Cavum ou câncer de nasofaringe - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é o cavum?

O cavum ou nasofaringe é a parte superior da faringe, e está localizado logo atrás do nariz e acima do palato mole. Nesta área, drenam as trompas de Eustáquio, que são duas passagens separadas comunicação entre o ouvido médio ea faringe, cuja função é a ventilação adequada das orelhas.

O que é câncer de nasofaringe?

Câncer de nasofaringe é a transformação maligna da membrana mucosa que reveste a cavidade, e a formação de um tumor.

O tipo mais comum de tumor nesse local é o carcinoma de células escamosas indiferenciada (anteriormente chamado linfoepitelioma). Em pacientes com AIDS, pode ser freqüente ocorrência de linfomas neste local.

Qual é a causa do câncer de nasofaringe?

Ninguém sabe exatamente o que a causa, mas fatores genéticos, parceiros infecciosas e dietéticos.

Sabe-se que em uma região da China este tipo de tumor é mais comum do que no resto do mundo. Parece haver uma predisposição genética dessa população, mas é possível que uma dieta rica em peixe salgado pode ser a sua origem.

No entanto, na Europa este tumor está mais relacionado a uma infecção anterior pelo vírus Epstein Barr. Este vírus causa uma doença chamada mononucleose infecciosa ou doença do beijo. A grande maioria dos pacientes com tumores de nasofaringe têm anticorpos positivos contra este vírus. Além disso, as células malignas presentes no vírus na grande maioria das vezes.

Felizmente, apenas uma minoria dos pacientes que tiveram esta doença desenvolver um tumor do cavum.

Quais são os sintomas de um tumor de nasofaringe?

Dada a localização do tumor, a maioria dos pacientes são diagnosticados com tumores grandes, porque assim que os sintomas ocorrem durante a inicialização.

  • O tipo mais comum do paciente é um homem de entre quarenta e cinqüenta anos.
  • Quando o tumor tem um certo tamanho pode causar inflamação no ouvido chamado otite secretora.
  • No entanto, a grande maioria dos pacientes são diagnosticados pelo aparecimento de um nó palpáveis ??no pescoço, o que corresponde a uma metástase cervical do tumor.
  • Outros possíveis sintomas incluem sangramento nasal, obstrução nasal, dor de cabeça, dificuldade para engolir e visão dupla.

Como é diagnosticado tumor nasofaríngeo?

Na presença de otite média em um ouvido ou gânglios linfáticos no pescoço, o paciente deve consultar imediatamente com o otorrinolaringologista.

  • O médico deve realizar um exame geral.
  • É fundamental realizar uma endoscopia nasal, uma vez que irá visualizar diretamente na área afetada. Ainda assim, é fácil localizar o tumor, porque tende a crescer abaixo da mucosa.
  • Antes de qualquer suspeita clínica e biópsia endoscópica deve ser indicado com anestesia local ou geral. Uma biópsia envolve a retirada de tecido para análise laboratorial e chegar a um diagnóstico preciso. Biópsias múltiplas podem ser necessários para um diagnóstico.

Como é o tratamento do tumor nasofaríngeo?

  • O tratamento mais eficaz é a terapia de radiação para o local do tumor e do pescoço. Em casos avançados, a quimioterapia está sendo usada antes de radiação e isso aumenta a sobrevida para os pacientes.
  • Cirurgia tem pouco a ver no tratamento da origem do tumor. No entanto, quando nós pescoço maior que 3 cm de diâmetro, pode ser indicada para a remoção de todos os gânglios linfáticos no pescoço (esvaziamento cervical funcional).

Qual é o prognóstico de pacientes com tumores de nasofaringe?

Depende de vários fatores. Os mais importantes são o tamanho do tumor e das metástases no pescoço.

  • Ela dá uma sobrevida de 80% em cinco anos de tratamento em pacientes com tumores pequenos e sem metástases no pescoço.
  • Nos casos com grandes tumores e metástases no pescoço apenas 20% sobrevivem cinco anos.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - cavum ou câncer de nasofaringe

João Henrique Zanotelli dos Santos

João Henrique Zanotelli dos Santos

Cirurgião de cabeça e pescoço, Otorrino

Brasília

Felipe Arnaud Dantas de Medeiros

Felipe Arnaud Dantas de Medeiros

Otorrino, Médico do sono

Natal

Moisés Franklin

Moisés Franklin

Otorrino

Lagoa Da Prata

José Eduardo Faria Martins

José Eduardo Faria Martins

Otorrino, Cirurgião de cabeça e pescoço

Americana

Tomás Queiroz Neves

Tomás Queiroz Neves

Oncologista

Campo Grande

Perguntas sobre Cavum ou câncer de nasofaringe

Nossos especialistas responderam a 88 perguntas sobre Cavum ou câncer de nasofaringe

As partes moles posteriores ao cavum são localizadas atrás do nariz. Na maioria dos casos significa aumento das adenóides, popularmente chamadas de carne esponjosa. Uma melhor avaliação deverá…
2 respostas

A coluna aérea da rinofaringe é o espaço “atrás do nariz” por onde passa o ar quando temos uma respiramos nasal eficaz. Provavelmente esse texto veio escrito em um laudo de exame de imagem (raio…
1 respostas

Olá! Provavelmente esse raio-x foi pedido para avaliar se há aumento de adenoide. "Boa permeabilidade de coluna aérea do cavum" quer dizer que há boa passagem de ar no local em que…
1 respostas

Quais profissionais tratam Cavum ou câncer de nasofaringe?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.