Incontinência anal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em incontinência anal

Encontre um especialista em Incontinência anal na sua cidade:
Rodrigo Gomes da Silva

Rodrigo Gomes da Silva

Coloproctologista

Belo Horizonte

Wagner Fracini

Wagner Fracini

Coloproctologista, Gastroenterologista

São Paulo

Felipe Santos Gomes

Felipe Santos Gomes

Coloproctologista, Endoscopista

Rio de Janeiro

Ana Carolina Pereira de Sousa

Ana Carolina Pereira de Sousa

Coloproctologista

São Paulo

Luiza Maria Pilau Fucilini

Luiza Maria Pilau Fucilini

Coloproctologista

Campinas

Elisangela de Souza Paiva Callegari

Elisangela de Souza Paiva Callegari

Coloproctologista

Campinas

Perguntas sobre Incontinência anal

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Incontinência anal

Parece sintoma de ansiedade. A ansiedade é um transtorno que pode causar diversas alterações no corpo (soltar ou prender intestino, vontade de urinar, suor excessivo, falta de ar e muitos outros).…
15 respostas

Dr. Luis Fernando Silveira
Dr. Luis Fernando Silveira
Coloproctologista
Nova Iguaçu
O ânus possui um músculo que abre e fecha permitindo a saída de gazes e fezes de maneira a permitir que isto ocorra de modo controlado pelo indivíduo. No bebê esse controle não existe e por isso…
3 respostas

Especialistas falam sobre Incontinência anal

Trata- se de um problema extremamente limitante e desconfortável, que atinge principalmente mulheres, mas não é exclusivo delas. Muitos pacientes tem vergonha de procurar auxílio médico por esse problema, mas é muito importante faze lo para evitar a progressao dos sintomas e realizar o tratamento adequado.

Ana Carolina Pereira De Sousa

Coloproctologista

São Paulo


A Incontinência Fecal engloba tanto a perda involuntária de material fecal quanto de gases, sendo caracterizada como a incapacidade para manter o controle fisiológico do conteúdo intestinal em local e tempo socialmente adequados, levando a perda involuntária de fezes líquidas, pastosas ou sólidas. Essa alteração funcional pode gerar insegurança, perda da autoestima, angústia, depressão, transtornos físicos, mentais e sociais, que podem contribuir para uma piora na qualidade de vida dos indivíduos. A Fisioterapia Pélvica tem como objetivo: melhora da coordenação, força e resistência muscular e da sensibilidade anorretal, melhorar o ciclo de continência - evacuação e qualidade de vida.

Considera-se existir incontinência fecal quando há perda involuntária de conteúdo fecal pelo ânus. A incontinência para gases deve também ser incluída nesta definição pois, isoladamente, pode afetar de forma significativa a qualidade de vida. O termo incontinência fecal significa perda involuntária de fezes e tem sido utilizado como sinônimo de incontinência anal. O sintoma varia desde perda apenas de gases, um vazamento ocasional de fezes líquidas, até uma falta de controle completa sobre o ânus, com perda de fezes sólidas, ou seja, quando a perda independe da consistência da matéria fecal.

Patrícia Zaidan

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A Incontinência anal é uma doença pouco diagnosticada, mas muito impactante na qualidade de vida dos pacientes. Muitas pessoas têm vergonha de relatar os sintomas e não procuram assistência médica. A causa mais comum de incontinência é o parto vaginal, por isso é mais comum em mulheres. Mas também pode aparecer em homens e por outras causas como constipação crônica, cirurgias, neuropatias e outros. O tratamento inicial é clínico e depende do principal mecanismo causador. O exame de Manometria Anorretal consegue medir a pressão anal e auxilia na programação terapêutica. Outro tratamento muito utilizado é o Biofeedback. Já alguns casos selecionados são cirúrgicos, e com resultados diversos.

Nathalia Lins Pontes Vieira

Cirurgião geral, Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita

A incontinência fecal é a perda de muco ou fezes; e a incontinência anal é a perda de flatos (gases). É um problema que causa muito constrangimento para os pacientes gerando isolamento social e depressão. É importante saber que existe tratamento conservador para estas patologias. A fisioterapia pélvica, através de seus recursos de eletroestimulação e biofeedback, é uma ótimas opção para aumentar o tônus desta musculatura anal. Com melhor tônus, há um melhor fechamento anal e menos perdas.

Carolina Barreto

Fisioterapeuta

Salvador

Quais profissionais tratam Incontinência anal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.