Neoplasias encefálicas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - neoplasias encefálicas

Evandro Pinto Luz de Oliveira

Evandro Pinto Luz de Oliveira

Neurocirurgião

São Paulo

Felipe Barreto

Felipe Barreto

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita
Gustavo Machado Cardoso

Gustavo Machado Cardoso

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Luan Lucena

Luan Lucena

Neurocirurgião

Chapecó

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas sobre Neoplasias encefálicas

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Neoplasias encefálicas

A qualidade de vida após uma cirurgia para tumor cerebral, como no caso da sua irmã, varia muito de acordo com diversos fatores, como o tipo, tamanho e localização do tumor, bem como a saúde…

Os sintomas variam conforme a localização da lesão no cérebro, podendo apresentar desde dores de cabeça a paralisia de braços e pernas. Consulte um neurocirurgião e tire suas dúvidas

Especialistas falam sobre Neoplasias Encefálicas

Os tumores são causados pelo crescimento anormal de um grupo de células. Essas células formam uma massa tumoral que pode ter características benignas ou malignas. Os tumores benignos costumam ter um crescimento lento e são pouco invasivos, enquanto os tumores malignos crescem mais rápido e são mais invasivos. Os tumores intracranianos são aqueles localizados dentro do crânio, o osso que protege o cérebro. Existem diversos tipos de tumores intracranianos. O mais comum são as metástases, provenientes de tumores presentes em outras localizações. Hoje em dia, existem muitas opções de tratamento para os tumores intracranianos, mas a avaliação deve ser feita caso a caso.

São tumores que afetam o cérebro ou tronco encefálico. Podem ser benignos ou malignos. Sua origem pode ser no tecido cerebral, envoltórios (meninges), nervos ou de outros órgãos, como as metástases. Os sintomas dependem da localização, desde alterações neurológicas, comportamentais, dor de cabeça, déficit de sensibilidade, força, crise convulsiva, aumento da pressão intracraniana, queixas visuais, etc. O diagnóstico é confirmado por imagem (geralmente RNM) e biópsia / cirurgia. O tratamento pode incluir ressecção cirúrgica, químio e radioterapia.

Os pacientes que recebem o diagnóstico de tumor cerebral passam sempre por um momento delicado e sofrem bastante com a notícia. Antes de decidir sobre a forma de tratamento deste tumor, o paciente deve realizar uma série de exames com o objetivo de obter todas as informações possíveis e necessárias para a escolha do melhor tratamento. A maioria dos tumores cerebrais são tratados através de cirurgia. Inclusive, muitos destes pacientes podem ser curados com o tratamento (tumores benignos). Por outro lado, frequentemente é necessário a complementação com quimioterapia e/ou radioterapia após a cirurgia. Converse com o seu médico e esclareça todos estes detalhes.

Iuri Neville

Neurocirurgião

São Paulo


A metástase cerebral é a neoplasia que mais frequentemente acomete o encéfalo. Históricamente esses pacientes tinham uma sobrevida pequena, porém com o avanço da terapia sistêmica, da técnica microcirúrgica e da radioterapia os pacientes passaram a ter uma maior expectativa de vida. Atualmente o objetivo da terapia é aumento de sobrevida associado à diminuição dos efeitos colaterais do tratamento. Os estudos científicos mais recentes relatam que cada vez menos ocorrem óbitos causados pelas metástases cerebrais mas sim pelo avanço da doença sistêmica, já que é possível fazer um bom controle dessas lesões com cirurgia associada a radioterapia.

Renvik Demauir

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A notícia de que há um tumor cerebral não é uma notícia fácil de contar, muito menos de ouvir. O paciente portador de tumor cerebral geralmente tem muitas dúvidas. Não só ele, mas como seus familiares também. Portanto, geralmente é uma consulta com o paciente e um ou mais familiares. Examinar o paciente, explicar onde está a lesão, quais os sintomas associados ao tumor e qual a proposta de tratamento deve ser OBRIGAÇÃO do médico atendente.

Bruno Silva Pereira

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Neoplasias encefálicas?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.