que você relata é importante buscar um acompanhamento psicológico. A compulsão está relacionada a ansiedade e precisa ser tratada. Quanto mais cedo se busca tratamento, maior chance de bons resultados com o mesmo. Não é necessário continuar sofrendo com algo que pode ser tratado. Grande abraço!
É importante que você procure um profissional da psicologia pra que ele te ajude a entender como você está se relacionando com a comida; se tem algo nos seus sentimentos que os alimentos estão substituindo ou compensando, ou em situações da sua vida que você esteja com dificuldade de encontrar soluções, inclusive para os próprios sentimentos. É melhor você encontrar uma solução para esta sua dificuldade do que manter esse sofrimento, que além de se agravar, vai te trazer outras consequências relacionadas: aumento de peso, diabetes, etc.
Sugiro que procure antes de tudo um psicólogo para tratar esta questão. Um nutricionista especializado em transtornos alimentares e comportamento alimentar também pode ajudar muito no tratamento.
Olá, você já procurou ajuda profissional? O importante é que vc já percebeu que algumas coisas Estão em desequilíbrio e precisa cuidar. Seria interessante o acompanhamento com um psicólogo para identificarem os motivos de vc descontar em algo, como a comida no momento. O que tem feito vc perder esse controle. Tbm pode ser feito uma avaliação junto a um psiquiatra para verificar se há a necessidade de alguma medicação para diminuir a ansiedade e assim poder ter condições de voltar a ter o "controle da situaçao". Uma consulta com nutricionista tb ajudaria, pois quanto mais doce ingerimos, mais doce o nosso corpo quer.
Espero ter ajudado.
Um abraço Melina
Olá, boa tarde.
Entao, acredito que esteja sim com compulsão alimentar que envolve bastante angústia e ansiedade. E pelo fato de se sentir culpada depois, isso pode gerar algo mais serios como bulimia. Os sintomas devem tratados em terapia. Como TB, dependendo do seu grau de ansiedade , ajuda de medicamentos. Não espere tudo ficar poupe para buscar ajuda. Cuide-se.
Olá, em caso de sintomas compulsivos deve-se ficar atento aos conflitos que motivam a necessidade de consumo de substancias nocivas ou não à saúde. É comum observar tratamentos para abandonar o uso de substâncias químicas focarem em mudanças comportamentais e hábitos do dia-a-dia, deixando de lado o mais importante, os conflitos que se encontram por trás deste consumo. Não tratando o conflito, normalmente busca-se outros objetos como alimentação excessiva, por exemplo. Neste caso, recomendo procurar um tratamento capaz de analisar as causas dos conflitos em questão. A psicanálise pode ajudá-lo com isto. Fico à disposição.
Bom dia! O TOC é uma manifestação de sintomas e rituais ocasionado por insatisfações, incômodos e conflitos. O ritual( ações sistemáticas e repetitivas ) ocorrem como uma tentativa de aliar e resolver os conflitos, as insatisfações e os incômodos , porém não se resolve. Então, é necessário buscar ajuda,inicialmente, com psicoterapia para entender o que está por trás da compulsão e da obsessão , qual é o real motivo que leva a pessoa ter comportamentos repetitivos. A pessoa vai precisar mudar o padrão sequencial de seu comportamento, entender sua problemática e mudar o seu pensamento, ter novas atitudes, usar de novas alternativas, novas ações para a situação conflitantes para assim resolver de fato seu sofrimento e não usar de compulsões e obsessões, por exemplo, excesso de ingestão alimentar. Sou psicoterapeuta e estou a disposição
Além dos conselhos acima. Será necessário encontrar outras formas de prazer. Exercitar-se, estudar, pintar, bordar, aprender tocar um instrumento e etc.... Encontre atividades que tornem, novas paixões que lhe tragam benefícios( vícios saudáveis) Vi há pouco naTV uma família adotada que apesar de todos os traumas que tivereram por nascerem em uma família problemática e também por terem vivido nas ruas, estão conseguindo superar às dificuldades aprendendo a lutar e dessa maneira, formando um novo hábito através da repetição diária. Basta 21 repetições para adquirir um novo hábito.
Felicidade nas novas escolhas!
Psicóloga e Parapsicóloga Cida Santos
Bom dia, tudo bom?
O descontrole alimentar tem fatores emocionais importantes que devem ser acompanhados com psicólogo e havendo necessidade, com psiquiatra para prescrição medicamentosa. O nutricionista é um elo importante na busca de um equilíbrio alimentar, autoconhecimento corporal e paz ao se alimentar.
O psicólogo e/ou psiquiatra são os profissionais que irão fechar o seu diagnóstico e traçar conduta de tratamento e o nutricionista (importante que seja Comportamental) te ajudará a entender sua relação com a comida e transforma-la em uma relação saudável!
A equipe ideal para acompanhamento de transtornos alimentares é comporta por psicólogo, psiquiatra e nutricionista, uma equipe multidisciplinar.
Boa tarde tudo bem. Acredito se seja importante falar mais sobre isso, pois nós literalmente comemos nossas emoções. É preciso saber o que esta acontecendo e ao mesmo tempo utilizar algumas ferramentas para que você retome seus hábitos saudáveis, lembrando também que toda restrição gera uma compulsão.
Procure um psicólogo ou terapeuta para tentar esclarecer melhor quais as origens de suas compulsões ( comida, drogas, etc) e então te auxiliar na resolução dos seus conflitos.
Bom dia, você já teve varias sugestões dos meus colegas a respeito do teu caso, o que posso sugerir é que procure um psicologo ou psicoterapeuta que trabalhem com o EMDR ou Brainspotting na tua cidade ou arredores acredito que poderá ter um alivio melhor, entender mais as causas que te levam a ter este transtorno e quem sabe pode ser tratado com sucesso. Se precisar de ajuda entre em contato.
Buscar atendimento psicológico para entender quais são os gatilhos emocionais da sua compulsão alimentar. Quanto antes procurar ajuda melhor.
o Transtorno Alimentar deve ter tratamento multidisciplinar !!! Eu aconselho você a passar com um psiquiatra, terapeuta. E um Nutricionista para fazer a interação fármaco x nutriente, planejar sua rotina alimentar de modo a diminuir sua ansiedade e episódios de compulsão, e claro, como também professora de educação física, recomendo que inicie suas atividades físicas regulares pois lhe ajudará muito. Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos! um abraço Tais Rímoli, Nutricionista e Personal Trainer
Pela sua descrição tem uma forte tendência em compensar algo, através da compulsão. Seja pelo uso de drogas, conforme sitou, ou pela comida como agente compensador. O interessante é descobrir o que está compensando, pois se tratar de alguma forma a compulsão alimentar, provavelmente irá buscar outro meio compensador, ou seja, só vai trocar de agente.
É recomendável que tratamentos para transtornos alimentares envolvendo ansiedade, sejam feitos com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de nutricionista, psicólogo e psiquiatra.
A compulsão alimentar se caracteriza por um descontrole na forma como o indivíduo se alimenta. A quantidade ingerida vai além das necessidades reais do organismo. Por vezes, a compulsão só chega ao fim quando todo o alimento disponível tenha acabado. O vício do compulsivo é a intemperança, não é uma questão de fome, há mais comida que fome, o que o leva a comer sem vontade. Mesmo assim não se satisfaz.
Normalmente aparece em momentos de ansiedade e mesmo depressão. Em tais momentos, a vulnerabilidade é maior. Por outro lado, a simples disponibilidade do alimento pode ser suficiente para o descontrole. Vou explicar como a hipnose clínica pode ajudar nesse caso. Ela age diretamente no inconsciente do paciente e pode retirar de lá registros que estejam associados a compulsão alimentar. Em alguns casos, essa compulsão pode estar diretamente relacionada a problemas psicológicos que também podem ser tratados com a ajuda da hipnose, permitindo que o paciente aprenda a lidar de forma diferente com seus sentimentos. Uma vez que o indivíduo está no estado de hipnose é fácil para a mente dele aceitar sugestões relacionadas ao controle da dieta, como por exemplo: redução da compulsão aos doces; aumento da saciedade; redução do apetite; redução da gula; alívio de traumas relacionados ao peso ou à alimentação; diferenciação da fome física e da fome emocional; aumento da disciplina; aversão a alimentos calóricos; realização de cirurgia bariátrica hipnótica.
No seu caso em particular, o sintoma da compulsão está provavelmente atrelado a uma causa mais profunda que se não for tratada, apenas continuará mudando de aparência. Por isso que ao resolver a compulsão com drogas, passou para a compulsão alimentar. Recomendo que procure um especialista.
O recomendado neste caso é procurar pelo atendimento de um psiquiatra e um psicólogo.Abraços
Acho importante buscar um nutricionista para criar uma alimentação equilibrada sem restrições porém com limitações de quantidade de alimentos e buscar psicólogo e psiquiatra como apoio do tratamento o qual deverá ser multidisciplinar.
Você precisa mais do que um plano alimentar, precisa encontrar os gatilhos (emocionais, sociais, físicos), mudar alguns hábitos e ENTENDER um plano alimentar antes de SEGUIR. Precisa de um acompanhamento além de visitas, precisa de um nutricionista que te atenda a qualquer momento e te ajude a entender todo o processo e o mais importante, te ensinar a sempre que preciso, recomeçar.
Boa noite! O primeiro passo é você buscar um psicólogo pra você conseguir regular o que tá faltando na sua vida agora, a compulsão é o sintoma de alguma outra coisa, e mexer só na alimentação não vai resolver agora. Recomendo profissionais que tenham especialidade em transtornos alimentares, porque é um tipo muito específico de tratamento. Boa sorte
Psicoterapia serve como um instrumento de investigação não só dos sintomas, mas também das causas do que você está passando. Procure um especialista que capacitado que acolha as suas demandas!