Olá,boa tarde! Gostaria de saber se é normal uma pessoa ser tímida, ao ponto de não conseguir fazer

34 respostas
Olá,boa tarde! Gostaria de saber se é normal uma pessoa ser tímida, ao ponto de não conseguir fazer amizades com ninguém? E ter dificuldade de conversar?
Boa tarde, um dos pontos a se analisar é o quanto isso prejudica a sua vida. Seria interessante realizar um processo de psicoterapia para que seja possível investigar essas dificuldades e ressignifica-las, buscando ferramentas para atingir uma maior qualidade de vida. Fico a disposição.

Existem pessoas que são tímidas e se sentem envergonhadas quando se expõem aos outros, e isso pode não ser uma coisa anormal, pode ser uma característica da personalidade. Na adolescência também é normal alguns jovens serem muito tímidos, mas depois, com o tempo, isso muda, passa. O que é mais importante é o quanto isso prejudica a sua vida. Um terapeuta (psicanalista ou psicólogo) poderá ajuda-lo(a) a avaliar isso, entender o porquê disso e ajuda-lo(a) a modificar o seu comportamento de forma que você possa vir a ter relacionamentos saudáveis (no âmbito pessoal ou profissional).
Dentro da psicologia timidez causa ansiedade e inibições sociais, tipicamente envolvendo três componentes: sentimentos globais de excitação emocional e experiências fisiológicas específicas ( desarranjo do estômago, taquicardia, sudorese e rubor), constrangimento público agudo, autoreprovação e preocupações sobre ser avaliado negativamente pelos outros e comportamento observável como cautela, sossego, aversão a olhar e retraimento social. Indivíduos extremamente tímidos têm um risco aumentado de desenvolver transtornos de ansiedade como fobia social. Também denominado como acanhamento.A psicoterapia com psicólogo(a) pode aliviar a sua dor e até resolver a maior parte de seu sofrimento, trabalhando com suas feridas emocionais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, a timidez é uma característica da personalidade e pode ser trabalhada em terapia para não afetar significativamente a vida social. Na terapia cognitivo-comportamental há treinamento de habilidades sociais através de técnicas consolidadas cientificamente e que ajuda o tímido a lidar com as situações que julga desconfortável. É trabalhado junto a autoestima e o desenvolvimento de relações.
Olá,
A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.
Abçs
Olá! Então... Precisamos analisar isto muito bem. Desde quando você sente? Há situações que você sofre mais? Pode ser timidez ou fobia social que trata-se de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Aparece de maneira irracional, do nada surge este desconforto.
O fato é que a fobia social, mesmo em um grau muito leve, diminui a qualidade de vida . Procure ajuda psicológica, para não se adaptar a estes distúrbios ao ponto de achar que talvez seja normal. Grande Abraço.

Pelas suas perguntas podemos deduzir que essa pessoa ou você já deve estar em sofrimento. Pois não conseguir fazer amizades com NINGUÉM e dificuldade de conversar, podemos deduzir que esse comportamento está afetando significativamente os laços sociais e necessita realizar uma avaliação Psicológica e quase certo que tenha que realizar um tratamento psicológico. Na Gestalt-Terapia trabalhamos o ser humano como um todo trabalhando as possíveis variáveis que fizeram e fazem o indivíduo a ter este tipo de comportamento que pode ser uma defesa do mesmo de entrar em contato com o mundo é com o outro que podem ter sido desenvolvidas pelas experiências de vida e pela própria personalidade do indivíduo entre outras variáveis e que precisam ser trabalhadas e ampliadas para que este indivíduo possa estabelecer uma relação saudável com o meio e com o outro. ABRAÇOS ESPERO TER AJUDADO.
Olá, para o ser humano a troca com os outros é o que o torna humano, aprende a linguagem, os costumes do seu entorno e cultura. Sentir receio de conversar e ter dificuldade para fazer amizades o isola do convívio social. Introversão, característica de quem é menos expansivo e dos quietos, não impede falar, conversar ou ter amigos e nem sempre é acompanhado de timidez. Mas a timidez em algum grau traz sofrimento pois não permite a espontaneidade e a se expressar livremente.
Olá. Realmente o que você demonstra é que está em sofrimento? Difícil falar de normalidade, mas isso não quer dizer que não posso ser superado, e se quiser ajuda nesse processo, há sempre um profissional que pode ajudar. Buscar o autoconhecimento pode ser uma solução, e uma terapia pode ajudar.
Se você pergunta se é normal, talvez amque isso possa não ser normal. De qualquer forma isso não parece lhe deixar confortável. No dia a dia da vida fazemos e sentimos coisas sem se dar conta. A psicologia pode lhe ajudar a entender e modificar certos comportamentosg. Conte com a gente!
Olá, seria importante você iniciar uma psicoterapia a fim de esclarecer essa situação que deve estar lhe causando bastante incômodo. Afinal, é ordinário para o homem se relacionar com os demais.
Com essa situação mais clara para você, a partir da psicoterapia, você pode tomar atitudes e decisões que sejam mais favoráveis e lúcidas.
Não se acomode com essa situação, pois existe solução.
Encontre um profissional que lhe inspire confiança. Boa sorte.
Um abraço.
Olá boa tarde!
Não se trata de ser normal ou não, a questão se te faz sentir angústia, tristeza, solidão, dor, isso faz a diferença, e a sua pergunta, diz muito de alguém que está em sofrimento. Busque ajuda de um profissional, será maravilhoso para você se descobrir, desenvolver um treino das habilidades sociais, buscar desconstruir algumas possíveis lembranças negativas que provavelmente te fizeram ser mais introspectiva, te ajudará na sua evolução biopsicossocial.
Olá! Fazer amizades faz parte do processo de sociabilidade, que se inicia na infância. E, tambem, inteligência social e afetiva. Esta ultima significa você ter amigos que acrescentem emoções e vivências positivas em sua vida. Sugiro fazer uma psicoterapia especializada e investigar/tratar a timidez se for patológica (se faz mal a você) e também sua questão de auto estima e virtudes sociais.
Não, timidez nesse nível não é considerada normal, portanto, o ideal é buscar ajuda de uma psicoterapia para que essa pessoa possa compreender de forma mais profunda (inconsciente) todas as causas dessa disfunção psicológica para que então possa prosseguir com o melhor tratamento para essas causas. O tratamento com a terapia EMDR tem trazido ótimos resultados para pacientes com timidez e insegurança por tratar esse sintoma de forma mais completa, alcançando as memórias que a causaram e as processando de forma a tornar essa pessoa menos sensível a esses possíveis traumas. O reprocessamento das memórias negativas pelo EMDR ajuda o paciente a viver transformações nos mais diversos níveis de sua psique pois alcança e reprocessa pensamentos , emoções e comportamentos negativos por meio de estímulos neurais. Boa sorte!
Sim, é normal. Algumas pessoas são mais introspectivas e reclusas. Compreender o próprio funcionamento e aceitar-se, já é um grande avanço. Se isto o está incomodando, já que vivemos numa sociedade e necessitamos interagir. Permita-se um trabalho Psicoterápico. Irá se surpreender com os resultados.
Bom dia! Acredito que o que é "normal" ou "anormal" não é o que está em questão. O problema é o quanto essas características da sua timidez causa desconforto e impede você de ter qualidade de vida e relações saudáveis. É preciso compreender sua história de vida e a natureza da sua timidez para verificar melhor a situação. Minha sugestão é que procure um psicólogo e faça uma avaliação. Um processo terapêutico pode ajudar muito a entender essa questão e até mudar o quadro. Abraços.
Olá, seria conveniente que essa pessoa além de procurar os motivos de ordem prática sobre esse tema, pudesse buscar ajuda na Psicanálise, para aprofundar a reflexão a respeito do que traz sofrimento. Em análise temos a oportunidade ressignificar atitudes e comportamentos que podem alterar qualitativamente o modo de funcionar e de se apresentar na vida.
Boa tarde! Tudo bem? É muito importante realizar uma investigação mais completa com um profissional, pois, isso pode ser muita coisa ou absolutamente nada. Vai depender de como isso impacta na sua vida, no seu dia a dia. Espero poder ter ajudado!
Quando a timidez passa a prejudicar em suas relações, seja pessoal, profissional, com amigos, enfim, é importante que você busque ajuda profissional, para um melhor entendimento e compreensão de sua história de vida.
Em Terapia vc perceberá o pq isso te incomoda . Vale a pena buscar ajuda .
Olá, você já pensou em fazer psicoterapia? talvez procurar ajuda de um psicólogo poderá te ajudar a se compreender melhor e esse profissional está capacitado a avaliar você adequadamente.
A timidez é um traço de personalidade também, mas ela também pode acontecer junto a algum transtorno mental e somente com a avaliação de um profissional é que se é possível avaliar sua gravidade ou facilidade na vida da pessoa. Caso você esteja vendo que está tendo prejuízos na sua vida social e trabalho/estudo, procure um profissional capacitado para lhe avaliar de maneira adequada e te ajudar nesse processo. Fico à disposição! Espero ter ajudado! Abraço!
Olá, é importante você começar a entender quais são os motivos desta recusa de relacionamento e também perceber o que está fazendo com que você fique com sua autoestima baixa, é importante você começar a psicoterapia, pois neste momento você será acolhida por um profissional que tem a escuta aguçada e pode te auxiliar no decorrer do seu processo terapêutico. Tenha um belo dia e estou a sua disposição.
Olá, boa tarde! A timidez pode estar relacionada com o medo de não ser aceito, insegurança, ausência de algumas habilidades sociais, às vezes necessidade de fazer tudo de forma perfeita, o que desencadeia preocupação excessiva com erros, enfim. Qualquer comportamento que promova prejuízos significativos em aspectos relacionados a qualidade de vida (como interação social, no seu caso) devem ser cuidados e acompanhados. Assim, procure auxílio profissional, embora seja difícil dar esse primeiro passo, fará muita diferença pra você.
Olá! Depende do que estar por trás dessa dificuldade. Se lhe causa sofrimento e ansiedade, sugiro procurar um profissional da psicologia para ajudá-lo a entender seus conflitos internos. Um abraço.
Talvez a resposta não seja se isso é normal ou não, mas como a dificuldade de conversar e a falta de amizades te afeta? Se isto te afeta de forma negativa, provavelmente é um ponto a ser trabalhado. Psicoterapia e análise podem contribuir no processo de resolução dessas questões.
Primeiramente é preciso avaliar o que você chama de 'ser tímida'. A timidez é uma característica de personalidade que muitas pessoas apresentam sob o desconforto de ser observada, avaliada ou simplesmente quando alcança atenção não compartilhada. Sentir trava, medo e vergonha ao ponto de não conseguir estabelecer vínculos com ninguém já sinaliza que não se trata apenas de uma mera timidez. Me parece haver angústia em sua queixa, então entendo que isso já lhe prejudica. Conversar com um psicólogo irá lhe ajudar a entender o que de fato a faz se sentir tão insegura e se afastar de contatos sociais, a ponto de evitar desenvolver qualquer vínculo com quem quer que seja. Entenda: o que você relatou não é timidez, mas sim um sinal de grande ansiedade diante de situações corriqueiras, que não exigem nada de nós em especial. Pense nisso.
Olá como vocee está?

Eu te devolveria a pergunta: Pela sua descrição, o quanto isso prejudica, ou lhe gera um prejuízo?

É interessante analisar essa situação, e buscar um processo de terapia cognitiva comportamental a fim de investigar essas dificuldades, entende-las e dar um novo sentido, objetivando uma qualidade de vida pra ti.

Abraço e se cuide

Onde está a auto-estima?
Quando via assumir a responsabilidade por si ?
Até quando vai ficar na inércia?
Há como resolver.
Tenha inciativa..
Olá, a timidez é uma característica de personalidade e é normal sim. Mas se você sente que prejudica a sua vida e atividades do dia a dia, sugiro que busque ajuda de um psicólogo. Você vai ver como vai ter resultados maravilhosos!
Não, mas diga a ela que se por acaso houver interesse em melhorar, é simples, basta fazer psicoterapia.
É normal no sentido de que acontece com várias pessoas, mas isso não significa que você não deva fazer nada caso esteja sendo ruim para você. Tenho confiança de que psicoterapia vai te ajudar. Abraço
Olá, bom dia. É bastante comum ser tímido ao ponto de ter dificuldade em ter conversas com pessoas estranhas, mas se é algo que lhe incomoda, você pode procurar uma psicóloga que lhe ajude. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
É perfeitamente normal que algumas pessoas sejam naturalmente tímidas e tenham dificuldade em fazer amizades ou conversar com os outros. A timidez pode ser influenciada por vários fatores, como experiências passadas, personalidade e autoestima. Em alguns casos, a timidez pode ser superada com o tempo e prática, enquanto em outros casos pode ser útil buscar a ajuda de um profissional para entender as causas subjacentes e desenvolver estratégias para lidar com ela. Se a timidez está causando desconforto significativo ou interferindo na qualidade de vida, é importante considerar a busca de apoio psicológico para lidar com esse desafio.
Olá! Boa tarde! É absolutamente normal que algumas pessoas sejam tímidas e sintam dificuldade em fazer amizades ou conversar com os outros. A timidez pode ser uma parte natural da personalidade de alguém e pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo experiências passadas, ambiente social e características individuais.É importante lembrar que a timidez não é uma falha ou fraqueza, mas sim uma parte da diversidade humana. Muitas pessoas passam por períodos em que se sentem mais reservadas ou inseguras em situações sociais.Se você se identifica com esses sentimentos, saiba que existem maneiras de lidar com a timidez e desenvolver habilidades sociais mais confiantes ao longo do tempo. Isso pode envolver praticar técnicas de comunicação, como iniciar pequenas conversas, participar de atividades sociais que lhe interessam e buscar apoio de amigos ou profissionais como o psicólogo, se necessário.É importante ser gentil consigo mesmo durante esse processo e entender que leva tempo para superar a timidez. Procure ajuda caso seja esse o seu caso, fico à disposição.