Olá! Tenho emetofobia mais de 15 anos, e todas as vezes que sinto vontade de vomitar eu penso em mil

26 respostas
Olá! Tenho emetofobia mais de 15 anos, e todas as vezes que sinto vontade de vomitar eu penso em mil maneiras de me matar, nas crises já cheguei me cortar lentamente para que a dor seja maior que a vontade de vomitar. Sinto que deixo de viver uns 40% da minha vida por conta de tanto medo.Uns anos atrás passei numa psicóloga que nunca ouviu falar e aquilo acabou cmg, deixei de lado por achar que não existia cura. Preciso de ajuda!
Olá
Que pena que a sua primeira experiência com profissional psicólogo tenha sido ruim. Porém, pelo seu relato, é muito importante que busque ajuda profissional para tratamento. Há excelentes profissionais no mercado, busque algum que te passe acolhimento e segurança.

Olá, tudo bem?!!
Que pena que o profissional que estava lhe acompanhando não tenha feito o acolhimento necessário.
O que você esta passando, deve sim ser muito bem acolhido e tem tratamento.
É bem importante que você procure ajuda.
Procure um Psicólogo

Fico à disposição!!
Olá! Sinto muito por seu medo em vomitar. Há alguns meses, tratei uma paciente com este mesmo medo (emetofobia). Na abordagem comportamental, o processo de dessensibilização sistemática traz resultados incríveis e em poucos meses. Procure um psicólogo o quanto antes!
Olá, A fobia específica é um tipo de transtorno de ansiedade; independente de qual o objeto do medo o tratamento para a abordagens da linha comportamental é similar. Uma outra possibilidade é a Hipnose ou o biofeedback. Existem alguns terapeutas que trabalham com realidade virtual. Não sei se tem programa para emetofobia. A Fobia tem sim tratamento. O tratamento é medicamentoso em conjunto com técnicas de exposição gradual. A Emetofobia é a quinta causa de fobia mais comum e dependendo do grau pode trazer muito prejuizo. Procure um bom psiquiatre e um terapeuta que trabalhe na linha cognitivo comportamental ou comportamentalista. Busque informações sobre a realidade virtual. Nem sempre há cura total, mas a habituação pode te dar uma qualidade de vida muito melhor. Abraço
Lamento muito que esteja passando por isso. Imagino que deve ser um sentimento muito ruim.
Já procurou falar com seus pais ou responsáveis? Esse seria o primeiro ponto para que vocês juntos busquem um tratamento psicológico e psiquiátrico.
Não deixe de buscar ajuda, você merece se cuidar.
Abs
Infelizmente experiências como a sua são comuns, mas é importante que você não deixe de buscar ajuda. Existem muitos profissionais preparados, certamente você encontrará algum que se alinhe com suas necessidades. Sugiro acompanhamento multidisciplinar, especialmente de um psicólogo e um psiquiatra. Paciência e coragem para enfrentar o processo, isso pode fazer a diferença. Acreditar em resultados milagrosos e imediatos cria expectativas que certamente serão frustradas em algum nível, dificultando seu caminhar na direção da compreensão de si mesmo e dos aspectos existenciais envolvidos na formação desses sintomas.
Olá! Sinto muito pela experiência que tenha passado com o profissional, mas não desista! É importante que procure ajuda profissional, não tenho no momento como te indicar qual linha teórica procurar, devido a poucos dados relatados aqui, seria interessante marcar uma avaliação de triagem com um psicólogo, para que a partir dessa triagem saber qual melhor linha teórica seja indicada e a partir da sua demanda.
Não esmoreça . Há inúmeros profissionais que poderão te ajudar. Trabalharão sua auto-confiança e resiliência .Desenvolverão com você técnicas de respiração , auto-controle e visualizações. Dessa vez , vai dar certo sim!!!!
A emetofobia realmente é um transtorno pouco estudado e de pouco conhecimento geral; mas isso não significa que não haja tratamento. As fobias são transtornos de ansiedade e possuem certas características em comum entre si, portanto a psicoterapia seria de grande importância para o tratamento, possibilitando que você descubra a origem do transtorno e o que faz com que o transtorno permaneça se manifestando. Possivelmente o acompanhamento psiquiátrico lhe proporcione opções que facilitem o manejo de enjôos e outros sinais em momentos de crise; mas o mais importante é lembrar que embora seu sofrimento seja grande, sempre há a possibilidade de uma vida melhor.
Olá! Emetofobia faz parte do espectro dos
transtornos de ansiedade se encaixando na fobia específica. Talvez o profissional que lhe atendeu na época, não conhecia essa nomenclatura. E como todo transtorno de ansiedade, a emetofobia tem tratamento, mas é necessário um acompanhamento multidisciplinar, com psiquiatra e psicólogo. Um abraço
Olá! Nem todos os profissionais saberão de todas as coisas, no entanto, não saber não implica em determinar se há ou não há tratamento para o seu caso. Por se tratar de um transtorno de ansiedade, seria interessante considerar o diagnóstico mas também, olhar além do diagnóstico.
Você não é o diagnóstico.
Oriento você a procurar ajuda de uma equipe multidisciplinar com as principais especialidades: Gastroenterologista, psicólogo e um psiquiatra para que possa te ajudar de maneira efetiva.
Fobias específicas podem sim ser tratadas através de um trabalho contínuo de Psicoterapia. A abordagem que eu utilizo, TCC tem se mostrado bastante eficaz, com estudos comprovando, no tratamento deste tipo de adoecimento.
Importante buscar ajuda o mais breve possível, com um profissional que se identifique, para que aos poucos, consiga viver com maior qualidade de vida.
Sinta-se acolhida na sua dor e busque ajuda profissional. conte comigo sempre!
Olá! Sinto muito pela sua última experiência. Na abordagem que trabalho, a Teoria Cognitiva Comportamental, trabalhamos com o processo de dessensibilização sistemática que traz resultados excelentes! Procure um psicólogo para ter um tratamento efetivo e melhor qualidade de vida. Estou a disposição.
Não pense que não exista cura, a terapia, juntamente com um tratamento psiquiátrico, poderá te ajudar bastante, desde entender o motivo desse sentimento, até como reorganizar seus pensamentos e sentimentos para que você consiga sair dessa questão que está te angustiando a tempos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
A emetofobia ou fobia de vômitos — que inclui o medo excessivo de vomitar ou de ver outras pessoas vomitando e pode ser desencadeado por estímulos internos e externos — é um transtorno pouco conhecido mesmo. A emetofobia é um quadro com interferência variável, mas.
Costuma acarretar relevante impacto emocional em:
seus portadores, com relatos não incomuns de comprometimento em diversas áreas da vida.
Geralmente os fatores desencadeantes podem ser tanto por estímulos externos, quanto estímulos internos. A pessoa tem medo de perder o controle.
O psicologo precisara realizar um diagnóstico diferencial para avaliar melhor. Como em outros transtornos ansiosos, apenas uma pequena.
Porcentagem dos pacientes com fobia específica procura um tratamento psicológico.
Tem pacientes que demoram muito a procurar ajuda por vergonha ou ansiedade. Não tenha vergonha procure ajuda.
No tratamento pode ser usado técnicas e exercícios de exposição, intervenções cognitivo-
— comportamentais: a) para a vulnerabilidade geral à ansiedade e à somatização, treino em competências
para gerenciamento da ansiedade (p. ex., técnicas de relaxamento, exposição gradativa, formulação comportamental entre outras );
O paciente muitas vezes tem a tendência a interpretar erroneamente estímulos gastrointestinais sutis normais como:
indicadores de vômito iminente), na terapia o paciente poderá diferenciar essas diferenças.
Procure um psicologo não deixe de se tratar. Um abraço,

Sinto muito por sua primeira experiência com uma profissional, mas quero te apresentar uma nova realidade. Como bem explicaram meus colegas, a emetofobia (medo excessivo de vomitar ou ver pessoas vomitando) é um tipo de fobia específica e tem tratamento. Para qualquer tipo de fobia específica, o mais indicado é terapia cognitivo-comportamental e, em casos graves, uma combinação com a farmacoterapia. O processo se resume a: identificação de situações gatilhos e comportamentos evitativos, flexibilização de crenças irracionais associadas ao estímulo de medo, treinamento de relaxamento e estratégias de enfrentamento adequados e, o mais efetivo, exposição ao objeto de medo até a sua extinção total. Nunca será fácil vencer uma fobia, mas te encorajo a refletir no custo-benefício que é viver com a emetofobia X fazer um tratamento adequado e as repercussões de longo prazo. Abraços!
Olá! Sinto muito pela experiência negativa que vc experimentou com o profissional que vc buscou.
Essa fobia é um tipo de transtorno de ansiedade e tem sim tratamento. Busque um profissional psicoterapeuta, que vc se identifique, muitos de nós terapeutas trabalhamos com técnicas de respiração, auto controle, que irão fortalecer a sua auto confiança, auto estima e te devolver o auto controle da sua vida, que como vc colocou, só está sendo aproveitada em 40%.
Não se intimide em ouvir mais de um profissional. É preciso ter empatia entre o paciente e o terapeuta.
Olá! O padrão ouro para o tratamento de fobia é a psicoterapia + a psiquiatria. Na psicoterapia trabalhamos três pontos: A reestruturação cognitiva: busca-se que o paciente modifique seus pensamentos e crenças a respeito do vômito. A dessensibilização sistemática: outra das fases desta terapia consiste em expor o paciente aos estímulos que geram os sintomas associados ao vômito, seja apresentando certas situações ou através do uso da imaginação. E o treinamento de habilidades: ferramentas são fornecidas ao paciente que permitam seu relaxamento para enfrentar situações de ansiedade. Isto possibilita uma diminuição nos níveis de excitação do sistema nervoso. Deixo, então, para você uma reflexão: O que importa não é o que acontece, mas como você reage -Epicteto. E a terapia pode te ajudar a ressignificar o padrão de pensamento e comportamento que no momento tem. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá, independentemente de qual objeto ou situação específica que se apresenta na fobia, esta acaba limitando e gerando muito sofrimento para os que vivenciam este tipo de sintoma. Pois este sofrimento não só acontece quando tal objeto/situação fóbica aparece, mas acaba gerando muita ansiedade só de pensar na possibilidade de que tal situação possa acontecer. Para a psicanálise o objeto/situação fóbica representa simbolicamente ligações à angústia do sujeito, limitando esta aos "gatilhos" fóbicos. Assim, através da análise/terapia é possível elaborar simbolicamente tais sintomas e angústias presentes em cada fobia e desta forma criar condições para lidar e minimizar tamanho sofrimento.
Boa tarde, sinto muito pela sua experiência, mas antes de conversar sobre o seu relato precisamos entender o conceito de fobia(perturbação da ansiedade, caracterizado por medo aversão a um objeto ou situação), as fobias podem esta relacionado a diversos gatilhos, o melhor tratamento e a psicoeducação que ajudara a reduzir a ansiedade.
Olá, tudo bem?!! Que pena que o profissional que estava lhe acompanhando não tenha feito o acolhimento necessário. O que você esta passando, deve sim ser muito bem acolhido e tem tratamento. É bem importante que você procure ajuda. Procure um Psicólogo Fico à disposição!!
A emetofobia é um medo intenso e irracional de vomitar ou ver alguém vomitando, que pode ter graves consequências para a qualidade de vida da pessoa afetada. Felizmente, existem tratamentos eficazes para lidar com esse problema, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento negativos e comportamentos de evitação que perpetuam o medo. É importante procurar um profissional qualificado e experiente em tratamento de fobias para obter ajuda adequada e superar esse medo debilitante.
sempre `a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Compreendo que a emetofobia está afetando significativamente sua vida e gerando um sofrimento intenso. É fundamental buscar ajuda profissional para lidar com esse desafio.

Recomendo que procure um psicólogo especializado em transtornos de ansiedade, como a emetofobia. Eles podem oferecer suporte adequado, utilizando abordagens terapêuticas comprovadas, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamentos e comportamentos disfuncionais relacionados ao medo de vomitar.

Além disso, considere conversar com um psiquiatra para discutir possíveis opções de tratamento, como terapia medicamentosa, caso seja apropriado para o seu caso.

Lembre-se de que a recuperação pode ser um processo gradual, mas com apoio profissional adequado e sua dedicação, é possível superar o medo e retomar o controle sobre sua vida. Não hesite em buscar ajuda!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Olá. É possível tratar e ter remissão dos sintomas, não desista. Procure profissionais com quem se sinta a vontade, se precise converse com mais de um psicólogo para escolher, porém é importante fazer acompanhamento. Abraço.
Bom dia, sinto muito por passar por isto e também por ter tido uma experiência ruim ao qual não foi acolhido. Sim, a emetofobia existe e precisa ser tratada, você não precisa viver com este medo. Percebo o quanto já está sendo prejudicial a sua qualidade de vida. Procure um profissional que sinta confortável e acolhido, que tenha experiências em fobias, para que te ajude a tratar, além de identificar a sua causa, como por exemplo um estresse pós traumático gerado por alguma situação vivenciada.
Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho. Um grande abraço @psiluanamarys
“A emetofobia, ou fobia de vômitos, caracterizada pelo medo excessivo de vomitar ou testemunhar o vômito, pode ser desencadeada por estímulos internos e externos. Apesar de ser um transtorno pouco conhecido, tem um impacto emocional significativo em seus portadores, afetando diversas áreas da vida. Os fatores desencadeantes podem variar entre estímulos internos e externos, levando a um temor de perder o controle. O diagnóstico diferencial realizado por um psicólogo é essencial. Assim como em outros transtornos ansiosos, apenas uma pequena porcentagem busca tratamento psicológico, muitas vezes devido a vergonha ou ansiedade. É crucial superar essa barreira e procurar ajuda. O tratamento inclui técnicas de exposição e intervenções cognitivo-comportamentais, abordando a ansiedade de forma abrangente. Pacientes podem interpretar erroneamente estímulos gastrointestinais normais como indicadores de vômito iminente, sendo a terapia fundamental para corrigir essas percepções. Não hesite em buscar a ajuda de um psicólogo. Um abraço.”