Fiquei com uma pessoa que namora, e agora estou me sentindo culpada, oq eu faço?

23 respostas
Fiquei com uma pessoa que namora, e agora estou me sentindo culpada, oq eu faço?
Ola tudo bem? A culpa é um sentimento como qq outro e pode surgir em alguns contextos em que talvez voce possa ser punida de alguma forma por algum comportamento (ex: se alguem descobrir, podera te julgar, ja que a nossa cultura é predominantemente monogamica e tende a culpabilizar mulheres neste tipo de situaçao), ou que voce tenha se comportado de forma que nao condiz com oq voce valoriza.
Nesse sentido, use a culpa como um convite para olhar oq importa pra vc; observe qual papel a culpa tem na sua vida. Oq vc faz qdo essa culpa aparece? A culpa ajuda ou atrapalha? Fico a disposição para ajuda-la :)

De forma geral, a culpa ocorre quando ficamos sob controle do que os outros vão pensar/achar de nossas ações. Caso você não consiga lidar com o julgamento das pessoas, sugiro buscar um psicólogo.
Se você se sente culpada, possivelmente julgaria as pessoas na mesma situação em que se encontra.. Procure observar o contexto da sua situação e busque a terapia para aceitar melhor o fato de que você é um Ser Humano, passível de erro.. Se isso te incomoda, você poderá chegar junto com o profissional às possíveis questões que te atravessam e, de repente, se desculpar ou se afastar dessa relação, bem como entender que tipo de relacionamento você pretende para sua vida
Troque a palavra culpa, por responsabilidade, afinal, sim, você estava lá, mas não estava sozinha... Ambos têm sua parcela de responsabilidade sobre o que aconteceu.

A culpa não te ajuda em nada!

;)
Olá! Atualmente existem mais possibilidades de relacionamentos afetivos e talvez essa pessoa com quem se envolveu tenha uma percepção diferente sobre "traição". Quanto a o fato de você sentir-se culpada tem um aspecto positivo que é ter empatia e responsabilidade emocional com o outro,porém como uma das colegas já mencionou aqui você não fez sozinha,portanto a responsabilidade é compartilhada! Procure formas de lidar com esse sentimento de culpa não se martirizando,mas de forma que possa fazer você refletir melhor sobre suas escolhas!
Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiencias. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
bom dia! O sentimento de culpa é comum e inerte a todo ser humano, se esta se sentindo assim seria interessante você procurar terapia para compreender esse desejo por alguém que não esta disponível. De maneira geral pense sobre como você se vê, como vê as relações amorosas das quais você já fez parte e como você vê as relações que te cercam... ás vezes entramos em ciclos de busca que não nos são favoráveis. Espero ter ajudado!
Olá,
Ficar com uma pessoa que namora, é ao seu ver um ato negativo, que gerou culpa. Quem são essas pessoas e qual o envolvimento delas no seu cotidiano faz diferença, e dependendo de quem são, pode sim, levar a culpar-se. Contudo, é um sentimento que deve ser analisado, trabalhado junto a um profissional, para que vc encontre os "porquês", tanto do ato em si quanto do seu próprio julgamento.
Abraço!
O sentimento de culpa é sempre a indicação de um conflito psíquico, em geral entre um desejo reprimido e uma proibição internalizada.
Sugiro que faças psicoterapia de orientação psicanalítica para encontrar maiores respostas e perguntas, certamente elas te levarão ainda mais longe.
Grande abraço, fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Sentir culpa é ter receio de errar e pensar nas consequências desses erros. Por tanto a culpa é um sentimento natural que faz parte do ser humano. Nesse caso você pode estar sentindo culpado por julgar seu ato errado e até pode estar tendo empatia pela outra pessoa. Reavalie e se essa atitude te causou sentimentos tão ruins, acredito que vai pensar mais antes de fazer novamente. Fique bem!
Olá, como você tem lidado com essa sensação de culpa?
Muitas vezes nos sentimos culpados por julgarmos que fizemos algo errado ou quando outros dizem que erramos. Nossos comportamentos são influenciados por diferentes variáveis. E a culpa (sensação consequente de um possível erro) também é aprendida ao longo da nossa história de vida.
Para entender o que tem gerado essa sensação de culpa, como também, como foi o envolvimento com uma pessoa comprometida pode ser interessante realizar um acompanhamento terapêutico. A partir de tal compreensão você conseguirá lidar de melhor modo com esse culpa (minimizar, enfrentar) e até mesmo mudar alguns comportamentos para que não se sinta assim em situações futuras.
O sentimento de culpa pode esta ligada a diversas questões como sociais, culturais ou experiências negativas, seria interessante abordar como se sente com um profissional. Espero ter ajudado.
Olá minha amiga!
Reconheça que foi feliz ficando com a pessoa que ficou na hora que ficou. O passado não existe mais e ser adulto é poder fazer escolhas e assumir as consequências. Espero que tal acontecimento não traga quaisquer consequências negativas para você. Recomendo a você o tratamento psicoterapêutico para que cuide dos seus tabus e preconceitos, para que venha a ter uma vida livre e feliz.
Estou à disposição!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
O primeiro passo é se permitir refletir sobre o que aconteceu. Como psicólogo sistêmico, sei que a culpa não nos auxilia em transformações do nosso sofrimento, é algo agoniante e que nos consome. Que tal trabalharmos a partir da responsabilidade? Do porquê você se sente assim? De qual a imagem que você tem de si mesma? Acho que esses são passos iniciais fundamentais.
Tente se perdoar, momentos de fraqueza fazem parte de nossa vida, além disso ele também teve participação nisso, boa sorte.
A culpa é um sentimento dificil de lidar, ela vem quando vamos contra nossos valores pessoais, talvez tenha sido isso que aconteceu com essa situação. Acredito que para lidar com esse sentimento é necessario rever os pontos de melhoria, comportamentos que voce queira mudar daqui para frente, o segundo passo e o mais importante é voce se perdoar, ter compaixão com seus erros, aliviar a auto cobrança e aprender a seguir em frente. Vai dar tudo certo! <3
Gosto de dizer que a culpa é o sinal que algo que foi feito foi contra algum valor interno. Procure compreender o que mexeu com você e trabalhe isso dentro de si. A psicoterapia ajudaria muito.....boa sorte!!!
A culpa aparece quando reprovamos as nossas ações e nos frustramos, ou seja é quando violamos nossos valores morais e nossas crenças. Essas experiências divididas com um psicólogo vão te ajudar a entender o seu comportamento e se perdoando, porque para ganhar consciência precisamos compreender que não fizemos errado só não sabíamos fazer melhor.

Agora você precisa decidir se quer ou não continuar ficando com essa pessoa, o sentimento você espera passar. Só podemos escolher um caminho que tenham as coisas que buscamos e se responsabilizar nesse caminho, se é ficar com esse boy, você vai ter que aprender a aceitar a culpa. Se não conseguir lidar com essa divergência de valores, vai precisar buscar afeto numa pessoa disponível. Abraços
Sinta sua culpa e entenda porque ela surgiu; será que você violou alguma regra de conduta sua? Se for esse o caso entenda que não somos seres perfeitos, as vezes fazemos coisas que não vão de acordo com aquilo que acreditamos como verdade; mas veja isso como uma experiência e se te traz culpa caia fora. Tem muita gente por ai que vai te trazer menos dor de cabeça. Perdoe-se e siga em frente.
Olá, percebe-se sentimento de culpa e cobrança em sua narrativa. Porém precisamos entender como foi para você o fato ocorrido, mas não de uma forma culposa, mas sim de uma forma mais acolhedora e sem julgamento de você mesma! a terapia pode te ajudar. Boa sorte
Olá! É provável que o sentimento de culpa advenha de você sentir que fez algo errado, contra os seus valores atuais. Em um processo de Psicoterapia você poderá elaborar essa culpa, rever seus valores, se perdoar, entender porque você buscou alguém que você sabia que estava em um relacionamento, dentre outros pontos relevantes.
Invista um tempo para entender porque se sente culpada, veja se existe algo que você pode fazer para reparar seu erro e trabalhe sua autocompaixão, acolhimento com você mesma por ter feito algo que se sente culpada. Fazer uma sessão com psicólogo pode te ajudar a ter mais clareza e aliviar seus sentimentos. Abraço
Olá. Provavelmente, está se sentindo assim pq de alguma forma vc acredita que transgrediu padrões de pensamentos entre o CERTO e o ERRADO, conceitos esses, que provavelmente ,foram se arraigando conforme o seu desenvolvimento na vida. Acredita que transgrediu causando sentimentos de medo, angustia e arrependimento . Parece que para vc esses padrões ou esquemas são muito rígidos, causando muito sofrimento. Geralmente famílias mais controladoras e autoritárias contribui para pensamentos de culpa e inadequação, dificultando uma construção saudável da autoestima.
Mas temos como desconstruir esses esquemas.
Apodere-se de si.
Coragem !
um abraço