Ciática - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - ciática

Domingos Edno Castro Ribeiro

Domingos Edno Castro Ribeiro

Neurocirurgião, Neurologista

Macapá

Joacil Carlos Da Silva Junior

Joacil Carlos Da Silva Junior

Neurocirurgião, Especialista em dor

Recife

Valber Vitorino

Valber Vitorino

Neurocirurgião

Campina Grande

Caio Rondon

Caio Rondon

Especialista em medicina física e reabilitação, Especialista em dor

Campo Grande

Bernardo Athayde Cardoso Linhares

Bernardo Athayde Cardoso Linhares

Neurocirurgião

Vitória

Lucas Chaves Lelis

Lucas Chaves Lelis

Neurocirurgião

Salvador

Perguntas sobre Ciática

Nossos especialistas responderam a 59 perguntas sobre Ciática

Talvez você esteja com uma hérnia inguinal ou até com uma hérnia femoral.

Procure um cirurgião geral.
1 respostas


Olá , está localização corresponde a invernarão do nervo cutâneo sural e fíbular superficial, com o exame físico e história detalhada conseguimos suspeitar da origem da dor, se é uma compressão…
1 respostas


Procure um ortopedista para melhora avaliação e tratamento da patologia.
1 respostas

Especialistas falam sobre Ciática

A dor ciática é uma das maiores queixas em meu consultório. É muito importante, durante a História Clínica, Exame Físico e exames complementares, descobrir a causa da dor ciática; se não é de origem vascular, neuropática ou radicular( que vem da Coluna). Quando vem da Coluna( radicular) e é causada por uma Hérnia de disco lombar, temos que tratar a Hérnia de disco de acordo com o tipo de hernia e resposta do paciente. Quando não há alivio da dor ciática com o tratamento não Cirúrgico, indico cirurgia( Infiltração Foraminal, Cirurgia a laser ou Microdiscectomia).

Francisco Valmir Fernandes

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Ciática é a dor que segue o trajeto do nervo ciático, ou seja, irradia pela coxa, perna e pode chegar até o pé. Existem várias causas, mas, na maioria das vezes, ocorre devido a uma hérnia de disco na coluna lombar. O médico pode realizar o diagnóstico através do exame físico e exames de imagem.

O termo “ciática” é utilizado para descrever a dor que tem origem na trajetória do nervo ciático proveniente da coluna lombar. Apresenta-se como uma dor irradiada da coluna, glúteos, coxas, panturrilhas podendo chegar até os pés. Esta condição é uma irritação ou compressão de um ou mais raízes nervosas da coluna lombar. A dor ciática pode aparecer e desaparecer, causar dormência e formigamento, ou apresentar-se como uma dor insuportável.Quando os sintomas persistem ou retornam com maior frequência, uma ressonância magnética da coluna lombar ajudará a determinar se há alguma anormalidade no exame que pode explicar a localização ou a distribuição dos sintomas na perna.

Marlon Sudario De Lima E Silva

Ortopedista - traumatologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

A hernia de disco é uma das principais causas de dor no nervo ciático, pois ela comprime a raiz do nervo na coluna vertebral, causando grande dor. Essa dor também pode ser causada por inflamação do nervo, hérnia de disco,contraturas musculares, esforço e movimentos bruscos da coluna, entre outras causas. A dor costuma ser forte e resistente, assemelhada a choques curtos, sentida ao longo do trajeto do nervo ciático (coluna lombar, região posterior da coxa, pernas e pés).Normalmente, vem com formigamento, dormência ou fraqueza muscular. Alguns dos tratamentos recomendados são infiltração da coluna, cirurgia minimamente invasiva, descompressão medular, entre outros tratamentos.

É a dor referida no trajeto do nervo ciático, que é formado pelas raízes nervosas na coluna lombar e desce em pela face postero-lateral da coxa até o pé. Comumente a dor é causada pela compressão das raízes nervosas na coluna por hérnia de disco ou estreitamento do canal por onde o nervo passa.

O termo dor ciática geralmente é usado para descrever a dor que irradia na distribuição do nervo ciático. Portanto, a ciática é um sintoma e não uma doença propriamente dita. Existem vários sinônimos para o termo “ciática”: dor ciática, dor no nervo ciático, ciatalgia, dor radicular, radiculopatia, etc. O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e forma-se pela união das últimas raízes lombares (L4, L5) com as primeiras raízes sacrais (S1, S2, S3). O nervo ciático passa através do forame ciático (uma abertura no osso da bacia), logo abaixo do músculo piriforme (região profunda do glúteo) e desce pela região posterior do membro inferior (por trás da coxa, joelho, perna e pé).

Andre Pagotto

Ortopedista - traumatologista

Imperatriz

Agendar uma visita

A dor ciática é muito comum e nem sempre a hernia de disco é a sua causa. É necessário fazer um diagnóstico apurado da causa dor para indicar o tratamento adequado. Muitas vezes vezes o paciente permanece fazendo tratamento durante meses sem nenhum resultado. Em mais de 90% dos casos o tratamento não é cirúrgico, mas exige uma coordenação adequada para seu melhor resultado.

Jefferson Sousa

Especialista em dor, Neurocirurgião

Olinda

Agendar uma visita

Dor do ciático, dor ciática, ciatico inflamado, ciatalgia... Causar: protrusão do disco, hérnia extrusa ou extrusão, bico de papagaio, estenose de canal lombar, hipertrofia articulações zigoapofisarias ou facetarias, tumor raquimedular, hipertrofia ligamentar, hipertrofia do ligamento amarelo. Sintomas: fraqueza na perna, perna pesada, perna dormente, formigando / formigamento, fraqueza do pé, formigamento no pé, lombalgia, dor nas costas, dor lombar, claudicação, dor nas costas, queimação Tratamento: infiltração da coluna, cirugia minimamente invasiva com laser, endoscopia de coluna, descompressão medular, descompressão da cauda equina.

Ciática é a dor que acomete a região suprida pelo nervo ciático. Ela é sentida irradiada para a região dos glúteos e posterior da coxa, podendo se estender até o pé. Geralmente é causada por "pinçamentos" transitórios do nervo, seja por postura ou por esforço, sendo geralmente de boa resolução. Algumas doenças mais graves podem cursar com ciática, como o caso de hérnias discais, tumores, osteoartrose e espondilolisteses. Assim, deve-se sempre procurar um médico especialista para a avaliação dos sintomas e início do tratamento individualizado caso a caso.

Daniel Bedran De Castro

Ortopedista - traumatologista

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

A dor popularmente conhecida como ciática está relacionada à inflamação do nervo ciático. Pode estar ou não associada a dormência ou cãimbras. O nervo ciático é um conjunto de raízes nervosas que se origina na coluna lombar e se estende pelo membro inferior. A principal causa de ciatalgia (ou ciática) é a compressão de alguma das raízes nervosas envolvidas, em algum ponto de seu trajeto: na sua origem na coluna, na região glútea ou mais perifericamente na perna. Identificar a origem da compressão é ponto primordial para um tratamento bem sucedido.

Marina Hirschle Galindo

Ortopedista - traumatologista

Recife

Agendar uma visita

A ciática é dor causada por irritação ou compressão do nervo ciático, geralmente sentida na parte inferior das costas, nádegas e na parte traseira da perna. O nervo ciático é o maior nervo do corpo. Ciática pode ser sentida em qualquer lugar ao longo do curso do nervo ciático. A grande maioria dos casos de ciática se deve a distúrbios do disco intervertebral. Esses distúrbios podem causar a compressão dos nervos espinhais que formam o nervo ciático, levando à inflamação, dor e dormência na perna afetada. Quando pressão excessiva ou tensão é colocada na coluna, o disco pode ser comprimido até um ponto em que pode rasgar ou criar protrusão, criando uma hérnia de disco.

Mestre Sammy

Quiropraxista, Terapeuta complementar

Barueri

Agendar uma visita

Dor ciática ou ciatalgia é a dor ao longo trajeto do nervo ciático, resultado da compressão da raiz nervosa na coluna (hérnia) ou não. a causa pode ser degenerativa (hérnia), inflamatória, tumoral, vascular e também pode ocorrer causa fora da coluna como síndrome do piriforme. Pode ocorrer sem lombalgia O tratamento irá depender avaliação criteriosa do médico associada com avaliação de exames complementares.

Renato Simionatto E Silva

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Quais profissionais tratam Ciática?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.