Glioma - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em glioma

Encontre um especialista em Glioma na sua cidade:
Felipe Bicalho Maluf

Felipe Bicalho Maluf

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Bruno Nunes Borlott

Bruno Nunes Borlott

Neurocirurgião

Vitória

Luiz Antonio Araujo Dias Júnior

Luiz Antonio Araujo Dias Júnior

Neurocirurgião

Ribeirão Preto

Marco Tulio Sette dos Santos

Marco Tulio Sette dos Santos

Neurocirurgião

São Caetano do Sul

Samuel Dobrowolski

Samuel Dobrowolski

Neurocirurgião

Curitiba

Patricia Montagner

Patricia Montagner

Neurocirurgião

Florianópolis

Perguntas sobre Glioma

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Glioma

Olá. Gliomas de vias ópticas são tumores raros que acometem principalmente crianças, como a sua filha. Normalmente são tumores benignos porém a localização impede tratamento cirúrgico curativo.…
1 respostas

Dr. Felipe Guardini
Dr. Felipe Guardini
Neurocirurgião
Campo Grande
Olá, o tratamento atual é neurocirúrgico. Dependendo do tamanho da lesão podem ser necessário realizar quimioterapia antes da neurocirurgia. Em alguns casos a cirurgia pode ser realizada com…
2 respostas

Gliomas de baixo grau são um subgrupo de tumores primários do sistema nervoso central que possuem baixo grau de malignidade, no entanto podem possuir alto índice de proliferação celular, o que…
3 respostas

Especialistas falam sobre Glioma

Os Gliomas cerebrais, são os principais tumores que se originam das células do sistema nervoso. Costumas dar sintomas de dor de cabeça que não melhora com tratamento, dar convulsões, simular um derrame, fazendo o paciente ficar com um dos lados do corpo mais fraco. Por ser um tumor, principalmente por ser no cérebro, o diagnóstico deve ser feito o quanto antes, para que o tratamento possa ser realizado, minimizando seus riscos. O tratamento com um neurocirurgião oncológico visa sempre minimizar os riscos para o paciente, tendo o cuidado de empregar todas as técnicas de primeira linha, disponíveis para cada caso.

Luiz Paulo Alves

Neurocirurgião

Santos


Os gliomas são tumores que nascem do próprio cérebro. As formas mais frequentes de manifestação são convulsões, deficiências e dores de cabeça, a depender do tamanho e da localização da lesão. O diagnóstico é feito através de exames de imagem, principalmente a Ressonância Magnética, e confirmado através do exame de biópsia, após a abordagem cirúrgica. O tratamento pode ir desde acompanhamento seriado até a ressecção ampla, seguida ou não de quimioterapia e/ou radioterapia, a depender do tipo e da extensão de retirada da lesão.

Quais profissionais tratam Glioma?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.