Esofagite eosinofílica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - esofagite eosinofílica

Mariana Castiglioni

Mariana Castiglioni

Alergista, Pediatra

Fortaleza

Alessandra Bitencourt Schambeck

Alessandra Bitencourt Schambeck

Alergista

Curitiba

João Paulo Aguiar Sampaio

João Paulo Aguiar Sampaio

Endoscopista

Fortaleza

Henrique Vivi Buzo

Henrique Vivi Buzo

Endoscopista

Novo Horizonte

Nathália Guarnetti

Nathália Guarnetti

Endoscopista, Cirurgião geral, Gastroenterologista

São José do Rio Preto

Cassia Gobara e Faria

Cassia Gobara e Faria

Alergista

Petrópolis

Perguntas sobre Esofagite eosinofílica

Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Esofagite eosinofílica

Esofagite erosiva grau C da classificação de Los Angeles é uma esofagite severa causada pela doença do refluxo gastro-esofágico e necessita tratamento com inibidores de bomba de prótons como…
1 respostas


Olá. A esofagite eosinofilica é um acometimento também alérgico( normalmente relacionado a comida) então não deixe de investigar essa parte! Sobre o esomeprazol... ele poderá ser tomado pela…
1 respostas


A esofagite eosinofilica tem sim relação com alergia alimentar.Voce deveria procurar um alergista pois o tratamento não é só pantoprazol.Veja minha descrição sobre o assunto no meu perfil. Espero…
1 respostas

Especialistas falam sobre Esofagite eosinofílica

A esofagite eosinofilica é uma doença pouco conhecida pelos pacientes,ela se caracteriza pela inflamação do esôfago causada em geral por uma alergia alimentar.Pode se apresentar clinicamente como um refluxo de difícil controle ,que não melhora mesmo com uso de medicamentos e principalmente dificuldade de engolir alimentos sólidos .Os principais alimentos envolvidos são o leite,ovo,trigo e soja.

Pilar Blanco

Alergista, Pediatra

São Paulo

Agendar uma visita

A Esofagite Eosinofílica é uma doença relativamente nova na Medicina, sendo fundamental seu manejo por profissionais qualificados e especialistas. Pode entre suas causas estar relacionada a alergia alimentar ou a ácaros. Esta investigação envolve alguns testes como o cutâneo, de contato e até algumas restrições alimentares, somente após avaliação especializada.

Paula Rezende Meireles Dias

Alergista

São Paulo


Doença imunomediada causada pela presença de inflamação no esôfago às custas de célula especiais, os eosinófilos. Os sintomas variam conforme a idade de apresentação, podendo ser desde irritabilidade e recusa alimentar no bebê até engasgo e impactação alimentar no adolescente. Pode estar associada a alguns alimentos ou aeroalérgenos. Seu tratamento é complexo e demanda esforço do médico e paciente.

Bruna França Protásio

Pediatra

Aracaju


O que poucos sabem é que sintomas digestivos sejam eles flatulência ou gases, azia, desconforto abdominal e até dores ,podem esta relacionado com alergias. Além da intolerância a lactose ou intolerância ao gluten existe uma condição clinica chamada esofagite eosinofílica ,que provoca sintomas indesejáveis bem parecido com o refluxo gastro esofágico, porém são patologias diferentes. A esofagite eosinofílica está diretamente relacionada com as alergias e a maioria dos pacientes apresentam evidencias de hipersensibilidade a certos alimentos e/ou alérgenos aéreos. Há fortes evidências de associação familiar. Observa-se em muitos destes pacientes a coexistência de asma, rinite, dermatite.

Isabel Cristina Moreira Porto

Alergista

São Luís Do Quitunde

Quais profissionais tratam Esofagite eosinofílica?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.