Cometi um erro e não consigo tirar da minha cabeça, não consigo me perdoar, entrei em depressão agor
22 respostas
Cometi um erro e não consigo tirar da minha cabeça, não consigo me perdoar, entrei em depressão agora não estou conseguindo sair dela. A pessoa envolvida diz já ter me perdoado mas eu não consigo me perdoar, tenho TOC nível hard será que isso pode estar relacionado a eu não conseguir me perdoar? Tem algum tipo de tratamento que possa me ajudar? Obrigada
Olá! A culpa é um dia fatores que mais aumentam os sintomas do TOC. É super importante entender como ela está afetando seus sentimentos e pensamentos, pois isso vai refletir na maneira como você se relaciona com as pessoas e como reage na hora de decisões. A psicoterapia é recomendada no tratamento dos Transtornos Obsessivos. Em alguns casos, o uso de medicamentos, com orientação médica pode ajudar a aliviar os sintomas. Mas entender quais são as causas dos padrões emocionais envolvidos nessa culpa é fundamental para a cura. E nisso a psicoterapia será de extrema valia. Existem bons profissionais disponíveis, inclusive online.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Realmente o sofrimento de quem não se perdoa é imensurável;a psicoterapia certamente te ajudará e há exercícios ,a serem realizados, que te ajudarão muito a superar essa fase. Este tipo de situação pode intensificar o TOC pois ,assim,você tem um "alívio"imediato da dor psíquica, contudo,esse "alívio"é tão rápido que você sente necessidade de repetir, repetir, repetir,na busca interminável de paz interior. A TCC com técnicas da Psicologia Positiva tem se mostrado muito eficaz. Neste momento, há profissionais com essas formações e que atendem online. Ponho-me a disposição para maiores esclarecimentos e apoio.

Olá , sugiro que você faça terapia para trabalhar o TOC pois a dificuldade que você apresenta de se perdoar pode fazer os sintomas do TOC aumentarem, e também te ajudar no processo de elaboração dos sentimentos.

TOC é um transtorno de ansiedade. Procure um tratamento com psicólogo comportamental com terapia de exposição. É uma intervenção baseado em evidências que demonstram melhor resultado para TOC. tratamento medicamentos junto com essa terapia pode te ajudar também.

Recomendo psicoterapia para que você consiga trabalhar a culpa de forma eficaz e como mencionou a ansiedade está presente, portanto irá trabalhar esses pensamentos disfuncionais, onde tem uma repetição e intensidade.

A psicoterapia é fundamental para te ajudar nesse processo, a terapia cognitivo comportamental tem várias evidências científicas de comprovação de eficácia em casos como o seu. Se não estiver fazendo acompanhamento com psiquiatra, também é importante fazer uma avaliação, uma vez que você disse que o TOC tá nível HARD. Me coloco a disposição se quiser conversar mais sobre você e te desejo o melhor, busque ajuda, você não precisa passar por isso sozinhx.

Olá. Sim para ambas as perguntas. O Toc está diretamente ligado à ansiedade. Os rituais (manias, comportamentos, etc) são justamente dispositivos que visam o controle e a diminuição dos níveis de ansiedade, por isso que não faz sentido somente você "entender que não é racional" (Como as pessoas que convivem com você provavelmente já insistiram em bater nessa tecla algumas vezes). Felizmente, sim, também há tratamento. Uma psicoterapia ou um processo de análise podem te ajudar a entender melhor quais os pensamentos obsessivos (esses que se repetem incessantemente como a culpa pelo que fez) e o porquê de eles estarem presentes.
Minha recomendação: faça análise. Vai lhe ajudar muito.

Olá! A psicoterapia será um grande auxílio para você. Talvez necessite de alguma intervenção medicamentosa, o que pode ser avaliado junto ao psicólogo. A terapia com EMDR e Brainspotting tem resultados muito bons em casos de TOC, na elaboração da culpa e transtornos obsessivos em geral. Procure um tratamento para que este sofrimento não se estenda mais.

Bom dia, o TOC como um quadro grave é multifatorial. Esse evento na sua vida pode ser uma variável relevante, mas só com uma avaliação funcional você conseguirá entender melhor essa relação. Recomendo a psicoterapia analítico-comportamental, que é baseada em evidencias e pode auxiliar no seu processo de tratamento.
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Pedir perdão e ser perdoado é muito positivo e necessário. Porém pode não ser suficiente quando temos dificuldades de aceitar os próprios erros e falhas. A terapia o ajudará nesse processo de aceitação e evolução.

Olá, deve ser sofrimento muito grande passar todo o tempo girando em torno desse acontecido. Esse é um sintoma do perfeccionismo, da auto cobrança. Sintomas que te impede de cometer erros, magoar alguém, entre outros. A psicoterapia, acompanhamento psicológico, poderá te ajudar a trabalhar esses sintomas, então você conseguirá se perdoar. Espero tê-lo ajudado. Abraço.

Olá, o TOC e o perdão estão associados, o tratamento ideal seria terapia para tratar o TOC e superar a culpa, se perdoando.

Olá! Como disse a outra pessoa te perdoou, mas você ainda não. A terapia te ajudará neste processo de trabalhar a culpa, os sintomas do TOC, ansiedade e perdão, uma vez que este sentimento trás sofrimento e de alguma forma paralisia. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição para ajudar. Lembre-se que é necessário se olhar com menos julgamento para encontrar caminhos mais tranquilos e diferentes para a vida. Abraços

Olá
Com certeza, está relacionado. Imagino o seu sofrimento não conseguindo se perdoar e levando essa culpa a “ferro e fogo”.
O controle deve ser algo importante para você. Procure um tratamento psicológico para poder se entender melhor e estar mais satisfeita com você mesma.
Boa sorte

Olá,
Todos cometem erros, mas para entender melhor o que faz vc não se perdoar deve estar relacionado a culpa sobre as consequências e também um possível sentimento de perda.
Vale a pena trabalhar em psicoterapia.
Com relação ao TOC, não necessariamente está relacionado, mas dependendo do problema que causa a culpa, pode ser.

Pelo seu relato, o ideal seria você procurar um psicanalista e/ou psicólogo para que possa elaborar essa sua culpa. As vezes, sozinha não consegue mesmo. Vale a pena pensar em fazer uma análise para que possa ver as causas de seus sofrimentos e se permitir ter uma vida com menos sofrimento, já que eles estão aí se apresentando a todo momento.

São vários fatores no seu caso. Sugiro procurar ajuda com um psiquiatra e um psicólogo da abordagem cognitivo-comportamental TCC a única é mais indicada no tratamento da depressão e TOC, segundo OMS

Olá, reflita se esse "não perdoar-se a si mesmo" se repete em outras situações. Se sim, estamos falando que você provavelmente é dominado por um complexo psicológico de culpa, sempre irá surgir nas várias situações da vida e isso provaca grande desgaste psíquico e pode levar a depressão. Busque psicoterapia !

A maioria dos transtornos têm origem em traumas. Não sei como começou o TOC, mas terapias como o EMDR e Brainspotting têm apresentado excelentes resultados.

Pelo seu relato é de essencial importância que você busque um profissional para que possa falar e consequentemente elaborar sobre essa situação. Os pensamentos obsessivos, as compulsões e culpa são característicos do quadro que você nos apresentou.
Busque um psicólogo ou psicanalista para investigar os causadores dessa questão e do motivo pelo qual você não se perdoa.

A Psicoterapia Transpessoal é um método que pode ajudar pois está totalmente focada no autoconhecimento, o que quer dizer reconhecer a natureza daquilo que somos para além da personalidade ou do nível pessoal aonde se encontram as raízes do sofrimento. Estou a disposição. Um abraço

Olá. Os pensamentos obsessivos do toc devem podem estar sim fazendo com que tenha mais dificuldade de se perdoar. A Terapia Cognitivo Comportamental ( TCC) tem demonstrado evidência de eficácia no tratamento desse transtorno. Em alguns casos é o Toc que leva a depressão e ao tratar o Toc , você estará também tratando a depressão.

Especialistas

Márcia Magnavita

Márcia Magnavita

Psicólogo

Rio de Janeiro

Linda Hertzing

Linda Hertzing

Psicólogo

São Bento Do Sul

Adriana Rozenowicz

Adriana Rozenowicz

Psicólogo

Rio de Janeiro

Thiago Linhares

Thiago Linhares

Psicólogo

São Luís

Mateus Carvalho

Mateus Carvalho

Psicólogo

Divinópolis

Elder Silva

Elder Silva

Psicólogo, Urologista

Vitória da Conquista

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 59 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.