Lesões desportivas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em lesões desportivas

Encontre um especialista em Lesões desportivas na sua cidade:
Agnes Luciana Souza de Mendonca

Agnes Luciana Souza de Mendonca

Fisioterapeuta, Dentista

Niterói

Fernando Vianna

Fernando Vianna

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Shirley Valleria Chagas Andrade

Shirley Valleria Chagas Andrade

Fisioterapeuta

Aracaju

Franciele Panucci

Franciele Panucci

Fisioterapeuta

Campinas

Denise Machado

Denise Machado

Fisioterapeuta

Piracicaba

Agnes Luciana Souza de Mendonca

Agnes Luciana Souza de Mendonca

Fisioterapeuta, Dentista

Niterói

Especialistas falam sobre Lesões desportivas

O Fisioterapeuta Esportivo, participa da preparação e treinamento do atleta, seja ele recreacional ou de alta performance, e atua diretamente na prevenção e tratamento das lesões e o retorno às atividades. Tem como propósito prevenir e reabilitar as lesões, de forma eficaz e segura ao indivíduo, através do amplo conhecimento do esporte em questão, para, de acordo com as necessidades exigidas no ato esportivo, traçar um plano de tratamento adequado. Dentre as lesões, as mais acometidas são as lesões musculares.

Além de atletas esportivos que participam de competições, inúmeras pessoas hoje em dia estão inseridas em uma atividade física ou modalidade esportiva. Essas atividades podem levar a lesões em áreas específicas do corpo como joelho, ombro, coluna, quadril, entre outros, causadas por falta de planejamento adequado, excesso de impacto, overtraining, traumas ou desequilíbrios musculares. Com experiência e especialização em fisioterapia esportiva, o fisioterapeuta avalia o grau de lesão e oferece um tratamento avançado para o atleta ou praticante, com técnicas, protocolos com fases de exercícios específicos, retorno às atividades o mais rápido possível com critério, planejamento e orientação.

Marcel Bello

Fisioterapeuta

São Paulo


As lesões desportistas tem dois aspectos distintos e diferentes. De um lado, os acidentes traumáticos, resultantes da velocidade, dos movimentos forçados e dos choques. Do outro, os pequenos traumatismos, ligados à repetição exaustiva dos gestos, levando ao desgaste prematuro das articulações. As lesões musculares representam as lesões mais frequentes da prática desportiva. Podem variar de um simples estiramento até as roturas completas, gerando hematomas que por vezes necessitam ser drenados. Outras lesões frequentes são as do ligamento cruzado anterior e ou posterior, lesões meniscais e da cartilagem. O diagnóstico precoce é fundamental para o adequado tratamento, seja cirúrgico ou não.

Guilherme Barbosa Moreira

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

São lesões provocadas por métodos inadequados de treinamento, alterações estruturais que sobrecarregam mais determinadas partes do corpo e pela fraqueza muscular, tendinosa e ligamentar. Muitas dessas lesões são causadas pelo desgaste crônico e por lacerações, os quais são decorrentes de movimentos repetitivos que afetam os tecidos suscetíveis.

Rodrigo Carriello

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Lesões desportivas?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.