Nódulos e tumores testiculares - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Auto-exploração
Embora o câncer testicular seja raro (1-2% dos tumores em adultos) não é nada incomum encontrar um nódulo ou massa no escroto (pele que recobre os testículos). Existem várias patologias anomalias que podem ser facilmente confundidas com câncer testicular, e a maioria deles não são tão graves. Dentre as alterações comuns podem afetar os testículos ou escroto incluem:
- Falta de um testículo
- Verrugas
- Hérnia
- Hidrocele / varicocele
- Infecção
- Feridas
- Torção testicular
- O câncer de testículo.
Falta de um testículo
Os testículos podem às vezes mover-se facilmente dentro e fora do escroto, de modo que às vezes é difícil de encontrar (chamado de testículos retráteis ou "lift"). Por exemplo, se você olhar para certos homens depois de nadarem em água fria pode ser difícil perceber até mesmo o testículo.
Se sempre faltou um testículo no escroto ou se você tem um testículo que nunca passou do abdômen para o escroto (criptorquidismo ou testículos retidos) deve consultar um urologista. Testículos criptorquidios devem ser tratados rapidamente e adultos que sofreram desta doença em crianças precisam de auto-exame regularmente, pois o risco de desenvolver câncer de testículo é maior nestes casos.
Verrugas
A pele do escroto é geralmente enrugada e grossa. Pequenas elevações (verrugas)em couve-flor na pele devem ser tratadas por um médico. Não tente removê-las você mesmo.
As verrugas lisas pequenas que podem ser vistas no escroto e pênis no sulco (entre a glande eo corpo do pênis) são normais e são simplesmente folículos pilosos ou glândulas sudoríparas. Estes são especialmente visíveis no pénis erecto, uma situação que leva muitas vezes a falsos alarmes e preocupações desnecessárias.
Hérnia
A porção do intestino pode passar através da parede muscular localizado na junção entre a coxa e abdômen (região inguinal) e forma uma hérnia inguinal ou inchaço. Em alguns casos, a hérnia pode se mover para o escroto. Há uma maior probabilidade em homens que em mulheres, devido à fraqueza potencial na parede abdominal até a virilha. Se o nódulo no escroto corresponde a uma hérnia inguinal, certas manobras que aumentam a pressão abdominal (por exemplo, a vontade de tossir) fazem com que a pressão seja transmitida para o escroto e aumentar o volume da hérnia.
No entanto, os homens desconhecem muitas vezes a hérnia até que ela esteja muito grande ou estrangular (comprimido são as artérias que fornecem suprimento de sangue), causando uma dor súbita. Se você aprender a levantar pesos corretamente, permanece ativo e monitora o seu peso, reduzir o risco de hérnia. Uma vez que uma hérnia desenvolveu uma "armação" vai evitar estrangulamento, mantendo o intestino correto, mas isso não resolver o problema e a cirurgia é sempre a melhor opção.
Hidrocele / varicocele
Um nódulo macio no escroto, especialmente se você pode colocar os dedos entre ele e o testículo é provável que seja um hidrocele, que nada mais é que um líquido estéril (não contaminado por bactérias) em uma camada envolvendo o testículo e, em princípio é sempre indolor. No entanto, se não tratada, a hidrocele pode crescer para um tamanho maior e causar algum desconforto ou inconveniência. Varicoceles são semelhantes, só que devido a uma alargada vasos venosos sanguíneos que drenam o sangue dos testículos.
Ambos podem exigir correção cirúrgica.
Infecção
Calor que se desenvolve em um ou ambos os testículos, especialmente com o aumento do volume testicular e a temperatura do corpo, pode ser causada por uma infecção. A causa nem sempre é uma doença sexualmente transmissível, mas pode vir de bactérias na urina. Uma infecção prolongada e não tratada pode danificar testículos e reduzir a fertilidade, por isso é conveniente administrar o tratamento o mais rapidamente possível. Antibióticos e anti-inflamatórios são muitas vezes o único tratamento necessário.
Às vezes, as infecções que afetam outras partes do corpo podem causar dor e inchaço dos testículos. Parotidite (caxumba), a gripe comum, mononucleose infecciosa e frio são exemplos e podem causar uma sensação de dor nos testículos. Paracetamol, utilizado para tratar a febre ou mal-estar associados a estas doenças podem também ajudar a reduzir a dor que acompanha este sintoma.
Lesões
A maioria dos homens que sofreram a experiência dolorosa de um golpe nos testículos. Normalmente, a dor desaparece em um período limitado de tempo, sendo muito baixo risco que não há qualquer lesão permanente. Se a dor persistir por mais de algumas horas, o escroto estiver inchado ou se a urina contém sangue, uma consulta deve ocorrer com urgência. Aplicação de uma bolsa de gelo por não mais que cinco minutos vai aliviar a dor significativamente em casos leves (felizmente, a maioria).
Torção
A torção espontânea de um testículo corta o seu fornecimento próprio de sangue. Isto pode se manifestar como dor, inchaço e sensibilidade em um dos testículos, geralmente acompanhada de vômitos. O testículo deve ser colocado na posição correta com a cirurgia que precisa ser feita em um curto período de tempo.
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas - nódulos e tumores testiculares






Perguntas sobre Nódulos e tumores testiculares
Nossos especialistas responderam a 99 perguntas sobre Nódulos e tumores testiculares


