Em 2021 houve uma tempestade muito forte onde eu moro, e isso acabou me deixando com medo. No mesmo

28 respostas
Em 2021 houve uma tempestade muito forte onde eu moro, e isso acabou me deixando com medo. No mesmo ano, após alguns meses passou um ciclone que "destruiu" a cidade inteira, depois desses acontecimentos eu percebi que quando o tempo fica escuro, com raios, trovões e principalmente com vento seja fraco ou forte, eu fico com muito medo, meu coração acelera, minha barriga dói, começo a tremer, e até fico com vontade de chorar. Eu queria saber se posso ter desenvolvido um trauma, ou será que é apenas uma fobia?
Olá, tudo bem contigo?
Esses eventos provavelmente te lembraram do quanto somos vulneráveis e do quanto não temos controle sobre as coisas da vida; Isso certamente assusta muito.
Te definir essas questões por mensagem, sem conhecer tua história de vida ou dados básicos sobre ti seria imprudente e antiético, caso você deseje entender melhor o que está acontecendo contigo, me coloco a disposição. E saibas que independente de ser uma ou outra, o que é recomendado para tratar isso é psicoterapia.
Grande abraço e espero ter sido útil.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 200

Olá, tudo bem? Estamos sempre em interação com nosso contexto, e este por sua vez influencia como nos comportamos, logo você pode estar reagindo a esse contexto, ou ao mínimo sinal dele. Caso isso venha de causando sofrimento, e atrapalhando sua qualidade de vida, busque ajuda, fico a disposição, abraço!!!
Olá, tudo bem? Olha, nossa cabeça e nosso corpo lembram das coisas que passamos, principalmente as que nos marcam muito - seja de uma forma positiva ou negativa. É sempre importante avaliar o impacto que isso tem no seu dia a dia, se esse medo ou fobia te impede de realizar tarefas ou coisas importantes para você e se isso tem trazido sofrimento. Caso esteja, um acompanhamento é muito importante para poder aprender a lidar melhor com situações assim. Espero ter ajudado, abraços!
Nosso comportamento está sujeito ao ambiente em que vivemos bem como nossa história e nossas experiências. Pode ser que você esteja sim com Estresse Pós Traumático, ou esse medo na verdade expresse outras situações que lhe são aversivas e que se escondem atrás desse trauma que lhe trás más recordações. Um acompanhamento psicológico ajudará a tratar desse seu sintoma proporcionando melhores saídas para lidar com seus medos e expectativas. Busque ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, como vai? O termo "trauma" sugere algo de muito sério, o que é verdade. A fobia, porém, também pode comprometer parte significativa da vida de uma pessoa. O que você descreve remete a um quadro pós-traumático, com reações colinérgicas típicas (coração acelerado, movimentos peristálticos, tremores e angústia). Há, porém, elementos que remetem a uma fobia, como o fato de o medo poder ser invocado por coisas pouco ameaçadoras, como vento que não é forte. Caso sua resposta de estresse possa ser invocada por um efeito desse tipo de maneira isolada—isto é, fora do contexto de uma chuva forte ou de uma tempestade—será possível afirmar que, como se diz em psicanálise, você está sofrendo de uma reminiscência; isso significa que certas memórias suas estão investidas com a carga afetiva de outros acontecimentos, estes verdadeiramente pungentes, e que foram esquecidos justamente para evitar que fosse suscitado o afeto de angústia e dor. Noutras palavras, neste caso, suas memórias estariam em descompasso com seus afetos, e isso não por conta de uma desproporção na intensidade da resposta emocional, como em alguém traumatizado, mas porque certas coisas passaram a significar algo que elas não deveriam originalmente. Se este, mais uma vez, for o caso e se você se identificar com as ideias que formulei, saiba que o trabalho com um psicanalista se destina a dissolver problemas precisamente desse tipo. Desejo-lhe boa sorte, e envio-lhe meus melhores votos.
Olá! Os colegas explanaram com propriedade a respeito do tema. Por mais que pareça uma palavra demasiadamente forte, traumas são bastante comuns em nossas vidas. Eles podem representar uma ameaça ao nosso equilíbrio emocional e, portanto, merecem ser abordados e devidamente tratados. Procure um psicólogo para avaliar se o evento da tempestade possa ser considerado um trauma.
Boa noite!
Isso é um fato interessante e deve ser trabalhado em consultório. Tanto a Fobia quando o Transtorno de Estresse Pós traumático trazem limitações e prejuízos. Mas, a boa notícia é que os dois apresentam resultados muito bons com a Terapia Cognitiva Comportamental. Para o Estresse pós traumático temos escala específica, que ajuda no diagnóstico e no tratamento.
Sugiro iniciar o tratamento logo.
Olá
O mais importante no primeiro momento não seria realizar um diagnóstico: é um trauma ou trata-se de uma fobia.

O importante no primeiro momento é poder ter um espaço só seu para trabalhar seus pensamentos e sintomas físicos e emoções e assim elaborar da melhor maneira. Para assim superar e se sentir melhor mesmo quando "tempo fica escuro, com raios, ..." Trabalhando o medo e encontrando outro caminho onde se sinta mais segura. A psicoterapia com certeza pode ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.
Conforme você já se escutou, os episódios marcantes da tempestade e do ciclone te afetaram e seguem te afetando, ocasionando essas respostas no seu corpo e em suas emoções. Então para além da definição do nome disso que você está sentindo é importante pensar que medo é esse, o que ele diz de você e da sua história em relação a essas situações, o que foi mobilizado em você, enfim, encontrar palavras para situar esse seu sofrimento que no momento se manifesta de forma intensa no seu corpo. Para isso seria importante buscar um acompanhamento psicológico.
Como houve exposição a um episódio concreto com ameaça de morte ou lesão grave, esses sintomas que você apresenta podem se referir a uma resposta traumática ao avento aversivo que você vivenciou.
É importante que você realize tratamento com um psicólogo. A abordagem mais indicada para tratar os sintomas que você apresenta é a Terapia Cognitivo Comportamental.
Pelo que expôs, aparenta estar apresentando sintomas de TEPT ( transtorno de estresse pós traumático). Isso é comum acontecer após venvenciar um evento traumático como o que descreveu.
O mais indicado nesse caso é procurar um especialista na área cognitivo comportamental, para uma avaliação e um possível tratamento psicológico.
Os traumas não devem ser ignorados quando lhe causa medo, dor, sofrimento e angústia. Isso é sinal de que algo não está bem, e sempre vai ter os gatilhos para fazer você vivenciar os sintomas de novo. Por isso não deixe de procurar ajuda!
A fobia é um medo intenso, irracional e persistente de um objeto, situação ou animal. Quem sofre de fobia tem uma sensação de pânico irracional diante do objeto ou da situação temida. Esse medo pode interferir na vida do indivíduo, afetando desde as atividades diárias até as relações sociais.

A fobia pode ser desenvolvida de diversas maneiras, mas, na maioria dos casos, ela surge a partir de um evento traumático. Um trauma, seja ele físico ou emocional, pode fazer com que a pessoa desenvolva uma fobia. Por exemplo, uma criança que tenha sido agredida fisicamente por um adulto pode vir a desenvolver medo de pessoas grandes ou de lugares fechados.

A fobia também pode ser desenvolvida através da aprendizagem. Se uma criança presencia um adulto tendo medo de um objeto, por exemplo, a probabilidade dela desenvolver uma fobia por esse objeto é grande.

Outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de uma fobia incluem: hereditariedade, experiências de vida negativas, baixa autoestima e problemas de ansiedade.

Na hipnose clínica, o paciente é conduzido a um estado de trance hipnótico, onde é possível identificar e modificar os padrões de pensamento e comportamento que estão mantendo a fobia.

A hipnose clínica trata fobias com rapidez e eficiência, pois atua diretamente no subconsciente. O objetivo é modificar os pensamentos e emoções negativos que estão associados à fobia, de modo a eliminá-la.

Pelo seu relato me parece que seu caso se trata de uma fobia desenvolvida.

Se você deseja um tratamento eficaz, a hipnose clínica é uma excelente opção. Estou a disposição para ajudar se desejar.
No momento o mais importante é encontrar um suporte para você começar a dar conta de tudo que aconteceu. Buscar um diagnóstico é importante para o tratamento, mas o primeiro passo é entrar no processo terapêutico e entender que você não está sozinho. Deixo uma frase de presente para você: Apaixone-se pelo caminho (no sentindo de que a vida é um processo e de que assim como os momentos de felicidade passam e ficam na lembrança, os de angústia também).
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá, como você está?
Sua pergunta me lembrou a teoria do trauma. Por quê um mesmo acontecimento pode deixar marcas traumáticas em uma pessoa enquanto em outra não? O evento traumático nunca é o motivo inicial de uma possível fobia/medo. Desta forma, é importante um processo de terapia, pois além de te oferecer ferramentas para lidar com o conflito atual, também possibilita entender como foi o desenvolvimento traumático. Isso é importante pois entender as estruturas desse medo e como ele ficou tão intenso, podem proporcionar uma melhora permanente dos sintomas. Imagine você, quando ainda em desenvolvimento, tinha os recursos emocionais possíveis para lidar com a realidade externa, e que alguns acontecimentos precisaram de tantos recursos que te deixaram desfalcado em alguns lugares, desta forma, em algum momento, quando algum desses "lugares" precisar ser protegido novamente, talvez os recursos não sejam suficiente e ali se desenvolve um trauma/marca. Não sei se fui muito subjetivo, mas tentei explicar uma das teorias do trauma da forma mais lúdica para o momento.

Psicólogo | Geisson Oleques
Olá, tudo bem?

A situação pela qual você passou foi estressante, e é compreensível que tenha sentido medos, anseios, e uma extrema ansiedade em relação a algo que não estava e ainda não está sob seu controle.
É possível, sim, que você tenha desenvolvido um trauma em relação a esse aspecto, por isso, é importante procurar ajuda profissional com psicólogo, para que, através de psicoterapias, esses medos e crenças sejam trabalhados. Nada se pode fazer em relação à possibilidade de algo acontecer ou não, pois não está sob nosso controle, no entanto, podem ser trabalhados os seus medos e ansiedades em relação a essa situação.

Procure ajuda, e espero que tudo fique bem.

Estou à disposição.

Abraço.

Ei, tudo bem? Por você ter passado por essa situação de intenso estresse, é comum você passar a reagir sobre isso de alguma forma. Analisando especificamente o seu caso, pelo tamanho do estresse, é normal e possível que esteja sentindo ansiedade, apreensão e medo, por existir uma ameaça real da qual esteja reagindo.
Pensando nisso por essas respostas emocionais estarem te afetando de modo negativo ou por estar sentindo prejuízo por conta dessas reações, indico que procure um psicólogo(a) para verificar e realizar um tratamento para assim trabalhar seus traumas. Estou à disposição!
Olá! Nosso comportamento é condicionado por diversas variantes ambientais e internas. No seu caso, pode ter havido um tipo de equiparação com o estímulo "trovão" ou "tempestade" com a emoção "medo". Para aprofundar ainda mais essa questão, é necessário recorrer a um profissional que consiga auxiliá-lo a compreender como essa equiparação ocorreu e até mesmo a função desse tipo de comportamento. De todo modo, se esse é um problema que esteja afetando de maneira negativa a sua vida, é necessário a consulta com um psicólogo. Espero tê-lo ajudado. =)
Oi tudo bem? Pelo seu relato parece ser "Estresse Pós traumático" ou seja um estresse originado de situações pelas quais você passou que geraram estresse alto. O tratamento mais adequado é terapia cognitivo comportamental, para te ajudar a questionar os pensamentos e assim controlar as emoções que causam esse desconforto, boa sorte!
Boa noite!! As situações relatas e a sua reação a elas podem indicar um trauma. Como estão atrapalhando seu cotidiano é interessante sim recorrer a psicoterapia e até mesmo ao psiquiatra. Procure ajuda profissional.
Oi tudo bem? Pode ter ambos e tambem ter sido impactada por esse episodio que pode ter sido associado com outros episodios de medo, tempestade em sua vida. Tambem e interessante analisar se e um medo paralisante que te impede de viver outras coisas e ficar paralisada em situacoes de chuva e tempestade. Algumas sessoes de psicoterapia podem te ajudar a entender melhor o que ocorreu e por que continua com a mesma sensacao...
Bom dia, como vai? Imagino que seja muito sofrido para você ter todas essas sensações com frequencia. O diagnóstico é importante para que a gente possa entender de onde está vindo o problema. No entanto neste momento, o mais interessante seria você iniciar no processo terapeutico para conseguir desenvolver recursos para lidar com essas situações, não deixando que todos esses sentimentos e sensações apareçam. Fico a disposição caso você queira falar mais sobre ok?!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 100
Realmente o que você passou foram coisas bem fortes e impactantes. Não é de admirar que tenha reações físicas e emocionais diante de qualquer sinal de chuva. É possível sim que tenha desenvolvido algum trauma. Traumas também ficam 'registrados' de alguma forma em nosso corpo, eles nos afetam como um todo. O acompanhamento com um psicólogo pode te ajudar a lidar com essas emoções, entender o impacto emocional desse trauma e, de alguma forma, 'atualizar' suas emoções. Às vezes elas podem ficar cristalizadas diante de algum evento e enxergarmos todas as situações semelhantes como aquela que foi intensamente traumática. Pode ser útil também tratamento com psiquiatra pra te ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade. Outra alternativa que também é positiva é a prática de algum tipo de meditação ou mindfulness, são estratégias bastante usadas em situações de tratamento de traumas. Fique bem na medida do possível!
Nosso cérebro é uma armadilha completa hehe. Isso acontece provavelmente pelo trauma passado nas situações que você contou. E quando começa algo “parecido” seu cérebro já começa a te deixar mais nervosa, gerando uma ansiedade com medo de que possa acontecer tudo novamente. Recomendo procurar um psicólogo para auxiliar a passar por esses medos. Fique bem <3
O que você descreve tem elementos que cabem tanto para estresse pós-traumático quanto para fobia, sendo que somente a investigação através processo terapêutico vai trazer clareza.
Olá, espero que esteja bem! Com certeza, vivenciar um fato com essa magnitude pode gerar um trauma e, consequentemente, uma fobia! Como trabalhar com essa vivência tão impactante? Com certeza, o processo terapêutico pode te ajudar nesse momento!
Procure um profissional, não hesite!
Espero ter ajudado
Olá! Espero que esteja bem dentro das condições possíveis. Você descreve sintomas de uma ansiedade significativa, possivelmente esta vivenciando um estresse pós traumático. A automedicação é uma fuga, porém não é o caminho mais seguro. Na verdade, existe um grande risco de os sintomas se intensificar em a longo prazo. O ideal é passar pela avaliação profissional de uma psicóloga e havendo necessidade de medicação ser encaminhada à psiquiatria para a devida medicação e dosagem correta. A psicoterapia vai te ajudar a compreender, por meio do autoconhecimento o funcionamento da ansiedade e nesse processo evoluir com a melhora. Sugiro ainda que na sua rotina insira habitos como a prática de meditação e atividade física, bem como outras que possam ser da sua preferência, mas que ajudem a manter a atenção no aqui-agora, na respiração, no corpo. Espero ter ajudado.
Caso deseje mais esclarecimentos ou agendar uma visita para uma avaliação, estou à disposição!
Olá, tudo bem? Entendo como esses eventos climáticos intensos podem ter deixado marcas emocionais significativas em você. É natural que, após vivenciar situações de perigo e/ou ameaça, nosso corpo e mente reajam de forma intenção com a intensão de nos proteger, manifestando sintomas emocionais, tais como o medo e ansiedade, mas além dos efeitos na mente, podem acontecer reações físicas como respostas do corpo com aumento da frequência cardíaca e tremores.
Quando essas reações persistem mesmo após o evento ter passado, pode ser que você tenha desenvolvido um trauma ou uma fobia específica relacionada a tempestades e fenômenos climáticos. Um trauma ocorre quando uma pessoa vivencia ou testemunha um evento traumático e continua a experienciar sintomas físicos e emocionais significativos relacionados a esse evento. Por outro lado, uma fobia é um medo intenso e desproporcional de um objeto ou situação específica, como tempestades, que pode desencadear reações de ansiedade.
Independentemente de ser um trauma ou uma fobia, é importante buscar ajuda para lidar com esses sentimentos e sintomas e evitar que isso continue lhe afetando. A psicoterapia pode ser um espaço seguro e acolhedor para explorar suas emoções, compreender mais do que as origens do medo, mas focar no aprendizado de estratégias para lidar com as situações e principalmente com as emoções de forma mais saudável. Estou aqui para lhe apoiar nesse processo para que possamos trabalhar na sua superação e bem-estar. Como psicóloga clínica atuando há mais de 25 anos, posso lhe garantir que traumas, medos, ansiedade, fobia, preocupações têm tratamento e bons resultados. Se sentir confortável, podemos agendar uma consulta para conversarmos mais sobre isso.
Sucesso naquilo que busca e até breve! Um abraço, psicóloga Adriana de Araújo