Lesões do joelho - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - lesões do joelho
Perguntas sobre Lesões do joelho
Nossos especialistas responderam a 156 perguntas sobre Lesões do joelho
Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai
Ortopedista - traumatologista, Médico perito, Especialista em administração em saúde
São Paulo
Especialistas falam sobre Lesões do joelho
Artrose do joelho pode ser entendida como um "desgaste" da articulação do joelho, sendo percebida pelo paciente na forma de dor e de limitações dos movimentos.
O exame clinico é fundamental para o diagnóstico e exige experiência do profissional, que conta ainda com recursos de imagem e laboratório.
O tratamento busca o controle da dor e recuperação da liberdade de movimentos, sendo utilizados recursos diversos associados como o medicamentoso, o fisioterápico, o uso de palmilhas, educação postural, viscossuplementação e a cirurgia.
O tratamento clinico bem sucedido, alivia ou até elimina a dor promovendo melhora dos movimentos, postergando ou até mesmo dispensando a cirurgia.
O termo "lesões em joelho" é bem vasto, e necessita da expertise de um especialista para fazer os exames físico e radiológico para saber qual lesão é e qual o tratamento.
Uma das lesões mais graves que pode ocorrer no joelho é a fratura do Planalto tibial. O planalto tibial é a região superior da tíbia que forma a articulação do joelho.
Fraturas nessa região podem trazer sequelas definitivas para joelho.
A principal sequela e a mais incapacitante é a artrite pós traumática, quando ocorre o envelhecimento precoce do joelho.
Por isso, quando ocorre lesões dessa natureza é fundamental o tratamento adequado com profissional bem treinado e assim evitar consequências danosas.
O tratamento cirúrgico dessas fraturas eu faço, fixando a fratura com placa e parafuso.
O paciente inicia a movimentação do joelho no dia seguinte à cirurgia ,e pisar no chão, após 30 dias.
Síndrome da banda iliotibial: a dor aparece na lateral externa do joelho em pessoas com a perna curvada p/ fora, músculos glúteos e abdutores fracos e/ou encurtados ou com diferença de comprimento entre as pernas.
Tendinite patelar: o incômodo surge logo abaixo da patela, na frente do joelho. Geralmente aparece depois dos treinos, associado à postura errada, desequilíbrio muscular entre as partes posterior e anterior da coxa, com excesso de treino e sobrepeso.
Ruptura do Menisco: o menisco pode sofrer uma carga excessiva, torção ou movimento brusco. Quando isso ocorre, o paciente se queixa de dor intensa, dificuldades p/ apoiar o pé no chão, limitação dos movimentos e bloqueio da articulação
O joelho é uma articulação bastante complexa que suporta o peso corporal com uma grande amplitude de movimentos e que portanto está sujeita a um grande número de lesões, tais como contusões, entorses, luxações, roturas dos meniscos e dos ligamentos cruzado anterior, cruzado posterior, colateral medial, colateral lateral, roturas de tendões, sinovites, bursites, artrites, infecções; todas passíveis de tratamento conservador ou cirúrgico, dependendo de cada caso em particular, levando-se sempre em consideração as perspectivas do paciente em relação ao trabalho, prática de esportes, etc
Quais profissionais tratam Lesões do joelho?
Lesões do joelho por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.