Síndromes de imunodeficiência - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - síndromes de imunodeficiência

Elke Ferreira Mascarenhas

Elke Ferreira Mascarenhas

Alergista, Pediatra

Dourados

Thais Costa Lima de Moura

Thais Costa Lima de Moura

Alergista pediátrico

São Paulo

Maria Vitória Hadland Seidl

Maria Vitória Hadland Seidl

Alergista pediátrico, Pediatra

Rio de Janeiro

Mayara Skonieczny Ost

Mayara Skonieczny Ost

Alergista pediátrico

Lages

Beatrice Santanastasio Mirante

Beatrice Santanastasio Mirante

Alergista pediátrico

Montes Claros

Lara Rodrigues

Lara Rodrigues

Alergista pediátrico

Brasília

Perguntas sobre Síndromes de imunodeficiência

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Síndromes de imunodeficiência

Sim, poderão. Procure um Geneticista que possa lhe orientar acerca de possibilidade de recorrência em prole futura e possibilidade de diagnóstico pré gestacional. A disposição,

Se estiver com alguma infecção atual sim,caso contrário, não justifica.

Especialistas falam sobre Síndromes de imunodeficiência

As imunodeficiências são popularmente conhecidas como "imunidade baixa". Podem ter 3 tipos de causas principais: congênitas, quando presentes ao nascimento, normalmente de causa genética, e são as mais graves; adquiridas, quando ocorrem após alguma doença, como Aids, cânceres e diabetes; e transitórias, que ocorrem por um "desequilíbrio" no organismos, podendo ser por deficiência de nutrientes ou mesmo pelo stress. Muitas vezes não é possível determinar a causa mas o infectologista ou o alergoimunologista podem fazer a pesquisa, através de exames laboratoriais. Se você acha que pode estar com a imunidade baixa, procure um especialista!

As imunodeficiências primárias são alterações no sistema imunológico, cuja função é proteger o nosso organismo contra microorganismos, como bactérias, vírus, entre outros. Assim, quando nosso sistema imune não funciona adequadamente, infecções graves e de repetição tornam-se frequentes. Hoje existem inúmeras doenças descritas e caracterizadas que levam a alteração da imunidade.

Jessica Loekmanwidjaja

Alergista, Pediatra

São Paulo


Quando se é imunodeficiente, as falhas do sistema imunológico aumentam as chances de se desenvolverem infecções, doenças autoimunes, gastrointestinais, deficiências de vitaminas e minerais, perda de massa muscular e de gordura, osteoporose e por aí vai. As intervenções nutricionais conseguem interferir na maior parte dessas questões, ajudando a controlar melhor os sintomas e prevenindo prejuízos maiores à saúde. A partir de uma avaliação completa (massa muscular e de gordura; exames de sangue; e histórico de saúde e doença), propõe-se a melhora dos hábitos alimentares e, se necessário, o uso de suplementos, além de orientações quanto à prática de exercícios físicos.

Daniel Barreto De Melo

Nutricionista

São Paulo

Quais profissionais tratam Síndromes de imunodeficiência?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.