Desânimo, dormir e quando acordar se sentir mais cansado de quando se deitou, irritabilidade, vontade de se isolar das pessoas e só dormir, sentir muito medo, isso pode ser diagnosticado como depressão?
Pode ser Sim mas para ter certeza precisa consultar um psiquiatra para fazer um diagnostico adequado ao teu caso e depois procure um psicologo/a para fazer psicoterapia para trabalhar tua irritabilidade e vontade de se isolar. Precisa conhecer as causas que te desanimam e te tiram a vontade de levantar da cama. O medo pode ser trabalhado com a técnicas utilizada no EMDR ou Brainspotting porque alcançam as áreas do cérebro mais profundas. Procure ajuda de um profissional.

 Weslley Sá Farias
Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Ainda é pouca informação para fechar um diagnóstico. Seria necessário que você falasse mais sobre o que vem sentindo ao longo de uma ou mais consultas.

Olá! Sim, descreves sintomas que são presentes em quadros de depressão! Contudo, o diagnóstico só pode ser realizado depois da avaliação de um profissional! Buscar ajuda é fundamental para que tais sintomas não agravem e possas dar conta de entender, elaborar e enfrentar a situação em que te encontras! A terapia cognitivo-comportamental auxilia muitos nestes casos, pois busca identificar quais pensamentos e emoções estão associados ao sintomas e como vencê-los! A psicoterapia é indicada, após adequado diagnóstico diferencial!

 Viviane Braga L. B.
Viviane Braga L. B.
Psicólogo
São José dos Campos
Que prazer em te responder! Procure um psiquiatra para ter um diagnóstico fechado e o acompanhamento psicológico, também se faz necessário. Mas sim, os sintomas podem ser sim de depressão. Procure ajuda, para que o quadro não agrave. Um grande abraço.

Boa noite!
Você traz um desconforto importante, que pode sim estar relacionado a um quadro de depressão, mas qualquer diagnóstico só poderá ser feito por um profissional. Busque uma avaliação médica com um psiquiatra e procure um psicólogo para lhe ajudar nas questões emocionais.
Precisando estou a disposição.

Abraços!

Olá...
Gratidão pela pergunta.
Nos seus relatos tem sintomas de depressão, mas é muito pouco pra dizer, a depressão é um conjunto de sintomas.
O melhor a fazer, é procurar um psiquiatra e psicólogo para avaliação e possivél tratamento.
Grande abraço!

Olá como está?
Não tem como dar um diagnóstico preciso, o ideal é procurar um Psiquiatra ou Psicólogo para uma melhor avaliação. Não deixe de procurar um especialista.

Olá
Os sintomas que você descreve, embora sejam elencados no transtorno depressivo, não são suficientes para estabelecer um diagnóstico.
No stress, quando nas fases de resistência e exaustão a pessoa pode apresentar os sintomas que você vem apresentando, como dificuldade de um sono reparador, desânimo e não conseguir lidar com os conflitos do cotidiano.
Não deixe de procurar um psicoterapeuta para melhor avaliar e indicar o tratamento mais adequado.
Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Estou à disposição. Abraço.

Prof. Ana Carolina Lynch
Prof. Ana Carolina Lynch
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, os sintomas que você descreve são sim sintomas importantes em um quadro de depressão instalado. Tudo depende do grau, do tempo, da frequência. É importante procurar um profissional de psicologia e psiquiatria para fazer uma avaliação mais profunda e seguir com o tratamento adequado.

O diagnóstico para depressão precisa ser feito com base em várias informações. Independente do diagnóstico, você precisa de ajuda! Procure ajuda profissional!!! Você pode viver muito melhor!!!! ????

 Claudius Viana
Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa noite. Seu relato, de fato, enumera diversos sintomas que correspondem aos critérios para o transtorno depressivo, mas o diagnóstico correto só pode ser realizado por um profissional qualificado. Procure um psicólogo de sua confiança e relate os sintomas, pois assim receberá informações sobre como agir. Abraços!
Convidamo-lo para uma consulta: - R$ 90
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

 Naira Caroline Teixeira
Naira Caroline Teixeira
Psicólogo
Vitória
Olá! O quadro que você descreve enumera alguns sintomas de transtorno depressivo e ansioso. No entanto, você precisa realizar uma consulta com um profissional da área e verificar a possibilidade de alguma falta de vitamina ou algum outro tipo adoecimento físico que pode também te levar a fadiga e angústia. É importante lembrar que a ansiedade também pode ser um dos componentes que causam o esgotamento psíquico e pode está associada a depressão como forma de compensação pelo o gasto de energia em demasiado com questões ou problemas que você pode está passando. Seja qual for a questão, o enfrentamento é o primeiro passo a ser dado. Procure fazer um diagnóstico médico com um profissional qualificado e procure um psicólogo, pois a terapia vai te auxiliar a lidar com àquilo que pode ser mudado e com o que não pode ser mudado. O primeiro remédio é a atitude! Boa sorte :)

Boa Noite! Pode ser, mas esses sintomas também estão presentes em transtornos de ansiedade, stress e transtornos relacionados e distúrbios do sono. É importante consultar um profissional para fazer um diagnóstico diferencial.

Sim, exatamente isso caracteriza a depressão . Consulte um
psicoloho converse com ele, faça uma boa avaliação para definir e comece quanto antes a psicoterapia. Hoje viver com depressão, só se não levar a sério o tratamento . O psicólogo também verá se há necessidade de alguma medicação. Pode nem haver. Boa sorte

Olá! Há elementos que podem ser associados à depressão, mas um diagnóstico coerente deve ser mais amplo. Pergunte-se, porém, se “está bem assim” e busque ajuda. Todos os seres humanos precisam de ajuda. Um abraço!

 Mariana Montes
Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Pode ser depressão sim, mas para ter certeza e um diagnóstico fechado só mesmo fazendo uma avaliação com psiquiatra.

 Beatriz Sá
Beatriz Sá
Psicólogo
Rio de Janeiro
Os sintomas se assemelham a depressão sim, mas minha orientação é que vc vá a uma sessão com um psicólogo para que o mesmo avalie o quadro. Espero ter ajudado. Desde já Me ponho à disposição.

 Cássia Soares de Almeida
Cássia Soares de Almeida
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá! Os sintomas que você descrevem podem ser indícios de depressão. Penso que, idependente do diagnóstico, é importante que você possa ser escutado por um profissional no intuito de ajuda-lo a compreender o que está aflorando esses sentimentos em você.

Algumas questões precisam ser mais aprofundadas como frequência, duração.
Você precisa de avaliação psicológica e psiquiátrica.
Em geral são sinais de transtornos de humor. Uma avaliação clínica mais apurada é necessária.
Desejo melhoras!

 Kelly Fernandes
Kelly Fernandes
Psicólogo
Santo André, SP
Boa tarde,
Com base no seu relato, penso que está passando por um momento incerto em que, por mais que identifique sensações seguidas de atitudes e humores, não reconhece como sendo naturais a sua personalidade, desta forma, não sabe como proceder. Busca por um diagnóstico que possa te trazer uma orientação.
Proponho que se possível, neste primeiro momento, contate uma Psicóloga (o), a sua escolha, para poder falar pessoalmente sobre o que vem sentindo, exprimindo todas as suas dúvidas e angústias. Certamente, "se" o profissional identificar que está passando por um quadro depressivo e que necessita de um trabalho conjunto com um outro profissional (psiquiatra / neuropsicólogo) para que consiga se beneficiar mais satisfatoriamente da análise, este lhe comunicará e encaminhará; do contrário, poderá seguir com a análise que, decerto favorecerá na eliminação dos sintomas.
Espero ter podido te auxiliar.
À disposição.

 Paulo Renato Oliveira
Paulo Renato Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Existem vários niveis de depressão. Os fenômenos que você mencionou, exceto o medo, podem estar relacionados desde a alguns problemas físicos, o que mereceria você fazer um check-up com um Clínico Geral, até o início de um estado depressivo. O medo é o fenômeno que introduz uma variável mais preocupante, pois a ausência de um referencial, que o explique (medo do quê), permite concluir por um medo difuso, medo de tudo, medo de medo, direcionando o sentido das coisas para o caminho de uma angústia, que é exatamente esse algo que não conseguimos dar um nome. Sugiro primeiro o check-up. Na ausência de qualquer problema orgânico, trata-se então de algo de cunho psicológico e a sugestão é o tratamento com um Psicólogo Clínico.

 Lygia Castro Martins
Lygia Castro Martins
Psicanalista, Psicólogo
Goiânia
Olá! É necessário relatar esses sintomas para um médico psiquiatra para que ele faça o diagnóstico correto, posteriormente, indicará o tratamento medicamentoso mais eficaz.
Nesse caso, sugiro também que procure um psicanalista para iniciar um processo de análise. Falar e entender mais sobre esse jeito que você tem funcionado na vida, proporciona uma melhora psíquica significativa.
Espero ter contribuído!
Abraços!

Boa tarde. Você deve procurar uma psicóloga para que possa ter um diagnóstico diferencial ,pois só com uma entrevista pessoal , seria possível o profissional examinar. Os sintomas sa vezes são parecidos em varios transtornos emocionais. No caso de depressão , é necessário averiguar se algo pode ter acontecido a vc que te abalou ou entristeceu, pois sentir tristeza por um acontecimento negativo é natural.Procure um especialista para te ajudar . Abraços

Dra. Fernanda Ataide
Dra. Fernanda Ataide
Psicólogo
São Paulo
Esses são alguns dos sintomas. Porém para um diagnostico mais concreto é importante procurar ajuda de um especialista. Veja. É importante entender todos os sintomas juntamente com o contexto social, trajetória e momento que vive.

Especialistas em Depressão

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 592 perguntas sobre Depressão

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.