Olá tenho dificuldade de me socializar tenho medo de reuniões com outras pessoas isso pode se dizer

45 respostas
Olá tenho dificuldade de me socializar tenho medo de reuniões com outras pessoas isso pode se dizer que é fobia social ou eu sou antissocial?
Olá! A fobia social ou transtorno de ansiedade social é caracterizada por um medo persistente, intenso e desproporcional diante de situações de interação social, enquanto que o termo "antissocial" é reservado aos indivíduos que sistematicamente violam as regras da sociedade para obter vantagens pessoais. Pelo seu relato está mais associado ao transtorno de ansiedade social; mas o ideal é procurar um psicólogo para uma avaliação, diagnóstico que engloba vários fatores e sintomas e tratamento onde é possível obter ótimos resultados. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição para ajuda-lo. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120

Difícil enquadrar em fobia social somente com essa informação, esse medo pode ter outras origens, como medo de falhar, de ser avaliado, ou outros motivos. Um acompanhamento psicoterapêutico pode te ajudar bastante em entender a situação e te dar ferramentas para trabalhar.
A terapia cognitiva comportamental é bastante aconselhada para este tipo de questão.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 150
A definição de um diagnóstico é fácil de encontrar na internet. Não se prenda a uma definição. Antes de qualquer julgamento, procure um terapeuta que junto com voce possa te dar estas respostas e descobrir o motivo de seus medos e te dar sustentação para enfrentá-los.
Olá, a princípio vc tem uma ansiedade que não permite com que se relacione de forma saudável em um ambiente com muitas pessoas. Não vamos pensar num diagnóstico, mas quero que pense que tudo isso pode apenas ser um medo de ser julgado mal pelos outros. Estar sob a observação de outras pessoas, por vezes é incômoda, mas a maioria dos nossos medos estão apenas na nossa imaginação. Procure uma psicoterapia, ajudará bastante.
Oi, como alguns colegas disseram aqui é dificil um diagnóstico a partir de seu relato, seria importante você ir a uma consulta de especialista na psicologia para que possa ter uma resposta mais precisa e pode trabalhar com você este sintoma e ter uma precisão no diagnostico. Caso necessário este pode lhe indicar um tratamento adequado e até mesmo um inicio de psicoterapia.
A disposição para demais dúvidas.
Não se preocupe com tanto nomes, conceitos e diagnósticos. Apenas saiba que para vencer desafios você precisa de estratégias eficazes. Eu diria que a Terapia EMDR pode ser uma grande aliada nisso. Um abraço!
Olá, como já disseram, é difícil diagnosticar com tão poucos dados. Mas também não se preocupe com o diagnóstico, procure uma psicoterapia para investigar o que fez você sentir isso e como você pode fazer para melhorar nisso. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte.
Olá! Pela sua fala inicial possivelmente não se enquadra no diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial. Geralmente quem tem esse trastorno tem pensamentos e atitudes disfuncionais. No caso, essas pessoas tendem a explorar as outras para ter algum ganho, seja material ou mesmo pessoal. Esse seu medo de socializar, participar de reuniões e outros pode ser da sua própria personalidade, uma possível timidez, por ser uma pessoa mais introspectiva ou receio de errar e do julgamento dos outros. Para ser fobia social geralmente as pessoas com esse transtorno, quando até mesmo com as interações sociais cotidianas causam ansiedade irracional, medo, autoconsciência e constrangimento. É preciso um acompanhamento psicoterápico para um melhor diagnóstico e acompanhamento ficado. Espero ter ajudado.
Não necessariamente. Conversar sobre como é essa dificuldade de socializar e o medo de reuniões com outras pessoas pode ser um ponto a ser feito.
Olá, é preciso uma avaliação com um especialista para fechar o diagnóstico, nao se limite em auto análise, nosso emocional é um equilíbrio de todas as emoções, é preciso identificar se o que esta acontecendo é patológico, procure um especialista.
Olá, muitas pessoas apresenta comportamentos de timidez, em alguns casos é normal, mas é importante saber em que grau isso estar. Se esse comportamento ainda proceder e estiver trazendo prejuizo.
E necessário procurar ajuda de um terapeuta para juntos avaliar esta questão e saber da origem desde medo.
Olá, você simplesmente é uma pessoa tímida, introvertida.
Não há diagnóstico a se enquadrar.
independente do diagnóstico, vemos aí o pano de fundo da ansiedade e para tanto, é possível tratá-la, adentrando em alguma situação de medo passado que desencadeou a fobia...
Olá ! Fobia e ansiedade social são dois termos diferentes para a mesma coisa. Trata-se de uma desregulação no cérebro que aumenta a ansiedade e consequente o sinal de alerta, e a pessoa sente medo em situações que envolvam avaliação de pessoas. Tem tratamento que pode ser apenas com psicoterapia e coadjuvantes como a prática de atividade física, e em alguns casos a medicação deve ser incluída. Para saber o tratamento adequado para seu caso, busque uma avaliação. O termo antissocial na saúde é usado para outro transtorno ( de personalidade muito diferente do que descreveu aqui). A TCC terapia cognitivo-comportamental tem boa resposta para estes casos pois inclui treinamentos para se expor.
Definir o transtorno de ansiedade , fobia social ou comportamento antissocial não ajuda , e nem fará com que vc se sinta melhor . É indicado que procure ajuda profissional pra identificar as causas , porque fatalmente acarretam prejuízos nas relações sociais , afetivas e de trabalho .Estou a disposição .
Medo de seu desempenho em reunião tem a ver com ansiedade de desempenho, não exatamente tem relação com a personalidade antissocial, que precisa de outros critérios para que seja diagnosticado, não apenas o relatado. De qualquer forma, é importante fazer uma avaliação profissional, mas podemos adiantar que se trata de ansiedade, independente de qualquer outro diagnóstico.
Olá, se faz necessário você passar por um profissional qualificado para que através da escuta ele possa lhe ajudar a resolver esse problema do medo de falar em público. Geralmente está relacionado a algum trauma vivido em algum momento de sua vida. Muitas vezes não lembramos imediatamente. Pode estar relacionado também com uma baixa auto-estima. O medo nos impede de realizar atividades importantes nos paralisando diante de ameaças eminente... A pergunta seria: essas pessoas lhe causarão alguma ameaça? Se não, você deveria tentar se reunir e enfrentar o problema, aos poucos... Você consegue! Só precisa de um bom tratamento. Abraço.
Olá,
Sim, pode ser um sintoma de fobia social, ou mesmo ansiedade generalizada, lhe indico a Terapia Cognitivo Compotamental que irá te ajudar nesse sentido.
É preciso ser feita uma análise desse caso, pois somente o fato do contato social e o medo de reuniões não se caracteriza um diagnóstico. Esse tipo de comportamento precisa ser melhor entendido e esclarecido.
Olá, antes de colocar um diagnóstico, é importante entender como você se sente diante de situações que fica em exposição. Como é para você compartilhar o seu mundo e receber o do outro. A terapia vai auxiliar a entender e transpor, desenvolvendo habilidades e superando dificuldades.
É necessário que seja feita uma avaliação mais completa, a terapia ajudará você não só a identificar nomenclaturas para o que sente, como também te ajudará a ganhar um novo olhar possibilitando resultados diferentes de comportamentos.
Essa ansiedade que você sente é muito mais comum do que parece. Está relacionada com o medo do julgamento dos outros, e do sentimento de desvalia.
A psicoterapia é extremamente recomendada, e em alguns casos o uso de medicamentos prescritos e acompanhados por médicos podem ajudar bastante com o alívio de alguns desconfortos da ansiedade.
Uma sugestão seria a terapia com EMDR que tem ótimas respostas para ansiedades de um modo geral.
Espero ter ajudado!
Abraços!
Olá. Essas características citadas não se enquadram no transtorno de personalidade anti-social. No caso da fobia social ou ansiedade social, pode ser, mas é preciso fazer uma avaliação mais profunda. Se te causa prejuízo, sofrimento, se você deixa de conquistar ou fazer coisas que deseja por essa dificuldade, pode sim ser um problema a ser tratado. Há vários tratamentos psicoterápicos que podem ajudar. Vão te ensinar estratégias para enfrentar seus medos e verificar se há raízes mais profundas que também precisam ser tratadas. Espero poder ter ajudado.
Olá, boa noite! As habilidades sociais dependem de suas percepções, de como você se vê como enxerga o mundo e às perspectivas de futuro. O individuo habilidoso socialmente precisa agir de acordo com os seus pensamentos e sentimentos (coerência) e seu comportamento no contexto social deve ser adaptativo, produzindo ganhos (funcionalidade). Pode acontecer de você possuir tais habilidades e não fazer uso por diversos motivos, como ansiedade, crenças disfuncionais, timidez, entre outros. O fato é que não conhecer a sua história de vida, inviabiliza qualquer hipótese diagnostica. Procure um terapeuta para fazer uma avaliação psicológica, preferencialmente que trabalhe com Terapia Cognitivo Comportamental. Espero ter contribuído. Abraços.
Muito difícil fechar um diagnóstico apenas com essas indicações que vc manda. Existem muitas outras coisas por trás de um medo social, podemos trabalhar com a hipótese de medo do olhar dos outros, do julgamento, baixa autoestima, entre outros. Convém procurar psicoterapia (não apenas em TCC) mas em outras abordagens também e buscar autoconhecimento e construção de mecanismos de enfrentamento. Abraços!
Olá. Também é importante frisar que termos como fobia ou antisocial, por exemplo, possuem sentidos diferentes na linguagem popular e nas teorias psicológicas. Além disso, é preciso considerar fatores culturais, sociais que muito comumente ditam normas do que é "ser normal". Penso que o mais interessante seria você refletir sobre o que causa essas dificuldades de socialização, quando elas se iniciaram e o que você está disposto a fazer para lidar melhor com isso. A psicoterapia pode ser um processo importante para que você encontre o seu jeito de lidar com o outro e com você mesmo!
Nomear com uma entidade clínica o que vc sente, não acrescenta nem ajuda a superar essas atitudes suas. Se elas lhe incomodam, o ideal é procurar ajuda psicoterapéutica. Num tratamento vc terá que pôr palavras ao que lhe acontece. Só assim conseguirá encontrar as respostas e as formas de se defrontar com seus temores.
A disposição.
Olá, antes de se enquadrar em uma determinada coisa, se faz necessária uma análise mais detalhada do caso como um todo.
Um bom profissional da Psicologia pode lhe ajudar com isso, com toda certeza.
Boa tarde!
Segundo o DSM V, o transtorno de ansiedade social, as habilidades de comunicação social desenvolveram-se de forma correta, mas não são utilizadas devido a ansie-
dade, medo ou sofrimento acerca de interações sociais.
Então você precisa ressignificar pensamentos, emoções e comportamentos e ao mesmo tempo ir gradativamente diminuindo essa ansiedade, quando necessário o psicólogo pedirá avaliação do médico psiquiatra para ver se tem necessidade de entrar com psicofármacos também.
Um abraço!
Olá seria interessante você passar por um psicólogo cognitivo comportamental, em uma primeira sessão ficaria mais fácil ele ouvir sobre esses sintomas e juntos chegarem a um diagnostico.
Pode ser um pouco de insegurança . Fique em paz . Isso eh mto comum . Procure um psicólogo .
Olá, Não se prenda a uma definição. A princípio você tem uma ansiedade que não permite com que se relacione de forma saudável em um ambiente com muitas pessoas é preciso trabalhar novas formas de encarar esta situação para que você consiga se sentir bem e viver de forma funcional. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa noite! Acredito que temos aí uma situação que te gera desconforto. Procure ajuda para tratar esse desconto. Abraço
Olá, como vai?
Depende muito de vários fatores, nem todo comportamento é patologizavel. Assim, é legal, caso o comportamento lhe incomode e/ou gere prejuízo social/laboral, que você procure acompanhamento psicológico, isso impactará positivamente na sua qualidade de vida.
Olá! Apenas com essa informação não é possível fazer qualquer tipo de diagnóstico. É preciso consultar um especialista Psiquiatra e um Psicólogo para um diagnóstico cuidadoso, pois existem vários fatores que precisam ser avaliados para se chegar a um diagnóstico. Não se prenda a um diagnóstico, pois nem sempre os comportamentos são patológicos. Se esses comportamentos te geram prejuízos ou angústias, recomendo que procure ajuda de um Psicólogo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Olá, na saúde mental o termo antissocial refere a um transtorno de personalidade e que não está diretamente ligado aos pontos relatados. Para avaliação adequada do seu caso e possível diagnóstico é necessário buscar por um profissional de saúde mental (psicólogo clínico/médico psiquiatra). Espero ter ajudado!
Olá, boa tarde! A sua dificuldade de se socializar e ter medo de reuniões com outras pessoas é uma questão emocional que deve ser tratada com a psicoterapia. O diagnóstico só poderá vir com uma avaliação psicológica, mas não se prenda a isso, o principal é você começar uma terapia para cuidar disso, pois é algo que pode afetar o seu trabalho e suas relações pessoais. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá, boa noite! Esses sintomas que você apresenta podem ser superados, com a ajuda profissional. Cuide de si. a psicoterapia é um ótimo recurso que pode lhe ajudar lhe dar com estas situações.
Olá,

É importante que você procure um psicólogo para que ele possa avaliar sua situação e ajudá-lo a lidar com ela. A fobia social é um transtorno de ansiedade caracterizado por medo intenso e persistente de situações sociais, como reuniões, palestras ou qualquer outra situação em que você possa ser julgado ou criticado por outras pessoas. É importante que você procure ajuda para que possa aprender a lidar com esses sentimentos e superar sua fobia social. O psicólogo pode ajudá-lo a entender melhor suas emoções e a desenvolver estratégias para lidar com elas. Ele também pode ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais, como comunicação eficaz, para que você possa se desenvolver na sua vida profissional e pessoal.
Pode ser apenas uma dificuldade, indico que inicie o acompanhamento psicológico para avaliar o seu caso e buscar solucionar essas questões.
Olá! Entendo que você esteja enfrentando dificuldades de socialização e buscando compreender melhor sua situação. Ter medo de reuniões sociais e sentir-se desconfortável nessas situações pode ser indicativo de fobia social, mas é importante lembrar que cada pessoa é única e que apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso. Independentemente do rótulo, o mais importante é buscar apoio e compreensão. Busque ajuda de um psicólogo ou terapeuta que possa avaliar sua situação individualmente e fornecer orientação adequada. Você não está sozinho e existem estratégias terapêuticas eficazes para ajudá-lo a superar seus medos e se sentir mais à vontade em situações sociais. Lembre-se de que o caminho para a melhora é um processo gradual e que é possível desenvolver habilidades sociais e construir relacionamentos positivos. Espero ter auxiliado, abraços!
Como apontado por vários colegas, não é possível afirmar somente com essas informações. Fobias se caracterizam por medo, exagerado e reações de ansiedade diante da situação. Antissocial é mais caracterizados por comportamentos de oposição à situações ou acordos sociais. Espero ter ajudado.
Acho interessante buscar um psicólogo e falar a respeito.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
A dificuldade de se socializar e o medo de se reunir com outras pessoas podem indicar a presença de fobia social, que é um transtorno de ansiedade caracterizado por ansiedade intensa em situações sociais. No entanto, é importante destacar que não é necessariamente uma questão de ser antissocial.

A fobia social envolve uma ansiedade excessiva em relação a ser julgado, avaliado ou envergonhado em situações sociais, o que pode levar a evitar essas situações ou enfrentá-las com grande desconforto. Um psicólogo ou profissional de saúde mental pode avaliar seus sintomas e fazer um diagnóstico adequado, além de oferecer estratégias para lidar com essa ansiedade social, seja por meio de terapia ou outras abordagens.

Lembrando que não importa a terminologia, o importante é buscar ajuda se você estiver enfrentando essas dificuldades. Um profissional pode ajudar a compreender suas preocupações e desenvolver maneiras de lidar com elas de maneira mais saudável.
Olá! Acho importante poder conversar em sessão com um(a) terapeuta de sua confiança sobre como é essa dificuldade de socialização e o medo de reuniões com outras pessoas. Investigar melhor essas questões em um espaço adequado poderá te auxiliar.