Constipação intestinal crônica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - constipação intestinal crônica

Beatriz Zago Gomes

Beatriz Zago Gomes

Pediatra

Vila Velha

Luciana Dos Santos Harlacher

Luciana Dos Santos Harlacher

Gastroenterologista, Endoscopista

Porto Alegre

Bruno Augusto Soares de Souza

Bruno Augusto Soares de Souza

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Nova Serrana

Tiago Maximo

Tiago Maximo

Pediatra, Alergista

Sorocaba

Maria Suely Machado

Maria Suely Machado

Pediatra

São Paulo

Fábio Henrique De Nuncio

Fábio Henrique De Nuncio

Pediatra

Jundiaí

Perguntas sobre Constipação intestinal crônica

Nossos especialistas responderam a 54 perguntas sobre Constipação intestinal crônica

O lactobacillus auxilia na reposição da flora intestinal, mas não é a unica causa para ressecamento das fezes. Na maioria dos casos, o ressecamento se resolve aumentando a ingestão de água e…
1 respostas


Sim. Pode deixar as fezes escuras. Se forem pretas pode haver sangue nas fezes.
No meu perfil você encontra alguns vídeos falando sobre Dificuldades Alimentares.
1 respostas


Milhões de pessoas tem intestino preso, em particular mulheres, idosos, pessoas em uso de certas medicações(como alguns antidepressivos , antiácidos e ferro, entre muitas outras), pessoas…
1 respostas

Especialistas falam sobre Constipação intestinal crônica

Quando um paciente relata que tem dificuldade para evacuar é importante saber quando este sintoma está relacionado a problemas mais sérios ou apenas a um quadro de evolução benigna. A constipação, na maioria das vezes, está relacionada a vários fatores que não se resumem apenas à dieta. Grande parte da população, ao assumir hábitos saudáveis de vida, como atividade física, alimentação rica em fibras e hidratação adequada, consegue ter o hábito intestinal regular e não sofrer para evacuar. Marque uma consulta comigo e venha tirar suas dúvidas.

Bruno Giusti Werneck Cortes

Coloproctologista, Endoscopista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

A constipação intestinal ocorre quando o paciente tem dificuldade de evacuar causando desconforto após longos períodos. Ela pode ocorrer por diversos fatores com inadequação da ingesta de água e fibras, fraqueza da musculatura abdominal, alterações metabólicas como distúrbios da tireoide, causas funcionais, câncer entre outras. O seu tratamento é sempre baseado na identificação e na correção da causa que levou a constipação.

Fabio Luiz Maximiano

Gastroenterologista

Santo André

Agendar uma visita

A saúde intestinal é um dos pilares de uma vida saudável. Porém devido ao estilo de vida moderno como consumo produtos alimentícios indutrializados, sedentarismo, qualidade do sono ruim ... o funcionamento do intestino está deficiente. Se você come diariamente necessita evacuar diariamente. Temos várias formas de atuação em frente a essa condição, como orientação nutricional, suplementação entre outras condutas.

Melissa Garcia De Oliveira

Generalista, Cirurgião geral

São Paulo


A constipação intestinal (prisão de ventre) é um problema mais comum do que parece. Atinge crianças, homens e mulheres de todas as idades. O diagnóstico da prisão de ventre é muito difícil porque muitos pacientes consideram como “normal” e se auto-medicam sem avaliação médica. Entre as causas para o intestino preso estão: lesões e alterações na estrutura do intestino, que podem provocar o estreitamento ou diminuir seus movimentos; doenças como câncer de cólon; efeitos adversos de vários tipos de medicamentos; e até mesmo o comportamento, pois o hábito de “segurar” por muito tempo as fezes gera a prisão de ventre.

Carolina Barreto

Fisioterapeuta

Salvador


Constipação intestinal é um problema comum entre as crianças, com acometimento de até 30% delas. Caracteriza-se principalmente por dor ou dificuldade para evacuar, fezes ressecadas de grosso calibre, escape fecal, resistência à evacuação. É importante diferenciar um quadro funcional (que não é causada por doença) de um quadro orgânico. O tratamento demanda correção da dieta, aumento da oferta hídrica, medidas comportamentais e medicação adequada.

Bruna França Protásio

Pediatra

Aracaju


A constipação intestinal crônica é uma desordem que compromete em torno de 15-20% da população, tendo inúmeras causas, desde a síndrome do intestino irritável, até disfunções do assoalho pélvico. A terapia instituída versará sobre o adequado diagnóstico, medidas comportamentais, dietéticas, medicações laxativas e até mesmo fisioterapia ou cirurgias. Grande parte das constipações são acompanhadas por desordens orificiais (fissuras ou hemorróidas) sendo importante em alguns casos a realização da colonoscopia com anuscopia para melhor avaliação.

Adriana Ribas Andrade

Gastroenterologista

Salvador

Agendar uma visita

A constipação intestinal crônica é uma queixa muito comum e de grande impacto no dia a dia dos pacientes. Pode ser definida como dificuldade persistente para evacuar ou sensação de evacuação incompleta e/ou movimentos intestinais infrequentes, a cada 3-4 dias ou menos, na ausência de sinais de alarme. Devem ser avaliados, medicamentos em uso, alimentação, doenças associadas para busca da etiologia. É dividida basicamente em transtornos do trânsito intestinal e transtornos da evacuação. Com base na história clínica solicitamos diferentes exames para investigação e tratamento direcionado para melhor resultado do tratamento, seja ele clínico ou cirúrgico.

Thais Yuka Takahashi

Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Constipação intestinal crônica?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.