Orelha de abano - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em orelha de abano

Encontre um especialista em Orelha de abano na sua cidade:
Marcelo Rabenhorst Mariottini

Marcelo Rabenhorst Mariottini

Cirurgião plástico

Araraquara

Daniel Sundfeld Spiga Real

Daniel Sundfeld Spiga Real

Cirurgião plástico

Pirassununga

Marcelo Matos Bezerra

Marcelo Matos Bezerra

Cirurgião plástico

Campo Grande

José Saraiva

José Saraiva

Cirurgião plástico

Atibaia

Rafael Martins de Souza

Rafael Martins de Souza

Cirurgião plástico

Florianópolis

Mariana Rebelo Oliveira

Mariana Rebelo Oliveira

Cirurgião plástico

Teresina

Perguntas sobre Orelha de abano

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Orelha de abano

Dr. Brunno Rosique
Dr. Brunno Rosique
Cirurgião plástico
Goiânia
Uma cirurgia com apenas 2 meses de evolução ainda está em fase cicatricial, você deve aguardar mais tempo para uma análise mais precisa e discutir com seu Cirurgião Plástico a melhor opção para…
3 respostas

Dr. João Paulo Figueiredo
Dr. João Paulo Figueiredo
Cirurgião plástico
Rio de Janeiro
Sim é possível. O caso deve ser avaliado individualmente e o maior beneficiário deve ser o paciente. Tire todas suas dúvidas dessa possível cirurgia
3 respostas

Boa tarde, praticamente ninguém é simétrico. 100%. É possível realizar a correção, mas é mais importante avaliar se vale a pena realizar uma cirurgia, quando se trata de algo praticamente imperceptível!
3 respostas

Especialistas falam sobre Orelha de abano

A orelha em abano caracteriza-se pelo afastamento das orelhas do crânio,ocasionado por alterações no crescimento e desenvolvimento das cartilagens das orelhas. Dependendo do tipo de alteração cartilaginosa , teremos diferentes tipos de formatos das orelhas. O tratamento chama-se otoplastia , que pode ser realizado sob anestesia local com ou sem sedação. É obrigatório que a cirurgia seja realizada após o total desenvolvimento e crescimento das orelhas, que ocorre por volta dos 8 anos, a fim de evitar alteração no crescimento final das orelhas. O cuidado mais importante no pós-operatório é evitar a dobradura das orelhas em situações de contato, usando malha especifica por 4 meses.

Marco Antonio Vaz

Cirurgião plástico

Florianópolis


Orelhas em abano representam a deformidade mais frequente na região da cabeça e pescoço, estando presentes em cerca de 5% das crianças com 1 ano de idade. Seu tratamento cirúrgico constitui um dos procedimentos mais gratificantes e com menor índice de complicações dentro da cirurgia Plástica. Pode ser feita com anestesia local e alta no mesmo dia.

Brunno Rosique

Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita

A correção de orelhas de abano consiste na correção das alterações de posicionamento das orelhas, assim com das hipertrofias de suas cartilagens. Trata-se de um procedimento relativamente simples quando realizado por um especialista, podendo ser feito a nível ambulatorial.

André Luiz Petineli Reda

Cirurgião plástico

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

Marcelo Evandro Dos Santos

Cirurgião plástico

Florianópolis

Agendar uma visita

As orelhas podem variar de tamanho, posição e formato e são consideradas esteticamente bonitas justamente quando não chamam atenção. Dessa maneira, quando as orelhas são demasiadamente proeminentes, alargadas ou com um formato incomum, a harmonia facial pode ser comprometida. Em especial, as crianças podem sofrer preconceitos e chacotas por parte dos colegas na escola abalando a auto-estima das mesmas. Mesmo que a orelha não seja verdadeiramente de “abano”, procedimentos bem pequenos podem trazer grandes benefícios à aparência da orelha.

Mário Rocha

Cirurgião plástico

Sinop


Independentemente da idade, as orelhas em abano prejudicam a autoestima de qualquer pessoa. A otoplastia corrige a deformidade da orelha modificando a posição, formato ou tamanho.A otoplastia é muito comum em crianças de 4 a 6 anos, momento em que estrutura da orelha já está formada e próxima daquela que atingirá quando adulta. Embora mais frequente nessa fase, a cirurgia também pode ser feita por adultos.

Thiago Degani Dumont

Cirurgião plástico

Belo Horizonte


A tão famigerada orelha de abano é um quadro que ganha uma relevância especial ao considerarmos o importante impacto psicológico que podem sofrer aqueles que dele padecem. Tal fenômeno ocorre principalmente durante a fase escolar, quando o paciente pode sofrer bullying. A otoplastia corrige essa deformidade, por meio de retirada de excesso de cartilagem, e/ou procedimentos de moldagem da mesma, somados a pontos de fixação da orelha em nova posição. De fato, pacientes que se submetem a essa cirurgia, que pode ser realizada em geral após os 7 anos de idade, exibem uma mudança notória em seu estado de espírito, com grande melhora da autoestima.

Andre Ahmed Pereira

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro


É a cirurgia realizada para correção de deformidades da orelha, sendo a mais comum a "Orelha de Abano”. Quem tem indicação de Otoplastia? Está indicada para pessoas acima de 6 anos de idade que apresentam deformidade da orelha externa por excesso de concha auricular e/ou dobra da anti-hélice insuficiente. Como é realizada a Cirurgia? A cirurgia é realizada, na maioria dos pacientes, com anestesia local para adultos e sob anestesia local e sedação para crianças. Consiste em promover o ajuste dos contornos das cartilagens e remoção do excesso da concha da orelha de modo a dar um formato mais anatômico e estético para a orelha.

Flavio Cunha Ferreira

Otorrino

Brasília


Orelhas proeminentes ou com posição inadequada podem trazer insatisfação e problemas de autoestima, principalmente em crianças. A correção destas deformidades ajuda a corrigir o formato e a harmonia das orelhas em relação à face e a devolver a autoestima a estes pacientes, apresentando melhora imediata e resultados visíveis rapidamente. Essa cirurgia pode ser indicada a partir dos 6 anos, quando a cartilagem da orelha já atingiu estabilidade e quando a criança começa a se incomodar com a posição e o formato das orelhas.

Matheus Manica

Cirurgião plástico, Especialista em medicina estética

São Paulo


A Otoplastia ou Cirurgia para Orelha em Abano é um procedimento para correção estética da orelha o que proporciona uma grande melhora no cotidiano e auto-estima da pessoa que possui orelha em abano. A orelha em abano é a condição na qual a orelha da pessoa fica mais aberta, seja por falta de curvatura da cartilagem, seja pelo crescimento excessivo da cartilagem. Otoplastia é uma cirurgia recomendada para pacientes que estão insatisfeitos com a aparência das orelhas. A otoplastia é um procedimento que tem alto grau de satisfação dos pacientes e que melhora muito a vida e a auto-estimas deles.

Marco Vinicius Losso Longo

Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita

A cirurgia plástica das orelhas é indicada para crianças e adultos, podendo ser realizada a partir da idade pré escolar (5 anos de idade), tem por objetivo tratar e remodelar as orelhas salientes ou em abano, foco frequente da prática do “bullying” entre crianças e adolescentes. É uma cirurgia ambulatorial, realizada sob anestesia local ou associada à sedação.

Michel Koury

Cirurgião plástico

Porto Alegre


A otoplastia visa corrigir imperfeições estéticas das orelhas como as chamadas orelhas em abano. Esse tipo de defeito é bastante comum e tem efeitos psicológicos negativos, sobretudo em crianças. Em função disso, a idade ideal para se fazer uma otoplastia é à partir de 7 anos, quando as orelhas já estão formadas e praticamente com seu tamanho definitivo. A cirurgia das orelhas tem como objetivo reposiciona-las devolvendo um aspecto natural e uma harmonia ao rosto. O resultado é muito satisfatório e impacta diretamente na autoestima, melhorando o convívio social. As cicatrizes ficam praticamente invisíveis, localizadas no sulco entre a orelha e o crânio.

Daniel Fagundes Azevedo

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Você sabia que orelhas de abano podem ser corrigidas a partir dos 6 anos de idade. É uma deformidade que pode trazer vários problemas aos portadores , dentre eles baixa auto estima, sofrer bullyng entre outros. O cirurgião plastico é o especialista capaz de avaliar e tratar esta deformidade.

Sergio Ricardo Pita Pessoa De Melo

Cirurgião plástico

Recife


Para correção da orelha de abano ou orelhas proeminentes o procedimento é a otoplastia. Pode ser realizado em qualquer idade, mas existe uma tendência de realizar num momento em que a criança já possui o desejo dessa correção, ou em torno dos 7 anos que a criança já possui exposição na escola e pode sofrer "bullying".

Fernando Campos Moraes Amato

Cirurgião geral, Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita

Unindo arte, técnica apurada e segurança no tratamento das orelhas proeminentes. Trata-se de uma das mais frequentes queixas no dia a dia do consultório de Cirurgia Plástica.

Cristiano Fleury

Cirurgião plástico

Brasília

Agendar uma visita

A otoplastia é um procedimento indicado para pacientes que desejam maior equilíbrio e harmonia facial através da correção do formato ou posicionamento das orelhas.Orelhas proeminentes, conhecidas como orelhas em abano, frequentemente interferirem na autoestima causando graves problemas psicológicos, principalmente em crianças e adolescentes. O procedimento deve ser considerado tão logo haja compreensão e desejo manifesto pela correção. Adultos e crianças após o 5º ano de vida, idade na qual as características das cartilagens são favoráveis e atingem tamanho próximo ao definitivo, podem ser submetidos à cirurgia com alto índice de sucesso.

Flávio Dumaresq

Cirurgião plástico

Natal

Agendar uma visita

A cirurgia realizada, é a Otoplastia, procurando reposicionar as cartilagens, e diminuindo-as se necessário. Pode ser realizada em crianças apos os 6 anos de idade.

Dulciyara Bueno Da Cunha Lopes

Cirurgião plástico

Cuiabá


A otoplastia, cirurgia para correção da orelha de abano, visa um resultado natural com a correção das distorções das orelhas, proporcionando ao paciente poder usar cabelos curtos, tranças, coques, sem se preocupar com a aparência das orelhas. É uma cirurgia relativamente simples, na maioria dos casos com anestesia local e rápida recuperação.

André Goncalves De Freitas Colaneri

Cirurgião plástico

São Paulo


Indicação: Correção de orelhas de abano. Idade ideal a partir dos 5 a 7 anos, período em que a orelha já está quase totalmente formada. Anestesia: Crianças: anestesia geral. Adultos: anestesia local e/ou sedação. Cicatrizes: atrás da orelha, quase imperceptível. Tempo de Cirurgia: em torno de 2 horas. Tempo de Internação: 12 a 24 horas. Tempo de Recuperação: retorno às atividades em 4 a 5 dias. No 1º mês, deve-se usar uma faixa na cabeça durante 24h. No 2º mês, utilizar a faixa somente na hora de dormir, por 1 mês. Resultado Final: Após 3 meses. Após 15 dias há substancial melhora em relação ao aspecto inicial.

Danilo Chammas

Cirurgião cranio-maxilo-facial, Cirurgião plástico

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

A cirurgia da orelha de abano, ou Otoplastia, é feita para corrigir o afastamento das orelhas , o que dá um aspecto pouco estético e que incomoda muito os jovens e os adultos. As orelhas já atingem seu tamanho quase pleno aos 5 / 7 anos, e quanto antes à cirurgia for feita vai impedir que a criança seja alvo de zombarias, com os reflexos psicológicos daí advindos. Entretanto, a cirurgia também pode ser feita mais tardiamente, o que realmente ocorre, sendo freqüentes as cirurgias na idade que vai até os 14 anos.

Raphael Sampaio

Cirurgião plástico

Recife

Agendar uma visita

Uma das principais causas de bullying nas escolas é a orelha de abano. Crianças a partir de 6 anos já podem passar pela cirurgia para correção desta condição, evitando assim constrangimento social. A cicatriz fica atrás da orelha e a recuperação é rápida.

Felipe Zampieri

Cirurgião plástico

São Paulo


Uma grande causa de bullying na idade escolar e mesmo em adultos é a orelha proeminente (Orelha de Abano). Nestes casos, a orelha fica mais visível e pode chamar atenção. A partir dos sete anos, a cirurgia já pode ser indicada sem prejuízo ao crescimento da orelha. A cirurgia corretiva, chamada Otoplastia, é realizada de maneira segura com anestesia local ou com anestesia geral. A cicatriz fica localizada atrás da orelha. O paciente necessita utilizar uma faixa especial para auxiliar na recuperação.

Antônio Castelo Branco De Deus

Cirurgião plástico

Teresina


A otoplastia é Indicada para corrigir problemas estéticos referentes ao tamanho das orelhas ou quanto a sua projeção para fora com relação ao crânio. A idade ideal para a realização desta cirurgia é após os 7 anos, quando a orelha já atingiu quase 90% do seu tamanho definitivo.

Rogério Ramos

Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita

A orelha de abano não é considerada uma malformação e sim uma característica genética. Geralmente é bilateral. Na maioria das vezes, o quadro está relacionado ao tamanho da cartilagem ou da inadequada dobra da mesma que não confere o formato habitual da orelha. A cirurgia, idealmente, deve ser realizada na infância, com indicação no momento que a orelha começa causar problemas no convívio social da criança. O procedimento cirúrgico é simples e pode ser realizado com anestesia local em pacientes que suportem e em crianças menores, usa-se anestesia geral. Pode ser removido excesso de cartilagem e usado fios de sutura para modelar a cartilagem em busca de um formato de orelha natural.

Carlos Henrique Tolomei

Otorrino

Bauru


O que define a orelha de abano é fugir da normalidade. Mas ela pode se apresentar de várias maneiras, com graus mais ou menos intensos. A orelha normal tem uma curvatura que segue e lá em cima divide em duas cristas. Quando tem um plano só, ou seja, a bordinha da orelha não faz a curva e não acaba nas duas cristas, é uma orelha de abano. A correção é indicada a partir dos 6 anos de idade.

Moisés Wolfenson

Cirurgião plástico

Recife


A otoplastia é um procedimento indicado para pacientes que desejam maior equilíbrio e harmonia facial através da correção do formato ou posicionamento das orelhas.Orelhas proeminentes, conhecidas como orelhas em abano, frequentemente interferem na autoestima causando problemas psicológicos, principalmente em crianças e adolescentes. O procedimento deve ser considerado tão logo haja compreensão e desejo manifesto pela correção. Adultos e crianças após o 5º ano de vida, idade na qual as características das cartilagens são favoráveis e atingem tamanho próximo ao definitivo, podem ser submetidos à cirurgia com alto índice de sucesso.

Allan Filgueira

Cirurgião plástico

Natal

Agendar uma visita

Qual a idade ideal para corrigir as orelhas de abano? Na verdade, o ideal e quando esse aspecto das orelhas começam a incomodar. Nas crianças geralmente quando elas ja tem consciência social, e nos adulto e quando alguma brincadeira desperta este descontentamento. Nas crianças isso ocorre por volta dos 7 anos, mas e preciso observar o desenvolvimento das estruturas da orelha para não atrapalhar muito o seu desenvolvimento. A cicatriz fica escondida e o objetivo e ter um resultado tão natural que não parece se tratar de uma orelha operada. Cada caso vai necessitar de uma técnica diferente e na consulta vamos poder identificar juntos a melhor tática.

A orelha de abano é caracterizada como uma má-formação da orelha e que tem um impacto importante na auto-estima da criança, e por vezes até caracterizando o bullying. As correções de orelha são realizadas para minimizar deformidades, tentar corrigir assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano. O tratamento cirúrgico é baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta. Há pacientes com pequenas alterações e grande incômodo. A indicação cirurgia para o tratamento é a partir da idade de 7 anos.

Rafael De Castro E Souza Pires

Cirurgião plástico

Ponta Grossa

Agendar uma visita

ORELHAS PROEMINENTES (ORELHA DE ABANO) É uma alteração genética da conformação da cartilagem da orelha. O defeito mais comum é a orelha ser projetada para frente, nao ter as curvas bem definidas ou ambos. Muitas vezes essas alterações ficam muito evidentes e chamativas. Os pais de crianças com orelhas proeminentes devem ficar atentos pois é muito comum o bullying nas escolas. A CIRUGIA (OTOPLASTIA) É realizada a partir dos 6 anos de idade e a alta ocorre geralmente no mesmo dia da cirurgia. No pós operatório o principal cuidado além de repouso adequado na primeira semana é o uso da faixa de compressão (de tenista ou de bailarina) por 30 dias para garantir manutenção dos resultados.

Orelhas abertas. O problema pode ser corrigido com Otoplastia, um procedimento para correção de posições desagradáveis das orelhas. A cirurgia pode ser feita em crianças a partir de seis anos de idade.

Edmilson Lucio Da Silva

Cirurgião plástico

Brasília

Agendar uma visita

A orelha de abano caracteriza-se por uma abertura exagerada da orelha em relação ao crânio. Crianças boas candidatas a otoplastia são: crianças saudáveis, a partir dos 5 anos de idades ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para correção; crianças cooperativas que sigam as recomendações médicas e capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções. Existem diversas técnicas mas a Dra Júlia realiza mais a otoplastia fechada em que a orelha é moldada através de pontos que ficam ocultos, sem necessidade de retirada de cartilagem. Pode ser necessário, em alguns casos, quando a orelha esta muito afastada do crânio, uma pequena incisão atrás da orelha.

Julia Melo

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Agendar uma visita

A cirurgia de Otoplastia é um procedimento cirúrgico que procura corrigir falhas na estrutura das orelhas, essas falhas podem ser causadas por deformações ou adquiridas de nascença, e tendem a abalar a autoestima do indivíduo. Esta condição afeta de 2% a 5% da população em geral, e trás grande desconforto em ambientes escolares e sociais. Em meio à correção da deformidade pode-se restaurar a confiança e o prazer no convívio social de cada individuo afetado. Além de proporcionar as orelhas uma forma natural e equilibrada, proporcional o rosto.

Andrea Heisler

Cirurgião plástico

Porto Alegre

Agendar uma visita

Otoplastia ou cirurgia plástica das orelhas consiste em técnicas cirúrgicas utilizadas para correção da orelha em abano bem como de outras deformidades ( congênitas ou adquiridas ) dessa região. Diversas são as alterações que podem ser encontradas assim como diversas são as técnicas para corrigí-las.Costuma-se utilizar uma incisão retroauricular (atrás da orelha) para o remodelamento da(s) orelha(s) afetada(s).Durante os primeiros 3 dias o paciente é orientado a utilizar um curativo especial, confeccionado no dia da cirurgia. À partir do 3º dia , ele é substituído por uma faixa elástica que tem como objetivo a proteção da orelha operada. Ela será utilizada por período variável.

Mateus Diniz Vizzotto

Cirurgião plástico

Porto Alegre

Agendar uma visita

A orelha de abano é uma deformidade que afeta a autoestima de muitos pacientes. Veja algumas dúvidas que recebo no consultório: 1) A cirurgia que resolve esse problema é a otoplastia. O objetivo da cirurgia é criar as dobras naturais da orelha que são "apagadas" na orelha de abano, devolvendo equilíbrio e proporção entre orelhas e face. 2) A orelha pode ser operada a partir dos 5 anos, quando ela já está desenvolvida e praticamente do tamanho que terá na vida adulta. 3) A cirurgia é realizada sob anestesia para que o paciente não sinta dor. Após o procedimento, é esperado que ocorra a dor decorrente da manipulação.

Priscilla Helena Lotierzo Saito

Cirurgião plástico

São Paulo


É a cirurgia para correção de deformidades das orelhas. A mais comum das Otoplastias é a que visa corrigir a chamada “orelha de abano”, que pode causar constrangimento e incômodo. A cirurgia pode ser feita a partir dos 8 anos de idade. Em adultos, pode ser feita até com anestesia local. Por sua vez, as deformidades do lóbulo da orelha podem acontecer por uso de brincos pesados, tração deles nas orelhas ou ainda por alargadores. A cirurgia para corrigir esses defeitos pode ser feita com anestesia local, a depender de cada caso.

Quais profissionais tratam Orelha de abano?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.