Se meu namorado tem crises de ciúme travestidas de desconfianças, problemas no trabalho, acusações d

48 respostas
Se meu namorado tem crises de ciúme travestidas de desconfianças, problemas no trabalho, acusações de falta de comprometimento ou traição... situações que posteriormente ele mesmo percebe que não são reais e nem fazem sentido, devo indicar a ele para procurar ajuda profissional?
Olá! Com certeza é muito importante que ele procure um psicólogo. Na psicoterapia ele irá compreender quais as razões que o levam a ter esses pensamentos e a agir como age. Além de aprender maneiras para lidar de forma eficiente nessas situações.

Bom dia!! É muito importante que ele procure um Psicólogo. Assim, ele poderá compreender o que está acontecendo, quais os motivos que levam ele agir dessa maneira, se tem uma base (repetição) familiar ou não e por que ele precisa se sustentar assim na vida. Além disso, na psicoterapia ele irá perceber quais os ganhos e perdas que ele tem ao agir dessa forma e como ele pode fazer para superar tudo isso.
Olá... que bom que ele percebe não se tratar da realidade. As questões que você se referiu podem estar associadas não só à insegurança mas também à diciculdades em confiar em si e no outro. Isso acarreta muito sofrimento. Recomendo sim a psicoterapia a fim de que ele possa resignificar suas crenças e conseguir estabelecer vínculos mais gratificantes. Coloco-me a disposição. Um abraço.
Ele tem que reconhecer qie precisa de ajuda. E vc o que acha de vc buscar ajuda tb.
Att.
Eduardo
sim, a terapia irá ajudar a trabalhar esses conflitos internos o que vai ajudar muito ele nas relações sociais e pessoais que estão atrapalhando sua rotina.
Muito importante que ele busque ajuda de um profissional, psicólogo nesse caso, para que compreenda o que move esse comportamento dele, perceba os caminhos que tem escolhido percorrer e que há outras opções. Também seria interessante que, a medida que sinta a necessidade, você busque apoio emocional para lidar com essa fase, entender como se encaixa nesse relacionamento, e clareie as alternativas que você tem nessa situação. Ele buscar ajuda é o ideal, te parabenizo por se preocupar com a saúde mental dele também, porém é importante lembrar que a sua saúde mental também está sendo influenciada nesse relacionamento. Abraços!
Olá, é bom investigar o que está acontecendo com ele. Sugiro procurar um psicólogo para ele tentar entender o que está causando isso. Caso o psicólogo ache necessário, ele o encaminhará para um psiquiatra ou outro profissional. Mas vocês podem também fazer uma terapia de casal, para ajustar coisas da relação. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Sim, é possível ele obter ajuda através de psicoterapia, questionando seus pensamentos e emoções através de evidências, por exemplo, e se preparando para as situações futuras ao compreender o que acontece com ele. Caso você também sinta necessidade de lidar melhor com esta situação, você também pode buscar ajuda. Com carinho, Aline Saramago
Olá, você pode pedir que ele procure ajuda profissional, mas caso ele não queira fazer psicoterapia, por exemplo, você pode procurar psicoterapia para você, para que tenha ajuda profissional para conseguir lidar com essa situação de outra forma.
O ideal seria fazer terapia de casal já que é algo que está acontecendo na relação de vocês e, pelo que me pareceu, essa situação te afeta também. Mas não sendo possível fazer terapia de casal, também é possível trabalhar a relação na psicoterapia individual, só que nesse caso só se tem como trabalhar a relação da perspectiva da pessoa que está fazendo terapia, ou seja, só dá para trabalhar as questões que a pessoa tiver a respeito da relação dos dois.
Bom dia. Sim, a psicoterapia individual pode auxiliá-lo em um processo de autoconhecimento, levando-o à uma compreensão desses episódios de crise, a fim de que as dificuldades de relacionamento possam ser superadas. Aconselho que você busque o auxílio de um psicólogo para receber melhores informações. Abraços!
Olá. Seria legal que ele fizesse acompanhamento psicológico individual e, se possível, que você também fizesse. Assim os dois aprenderam a manejar melhor as questões que atrapalham a relação de vcs
Boa noite! Seria ótimo que ele busca-se ajuda, mas na realidade ele tem que desejar essa ajuda. Mas acho que seria muito importante que mesmo que ele não queira você possa estar se cuidando. Busque você fazer terapia para que não tenha sofrimento por tentar ajuda-lo.
Ele precisa sim buscar ajuda. Ele parece estar persecutório, tudo de uma forma ou de outra trás uma certa ameaça pra ele. O quanto antes buscar ajuda melhor, pois esses sintomas podem se intensificar ainda mais, trazendo grandes prejuízos na vida social. Converse com ele no sentido de ajuda-lo a buscar tratamento.
Um psicólogo. É fundamental que ele entenda qual o sentido dessas acusações na sua história de vida. A psicoterapia pode ajudar muito.
Todo relacionamento é vivido por duas pessoas que tem crenças e pensamentos diferentes!! É importante vocês fazerem uma terapia juntos ou individualmente. Ele precisa entender o porquê da insegurança e do medo de ser traído e você precisa aprender a lidar com isso. Procure uma terapia de casal ou individual e perceba como esse sofrimento pode ser resolvido.
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas.
Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
Olá, certamente faz-se importante você orientá-lo para uma avaliação psicológica. Somente a partir de uma investigação clínica que é possível examinar as raízes deste comportamento.
Boa noite,

Sim, a ajuda profissional vai trazer resultados, contudo é necessária uma avaliação para tentar detectar se seria o caso de uma psicoterapia para ele, ou uma terapia de casal.

Espero ter ajudado.

Psi. Domingos Fernandes
Problemas individuais com ciúme podem ser vencidos em terapia sim! A terapia cognitivo comportamental auxilia o paciente a flexibilizar seus padrões comportamentais e de pensamento, trazendo maior bem-estar em suas relações.
Seria importante você primeiro buscar atendimento psicológico. Como consequência ele poderá talvez buscar atendimento, em algum momento, se perceber mudanças signiticativas em você.
Olá. Sim, seria muito importante que ele fosse a uma consulta com um profissional da psicologia. Se ele está tendo comportamentos que cause prejuízo a si mesmos e a terceiros, é importante investigar.
As reações que você traz no seu relato sobre seu namorado podem apontar para uma história pessoal onde pode existir alguma questão que provocam uma dificuldade aguda em lidar com relações afetivas e com questões de confiança no outro. Também podem apontar para quadros de adoecimento psíquico mais complexo, onde pode existir algum elemento que alimenta uma fantasia de traição, já que ele mesmo percebe posteriormente que não se trata de situações reais. De qualquer forma, vc pode sugerir a possibilidade de procurar um profissional de psicoterapia, mas isso só vai funcionar se ele estiver convencido de que esta é uma escolha que vai ajudá-lo. Ao mesmo tempo, seria interessante que vc possa ter suporte psicoterapêutico para que vc possa entender quais as razões que a levam a estar em uma relação como a que vc descreve e que, pelo seu relato, traz um sofrimento considerável para vc. Espero ter ajudado.
Abraços
Marcelo Bernstein
Nossa forma de perceber o mundo e o outro depende das experiências e crenças arquivadas na memória pessoal e familiar. A desconfiança, a insegurança, os ciúmes frequentemente têm sua origem em vivências traumáticas que podem ter-se perdido nas dobras do tempo, mas que continuam ativas no inconsciente, despertadas por ressonância mórfica (sintonia vibratória) a cada vez que a pessoa se expõe a situações semelhantes. Trata-se de uma resposta padronizada, fixa e reativa, cujo objetivo é evitar novo sofrimento, mas por isso desproporcional ao momento presente.
Terapias que tenham por objetivo uma mudança do padrão vibratório, como a Homeopatia, bem como identificar e ressignificar essas memórias traumáticas, como a Terapia Transgeracional, tendem a apresentar boa resposta terapêutica com remissão do sintoma.
Vocês podem buscar uma terapia de casal inicialmente. Acho que pode ser mais fácil. Dependendo do caso o Psicólogo poderá indicar terapias individuais.
Olá amiga! Sem dúvida alguma o seu namorado precisa ser atendido por um psicólogo. Aliás, a psicoterapia é recomendada para todas as pessoas para um autoconhecimento para a autorrealização . Assim como o corpo precisa da educação física, a mente precisa de uma orientação psicológica.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Entendo sua preocupação com o bem estar dele e do seu relacionamento.
Penso, porém, que a psicoterapia é um movimento interno pessoal. Isso não quer dizer que você não deva conversar com ele à respeito. Digo que ele precisa ter interesse em vivenciar a experiência.
Em uma terapia de casal, Vocês poderiam juntos buscar crescimento e amadurecimento no relaciotalento afetivo. Isso não excluiria a possibilidade de um acompanhamento individual para ele, apra você ou para ambos. Espero ter ajudado.
Olá!

A psicoterapia pode ser efetiva para ajudá-lo a lidar com a insegurança que ele sente e com as crises de ciúme.

Incentive ele a buscar ajuda profissional, o relacionamento de vocês só tem a ganhar se ele aprender a lidar melhor com isso.

Espero ter ajudado!
Olá! Com certeza é muito importante ele fazer um acompanhamento psicológico para ajudá-lo a lidar com estas desconfianças e crises de ciúmes e todas questões que merecem ser exploradas, tendo uma melhor compreensão desses episódios, o que leva ela agir de tal forma. Espero ter ajudado!
Olá! Sem dúvidas é importante entender porque seu namorado se comporta dessa maneira e deixando evidente a insegurança. Na psicoterapia ele irá compreender quais as razões que o levam a ter esses pensamentos e a agir como age. Além de aprender maneiras para lidar de forma eficiente nessas situações. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Além de estimular a procura de um profissional, como exposto por meus colegas, sugiro que você preserve uma auto observação que lhe dê clareza a respeito de sua postura nestas circunstâncias críticas. Mantenha se saudável e lúcida. Isso lhe dará credibilidade para se colocar junto ao namorado, seja para mostrar os fatos "reais" ou fazer uma indicação profissional.
Cuide se!
Abraços.
Olá, esse tipo de reação pode estar denunciando que algumas emoções dele precisam ser vistas e cuidadas. A indicação para acompanhamento psicológico fará bem. Espero que ele aceite. Isso pode contribuir para a melhoria da relação de vocês.
Felicidades!
Olá! A terapia funciona, dentre outras questões, quando o paciente decide procurar auxílio. O ideal é que seu marido/namorado, reconheça como problema e tente buscar auxílio individual. Se for o caso, também seria legal uma terapia de casal, porém há de se observar o desenvolvimento e frequência dos comportamentos.
Sugiro que ele procure um psicólogo. Na psicoterapia ele compreenderá os motivos que o faz a agir assim e os pensamentos que causam tais comportamentos e reações. Além disso, encontrará novas formas para lidar com essas situações de maneira mais eficiente.
Boa tarde, converse com ele para que ele procure ajuda. Certamente vai ser efetiva, se ele se comprometer com a terapia. Um profissional vai analisar o que pode estar por trás dessa desconfiança, insegurança ou baixa auto-estima... De repente exite alguma origem com a infância dele, coma relação materna ou paterna. Espero ter te ajudado, fiquem bem!
Ajuda profissional é sempre muito importante, uma pessoa especializada pode auxiliar em quais são os motivos que lhe causam esses sentimentos, no autoconhecimento dele. Antes de mais nada, ele precisa desejar fazer a terapia.
Olá! A psicoterapia com certeza o ajudaria a entender e consequentemente controlar essas crises, mas é importante pontuar que essa vontade ou aceitação parta dele. Conversar, discutir com ele sobre a ideia de fazer terapia é super válido e muito positivo, mas ele precisa se sentir confortável com a ideia de fazer terapia e aceitar por ele mesmo - e não porque você ou alguém pediu, ok?
Olá, se ele tem entendimento que não são coerentes ás suas reações já é bastante positivo, então um acompanhamento psicológico poderia ajudar muito. Abçs!
Talvez ele não aceite, mas com certeza você precisa, boa sorte.
Bom dia. A psicoterapia favoreceria vocês dois, de forma individual.
Certamente. Acredito que você também se beneficiaria de tentar uma terapia, pois essa convivência pode gerar sofrimento para você
Sim, é importante que ele procure ajuda profissional. Se ele está tendo crises de ciúme travestidas de desconfianças, problemas no trabalho, acusações de falta de comprometimento ou traição, isso pode ser sinal de que ele está lidando com algum tipo de problema emocional ou de saúde mental. Um psicólogo pode ajudá-lo a entender e lidar com esses sentimentos e ajudá-lo a encontrar maneiras saudáveis de lidar com eles
Com certeza, acho muito importante ele procurar um psicólogo para q com as sessões ele consiga se conhecer melhor e saiba lidar melhor com suas demandas.
Espero ter ajudado. Desde já me ponho à disposição.
Certamente, indique a ele buscar ajuda profissional para tratar esse ciúmes que, pelo seu relato, parece causar bastante dificuldade para vocês.
Pelo seu relato, parece que psicoterapia seria de grande ajuda para ele, você pode indicar, mas é importante que entenda que ele precisa concordar e sentir a necessidade também de fazer terapia para que o acompanhamento tenha sucesso. Abraço
É muito sensato da sua parte se preocupar com o bem-estar do seu namorado. Se ele está passando por crises de ciúmes intensas e desconfianças infundadas que estão causando problemas em seu relacionamento e posteriormente percebe que essas preocupações não são reais, pode ser indicativo de um problema emocional que poderia ser abordado por um profissional de saúde mental.

Embora não seja sua responsabilidade diagnosticar ou tratar seu namorado, você pode sugerir que ele considere procurar ajuda profissional. Abordar o assunto com delicadeza e em um momento calmo pode ser útil. Você pode expressar suas preocupações de maneira não crítica, enfatizando que seu objetivo é apoiá-lo e ajudá-lo a lidar com qualquer dificuldade emocional que ele esteja enfrentando.

Também é fundamental estabelecer limites saudáveis em seu relacionamento. Se as crises de ciúmes e desconfianças estão afetando negativamente seu bem-estar emocional e o relacionamento como um todo, é importante cuidar de si mesma também. Caso a situação se torne prejudicial, pode ser necessário considerar suas próprias necessidades e bem-estar.
Olá! É fundamental, em um relacionamento, reconhecer a importância de se proteger emocionalmente. No início, isso envolve compreender que sua própria saúde mental e bem-estar são prioridades. Às vezes, as dinâmicas de um relacionamento podem se tornar desafiadoras. Se você se depara com crises de ciúmes infundados e desqualificações frequentes, é vital manter sua autoestima sólida e confiar em sua capacidade de definir limites.

No entanto, não se trata apenas de sua jornada individual. À medida que você busca proteção emocional, também é necessário considerar o seu parceiro. Compreender que crises de ciúmes e desconfianças podem estar enraizadas em problemas psicológicos é crucial. Sugerir gentilmente que ele procure ajuda profissional é um gesto de cuidado.

Lembre-se de que, em um relacionamento saudável, ambos os parceiros têm a responsabilidade de manter um ambiente de respeito mútuo. À medida que você se protege, também oferece a oportunidade para que ele busque ajuda e cresça emocionalmente. O amor e o cuidado podem ser poderosos agentes de transformação, mas nunca às custas do seu próprio bem-estar. Portanto, proteja-se, cuide de si mesma e, ao fazer isso, contribua para o crescimento e a cura do relacionamento como um todo. @psi.simples
Pode ser útil sugerir que ele procure ajuda profissional. Um psicólogo pode ajudá-lo a explorar as questões e entender as causas do comportamento. No entanto, a decisão de buscar ajuda profissional deve ser tomada por ele, e é importante que ele esteja disposto a participar do processo terapêutico voluntariamente. Você pode oferecer apoio e incentivo, mas a escolha de buscar ajuda deve partir dele.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Sim, ele buscar terapia pode ajudá-lo a compreender melhor o que acontece com ele e descobrir formas de lidar com as questões que trazem sofrimentos e prejuízos.