Tenho ansiedade social e transtorno do pânico, faço tratamento com psicóloga e tomo medicação.
Devo contar isso a meu namorado, logo no início do relacionamento?
Acredito que quanto mais sincera você for será melhor para você e a relação de vocês. Afinal é um sinal que você está se cuidando, que se ama, preza pela sua saúde mental e está tudo certo.

Consiga todas as respostas durante a Telemedicina

Agende uma Telemedicina e pergunte aos especialistas sobre tudo o que precisa sem sair de casa

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Ana Helena Augusto de Souza
Dra. Ana Helena Augusto de Souza
Psicólogo
São Gonçalo
Será que se você estivesse no lugar dele gostaria de saber?
Pela pergunta parece que você está insegura em abordar este assunto com ele.
Sugiro que converse com sua psicóloga para que logo consiga resolver essa questão. Cuide-se ????

Se você não se sente segura para falar, pode ser porque ainda não se sente totalmente à vontade ainda com a pessoa. Com o passar do tempo a relação vai aprofundar e essa confiança tende a chegar. Sentindo-se mais segura você estará mais à vontade e certamente falará. E é importante que converse à esse respeito.

Dra. Renata Luiz Silva
Dra. Renata Luiz Silva
Psicólogo
Rio de Janeiro
Falar o que sentimos e pensamos em alguns momentos pode nos parecer apavorante e ameaçador. Se sentir segura para contar isso a alguém também é um grande desafio, e quando estamos iniciando uma relação, conhecemos pouco a pessoa, assim como sua opinião sobre questões de ordem psicológica. De repente considere conversar de uma maneira geral sobre o assunto, para que você se sinta mais segura para falar de si.

Sim. Eu acho que vc deve ser sincera. Deve sim contar a verdade, até porque se ele já está gostando de vc, vai querer o seu bem, ele poderá te ajudar. Converse com sua terapeuta e tome uma decisão.

 Cristina Lamas
Cristina Lamas
Psicólogo
Rio de Janeiro
Não há uma resposta certa para sua dúvida. O melhor a fazer é entender o quanto isso a incomoda e qual seu nível de confiança no seu companheiro para dividir algo tão importante da sua vida. A decisão é sua e, independentemente de qual caminho venha a escolher, faça aquilo que vai lhe deixar feliz e em paz com vc mesma.

Seria importante você falar, pois para um relacionamento ser duradouro, não deve haver segredos. Se ele realmente está interessado em ter relacionamento sério, ele não se importará e poderá te ajudar. Espero ter te ajudado. Grande Abraço.

Dra. Tatiana Martins
Dra. Tatiana Martins
Psicólogo
Maceió
Sim, por que não? Não tem nenhum problema em apresentar um transtorno psicológico todos nós estamos sujeitos a isso e se ele não souber compreender e te dar apoio nesse momento que vc está passando então com certeza não está pronto para um relacionamento.

 Maria Helena Silveira
Maria Helena Silveira
Psicólogo
São Paulo
Acredito que essa escolha é unicamente sua, quando o relacionamento está no início é comum se sentir mais insegura, portanto saberá a hora certa de falar quando estiver mais confortável no relacionamento, portanto relaxa quanto a sua dúvida o momento certo chegará e você saberá .

 Mariluci Vieira
Mariluci Vieira
Psicólogo, Psicanalista
Juiz de Fora
Não existem regras para essas situações, o importante é que você se sinta segura o suficiente para falar sobre isso com essa nova pessoa, talvez o importante seja trabalhar, na sua terapia, essa questão para lidar adequadamente com esse novo desafio.

Dr. Marco Antônio de Araújo Bueno
Dr. Marco Antônio de Araújo Bueno
Psicanalista, Psicólogo, Psicopedagogo
Palhoça
Sim. É parte de sua recuperação.Do contrário, não é enamoramento, mas sim Investimento narcísico.
Trabalhe isso em sua análise!
Eu tenho ouvido muito disso em minha POL - Psicanálise Online Lacaniana via Whatsapp e Skype.

Um bom relacionamento e moldado em confiança.
Converse naturalmente com ele sobre o assunto. Isto vai transmitir que vc lida com esta questão com firmeza.
O amor é a base de tudo.

Dra. Vania Costa
Dra. Vania Costa
Psicólogo
Quatro Barras
Quando encontramos alguém e começamos a nos relacionar, é natural falarmos sobre nós e ouvirmos o outro para evoluir essa relação. Nesse sentido naturalmente será conversado sobre vocês - e quando você diz se já deve falar no início do namoro, creio que diante de um diálogo natural entre vocês espontâneamente surgirá o assunto. Não tem porque omitir do outro e avalie porque pode incomodar você falar sobre o assunto.

Dra. Isabel Cristina Barreto  Laurentino
Dra. Isabel Cristina Barreto Laurentino
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Uma relação vai se construindo gradualmente. É importante que você seja sincera , mas você precisa está se sentindo confortavel para falar sobre o assunto. Fale de si mesma naturalmente , e a medida que a relação for se estreitando mais, a confiança no outro vai fluindo mais ,e naturalmente vc vai falar mais de vc.

 Sonia Maria de Lacerda
Sonia Maria de Lacerda
Psicólogo
Divinópolis
Olá.
Se você se sentir segura para falar tudo bem, caso contrário trabalhe isso com sua (seu) psicólogo. A terapia cognitivo comportamental trabalha transtornos de ansiedade muito bem e de forma mais rápida. Converse com seu terapeuta sobre isso. E fique tranquila (o). Você saberá o que fazer.

Olá! É uma escolha bem individual. O mais importante nessa situação é que você se sinta segura para compartilhar a questão. O mais indicado, nesse momento, seria você trabalhar esse receio na sua terapia para que você se sinta preparada e confiante para tratar do assunto com seu novo namorado. Desejo que tudo corra bem. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo

 LUCIANA AP SILVA
LUCIANA AP SILVA
Psicólogo
Pires Do Rio
acredito que seja interessante ver sua necessidade com relação a contar ou não: avaliar se precisa de algum apoio dele e se ele poderia dar; perceber a intensidade dos vínculos que tem e o quanto importa p você dizer ou não. o ideal é que não cause mais danos que o sofrimento mental em si - avalie ônus e bônus

Dr. Pedro Lemes Chagas Moraes
Dr. Pedro Lemes Chagas Moraes
Psicólogo
São Paulo
Não conte nada, provavelmente ele já percebeu e gosta de você mesmo assim.


Olá!
Á terapia é um momento para trabalhar e tratar questões que muitas vezes é difícil só.
Tente falar dessa questão com seu psicólogo. Certo que te ajudará.

 Amoz de Oliveira
Amoz de Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Anápolis
Um bom relacionamento começa na confiança, então imagino que sinceridade no relacionamento é fundamental para o crescimento do mesmo.
Uma boa conversa sobre o assunto é interessante, assim ele nao vai sentir enganado, e nem voce que está enganando...
sucesso.....

Dra. Marcina Guimarães Pimentel
Dra. Marcina Guimarães Pimentel
Psicólogo, Terapeuta complementar
Volta Redonda
Procure conversar com sua terapeuta sobre qual o seu olhar e como você se enxerga com o diagnóstico de ansiedade social e transtorno do pânico e quais motivações e sua importância em trazer essa informação para seu namorado. Acredito que quando você perceber a importância ou não dessa informação para seu relacionamento, você vai saber se e quando deva contar para seu namorado. O importante é se sentir segura para lidar com suas questões, emoções, sintomas e não necessariamente trazer ou não situações para seu parceiro sem saber se quer dividir com ele. Saiba primeiro porque seria importante dividir esse assunto com seu namorado.

Dra. Sonia Maria Leite Quezada
Dra. Sonia Maria Leite Quezada
Psicanalista, Psicólogo
Fortaleza
Olá. Deve sim, falar ao seu namorado.E por quê?Porque você está em processo terapêutico.Atitudes corajosas só engrandecem, e também contribuem para a sua recuperação.Um abraço.

Dra. Ana Lúcia Doratiotto
Dra. Ana Lúcia Doratiotto
Psicólogo, Psicanalista
Cabo Frio
Se você estivesse com qualquer outro problema de saúde, você contaria a ele? Verifique se o seu preconceito com relação a doença psíquica não pode interferir até na maneira com que vai contar a ele, pois se para você for uma coisa natural, de alguém que está apenas tentando retomar seu equilíbrio para ele também será uma coisa normal mas se você mesma já apresenta a questão como algo pesado, é assim que ele vai encarar. A doença psíquica acomete as pessoas mais sensíveis, então não se sinta constrangida por isso e converse sim com ele pois não se constrói relacionamentos firmes sobre omissões. Conte comigo e boa sorte!

Sim, o quanto antes. Se você deseja ter uma relação madura, construída na verdade e na liberdade de poder ser você mesma. Você deve sim dizer e inclusive falar como você esta, até onde pode ir com você, o qual são os seus limites em questões diversas, pois assim ele também saberá como pode te ajudar e como respeitar a sua personalidade.

 Eneida V Eckhardt
Eneida V Eckhardt
Psicólogo
Vitória
A decisão é sua! Trabalhe essa questão com o terapeuta intensamente. As situações são singulares e cabe a análise da melhor hora de você fazer isso. Aliás, qual seria o problema de alguém se relacionar com alguém que faz psicoterapia ou tem isso ou aquilo? Quem não algo? A "normalidade" é uma suposta ficção. Um abraço

Especialistas em Dificuldades no relacionamento

Ligiane Santiago Queiroz

Ligiane Santiago Queiroz

Psicólogo

Fortaleza

Daiana Flores

Daiana Flores

Psicólogo

Chapecó

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Andréa da Luz

Andréa da Luz

Psicanalista

São João de Meriti

Renata L. de M. Sales

Renata L. de M. Sales

Psicólogo

Recife

Andreza C. Lage

Andreza C. Lage

Psicólogo

Pindamonhangaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 57 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.