Espondilite anquilosante - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - espondilite anquilosante

João Pedro Pereira da Cunha

João Pedro Pereira da Cunha

Reumatologista

Lages

Sebastiao Cezar Radominski

Sebastiao Cezar Radominski

Reumatologista

Curitiba

Filipe Martins de Mello

Filipe Martins de Mello

Reumatologista

Itajaí

Marianna Costa Pereira

Marianna Costa Pereira

Reumatologista

Brasília

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Reumatologista

Fortaleza

Perguntas sobre Espondilite anquilosante

Nossos especialistas responderam a 66 perguntas sobre Espondilite anquilosante

Existem diversas causas de prurido que devem ser investigadas. Sugiro que procure o seu médico para avaliar se o prurido tem relação ou não ao uso da medicação.

Vacinas vivas atenuadas devem ser evitadas em pacientes com doença ativa grave e em alto grau de imunossupressão.
O melhor momento para vacinar é antes de iniciar tratamento imunossupressor…

Sim deve, o ideal é procurar um hematologista.

Especialistas falam sobre Espondilite Anquilosante

A EA é um reumatismo que causa dor lombar crônica, artrite de membros inferiores e tendinites nos dedos. Causa inflamação da coluna, com perda progressiva da movimentação. É mais comum em homens, na faixa dos 45 anos de idade, mas há casos de início na infância ou após os 60 anos. Pode causar inflamação ocular (uveíte), do calcanhar e dos dedos (dactilite), além de artrite de joelhos e tornozelos. Esses sintomas devem servir de alerta. O diagnóstico da EA é baseado em sintomas físicos. Para confirmar são solicitados radiografias da bacia e coluna vertebral, além de ressonância de sacroilíacas. A pesquisa do HLA-B27 pode apoiar o diagnóstico, mas o resultado negativo não exclui.

Otávio Augusto Gomes Da Paz

Reumatologista, Especialista em dor, Internista

Belém do Pará


A espondilite anquilosante é uma artrite inflamatória potencialmente incapacitante da coluna vertebral e das articulações sacroilíacas. É causa de dor lombar inflamatória crônica e até mesmo de deformidades permanentes, se diagnosticada tardiamente ou se não tratada. Acomete principalmente adultos com menos de 45 anos e o diagnóstico é realizado através da história clínica, do exame físico pelo reumatologista e da análise de exames de imagem e laboratoriais. Atualmente, existem diversos tratamentos para controle da dor e inibição das deformidades e das sequelas.

Luiz Felipe Dipe

Reumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

A Espondilite Anquilosante é um tipo de reumatismo que causa inflamação principalmente na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas (articulações que ficam na região das nádegas). A “EA” manifesta-se mais freqüentemente no sexo masculino, sendo 4 a 5 vezes mais freqüentes nos homens que nas mulheres. Normalmente, os pacientes desenvolvem os primeiros sintomas no final da adolescência ou no início da idade adulta (17 aos 35 anos de idade). Filhos de pais com “EA” também tem maior chance de apresentar a doença no futuro. As manifestações da doença podem variar de somente um quadro de dores nas costas contínua, até uma doença mais grave e sistêmica acometendo outro órgãos.

Quais profissionais tratam Espondilite anquilosante?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.