Tenho 2 meses que tive bebe, e estou cm crises de pensamentos negativos,isso pode ser pós parto?

35 respostas
Tenho 2 meses que tive bebe, e estou cm crises de pensamentos negativos,isso pode ser pós parto?
Pode sim. Mas o ideal seria buscar um profissional (psicólogo ou psiquiatra) para ajudá-la a entender melhor o que seria essa tristeza. Pois é natural esse sentimento de tristeza após o parto, principalmente por conta de tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo. Porém precisamos avaliar se é só uma tristeza natural ou se pode ser uma depressão, que acaba te incapacitando em alguns aspectos, e trazendo outros prejuizos.

Olá, não é possível afirmar apenas com essas informações, é preciso avaliar e colher história de vida para entender melhor como vem sentindo os sintomas que descreve como crise.
A gestação e o parto são momentos delicados, várias alterações ocorrendo e pode colaborar para alterações emocionais.
A psicoterapia pode ajudar a se conhecer e entender melhor o momento que está vivendo, estou a disposição.
Olá tudo bem?
A gestação e o pós parto são momentos muito sensíveis para as mulheres. Envolvem mudanças no corpo, na rotina, oscilação de hormônios, sem contar que cuidar de um bebê é algo bem desgastante, principalmente no início. Entretanto, se está se sentindo dessa forma, com pensamentos negativos, peça ajuda de alguém de sua confiança se for possível, e procure um profissional para te auxiliar neste momento tão delicado. Um grande abraço
Olá! Não necessariamente é uma depressão pós parto.
Pode ser apenas o período do puerpério, em que o corpo ainda esta se readaptando e retornando as condições normais (pré-gestação).
Você pode estar procurando o médico obstetra que lhe acompanhou no seu pré-natal e relatar os sintomas que tem tido.
Caso veja a necessidade, pode procurar por um psicólogo, que irá lhe auxiliar nesse processo e adaptação que se encontra.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá! Essa fase que envolve a gestação e o momento pós envolve muitos sentimentos para a mulher. É uma fase de mudanças, adaptações e os sintomas precisam ser observados. Não deixe de relatar os sentimentos presentes nessa fase com o médico que faz o seu acompanhamento.
Não podemos afirmar com base apenas no que trouxe... mas lembre-se essa fase que esta vivendo é de muitas mudanças, tanto a nivel fisico quanto emocional e ate hormonal... perceba seu corpo, sua mente e verifique o quanto isso esta atrapalhando sua vida e sua relacao com bebe... se vc perceber que esta atrapalhando, busque ajuda de um psicologo para melhores orientações, pois pode ser inicio de depressao pos parto... converse tb com sua obstetra...
Olá! Como falado pelos colegas, é importante procurar um profissional para que você possa dividir esse sentimento com ele para avaliar se é uma tristeza comum dessa fase (por conta de todas as mudanças) ou uma depressão pós parto.
Não deixe de buscar ajuda, essa fase é muito delicada e requer muita paciência e atenção.
Sim e é muito comum! Não esqueça de legitimar o que está sentindo e buscar ajuda de um psicoterapeuta. Parece uma depressão pós parto! Muitas mudanças no corpo, na rotina e a responsabilidade pelo cuidado de uma nova vida no lar... Se precisar elaborar o que está sentindo, marque uma consulta para falarmos sobre isso.
Olá, concordo com as demais respostas, esses pensamentos podem sim ter relação com o período de pós-parto. O puerpério traz mudanças demais para o corpo da mulher, e para além do físico, é bastante esperado que haja um grande impacto emocional também. Mas isso não significa que você não precise de apoio, um acompanhamento psicológico nesse momento pode ser de grande ajuda. Estudo Psicologia Perinatal e fico à disposição caso queira marcar uma consulta.
Pode sim, mas como alguns colegas falaram seria interessante estar acompanhada por um Psicólogo para juntos com as conversas irem identificando quais situações sejam novas ou que já passaram estão lhe deixando assim
Olá esse tipo de pensamento é muito normal para uma pessoa que se tornou recém mãe, você se encontra no período do puerpério, um momento que envolve sentimento muito contraditórios, que tem relações com questões hormonais e mudanças de vida, o ideal e procura ajuda com profissional qualificado, para te auxiliar com ferramentas que faça sentido para você.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
A chegada de um bebê modifica a vida da mulher em diversos aspectos (físicos, hormonais, sociais, sono, rotina etc) e isso pode desencadear algumas emoções e pensamentos que até então não eram sentidos. Sendo assim, seria importante avaliar o atual contexto em que está vivendo, se possui rede de apoio, quais eram suas expectativas em relação à maternidade, entre outras questões. Após essa avaliação com um profissional da Psicologia será mais fácil compreender se pode ser um quadro de Depressão Pós Parto. Fique bem!
Sim pode ser, porque o período pós parto além de ter muita carga hormonal também temos muita carga emocional, todos os medos vem a tona e os pensamentos negativos ficam pipocando na cabeça.
Para que isso não se transforme em uma depressão pós parto procure uma psicóloga o quanto antes, para facilitar a sua rotina, uma boa ideia é optar pelo atendimento online.
Espero que fique tudo bem com vocês, desejo melhoras e leveza!
É dificil afirmar se é depressão pós parto, depende da frequencia e outros fatores. O ideal é procurar um profissional e explicar o que está ocorrendo exatamentre.
Existe grande possibilidade de ser uma depressão pós parto, o ideal é investigarmos.
Sugiro que procure tratamento psicoterapêutico para sua saúde e a do bebê.
Estou à disposição.
Um abraço.
Sim! Esses sintomas podem estar relacionados ao puerpério. O mais indicado é que você procure ajuda profissional para uma avaliação dos sintomas e, se preciso for, inicie acompanhamento.
O pós parto traz uma mudança de rotina muito drástica, eu e minha esposa também estamos "sofrendo" com essas mudanças. Mais importante que um diagnóstico de uma depressão pós parto, é encontrar formas de amenizar os impactos da sua nova rotina. Uma dessas formas está no meio social que você está inserida e na terapia para menejar de forma mais saudável o seu bem estar emocional.
Olá! Pode se tratar de depressão pós-parto, mas é preciso uma investigação mais detalhada para fazer qualquer tipo de afirmação. O pós-parto é um momento de intensas mudanças físicas, psíquicas e sociais na vida de uma mulher. A falta de uma rede de apoio e o pensamento romantizado em torno da maternidade podem intensificar isso. A Psicologia Perinatal é um campo de estudo focado nessas questões que abrangem o nascimento de uma criança. Se precisar, estou à disposição. Melhoras!
Olá. O momento pós parto é um momento delicado, de reorganização da sua identidade e rotina. Pensamentos negativos podem ocorrer. Um psicólogo poderá te ajudar a compreender o que está passando e a melhor forma de tratamento para isso.
Um diagnóstico de depressão pós-parto só pode ser dado mediante a psicodiagnóstico. Sugiro que busque atendimento psiquiátrico e/ou psicológico para avaliação e intervenção.
Boa tarde! Você trouxe poucas informações, fica difícil de avaliar. Procure um profissional da área de Psicologia, assim será avaliado se você está com tristeza ou se é uma depressão pós-parto. Importante procurar ajuda profissional. Estou à disposição.
Olá!! Pode ser sim, mas é importante procurar por especialistas (psiquiatra e psicólogo) para uma melhor avaliação, se é apenas uma tristeza momentânea (a mulher passa por muitas mudanças) ou algo mais sério como uma depressão por exemplo.
Olá! Pode ser que esses sintomas estejam sim relacionados ao puerpério, mas pode ser que não. De qualquer maneira é interessante que busque por especialistas que possam auxiliá-la nesse momento: psicólogo e psiquiatra. Sigo à disposição! Um grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para depressão - R$ 150
Ola, tudo bem? Esse tipo de sintoma pós-parto é chamado de pensamentos intrusivos, que se caracterizam por pensamentos indesejáveis, desagradáveis e comumente estressantes, e pode ser extremamente perturbador. Eles são comuns em mulheres nesse período marcado por muitas mudanças hormonais, de vida, com privação de sono em que ansiedade e tristeza, por vezes, são experimentados com mais intensidade. Podem ser sintomas de um quadro de ansiedade pos-parto, mas não obrigatoriamente, portanto é necessária uma avaliação com um profissional especializado em psicologia e/ ou psiquiatria perinatal.

É frequente que mães que tem esses pensamentos, não dividiam com pessoas próximas com medo de que achem que ela pode machucar seu bebê, por exemplo. É importante falar sobre isso e procurar ajuda profissional para que você possa vivenciar esse momento de forma menos ansiogênica, entendo a função desses pensamentos e aprendendo a lidar com eles.
Oi, como vão as coisas por aí?
Me parece que sim, que pode ser um sintoma de pós-parto, mas o mais correto é você procurar por um profissional de psicologia que te ajude a entender esse turbilhão de sentimentos que acontece no puerpério.
As relações e os laços (todas eles) são construídos com o tempo e, muitas vezes, exige-se da mãe que ela tenha esse laço com seu bebê já construído após o nascimento. Essa cobrança pode gerar, de fato, sentimentos de ansiedade, preocupação, culpa e etc.
Quando nasce um bebê, nasce uma mãe junto e ela precisa ser cuidada também.
Espero que fique tudo bem.
Um abraço
Olá. Pode sim, e o mais correto é a busca por um profissional de psicologia afim do psicodiagnóstico para que entendendo o problema, consiga ajudar a entender melhor esses sentimentos. Espero que fique tudo bem, abraço!
Olá. Seria ideal buscar um profissional para avaliar melhor. Com esse relato breve não é possível um diagnóstico. São sintomas muito comuns no pós parto mas podem ser também duradouros e vale sim a pena buscar ajuda. Procure ajuda para entender melhor. Fique bem!
Olá, como vai? É importante que busque ajuda psicológica ou psiquiátrica para que seja investigado como está o seu puerpério. Devido a grande alteração hormonal que a mulher sofre após o parto, a mesma pode desenvolver tristeza, apatia, pensamentos negativos entre outros sentimentos, busque por uma ajuda profissional o quanto antes. Boa sorte, um abraço.
Os chamados pensamentos negativos ou disfuncionais que são originados muitas vezes das preocupações com as mudanças físicas, emocionais, profissionais e sociais da gestação.
É muito importante conscientizar as mães sobre os pensamentos negativos mais comuns, que distorcem a visão de si mesmas, do outro e do mundo, formando a tríade depressiva ou ansiosa. Esses pensamentos precisam ser olhados, organizados e gerenciados de forma estruturada, por um profissional .
Da mesma forma que as os pensamentos precisam ser modificados as emoções negativas também precisam ser validadas, e gerenciadas para prevenir a ocorrência de uma somatização psicológica (psicopatologia como ansiedade ou depressão) ou física (alguma doença somatizada no corpo).
esse tipo de pensamento intrusivo é comum no pós-parto. Eles não são necessariamente um problema, a menos que as mães não sejam capazes de redirecionar seus pensamentos ou que comecem a desenvolver comportamentos compulsivos que “aliviem os pensamentos.
todas as novas mães precisam de um tratamento de amor e carinho. E ter um lugar seguro para expressar honestamente seus sentimentos sobre a nova maternidade é muito importante.
Sim, é possível que você esteja passando por uma condição chamada de "depressão pós-parto" (DPP), que é uma forma de depressão que afeta muitas mulheres após o parto. A DPP pode causar sentimentos de tristeza, ansiedade, fadiga, irritabilidade, falta de concentração, alterações no apetite e no sono, bem como pensamentos negativos sobre si mesma e sobre o bebê.

A DPP pode afetar qualquer mulher, independentemente de sua idade, etnia ou status socioeconômico, e é causada por mudanças hormonais e outros fatores físicos e emocionais relacionados à gravidez e ao parto. Felizmente, a DPP é tratável e a maioria das mulheres melhora com o tratamento adequado.

Se você está enfrentando esses sintomas, é importante que você fale com um profissional de saúde. Eles podem diagnosticar e tratar a DPP com medicamentos, terapia ou uma combinação de ambos. Além disso, também é importante que você fale com seu parceiro, amigos e familiares sobre o que está sentindo e peça ajuda e suporte quando precisar.

Lembre-se de que a DPP é uma condição comum e que não há nada de errado em procurar ajuda. Com o tratamento adequado, você pode superar a DPP e desfrutar de um relacionamento saudável com seu bebê e sua família.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150

Oi, como vão as coisas por aí? Me parece que sim, que pode ser um sintoma de depressão pós-parto, mas o mais correto é você procurar por um profissional de psicologia que te ajude a entender esse turbilhão de sentimentos que acontece no puerpério. As relações e os laços (todas eles) são construídos com o tempo e, muitas vezes, exige-se da mãe que ela tenha esse laço com seu bebê já construído após o nascimento. Essa cobrança pode gerar, de fato, sentimentos de ansiedade, preocupação, culpa e etc. Quando nasce um bebê, nasce uma mãe junto e ela precisa ser cuidada também. Espero que fique tudo bem.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Olá, sim, pode estar relacionado ao pós parto e todas as alterações que acontecem com seu corpo e seu psicológico. Entretanto, isso não significa que seja a única causa ou mesmo que vá passar, digamos assim, quando o período pós-parto se encerrar. Entendo que ter ajuda nesse momento é essencial. Se puder, procure um psicoterapeuta.
Olá, boa noite!. Pensando no seu relato, pode ser que seja Depressão Pós-Parto (DPP), pois o Baby blues também é um quadro de disforia puerperal, ou seja, um desconforto pós-parto juntamente com alteração de humor. É uma tristeza branda na mãe, e que NÃO impossibilita que ela realize suas atividades ou cuide do bebê, e se os sintomas persistirem por mais de 45 dias ou ficarem mais intensos é necessário buscar ajuda, diferente dos sintomas de depressão pós-parto. Sou Psicóloga Perinatal/Gestação e seria importante buscar um especialista na área que faça te trazer insights e assim você consiga passar por essa fase. Qualquer questão, estou à disposição. Abraços e melhoras.
Olá, bom dia. Um bebê pode trazer uma grande mudança tanto física como emocional. Por esse motivo procure uma psicóloga para lhe auxiliar e dar suporte nesse momento em que está vivendo. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Primeiramente, quero parabenizá-la pelo nascimento do seu bebê. Esse é um momento de grandes mudanças e desafios, e é completamente normal passar por uma variedade de emoções. O que você está descrevendo pode, sim, ser relacionado ao pós-parto.

O período pós-parto, também conhecido como puerpério, é caracterizado por uma série de alterações físicas e emocionais. As flutuações hormonais, a privação de sono, a adaptação a uma nova rotina e as demandas constantes do cuidado com o bebê podem impactar significativamente o bem-estar emocional da mãe.

As crises de pensamentos negativos podem ser sintomas de algo chamado "baby blues" ou até mesmo de uma condição mais séria chamada depressão pós-parto. É importante lembrar que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é um ato de coragem e autocuidado.

Como psicóloga, sugiro que você compartilhe esses sentimentos com alguém de confiança, seja um parceiro, um amigo próximo ou um profissional de saúde. Um profissional, como um psicólogo especializado em saúde perinatal, pode oferecer suporte e estratégias para lidar com esses desafios.

Além disso, reserve um tempo para cuidar de si mesma sempre que possível. Priorize o descanso, peça ajuda quando necessário e permita-se momentos de relaxamento. Não hesite em buscar auxílio profissional, pois existem recursos e estratégias eficazes para lidar com as emoções pós-parto.

Lembre-se, você não está sozinha nessa jornada, e é completamente normal buscar apoio. Cuidar de sua saúde mental é fundamental para o seu bem-estar e para o desenvolvimento saudável do seu bebê. Estou aqui para apoiá-la, e espero que você encontre as ferramentas e o suporte necessários para atravessar esse período desafiador.