Músicas podem ser usadas para amenizar a ansiedade ou os seus sintomas?

34 respostas
Músicas podem ser usadas para amenizar a ansiedade ou os seus sintomas?
Olá, espero que esteja bem! Música é muito recomendada para quem tem ansiedade. Tem que ser uma música que a pessoa goste e que dê para respirar tranquilamente. Como é o caso de muitas músicas clássicas. Precisa se concentrar na música e na respiração, esta última deve ser profunda e longa. Qualquer dúvida fico à disposição.

Olá! É importantíssimo buscar recursos na música, na arte como um todo, e em outros afazeres que tragam pequenas doses de prazer diário, para auxiliar nos sentimentos de ansiedade e nos desconfortos que ela causa. No sentido fisiológico, ouvir música pode induzir a produção de dopamina (hormônio da felicidade) e serotonina (hormônio também da felicidade e que regula diversas funções no corpo). No sentido do inconsciente, ouvir música pode ser também um processo de sublimação, um mecanismo de defesa muito importante, que transforma impulsos indesejados em algo menos prejudicial, socialmente aceitável e/ou criativamente eficaz. Aproveite esse recurso tão importante e prazeroso!
Olá! Sim, há estudos que comprovam que a música pode auxiliar nos sintomas da ansiedade por contribuir com relaxamento, aliviando as tensões causadas pela ansiedade, além de ser prazerosa. Busque ouvir músicas que você gosta e também instrumentais. Mas lembre-se que dependendo do nível da sua ansiedade é importante buscar a ajuda de um profissional. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Abraço
Olá!
A ansiedade enquanto transtorno, ou seja, quando aparece de uma forma que causa sofrimento, precisa ser tratada com psicoterapia e algumas vezes também com acompanhamento psiquiátrico.

Para além disso, também é importante que se encontre recursos internos e externos (como a música, atividades manuais e várias outras) que possam auxiliar a lidar com os sintomas de forma que cause menos sofrimento.
Olá, sim a música pode ser uma ferramenta de alivio em momentos de sintomas de ansiedade, a mesma possibilita o relaxamento e acaba sendo um recurso externo muito eficiente no manejo da ansiedade. É importante buscar por auxilio de um profissional qualificado que possa te ajudar a entender todos os sintomas, causas e que possa te ajudar com ferramentas internas para melhorar esse momento em que está passando. Espero que fique tudo bem!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 130
Sim, podem. Porém sem perceber você pode usa-la como uma forma de se defender ou não sentir algo dolorido. Essa atitude pode ajudar no momento mas a longo prazo não diminuir a ansiedade e ainda perder coisas importantes na vida, pois poderá estar preso em lutar contra a ansiedade.
Olá! Sim, há vários estudos que comprovam a eficacia da música para aliviar os sintomas ansiosos. A musicoterapia é apontada como instrumento terapêutico utilizado na redução da ansiedade e depressão, pois o uso da música combinada ao tratamento padrão, levam as pessoas apresentar-se mais ativas com relação aos problemas mentais. Ouça uma música que você goste, mas não deixe de fazer terapia!
sim a musica pode sim melhorar a ansiedade, mas é importante também que você busque um acompanhamento psicológico para a compreensão do que te leva a se sentir ansioso(a), e trabalhar para que você não utilize da musica apenas como um refugio para a ansiedade, mas sim como algo que lhe traga prazer...trabalhar na causa lhe trará bastante beneficio...me deixo a disposição :)
Olá. Espero que esteja tudo bem. Muitas coisas podem diminuir a ansiedade, por exemplo música, atividade física, culinária, entre outras. Porém, ter um espaço para entender o que de fato está causando essa ansiedade e assim encontrar outros caminhos para lidar com essas emoções e pensamentos será o passo mais importante. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Olá! Simm. Musica é uma das ferramentas para ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade, no entanto, não é uma ferramenta que irá resolver a questão da ansiedade em si. É preciso acompanhamento concomitante ao uso da ferramenta.
A música com certeza é uma ótima ferramenta para o alívio dos sintomas da ansiedade, no entanto não é a única e nem a mais eficaz para o tratamento da ansiedade como um todo. Hoje podemos pensar em um conjunto de estratégias para combinar com a música, como: respiração diafragmática, atividades físicas, alimentação equilibrada, mindfulness, hábitos saudáveis como um todo.
Perceba, não é apenas uma ferramenta que vai tratar os seus sintomas e sim um conjunto de comportamentos funcionais.
A terapia é uma ótima ferramenta para te guiar em relação a esses comportamentos que devem ser elaborados no seu dia-a-dia e para o autoconhecimento como um todo.
Espero ter contribuído.
Abraço.
Olá! Existem diversas técnicas que podem ajudar em um episódio de ansiedade, e sim, a música é uma delas. É orientado que a pessoa coloque uma música tranquila, pode até ser uma de sua preferência, mas que traga o efeito de calmaria. Nesses momentos é importante que você tente usar todos os seus sentidos, para voltar ao seu estado normal, por exemplo: use a visão para observar e descrever as coisas a sua volta; seu tato para sentir as coisas na qual você consegue tocar, entre outros. A ideia aqui é te trazer para o momento presente e tirar o foco dos sintomas ansiosos. Caso persista esses episódios, eu lhe indicaria que procurasse ajuda psicológica. Fico à disposição!
Ola.. tudo que faz voce se sentir bem.. sim!
Cada um sabe ou sente o que eh melhor para si. Observe seu comportamento, seus sentimentos e veja a reação do seu corpo.. se te traz tranquilidade, porque nao?!
Olá! Sim, a música pode ser uma aliada quando o objetivo é fazer você se sentir bem. Principalmente músicas que você se identifique, que te tragam lembranças e sentimentos bons. Mas ela sozinha não irá resolver o seu problema. É importante procurar ajuda de um profissional que possa iniciar um tratamento contra a ansiedade, e usar a música como uma ferramenta para te ajudar, assim como outros tipos de técnicas e estratégias.
Olá! Sim, a música é uma ótima ferramenta para manejo da ansiedade, pode atuar como um porto seguro para momentos de tensão. Porém, é importante ressaltar, como meus colegas acima apontaram, que essa ferramenta pode se tornar ineficiente caso não tenha um tratamento psicológico adequado em parceria. Ao invés de te ajudar, ela pode ser um refugio limitador, onde ficamos anestesiados do sofrimento e das experiências externas, sem estarmos atentos ao presente.
Caso este comportamento esteja acontecendo, procure ajuda de uma psicóloga. A psicoterapia vai te ajudar a juntar várias ferramentas para aliviar os sintomas ansiosos, como também investigar e tratar a ansiedade. Fico a disposição!
Olá. Como você está??
Música pode ser um recurso que pode te ajudar nos momentos em que você se sentir mais ansioso e estressado, mas, esse recurso não vai ajudar a tratar, é interessante que você busque uma avaliação com um profissional, pois, você irá aprender técnicas e estratégias para manejar os sintomas e também entender quais os gatilhos que estão te levando a ter ansiedade.
a música pode ajudar a reduzir o estresse e a promover uma sensação de bem-estar, graças à liberação da endorfina, um neurotransmissor capaz de melhorar o humor e de auxiliar no controle da dor muscular.
Olá, pode ser sim. Na questão da ansiedade vale sempre você escolher atividades que sinta que os sintomas que sente vão diminuir e isso pode variar de pessoa para pessoa. O importante é você se sentir bem.
Não necessariamente alivia a ansiedade, mas há coisas que causam alívio e há coisas que são terapêuticas (e nenhum desses dois necessariamente é um tratamento cientifico). Ou seja, cada sujeito pode se sentir bem por várias coisas diversas que fazem sentido para ele, mas isso não garante que a ansiedade será tratada ou resolvida.
Sim a música pode ser um instrumento terapêutico muito potente, desde que seja com um objetivo claro dentro de um contexto, de forma que faça sentindo para o cliente.
Sim músicas podem contribuir para amenizar ansiedade e seus sintomas, mas não é uma regra. É importante você identificar como se sente ao ouvir música, principalmente escolher ritmos, sons que lhe tragam tranquilidade e controle. Por exemplo, sons da natureza geralmente são utilizados para relaxamento e concentração, mas isso pode ou não ajudar cada indivíduo.
Olá! Sim, músicas podem ajudar. Porém, depende da pessoa, se a música faz sentido para ela. Também existem outras estratégias que podem ser utilizadas para amenizar a ansiedade, como o exercício físico, exercícios de relaxamento, entre outros. O psicólogo é o profissional que pode ajudar a avaliar junto com a pessoa as técnicas para diminuir a ansiedade, a lidar com ela, a identificar os gatilhos para esse sentimento. Um abraço.
Olá! Sim, a música pode ser um ótimo aliado no auxilio ao tratamento para ansiedade. É importante, no entanto, uma boa escolha em relação ao estilo musical, e também lançar mão outros recursos no tratamento.
Como vai? Sim, a música é uma excelente ferramenta para diminuir a ansiedade, principalmente as músicas com a intenção de relaxar e estimular a respiração. Além disso, é muito importante que você analise todas as suas demandas que te levam a sentir ansiedade. Fazer psicoterapia, atividade física e consultar um psiquiatra pode te ajudar muito neste processo. Espero que fique bem, cuide-se!
Olá, boa tarde! Tudo bem?
Existem muitos estudos que associam a escuta de músicas com ritmo e intensidade suaves, podem, sim, beneficiar, no caso de uma crise de ansiedade. Porém, os efeitos dependem de como cada pessoa reage a determinada música.
O mais importante é saber que os sintomas da ansiedade devem ser investigados em conjunto com os profissionais da saúde mental, como psicólogos, para que uma intervenção psicoterapêutica adequada seja colocada em prática.
Espero ter esclarecido a sua dúvida,
Estou à disposição!
Abraço.
Olá! Podem sim! Para manejar a ansiedade existem diversas estratégias, e a música é uma delas, mas dependendo da intensidade da ansiedade é recomendável o tratamento com psicólogo e psiquiatra, na qual irá avaliar a melhor estratégia para cada caso, levando em consideração outros fatores. Fico à disposição.
A música tem a capacidade de mexer com a nossa mente. A partir dela. é possível ter relaxamento, melhorias emocionais, calma e ânimo. Ela ativa uma parte do nosso cérebro que é responsável pela sensação de prazer, nesse sentido, ela libera dopamina e causa bem-estar, pode também fazer com que o cérebro libere serotonina e endorfina, que causa alívio da ansiedade, angústia, depressão e insônia.
Olá ! Sim, a musicoterapia é uma grande aliada para amenizar os sintomas da ansiedade em conjunto com a psicoterapia. Procure encontrar algumas músicas que te acalmem para que você possa escutá-las nos momentos que os sintomas de ansiedade aparecerem.
Fique bem ! Abs.,
Olá, sim, a música pode ajudar quando a ansiedade chega, porém é como se fosse um SOS, não trata das causas e das raízes dessa ansiedade, somente a psicoterapia é capaz de fazer isso. Se essa ansiedade estiver atrapalhando a sua qualidade de vida, sugiro que busque um psicólogo para que possa tratar de forma eficaz essa ansiedade,
Sim, a música pode ser uma ferramenta eficaz para amenizar a ansiedade ou os sintomas relacionados a ela. A música tem uma influência poderosa sobre nossas emoções, e pode ser usada como uma forma de autoajuda ou como parte de um plano de tratamento mais abrangente para lidar com a ansiedade.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a música pode ajudar a amenizar a ansiedade:

Relaxamento: Músicas suaves e calmantes podem ajudar a relaxar o corpo e a mente, diminuindo a tensão muscular e reduzindo a frequência cardíaca, o que pode ser útil para diminuir a ansiedade.

Distração: Ouvir música pode ajudar a distrair a mente de pensamentos ansiosos, proporcionando uma pausa nos pensamentos negativos e preocupantes.

Expressão emocional: A música pode ser uma forma de expressar emoções e sentimentos, permitindo que você coloque para fora o que está sentindo, o que pode ser uma forma saudável de lidar com a ansiedade.

Estimulação sensorial: A música pode estimular os sentidos e criar uma experiência agradável, o que pode ajudar a acalmar a mente e diminuir a ansiedade.

Mudança de humor: Certos tipos de música, como músicas alegres e animadas, podem ajudar a melhorar o humor, aumentar a energia e reduzir a ansiedade.

É importante notar que a música pode ter efeitos diferentes em cada pessoa, e nem sempre funciona para todos como uma estratégia única de enfrentamento da ansiedade. No entanto, muitas pessoas acham que incorporar a música em sua rotina diária pode ser uma estratégia eficaz para ajudar a lidar com a ansiedade.

Se você estiver interessado em usar a música como uma forma de amenizar a ansiedade, você pode experimentar diferentes estilos musicais, ritmos e letras para descobrir o que funciona melhor para você. É importante lembrar que a música é apenas uma estratégia complementar e que é importante buscar ajuda profissional de um profissional de saúde mental qualificado se você estiver enfrentando ansiedade grave ou crônica.
Oi! Como vai voce?
Sim, música pode ajudar muito a aliviar ansieddae e sintomas depressivos, pois é um recurso terapêutico. Mas aliado ao tratamento padrão, pode trazer muitos resultados positivos. Nao deixe de buscar ajuda psicológica.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa
Sim, com certeza pode amenizar os sintomas da ansiedade. Para trabalhar a ansiedade de forma mais ampla, psicoterapia é o indicado.
Sim, a música pode ser uma ferramenta eficaz para amenizar a ansiedade e seus sintomas. A música tem o poder de afetar as emoções e o estado de espírito, o que a torna uma estratégia acessível e agradável para o gerenciamento da ansiedade. É importante observar que a resposta à música pode variar de pessoa para pessoa. O que funciona para um indivíduo pode não ser tão eficaz para outro. Portanto, é uma questão de experimentar e descobrir quais tipos de música e abordagens funcionam melhor para você no gerenciamento da ansiedade. Se a ansiedade for grave ou persistente, é aconselhável procurar orientação de um profissional de saúde mental que pode oferecer estratégias adicionais de tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá, tudo bem? Entrar em contato com algo que goste que te gere prazer é algo sempre muito bom, musica é sem duvida um exemplo destes. É compreensível que em momentos de estresse e ansiedade, querermos nos afastar ou parar de pensar nessa situação e só querer entrar em contato com algo que diminua ou alivia esse problema, contudo no primeiro momento é algo bom só que mais interessante é aprender a trabalhar e entender mais sobre como se instalou essa ansiedade e o que pode ser feito para trabalha-la de forma eficiente com o que esta ao seu alcance, pois nem sempre você vai ter acesso a musica toda hora que tiver uma crise então seria melhor aprender a trabalha-la. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia