Cometi um erro e não consigo tirar da minha cabeça, não consigo me perdoar, entrei em depressão agor

33 respostas
Cometi um erro e não consigo tirar da minha cabeça, não consigo me perdoar, entrei em depressão agora não estou conseguindo sair dela. A pessoa envolvida diz já ter me perdoado mas eu não consigo me perdoar, tenho TOC nível hard será que isso pode estar relacionado a eu não conseguir me perdoar? Tem algum tipo de tratamento que possa me ajudar? Obrigada
Olá! A culpa é um dia fatores que mais aumentam os sintomas do TOC. É super importante entender como ela está afetando seus sentimentos e pensamentos, pois isso vai refletir na maneira como você se relaciona com as pessoas e como reage na hora de decisões. A psicoterapia é recomendada no tratamento dos Transtornos Obsessivos. Em alguns casos, o uso de medicamentos, com orientação médica pode ajudar a aliviar os sintomas. Mas entender quais são as causas dos padrões emocionais envolvidos nessa culpa é fundamental para a cura. E nisso a psicoterapia será de extrema valia. Existem bons profissionais disponíveis, inclusive online.

Olá! Realmente o sofrimento de quem não se perdoa é imensurável;a psicoterapia certamente te ajudará e há exercícios ,a serem realizados, que te ajudarão muito a superar essa fase. Este tipo de situação pode intensificar o TOC pois ,assim,você tem um "alívio"imediato da dor psíquica, contudo,esse "alívio"é tão rápido que você sente necessidade de repetir, repetir, repetir,na busca interminável de paz interior. A TCC com técnicas da Psicologia Positiva tem se mostrado muito eficaz. Neste momento, há profissionais com essas formações e que atendem online. Ponho-me a disposição para maiores esclarecimentos e apoio.
Olá , sugiro que você faça terapia para trabalhar o TOC pois a dificuldade que você apresenta de se perdoar pode fazer os sintomas do TOC aumentarem, e também te ajudar no processo de elaboração dos sentimentos.
TOC é um transtorno de ansiedade. Procure um tratamento com psicólogo comportamental com terapia de exposição. É uma intervenção baseado em evidências que demonstram melhor resultado para TOC. tratamento medicamentos junto com essa terapia pode te ajudar também.
Recomendo psicoterapia para que você consiga trabalhar a culpa de forma eficaz e como mencionou a ansiedade está presente, portanto irá trabalhar esses pensamentos disfuncionais, onde tem uma repetição e intensidade.
A psicoterapia é fundamental para te ajudar nesse processo, a terapia cognitivo comportamental tem várias evidências científicas de comprovação de eficácia em casos como o seu. Se não estiver fazendo acompanhamento com psiquiatra, também é importante fazer uma avaliação, uma vez que você disse que o TOC tá nível HARD. Me coloco a disposição se quiser conversar mais sobre você e te desejo o melhor, busque ajuda, você não precisa passar por isso sozinhx.
Olá. Sim para ambas as perguntas. O Toc está diretamente ligado à ansiedade. Os rituais (manias, comportamentos, etc) são justamente dispositivos que visam o controle e a diminuição dos níveis de ansiedade, por isso que não faz sentido somente você "entender que não é racional" (Como as pessoas que convivem com você provavelmente já insistiram em bater nessa tecla algumas vezes). Felizmente, sim, também há tratamento. Uma psicoterapia ou um processo de análise podem te ajudar a entender melhor quais os pensamentos obsessivos (esses que se repetem incessantemente como a culpa pelo que fez) e o porquê de eles estarem presentes.
Minha recomendação: faça análise. Vai lhe ajudar muito.
Olá! A psicoterapia será um grande auxílio para você. Talvez necessite de alguma intervenção medicamentosa, o que pode ser avaliado junto ao psicólogo. A terapia com EMDR e Brainspotting tem resultados muito bons em casos de TOC, na elaboração da culpa e transtornos obsessivos em geral. Procure um tratamento para que este sofrimento não se estenda mais.
Bom dia, o TOC como um quadro grave é multifatorial. Esse evento na sua vida pode ser uma variável relevante, mas só com uma avaliação funcional você conseguirá entender melhor essa relação. Recomendo a psicoterapia analítico-comportamental, que é baseada em evidencias e pode auxiliar no seu processo de tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Pedir perdão e ser perdoado é muito positivo e necessário. Porém pode não ser suficiente quando temos dificuldades de aceitar os próprios erros e falhas. A terapia o ajudará nesse processo de aceitação e evolução.
Olá, deve ser sofrimento muito grande passar todo o tempo girando em torno desse acontecido. Esse é um sintoma do perfeccionismo, da auto cobrança. Sintomas que te impede de cometer erros, magoar alguém, entre outros. A psicoterapia, acompanhamento psicológico, poderá te ajudar a trabalhar esses sintomas, então você conseguirá se perdoar. Espero tê-lo ajudado. Abraço.
Olá, o TOC e o perdão estão associados, o tratamento ideal seria terapia para tratar o TOC e superar a culpa, se perdoando.
Olá! Como disse a outra pessoa te perdoou, mas você ainda não. A terapia te ajudará neste processo de trabalhar a culpa, os sintomas do TOC, ansiedade e perdão, uma vez que este sentimento trás sofrimento e de alguma forma paralisia. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição para ajudar. Lembre-se que é necessário se olhar com menos julgamento para encontrar caminhos mais tranquilos e diferentes para a vida. Abraços
Olá
Com certeza, está relacionado. Imagino o seu sofrimento não conseguindo se perdoar e levando essa culpa a “ferro e fogo”.
O controle deve ser algo importante para você. Procure um tratamento psicológico para poder se entender melhor e estar mais satisfeita com você mesma.
Boa sorte
Olá,
Todos cometem erros, mas para entender melhor o que faz vc não se perdoar deve estar relacionado a culpa sobre as consequências e também um possível sentimento de perda.
Vale a pena trabalhar em psicoterapia.
Com relação ao TOC, não necessariamente está relacionado, mas dependendo do problema que causa a culpa, pode ser.
Pelo seu relato, o ideal seria você procurar um psicanalista e/ou psicólogo para que possa elaborar essa sua culpa. As vezes, sozinha não consegue mesmo. Vale a pena pensar em fazer uma análise para que possa ver as causas de seus sofrimentos e se permitir ter uma vida com menos sofrimento, já que eles estão aí se apresentando a todo momento.
São vários fatores no seu caso. Sugiro procurar ajuda com um psiquiatra e um psicólogo da abordagem cognitivo-comportamental TCC a única é mais indicada no tratamento da depressão e TOC, segundo OMS
Olá, reflita se esse "não perdoar-se a si mesmo" se repete em outras situações. Se sim, estamos falando que você provavelmente é dominado por um complexo psicológico de culpa, sempre irá surgir nas várias situações da vida e isso provaca grande desgaste psíquico e pode levar a depressão. Busque psicoterapia !
A maioria dos transtornos têm origem em traumas. Não sei como começou o TOC, mas terapias como o EMDR e Brainspotting têm apresentado excelentes resultados.
Pelo seu relato é de essencial importância que você busque um profissional para que possa falar e consequentemente elaborar sobre essa situação. Os pensamentos obsessivos, as compulsões e culpa são característicos do quadro que você nos apresentou.
Busque um psicólogo ou psicanalista para investigar os causadores dessa questão e do motivo pelo qual você não se perdoa.
A Psicoterapia Transpessoal é um método que pode ajudar pois está totalmente focada no autoconhecimento, o que quer dizer reconhecer a natureza daquilo que somos para além da personalidade ou do nível pessoal aonde se encontram as raízes do sofrimento. Estou a disposição. Um abraço
Olá. Os pensamentos obsessivos do toc devem podem estar sim fazendo com que tenha mais dificuldade de se perdoar. A Terapia Cognitivo Comportamental ( TCC) tem demonstrado evidência de eficácia no tratamento desse transtorno. Em alguns casos é o Toc que leva a depressão e ao tratar o Toc , você estará também tratando a depressão.
Faça psicoterapia . Isso te ajudará muito !
Olá! Entendo que por vezes é difícil lidar com algumas decisões ou atitudes que praticamos no passado, mas é também importante entender que o modo como você respondeu a situação era a maneira na qual você dava conta de elaborar no momento. Encontrar novas formas de ressignificar sua história e não manter o julgamento e autocobrança pode lhe auxiliar a lidar melhor com sua história, temos a possibilidade de modificar pensamentos que por ventura estejam distorcidos da realidade, através da Terapia Cognitivo Comportamental. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Sim! A psicoterapia pode te ajudar. É importante você elaborar essa questão. O quadro de TOC está dificultando esse processo de perdão. Aprender a lidar com a ansiedade é um passo essencial para superar as limitações trazidas pelo transtorno Obsessivo compulsivo. É possível sim eliminar os fatores que perpetuam o TOC, e assim contornar os sintomas com terapias psicológicas e medicamentos. A terapia ajuda a ter uma melhor qualidade de vida e percebendo a si mesmo, então os pensamentos obsessivos tendem a se enfraquecer paulatinamente até se extinguir. E você vai se livrando da ansiedade que estava lhe consumindo e conseguindo elaborar essa sua questão.Fico à disposição! Abraço!
A psicoterapia pode te auxiliar neste processo. Entrar em contato com a questão que te causa este sentimento é muito importante, assim como entender a origem deste sentimento de culpa e o porquê de não conseguir se perdoar.
Olá! Tem sim, o TOC está ligado a pensamentos obsessivos, que no seu caso, podem ser desenvolvidos pelo sentimento de culpa. Trabalhar as crenças sobre você e a situação gatilho seria muito importante para você conseguir se perdoar. Faça terapia! Um abraço.
O mais difícil em uma situação semelhante é obter o perdão da parte envolvida. Por que insistir em não se perdoar? por que ir de encontro permanentemente ao sofrimento. Alimentar seus problemas é permanecer envolto na depressão, na angústia. Se você tem TOC sua luta deve ser constante. Um abraço
A culpa é um dos sentimentos ligados de maneira indireta a rejeição, e, portanto, um dos maiores disparadores de aumento dos sintomas de quem é portador do TOC. A ideia aqui é que ao cometermos um erro e chatearmos alguém, esse alguém irá nos rejeitar, e esse sentimento pode gerar angústia extrema em algumas pessoas. Entendo ser esse o seu caso. A autocobrança excessiva de não falhar faz com que você mesma não se perdoe, e viva angustiada diante da dificuldade que tem em aceitar seus erros. A pessoa envolvida já lhe perdoou, falta você se perdoar, e é aí que a terapia entra para te ajudar: trabalhar a autopiedade e diminuir tamanha rigidez e autocobrança. Errar faz parte da condição humana, e serve para aprendermos lições. Mas ela não pode virar uma neurose. É preiso trabalhar a aceitação dessa condição humana
As atitudes do TOC podem ser acompanhadas de sentimentos, como o medo, culpa e ansiedade.
TOC faz com que você entre em um ciclo de dúvidas, e consequente medo de não ter realizado determinadas
rotinas de forma correta.
Os pensamentos intrusivos – ou invasivos – são pensamentos involuntários violentos ou perturbadores que parecem ficar presos na mente. Podem acontecer com frequência e causar uma grande angústia .
O TOC causa sofrimento psíquico, está habituado a um ritual que, se não for efetuado, provoca sensação de algo negativo, trágico. Esse ritual pode ser um comportamento ou pensamento obsessivo.
Fatores educacionais, como ênfase na disciplina e nos deveres a serem cumpridos, podem reforçar a tendência ao exagero da responsabilidade e da culpa, aspectos bastante exagerados e no TOC ou quadros similares.
O escrúpulo faz parte do TOC , e é caracterizado por um sentimento excessivo de culpa e frustração que se torna patológico, vinculado a diferentes aspectos da vida.
escrúpulo moral toma emprestado de outras manifestações comuns do transtorno obsessivo-compulsivo.
Excessivamente preocupada e em estado de ansiedade perene por medo de fazer algo que vá contra suas crenças morais, éticas.
Você não está sozinho e que esse transtorno não define quem você é na realidade, busque ajuda.
Psicoterapia e talvez antidepressivo para o TOC.
Olá! Sim, como já comentado por alguns colegas, TOC é um transtorno de ansiedade que pode estar relacionado a esse 'querer se perdoar e não conseguir'. Medicamentos, psicoterapia e práticas de autoconhecimento são tratamentos que eu indicaria para que você possa entender porque não está conseguindo e se perdoar é o que você precisa fazer.
Olá, tudo bem? Você está se sentindo bastante culpado, tua auto cobrança está nas alturas. A culpa pode ser cruel, colocando a pessoa num estado de penitência, no qual rumina o acontecimento desencadeador da situação. Respondendo tua pergunta, sim, o TOC pode estar relacionado à intensidade da tua culpa e auto cobrança. Seria bom para você buscar psicoterapia para poderes falar sobre o assunto e entender o que se passa. Fico à disposição.