Como tratar um casal (70 anos e 68 ) que possui três filhos adultos (mais de 40 anos), mas que conti

39 respostas
Como tratar um casal (70 anos e 68 ) que possui três filhos adultos (mais de 40 anos), mas que continuam a tratá-los como crianças ? Com total controle sobre a vida deles, chegando a sofrer quando um arruma uma companheira e tentando sabotar cada relacionamento; tentando convencer o outro mais velho (48) a voltar para casa e outro de 46 que é complexado e nunca chegou a trabalhar.
Neste caso, além de cuidar dos pais, é importante que os filhos também possam ter acesso a autoconhecimento e autodesenvolvimento. É interessante que estas pessoas procurem por processos de psicoterapia para compreender a necessidade de manter seus filhos em posição infantilizada (considerando os pais) e a dificuldade de abrir seu próprio espaço enquanto adultos (considerando os filhos).

Olá, é uma situação não tão incomum assim para muitas famílias, embora esta pareça um pouco mais "caricata". Quando o funcionamento familiar inibe ou impossibilita o desenvolvimento individual dos seus membros, é necessário adotar uma visão sistêmica sobre esta disfuncionalidade familiar. Acredito que além da terapia individual, seria fundamental a ida de toda a família para Terapia Familiar Sistêmica. Abraços.
Olá! Neste caso será muito mais viável tratar os filhos que se permitem ficar em um possível lugar de controle e submissão aos pais. Aparentemente não é uma situação saudável para essa família!
Olá. O recomendado seria que todos fizessem terapia individual ou até mesmo um terapia de família. Os pais para entenderem Para que seus filhos já cresceram e os filhos pra não se abalarem com essas questões que os pais impõe pra eles. Boa sorte!
Pela construção da pergunta, me parece que alguém de fora está incomodado com a relação que uma família próxima apresenta.
Nesse caso, convido essa pessoa a pensar que, às vezes, é realmente difícil ver situações aparentemente doentias e não saber o que fazer.
Pois é, infelizmente nem sempre quem está de fora pode ajudar. É preciso que essa família perceba que algo não está bem e deseje mudar de alguma forma.
Essa iniciativa provavelmente vai acontecer (SE acontecer) quando os filhos perceberem que estão velhos demais para se deixarem dominar.
Mas veja bem: pode ser que tudo já esteja tão acomodado que, na prática, nada vai ser feito.
Com isso, para essa pessoa de fora que fez a pergunta, resta a reflexão: “nem sempre é possível ajudar quem não quer ser ajudado”.
Acredito que todos deveriam participar de uma Terapia Sistêmica Familiar. Mesmo que não compareçam todos os membros, será importante com quem for , porque mesmo se faltar algum membro se fará um bom trabalho. Outra alternativa é terapia sistêmica de casal para o casal e terapia individual para os filhos . A terapia sistêmica familiar trabalha os relacionamentos da família, de todos os integrantes de uma forma sistêmica ou seja interligada, integrada, em um espaço onde todos poderão se manifestar e compreender. É a melhor opção com certeza!!
A primeira questão é que ou o casal ou um dos filhos esteja desconfortável a ponto de buscar ajuda. A pessoa deve querer mudar e não é fácil uma vez que este sistema familiar é de longa duração e os filhos se submetem justamemte por se sentirem incapacitados em assumir suas próprias vidas. Concordo que a terapia sistêmica familiar ou mesmo de casal possa ajudar mas o mais importante é a psicoterapia individual para os filhos poderem se apropriar do seu potencial e passarem à condição de adultos. Espero ter ajudado. Abraço.
Os filhos precisam começar terapia para encontrar um meio de impor limites aos seus pais e parar de submeter. Por que ainda aceitam que os pais tomem controle de suas próprias vidas?
Terapia familiar sistêmica é uma forma de trabalho bastante interessante para este caso.
Pela maneira com foi relatada não é possível perceber qual a grande questão neste núcleo familiar, já que pais cuidam como se filhos não fossem adultos e parece que também os filhos apresentam alguma dificuldade ao lidar com esses pais. Neste caso seria importante que você que está questionando e parece ter uma visão diferente sobre este núcleo familiar busque orientação com um psicólogo para poder ajudar e, como consequência, a família possa perceber que precisa de ajuda também.
Importante que tanto os pais como os filhos iniciem um processo terapêutico. Os pais precisam buscar a felicidade em outras atividades e deixar que os filhos vivam e possam construir os objetivos de vida deles. A ligação com a família, os laços não deixarão de existir. Porém, eles não podem ser impeditivos para o crescimento dos filhos como também não podem ser determinantes para o bem estar dos pais. Acredito que a família deve buscar ajuda terapêutica.
Acredito que nao só o casal necessite de ajuda mas os filhos que se submetem a tal controle. É uma pergunta subjetiva cabe avaliar p fimcionamento dela... as vezes terapia familiar ajuda.... tb. Todos tem que estar disponiveis a serem ajudados
Att.
Eduardo
É necessário tratamento para ambos (pais e filhos). Pais que geralmente não deixam seus filhos crescerem podem gerar um grave distúrbio emocional e social para seus filhos, além de trazer um grande sofrimento.
Varias foram as respostas em relação a essa situação entre pais e filhos. Acho que todos foram unânimes indicando tratamento aos filhos, que são os únicos que ainda podem querer mudar. Ou não. Como disse o colega Daniel Lage, do RJ, só podemos ajudar quem quer ser ajudado. E talvez nenhum deles esteja buscando uma mudança.
Mas, se querem mudar, indicaria terapia individual para os filhos.
Quem pergunta poderia ser um membro da família? Na teoria dos sistemas sabemos que se acontecer mudança de funcionamento em um dos membro, isso irá reverberar no funcionamento do sistema todo. As mudanças podem acontecer dentro de um planejamento, que um profissional treinado nessa área poderá ajudar esta família a se conscientizar do que precisam, para sair do impasse e começarem a se movimentar. Muitas vezes o peso é muito grande quando acontecem determinados jogos perversos que podem ter origens no medo, lealdades, pais com transtornos de personalidade, autoritarismo e outros, onde fica difícil o processo de diferenciação e desenvolvimento normal , fazendo com que sintam se amarrados e com a certeza de que nada podem fazer. No atendimento de uma família, muitas vezes nao vem todos no começo, mas aqueles que participam , vão começar fazer pequenas mudanças e aos poucos ter uma nova visão e esperança, vai dar frutos um pouco melhores de cada vez.Qualquer melhora faz a diferença. Durante a terapia familiar , membros podem ser encaminhados também para terapia individual .Boa sorte.
Olá,
Fiquei me perguntando quem fez a pergunta, já que independente das diferentes formas de ajudar essa família, nenhuma adiantará caso essa inquietação não faça parte de pelo menos alguém que pertença a esse núcleo trazido.
Essa família sugere pais, que por algum motivo, não conseguem deixar com que seus filhos cresçam, o que certamente colaborou para a criação de filhos com dificuldade de sair de seus lugares infantis.
Um análise individual certamente beneficiaria cada um dos membros da família, pois trabalharia questões individuais para que cada um pudesse se olhar dentro dessa dinâmica e compreender o motivo de permanecer nela.
Já a terapia familiar não conseguiria dar conta de trabalhar as questões individuais de cada um, mas por outro lado, é uma ótima opção para fazer com que as principais questões dessa família apareçam de forma mais escancarada. Muitos desejos de fazer uma análise individual vem de questões que se abrem a partir de uma terapia familiar.
Portanto, diversas são as ferramentas para ajudá-los, mas para que isso seja possível deve haver alguma questão ou incomodo dos próprios familiares (ou de pelo menos um familiar que ao buscar ajuda se aproprie desse incômodo e possa reverberar no restante do núcleo), ok?
Grande abraço
Ache AJUDA PROFISSIONAL. Ache um competente psicologo especializado em PSICOTERAPIA. Existe cura.
É importante falar que toda a família precisa de tratamento. Primeiro os filhos que se submetem a este controle exagerado e os pais que não permitem o crescimento dos filhos. É necessário entender o porquê de cada um se comportar dessa forma e se isso é realmente um sofrimento para eles, visto que quem fala parece ser uma terceira pessoa. A terapia tem que ser realizada por vontade própria da pessoa. A pessoa tem que querer passar por um processo terapêutico. De qualquer forma, se assim quiserem é muito importante uma terapia.
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline De Coster.
Olá!
Me parece que existe uma relação simbiótica entre os pais e filhos, ou seja, não houve uma ruptura consciente entre essas relações. Está tudo interligado e ninguém consegue viver de forma saudável e independente.
Através da psicoterapia, os pais aprenderão a fazer a ruptura consciente na relação com os seus filhos.
Os pais precisam ser respeitados devido a idade e entendidos como são, mas os filhos precisam realmente de cortar o cordão umbilical todos para a terapia.
att.
Percebo seu incômodo em verificar essa dinâmica familiar disfuncional. Os pais não prepararam os filhos para seguirem suas próprias vidas. Por outro lado, os filhos não conseguiram sair dessa dinâmica em que foram aprisionados. Um desses elementos, precisaria querer abrir mão de estar neste lugar. Adoraria poder ajudar/atender um deles, mas...
Uma família é um organismo vivo e dinâmico, em que cada membro tem sua função e lugar específico na dinâmica familiar. É natural que num determinado momento, os filhos sigam seu destino sob as bençãos de seus pais. Se há sofrimento nesse processo, podemos inferir a presença de alguma memória traumática inconsciente, que, mesmo de forma ineficiente, objetiva evitar uma dor maior.
Por isso, conhecer fatos significativos da história familiar ajuda a formular uma hipótese diagnóstica e a indicar um tratamento: aconteceu algum trauma na família de origem dos pais? Morte prematura? Abandono? Guerra? Uma vez que tenhamos acessado essa memória, será possível identificar a raiz do problema e trabalhar para desfazer o bloqueio energético produtor do emaranhamento, reorganizando o campo de consciência familiar. Uma abordagem bastante eficiente para esse fim é a Constelação Sistêmica Familiar, que pode ser realizada em grupo ou individualmente.
O recomendado seria que todos fizessem terapia individual ou até mesmo um terapia de família. Os pais para entenderem Para que seus filhos já cresceram e os filhos pra não se abalarem com essas questões que os pais impõe pra eles.
Dependerá de quais membros da família reconhecem que tem um problema e aceitam procurar ajuda. Em uma situação ideal todos fariam psicoterapia ou mesmo uma terapia familiar. Mas mesmo se apenas uma pessoa quiser buscar tratamento já será proveitoso.
Olá!
Como disse Sartre: "Ser adulto é poder fazer escolhas e assumir as consequências", e ainda " O homem é condenado a ser livre". Assim entendo que os filhos desse casal, ora adultos, escolhem se submeter as determinações (escolhas ) feitas pelos seus pais sobre suas vidas. Recomendo aos filhos tratamento psicoterapeutico (terapia com o psicólogo ). A sabedoria popular diz: "O incomodado é que se mude".
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Percebo que o sistema familiar está em desajuste. Cada membro da família certamente tem sua contribuição para que esse funcionamento se estabelecesse.
Pensando assim. Indicaria uma terapia familiar e, após avaliação, provavelmente o acompanhamento individual para alguns membros. Espero ter ajudado.
Olá!

Acredito que o mais adequado para a situação que você descreve, é a terapia de família.

Nela, todos vocês terão a oportunidade de serem ouvidos e poderão fazer novos combinados que deixem todos mais confortáveis com a situação.

Espero ter contribuído!
Olá! A pessoa deve querer mudar e não é fácil uma vez que este sistema familiar é de longa duração e os filhos se submetem justamente por se sentirem incapacitados em assumir suas próprias vidas. Os filhos precisam começar terapia para encontrar um meio de impor limites aos seus pais e parar de submeter. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Ola! É muito importante procurar ajuda de um profissional, ele poderá auxiliar nessa transição de vida e vocês tornarão essa, uma fase incrível para vocês e para seus filhos. É fundamental que os pais, desde cedo, tenham em mente o quanto é saudável e importante que os filhos possam trilhar seus próprios caminhos. O amor dos pais pelos filhos deve sempre favorecer a autonomia, nunca impedi-la. Os filhos também precisam iniciar uma terapia e aprender colocar limites e ter autonomia sobre suas vidas e parar de sustentam esse lugar que foram aprisionados. Espero ter ajudado! Abraço!
Minha recomendação é uma terapia de família para que eles possam olhar os sentimentos, medos e inseguranças que estão mantendo as relações dessa forma.
Boa tarde ! Se vc é um desses filhos procure ajuda para conseguir lidar com esses pais e conquistar sua autonomia. Somente os filhos tomando consciência dessa relação de controle poderão mudar isso. Precisam tomar ciência e buscar ajuda. Abraço
Pergunte se eles preferem continuar sofrendo ou se aceitam fazer algo para melhorar, caso eles prefiram melhorar, vejam todas as formas disponíveis para isso, como psicoterapia.
Mesmo se tratando de uma única família, cada um é um ser, cada um foi atravessado de uma maneira específica então cada um deles precisa de acompanhamento para suas questões e para lidar com os pais.
Do meu ponto de vista, um bom ponto de partida é começo a terapia desses filhos, pois aí certamente há prejuízos e sofrimento, e desejo de melhorar. Não sei se o mesmo quadro fértil para o desenvolvimento de uma terapia poderia ser encontrado no casal idoso
Não há como tratar o casal, a menos que eles procurem ajuda terapêutica. Mas há como tratar os filhos, que devem estar sofrendo bastante por não saber lidar com a situação. O caso precisaria ser avaliado através de uma consulta, mas creio que os principais pontos a serem trabalhados com os filhos seriam autoestima e amor próprio. Ninguém precisa abandonar os pais, mas pela idade desse filhos, eles já deveriam ser mais autônomos e os pais deveriam percebe-los como indivíduos com vontades e valores próprios. Ambientes familiares saudáveis criam os filhos para saírem de casa e serem independentes. Quando os filhos seguem a vida demostra que os pais fizeram seu papel com excelência.
Olá! Para o casal ser tratado é necessário que haja desejo deles ao tratamento. De igual modo, cada filho que esteja angustiado dentro da relação familiar, desejando, pode buscar tratamento.Espero ter ajudado. Fico a disposição.
Não consegui entender sua pergunta, especialmente porque não dá para saber qual é a sua relação com esse casal, já que seria importante saber qual é o seu papel na vida deles. Se você tem uma relação próxima e estiver te deixando desconfortável, pode comunicar isso a eles e colocar limites na sua interação com eles. Abraço
Oferecer o serviço de psicologia é sempre bem vindo a qualquer pessoa e vc pode fazer a essa família, com todo cuidado, visto que, por mais que você perceba o caos familiar e individual neles, é importante entender, se de fato, esse grupo familiar, tem alguma demanda consciente para se tratar. Quanto mais saudável estamos, menos preocupados e co dependentes ficamos, em relação as fragilidades do outro. Digo que, a atração é mais forte que a promoção! Sugiro que você busque um bom psicólogo, administre suas questões positivamente e deixe que essas pessoas, atraídas pelo seu sucesso terapêutico, solicitem você também atendimento psicológico. Geralmente funciona assim com maior exito. Eu me ajudo e ajuda as pessoas. Buque conhecer sobre grupo de mutua ajuda CODA.
Trabalhar com um casal e filhos adultos em uma dinâmica tão desafiadora requer sensibilidade e comunicação aberta. Incentivar a independência dos filhos adultos, promover um diálogo honesto e estabelecer limites saudáveis ​​são passos cruciais. Se a situação persistir, considere envolver um terapeuta familiar para orientação profissional. A mudança leva tempo, mas o objetivo é criar relações mais saudáveis ​​e funcionais dentro da família.