A psicoterapia é um processo terapêutico conduzido por um psicólogo ou psiquiatra, que visa promover a saúde mental e o bem-estar emocional. Por meio de técnicas e abordagens científicas, a psicoterapia auxilia na compreensão e resolução de conflitos internos, traumas, ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos. A importância da psicoterapia reside na sua capacidade de proporcionar autoconhecimento, melhorar a qualidade de vida e desenvolver habilidades para lidar com desafios emocionais e comportamentais, contribuindo para uma vida mais equilibrada e saudável.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Augusta Olivério
Psicólogo
São Paulo
Olá, Bom dia! Não existe a maneira ideal de ter essa conversa com sua psicóloga, mas é importante que você diga a ela tudo que sente. Apenas conte da maneira que mais lhe agrada sobre seus sentimentos…

Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
Esses sentimentos de querer se machucar ou machucar outras pessoas podem ser sintomas de um problema subjacente, como um transtorno mental, e é fundamental buscar ajuda especializada para uma…

Procurar ler e estudar bastante sobre o assunto, quanto mais voce entender como seu cerebro funciona, mais fácil vai ser lidar com as suas dificuldades daqui para frente.


 José Antonio Reis
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
De qualquer forma você irá precisar de um psicólogo e possivelmente psiquiatra para tratar das crises de ansiedade e pânico que você passou a ter. E aí você precisará decidir se deseja retomar…

Dra. Andrea Cirillo Sidi
Psicólogo
São Paulo
Olá compreendo como a convivência é difícil sem comunicação. Sentir-se magoada também é uma situação de angústia, este ataque de raiva pode ser o resultado de tantos sentimentos guardados. E…

 Eduardo Carvalho
Psicólogo
Rio de Janeiro
Oi. Na minha linha de estudo, pesquisa e trabalho, em TODAS as sessões abro uns 5 min para feedback do meus pacientes. Aqui no meu consultório, os pacientes são livres para falar o que quiserem,…

 Renata Bombine Pimentel
Psicólogo
São Paulo
Olá! Penso que o ideal é você buscar ajuda psicoterapêutica para entender melhor esse "desejo" e seus sentimentos. O psicólogo é alguém neutro que irá escutá-lo(a) e juntos vão trabalhar…

 Dora Costa
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
Olá! Sim. O contrário também pode ocorrer, Psicólogos também se apaixonam. Se ocorrer, a questão deve ser levada e trabalhada na terapia pessoal do Psicólogo e também na Supervisão do caso clínico…

Com estas queixas eu investigaria transtornos de personalidade (os quais podem cursar com sentimentos inadequados e exagerados de raiva e rancor e comportamento manipulador) e transtorno obsessivo…

Dra. Silvia Regina Guimarães
Psicanalista
São Paulo
Olá! O TOC ou o transtorno obsessivo-compulsivo pode ser caracterizado por medos, pensamentos e comportamentos irracionais, repetitivos, fazendo o indivíduo desenvolver manias, rituais ou métodos…