Bexiga urinaria neurogênica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - bexiga urinaria neurogênica

Jorge Percy A. Jerez

Jorge Percy A. Jerez

Generalista

Nova Iguaçu

Marcio Josbete Prado

Marcio Josbete Prado

Urologista

Salvador

Fábio Martins

Fábio Martins

Urologista, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Gustavo de Oliveira Mota

Gustavo de Oliveira Mota

Urologista

Itajaí

Samantha Gomes de Freitas Dickel

Samantha Gomes de Freitas Dickel

Nefrologista pediátrico

Caxias Do Sul

Raphael Ortiz Bigatão

Raphael Ortiz Bigatão

Nefrologista pediátrico, Pediatra

Campo Grande

Perguntas sobre Bexiga urinaria neurogênica

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Bexiga urinaria neurogênica

Se o buraco da cistostomia está com débito crescente de urina pode ser um sinal de que a bexiga está com dificuldade para ser esvaziada. Faz-se necessário avaliação do caso pelo urologista assistente.…
1 respostas


Olá.
Consideramos bexiga neurogênica quando a criança apresenta alguma alteração neurológica, como mielomeningocele, agenesia sacral, malformação ano-retal, paralisia cerebral, etc.
1 respostas


Olá
A bexiga neurogênica pode ser hereditária em poucas patologias neurológicas que tem como um dos sintomas esse quadro sendo na grande parte não hereditária
Marque uma consulta…
1 respostas

Especialistas falam sobre Bexiga Urinaria Neurogênica

A bexiga neurogênica é definida como qualquer disfunção da bexiga causada por lesão neurológica. As causas mais comuns são lesão medular e mielomenigocele. No entanto, derrame, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Diabetes e mielites são causas frequentes. A característica comum é a perda do controle urinário e em algumas vezes a dificuldade para esvaziamento completo da bexiga. Como resultado, incontinência e infecções urinárias são frequentes. O tratamento vai depender do grau de comprometimento da bexiga e pode variar desde medicações até necessidade de uso de sondas para retirar a urina. O exame de urodinâmica pode ser valioso para melhor definição do quadro.

Jose Ailton Fernandes Silva

Urologista

Rio de Janeiro


A bexiga que não funciona normalmente por quaisquer motivos neurológicos: Mielomeningocele, AVC, Parkinson, Alzheimer, TRM, Esclerose Lateral Amiotrófica e outros, necessita de um estudo urodinâmico e de acompanhamento com um urologista para evitar lesão renal e melhorar a qualidade de vida.

O quadro de bexiga neurogênica geralmente está associado a defeitos da formação da coluna espinhal como mielomeningocele, existindo, ainda, outras causas. Como há um defeito na formação dos nervos, a bexiga pode ter comportamento variado, podendo ocasionar problema para os rins. É importante acompanhar com cirurgião pediátrico ou urologista pediátrico sempre.

Rafael Miranda Lima

Cirurgião pediátrico

Florianópolis

Quais profissionais tratam Bexiga urinaria neurogênica?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.