Nódulos e tumores testiculares - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Auto-exploração

Embora o câncer testicular seja raro (1-2% dos tumores em adultos) não é nada incomum encontrar um nódulo ou massa no escroto (pele que recobre os testículos). Existem várias patologias anomalias que podem ser facilmente confundidas com câncer testicular, e a maioria deles não são tão graves. Dentre as alterações comuns podem afetar os testículos ou escroto incluem:

Falta de um testículo

Os testículos podem às vezes mover-se facilmente dentro e fora do escroto, de modo que às vezes é difícil de encontrar (chamado de testículos retráteis ou "lift"). Por exemplo, se você olhar para certos homens depois de nadarem em água fria pode ser difícil perceber até mesmo o testículo.

Se sempre faltou um testículo no escroto ou se você tem um testículo que nunca passou do abdômen para o escroto (criptorquidismo ou testículos retidos) deve consultar um urologista. Testículos criptorquidios devem ser tratados rapidamente e adultos que sofreram desta doença em crianças precisam de auto-exame regularmente, pois o risco de desenvolver câncer de testículo é maior nestes casos.

Verrugas

A pele do escroto é geralmente enrugada e grossa. Pequenas elevações (verrugas)em couve-flor na pele devem ser tratadas por um médico. Não tente removê-las você mesmo.

As verrugas lisas pequenas que podem ser vistas no escroto e pênis no sulco (entre a glande eo corpo do pênis) são normais e são simplesmente folículos pilosos ou glândulas sudoríparas. Estes são especialmente visíveis no pénis erecto, uma situação que leva muitas vezes a falsos alarmes e preocupações desnecessárias.

Hérnia

A porção do intestino pode passar através da parede muscular localizado na junção entre a coxa e abdômen (região inguinal) e forma uma hérnia inguinal ou inchaço. Em alguns casos, a hérnia pode se mover para o escroto. Há uma maior probabilidade em homens que em mulheres, devido à fraqueza potencial na parede abdominal até a virilha. Se o nódulo no escroto corresponde a uma hérnia inguinal, certas manobras que aumentam a pressão abdominal (por exemplo, a vontade de tossir) fazem com que a pressão seja transmitida para o escroto e aumentar o volume da hérnia.

No entanto, os homens desconhecem muitas vezes a hérnia até que ela esteja muito grande ou estrangular (comprimido são as artérias que fornecem suprimento de sangue), causando uma dor súbita. Se você aprender a levantar pesos corretamente, permanece ativo e monitora o seu peso, reduzir o risco de hérnia. Uma vez que uma hérnia desenvolveu uma "armação" vai evitar estrangulamento, mantendo o intestino correto, mas isso não resolver o problema e a cirurgia é sempre a melhor opção.

Hidrocele / varicocele

Um nódulo macio no escroto, especialmente se você pode colocar os dedos entre ele e o testículo é provável que seja um hidrocele, que nada mais é que um líquido estéril (não contaminado por bactérias) em uma camada envolvendo o testículo e, em princípio é sempre indolor. No entanto, se não tratada, a hidrocele pode crescer para um tamanho maior e causar algum desconforto ou inconveniência. Varicoceles são semelhantes, só que devido a uma alargada vasos venosos sanguíneos que drenam o sangue dos testículos.

Ambos podem exigir correção cirúrgica.

Infecção

Calor que se desenvolve em um ou ambos os testículos, especialmente com o aumento do volume testicular e a temperatura do corpo, pode ser causada por uma infecção. A causa nem sempre é uma doença sexualmente transmissível, mas pode vir de bactérias na urina. Uma infecção prolongada e não tratada pode danificar testículos e reduzir a fertilidade, por isso é conveniente administrar o tratamento o mais rapidamente possível. Antibióticos e anti-inflamatórios são muitas vezes o único tratamento necessário.

Às vezes, as infecções que afetam outras partes do corpo podem causar dor e inchaço dos testículos. Parotidite (caxumba), a gripe comum, mononucleose infecciosa e frio são exemplos e podem causar uma sensação de dor nos testículos. Paracetamol, utilizado para tratar a febre ou mal-estar associados a estas doenças podem também ajudar a reduzir a dor que acompanha este sintoma.

Lesões

A maioria dos homens que sofreram a experiência dolorosa de um golpe nos testículos. Normalmente, a dor desaparece em um período limitado de tempo, sendo muito baixo risco que não há qualquer lesão permanente. Se a dor persistir por mais de algumas horas, o escroto estiver inchado ou se a urina contém sangue, uma consulta deve ocorrer com urgência. Aplicação de uma bolsa de gelo por não mais que cinco minutos vai aliviar  a dor significativamente em casos leves (felizmente, a maioria).

Torção

A torção espontânea de um testículo corta o seu fornecimento próprio de sangue. Isto pode se manifestar como dor, inchaço e sensibilidade em um dos testículos, geralmente acompanhada de vômitos. O testículo deve ser colocado na posição correta com a cirurgia que precisa ser feita em um curto período de tempo.

Especialistas em nódulos e tumores testiculares

Encontre um especialista em Nódulos e tumores testiculares na sua cidade:
Ricardo Kupka da Silva

Ricardo Kupka da Silva

Urologista

Florianópolis

Charles Kelson Gomes de Aquino

Charles Kelson Gomes de Aquino

Urologista

Brasília

André Luiz Mendes Nogueira

André Luiz Mendes Nogueira

Urologista

Goiânia

Christian Costa de Araujo

Christian Costa de Araujo

Oncologista, Urologista

Salvador

Leandro Kruel

Leandro Kruel

Urologista

Passo Fundo

Marcílio Moreira

Marcílio Moreira

Urologista

Patos

Perguntas sobre Nódulos e tumores testiculares

Nossos especialistas responderam a 69 perguntas sobre Nódulos e tumores testiculares

Dr. George Araujo Magalhães
Dr. George Araujo Magalhães
Urologista
Fortaleza
Procure um urologista. Ele vai lhe examinar e dar o diagnóstico.
1 respostas

Boa tarde,microcalcificacões em testiculo nos pacientes com infertilidade deve ser avaliada com cautela.Procure um especialista.
1 respostas

Dr. Victor Hugo Senra Victor
Dr. Victor Hugo Senra Victor
Urologista
Rio de Janeiro
Só há como saber examinando você e talvez haja necessidade de exames de imagem como a ultrassonografia. Assim que possível procure um urologista. Acima dos testículos há uma estrutura chamada…
3 respostas

Especialistas falam sobre Nódulos e tumores testiculares

Especialista em Urologia oncológica e no tratamento dos tumores testiculares por laparoscopia e cirurgia robótica.

Felipe Monnerat Lott

Oncologista, Urologista

Rio de Janeiro


O Câncer de Testículo representa 1% das neoplasias masculinas e 5% dos tumores urológicos. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento, destacam-se: historia familiar positiva, presença de tumor contralateral, criptorquidismo e hipospadia. A presença de massa testicular é um dos sinais e a dor testicular pode ser o primeiro sintoma em 20% dos casos e mais de 27% dos pacientes podem apresentá-la. O Ultrassom apresenta sensibilidade de diagnóstico de 100% e a titulação dos marcadores tumorais (alfa-feto proteína, beta HCG e desidrogenase láctea) e importante no diagnóstico, estadiamento e prognóstico. O tratamento é realizado através da cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Quais profissionais tratam Nódulos e tumores testiculares?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.