Qual melhor opção pra manter o peso e a saúde, açúcar ou adoçante?

11 respostas
Qual melhor opção pra manter o peso e a saúde, açúcar ou adoçante?
Olá prezuado (a). O açúcar possui valor calórico e o adoçante não. Porém apenas as calorias do açúcar não são as únicas responsáveis pelo aumento do peso. A não ser que uma pessoa consuma enormes quantidades de açúcar por dia para adoçar café, chás, sucos de frutas e adicionar grandes quantidades. Mas o consumo exagerado de calorias ao longo do dia, em todas as refeições ao longo do tempo sim, é que realmente causam o aumento de peso corporal. Consumir pães, massas, doces, frituras, empanados, alimentos com alto teor de calorias, podem engordar muito mais do que 2 cafés ou 3 por dia adoçados com um pouco de açúcar. Em caso de dúvidas quando a adequação do seu consumo diário, busque por orientações de.um nutricionista. Assim será mais fácil saber o que é.mekhor e mais indicado para seu consumo e seus objetivos. Boa sorte e sucesso.

Boa noite, a melhor opção seria o adoçante por não ter calorias, diferente do açúcar, por tanto, o consumo de açúcar durante o dia seja para adoçar alguma bebida ou em preparações, pode levar à um aumento de gordura corporal.
Olá, tudo bem?
O Ideal é trabalhar seu paladar para tirar o vício do sabor doce e não precisar usar nem o açúcar, que é calórico, nem o adoçante que não contém calorias, no entanto, não traz benefícios à saúde.
Para isso, temos diversas estratégias nutricionais que podemos aplicar na reeducação alimentar. Agende uma consulta para que possamos montar um plano personalizado de acordo com suas necessidades nutricionais e objetivos!
Espero ter ajudado!
Abraços
Boa tarde, o ideal seria se atentar não só para o açúcar que adicionamos nas preparações, mas sim, principalmente para o açúcar que está escondido nos produtos industrializados, muitos ali,entos tem açúcar e nem imaginamos, como linguiça, salsicha entre outros...
Na rotina diária o ideal é reduzir o açúcar que utiliza para adoçar ou se usa o adoçante usar com moderação, pois o grande segredo de controlar o açúcar está em estimular o paladar mais amargo, e assim, com tempo não vai precisar nem de açúcar nem de adoçante, ou muito pouco dos dois, encontre o equilíbrio!
Os edulcorantes (ADOÇANTES) são produtos ultra-processados e não são indicados para uso de pessoas que não detém Diabetes Mellitus.
Seu uso é limitado a pacientes que detém a necessidade de exclusão do açúcar na dieta provocado pela patologia existente e mesmo sob indicação deve ser usado de forma moderada e optar por tipos menos prejudiciais.
Hoje a literatura já comprova malefícios provocados pelo uso indiscriminado desses produtos, como:
Doença renal.
Câncer na bexiga.
Reações alérgicas.
Alguns tipos de cânceres.
Doença de Alzheimer.
Doença de Parkinson.
Já o açúcar tb deve ser usado com parcimônia, sendo as opções mascavo e demerara menos prejudiciais que as opções Cristal e refinado.
O mais adequado para uma pessoa não Diabética é o uso do açúcar em pequenas quantidades.
Lembrando que os alimentos em geral detém o seu próprio açúcar e/ ou a adição.

Siga: @nutriglaucawernik
Nutrindo hábitos por um mundo mais saudável!!!
Oi.

O ideal é diminuir a vontade de adoçar o café e/ou sucos naturais, ou seja, diminuir a palatabilidade por doce!

Atualmente estudos nos mostram que adoçantes artificiais, principalmente sucralose, os edulcorantes, prejudicam nossa saúde como o nosso intestino, provoca reações alérgicas, etc

Nesses casos, o melhor é ir trocando o açúcar branco pelo demerara e não exagerar na quantidade. E ainda, tentar diminuir a quantidade ao longo do tempo.

Tente criar o hábito! Você consegue!
Para criar hábitos, temos que ter constância e perseverança!

Abraço
Olá! Em excesso, nenhum. Em doses pequenas, o que se sentir melhor.
Olá, nenhum dos dois faz bem à saúde, pior ainda os adoçantes do que o açúcar, ambos irão atrapalhar a manter o peso, e apesar dos adoçantes não possuírem calorias, são doces, obrigando seu organismo a produzir mais insulina, te engordando e te deixando com mais fome.
Prefira um açúcar que não seja o branco refinado, como por exemplo, o açúcar de coco, que é rico em vitaminas e minerais e possui um baixo índice glicêmico.
e prefira substituir adoçantes como o aparta-me, sacarina, ciclamato, por STEVIA 100% , esse pode ser consumido. Espero que fique bem!
Olá! Evite usar açucar branco, em relação aos adoçantes, evite: acesulfame de potássio, aspartame, advantame, ciclamatos,neotame, sacarina, sucralose.
Para manter o peso e saúde é só ter equilíbrio no consumo.
Não recomendo adoçante a não ser em casos muito específicos. Muitos estudos mostram uma alteração da microbiota intestinal devido ao seu uso.
O açúcar pode ser consumido, desde que dentro de quantidades pequenas.
Alimentos industrializados geralmente são ricos em açúcar e gordura. Esses sim são grandes vilões.
Mas para entender melhor seu caso seria necessário uma consulta.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, tudo bem? O ideal é reduzir o consumo tanto de açúcar quanto de adoçante, adaptando o paladar a sabores mais amargos, o que pode ser feito dentro de uma reeducação alimentar.
Na abordagem comportamental da nutrição, nenhum alimento é proibido, mas procuramos entender os motivos pelos quais aquele alimento está presente em sua alimentação. Assim, podemos trabalhar com uma redução gradual (sem proibições) dentro dos seus objetivos.
Em pequenas quantidades, você poderia utilizar tanto os açúcares (como demerara, mascavo, etc), como adoçantes naturais (indico stévia e xylitol) dependendo do que melhor se adapta aos seus gostos, rotina, paladar, quantidade consumida e objetivos.