Tireoidite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em tireoidite

Encontre um especialista em Tireoidite na sua cidade:
Fernando Eduardo Dignani Bizzotto

Fernando Eduardo Dignani Bizzotto

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião plástico

Avaré

Victor José Ferreira Perrusi

Victor José Ferreira Perrusi

Cirurgião de cabeça e pescoço

João Pessoa

Louise Cominato

Louise Cominato

Endocrinologista, Pediatra

São Paulo

Joel Alexandre Maia

Joel Alexandre Maia

Endocrinologista

Belo Horizonte

Sergio Luiz Coelho Negri

Sergio Luiz Coelho Negri

Cirurgião de cabeça e pescoço

Belo Horizonte

Raimundo Barreto

Raimundo Barreto

Cirurgião de cabeça e pescoço, Oncologista

Manaus

Perguntas sobre Tireoidite

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Tireoidite

Dra. Cássia Dourado Leme Bueno
Dra. Cássia Dourado Leme Bueno
Endocrinologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá,

A grande maioria dos nódulos não precisam de punção. Considerando que a punção é um exame invasivo, aconselho a procurar um endocrinologista atualizado para avaliar seu exame…
3 respostas

Não há comprovação de que interfira na doença.
2 respostas

 Rosalinda Camargo
Rosalinda Camargo
Endocrinologista
São Paulo
Se você realizou os exames sem uso de medicamento para tireoide, você tem o que chamamos de hipotireoidismo subclínico, que pode estar associado ou não a sintomas de hipotireoidismo (como cansaço,…
2 respostas

Especialistas falam sobre Tireoidite

A tireoidite é um conjunto de doenças inflamatórias que afetam a glândula tireoide. Em alguns casos, o paciente sente dores, mas em outros são os sintomas básicos do hipertireoidismo ou do hipotireoidismo. As tireoidites podem ser causadas por condições diversas, entre elas doenças infecciosas(virais ou bacterianas), pós-parto ou patologia autoimune(principal causa). O reconhecimento correto dessa condição é imprescindível para o tratamento efetivo e a consulta a um endocrinologista nesse caso é fundamental para a condução adequada da situação, evitando maiores complicações.

Antonio Glauber Teofilo Rocha

Médico clínico geral, Endocrinologista

Fortaleza


As tireoidites representam processos inflamatórios ou infecciosos que acometem a glândulas tireoide. A mais frequente é a subaguda ou de Hashimoto, um processo autoimune e normalmente mais crônico que leva a gradual perda da função da glândula. As tireoidites infecciosas são incomuns, causam muitos sintomas locais com dor a palpação, febre e mal-estar. O tratamento pode envolver cirurgia. As tireoidites podem ainda causar aumento exagerado da produção de hormônio da tireoide causando sintomas de hipertireoidismo

Murilo Catafesta Das Neves

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita

Doença crônica da glândula tireoide, causada por processo inflamatório autoimune, não doloroso, que afeta progressivamente a sua função, levando ao hipotireoidismo e suas consequências, como alterações de concentração, do hábito intestinal, dos ciclos menstruais e peso corporal. Muito frequente em nosso país, deve ser tratada o mais precocemente possível, para reverter esses diversos sintomas e reduzir a possibilidade de formação de nódulos na glândula. De caráter familiar, muito ligada à mulheres, porém pode surgir em homens, jovens e crianças.

José Chacra Jr.

Cirurgião de cabeça e pescoço

Jundiaí


A tireoide é uma glândula muito importante localizada no pescoço, e produz hormônios responsáveis pelo metabolismo, síntese de proteínas, controle da atividade cardiovascular e do e desenvolvimento de todo o corpo e do cérebro. Ela também atua na atividade sexual, no sono, disposição e até nos nossos pensamentos e raciocínio. A tireoide pode sofrer uma série de doenças como hipotireoidismo ( baixa produção de hormônios) hipertireoidismo ( produção excessiva), bem como nódulos e câncer. Tratamos de hipotireoidismo, hipertireoidismo, tumor de tireoide, tumor de paratireoide, etc.

Maria Palmira Ferreira Lusquinos

Médico clínico geral, Endocrinologista

Cabo Frio

Agendar uma visita

É uma doenças benigna bastante comum. É uma inflamação crônica auto-imune, ou seja, o próprio corpo da pessoa produz anticorpos contra as proteínas constituintes do tecido da sua própria tireoide. Essa inflamação provoca uma alteração no tecido da glândula que, ao longo do tempo, passa a não produzir os seus hormônios na quantidade necessária para manter o metabolismo do corpo. Essa situação é chamada de hipotireoidismo que pode levar a sintomas como cansaço extremo, sonolência, depressão, dificuldade de concentração e perda da memória, aumento do peso, inchaço, dores musculares, intestino preso, ciclo menstrual irregular, queda de cabelos, pele seca e unhas quebradiças.

Elaine Stabenow

Cirurgião de cabeça e pescoço

Campinas

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Tireoidite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.