Olá! Gostaria de saber se a prática de atividade física, junto com o terapia, pode ser capaz de ajud

25 respostas
Olá! Gostaria de saber se a prática de atividade física, junto com o terapia, pode ser capaz de ajudar a superar a emetofobia e agorafobia?
Sim, a combinação de atividade física com a terapia pode ser benéfica, contribuindo para o bem-estar e o controle da ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Sim, a combinação de atividade física regular e terapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser uma abordagem eficaz para lidar com emetofobia e agorafobia. A atividade física ajuda na redução da ansiedade e do estresse, enquanto a TCC foca na modificação de padrões de pensamento e comportamentos disfuncionais. A integração dessas abordagens pode proporcionar benefícios significativos para a saúde mental, promovendo o bem-estar geral e ajudando na superação gradual dos medos específicos. Recomenda-se discutir essas opções com um profissional de saúde mental para um plano personalizado.
"Mens sana in corpore sano" ("mente sã em corpo são") é uma citação latina, do poeta romano Juvenal, indicando o que se deve levar em conta para uma vida plena, satisfatória. Nesse sentido, de acordo com o humanismo, a fenomenologia, e o existencialismo, - pilares que sustentam a Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho - podemos afirmar que a associação de exercícios físicos ao processo psicoterapêutico pode contribuir para a superação das questões fóbicas citadas, bem como a mais diversa gama de outras situações. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Certamente! Especialmente atividades físicas aliadas à terapias cognitivo comportamentais (TCC). De modo seguro, aproximar-se de seus medos e cercar-se de atividades que você goste de fazer. Siga nesse caminho!
Oi! sinto muito pelo que voce está passando. Mas só de vir até aqui já demonstra uma preocupação consigo mesmo hein?
A ansiedade faz parte da vida de todos nós, mas não pode nos dominar e nos paralisar de forma a nos prejudicar, como uma crise de panico ou emetofobia e agorafobia.

A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais de saúde. Novos estudos apontam que a atividade física regular diminui os riscos de depressão , ansiedade entre varios beneficios! E a combinaçao perfeita!
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido. Busque de um psicólogo clínico, que poderá te ajudar a entender sua ansiedade, se e episódica ou crises. Também com ajuda profissional voce poderá entender a raiz do problema que está causando ansiedade.

Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Eu busco alinhar atividade fisica no meu trabalho, sempre recomendo para meus pacientes,e alias prego isso em minha propria vida! Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
'''''''''''''''''''''@leticiafernandespsi

Ola boa tarde. Espero que esteja bem. Sim, a junção da psicoterapia com a atividade fésica pode ser muito benéfica em casos de ansiedade e fobias. mantendo uma boa qualidade de vida e saúde mental em modo geral. Cuide de você, e estimo melhoras. Um abraço @psiluanamarys
Olá! É um prazer ajudar com sua pergunta. A atividade física, de fato, pode ser uma grande aliada no tratamento de diversas condições de saúde mental, incluindo a emetofobia e a agorafobia.

Exercitar-se regularmente pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, melhorar o humor, aumentar a autoestima e melhorar a qualidade do sono. Além disso, a terapia cognitivo-comportamental, muitas vezes usada para tratar tanto a emetofobia quanto a agorafobia, pode ensinar habilidades específicas para lidar melhor com a ansiedade, desafiar suas preocupações e gradualmente retomar as atividades que foram evitadas devido à ansiedade.
Fico à disposição! Abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá! Lamento que esteja tendo dificuldades como essas. De maneira geral, a atividade física pode ajudar muito, e até mesmo ampliar, os benefícios da psicoterapia, uma vez que os exercícios estão associados a menores índices de ansiedade, estresse e depressão, por exemplo. Isso é tão verdade que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), o tipo de psicoterapia que ofereço, muitas vezes inclui o agendamento e prática de exercícios físicos, além de maneiras de estabelecer esse hábito saudável. Além disso, é interessante observar que muitas vezes a TCC para o tratamento da agorafobia e da emetofobia envolve a exposição gradual a situações, emoções e sensações físicas que estão sendo evitadas. Nesse sentido, a prática de exercícios físicos ajudar no sentido de também proporcionar oportunidades de exposição a locais e sensações físicas associadas às duas fobias. Para isso ser efetivo, é importante buscar um profissional que possa auxiliar nesse processo de tratamento de uma maneira segura e individualizada. Espero que encontre a ajuda que está buscando. Fico à disposição!
Olá. Com certeza pode ajudar. Abraço.
Olá, pode sim. A atividade física é uma grande aliada no tratamento de ansiedade e depressão.
Com certeza! A terapia contribui na aquisição de habilidades de enfrentamento e elaboração desses quadros, e a atividade física sendo uma ambiente para a exposição social (no caso de práticas envolvendo outras pessoas), bem como contribui em um nível fisiologica. Eu acrescentaria o cuidado com a alimentação. Há vários estudos que apontam para melhora de quadros clínicos psiquiatricos através da alimentação, uma sugestão de livro sobre isso é 'Seu cérebro bem alimentado'.
Olá! Sim! A prática regular de atividade física, juntamente com a terapia, pode ser uma estratégia eficaz para ajudar a superar a emetofobia e agorafobia. Exercícios físicos regulares têm mostrado benefícios significativos na redução da ansiedade e do estresse, o que pode ajudar no manejo dos sintomas associados a esses medos específicos. Além disso, a terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), é especialmente útil para entender e lidar com os pensamentos e comportamentos ligados ao medo de vomitar e à agorafobia. A combinação dessas abordagens pode ser muito positiva. Estou à disposição se precisar!
Olá! Sim, a prática de atividade física, em conjunto com a terapia, pode ser útil no tratamento da emetofobia (medo de vômito) e da agorafobia (medo de estar em lugares onde a fuga pode ser difícil). A atividade física pode reduzir o estresse e melhorar o bem-estar mental, enquanto a terapia, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), pode ajudar a mudar pensamentos e comportamentos negativos associados a esses medos. Essa combinação pode ser eficaz para melhorar os sintomas e a qualidade de vida. Contudo, é importante que essa abordagem seja supervisionada por profissionais de saúde.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá!! Com certeza, a atividade física é de extrema importância para aliviar diversos sintomas derivados da ansiedade e outros transtornos! Aliada à terapia essa combinação trará benefícios.
A prática regular de atividade física junto com a psicoterapia traz grandes benefícios para a saúde mental e física, incluindo a redução do estresse e da ansiedade. No entanto, é importante adaptar a atividade física às necessidades e limitações individuais.
Olá! Sim, a combinação de atividade física e terapia pode ser bastante benéfica para lidar com a emetofobia e agorafobia. A atividade física regular pode ajudar a reduzir a ansiedade e a a terapia, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é eficaz para identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para esses medos. A atividade física pode ser um complemento valioso para melhorar o seu bem-estar geral.
Sem dúvidas. A prática de atividade física combinada com psicoterapia ajuda muito na redução de estresse, ansiedade e consequentemente pode traz ferramentas para que você possa conhecer e lidar melhor com seus medos e ansiedades. Uma boa dupla para ampliação de bem estar físico e mental. Te desejo muita saúde para esse ano.
Te convidamos para uma consulta: Tratamentos de fobias - R$ 190
Sim, a prática de atividade física, aliada à terapia, pode ser uma abordagem eficaz no tratamento da emetofobia (medo de vomitar) e agorafobia (medo de estar em lugares ou situações de difícil escape). Ambas as condições podem ser complexas e muitas vezes estão interligadas com a ansiedade e o estresse.

Atividade Física: O exercício físico regular tem sido associado a benefícios significativos para a saúde mental. Ele pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade, melhorar o humor e promover uma sensação geral de bem-estar. Além disso, o exercício libera endorfinas, que são neurotransmissores associados à sensação de felicidade.

A psicoterapia é uma ferramenta fundamental no tratamento dessas fobias. A psicoterapia de orientação psicanalítica em particular, é frequentemente usada para abordar padrões de pensamento negativos associados ao medo. O terapeuta trabalha com o indivíduo para entender e modificar esses padrões, promovendo uma resposta mais adaptativa às situações temidas.

Exposição Gradual: A exposição gradual, na qual a pessoa é guiada a enfrentar progressivamente as situações temidas. Pode incluir atividades físicas em ambientes externos, ajudando a enfrentar o medo de estar em espaços abertos (agorafobia), por exemplo.

Mindfulness e Relaxamento: Técnicas de mindfulness e relaxamento podem ser incorporadas tanto na prática de atividade física quanto na terapia. Elas ajudam a reduzir a ansiedade e a promover um estado de calma.

É essencial abordar essas questões de maneira holística, considerando o corpo e a mente. Recomenda-se, no entanto, que qualquer abordagem seja discutida e coordenada com profissionais de saúde, como psicoterapeutas e médicos, para garantir que seja adaptada às necessidades específicas do indivíduo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 220
Olá,

Muito obrigada pelo contato e por registrar sua dúvida!

Sim, a combinação da psicoterapia e a prática de atividades físicas são excelentes auxiliadores na regulação dos níveis de ansiedade, que quando intensos, estão associados aos quadros de emetofobia e agorafobia.

Fico a disposição para conversamos melhor sobre sua pergunta!
Psicoterapia e a prática de atividade física se transformam numa ferramenta poderosa no tratamento de qualquer tipo de fobia.
O acompanhamento psicológico é fundamental, pois cabe ao psicólogo avaliar a necessidade de medicação, visto que tais fobias prejudicam muito o paciente nos seus relacionamentos interpessoais e qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 150
Olá!
Sem dúvida a atividade física contribuirá. Na realidade, a prática esportiva, em suas diversas possibilidades, auxilia muito o emocional, principalmente por compreendermos que a saúde envolve um conjunto de fatores biopsicossociais.
Contudo, para uma maior efetividade, a terapia é essencial.
Sim, a combinação de atividade física e terapia pode ajudar a superar o medo de vomitar e o medo de lugares lotados. Exercícios regulares podem diminuir a ansiedade e melhorar o humor, enquanto a terapia pode ajudar a entender e enfrentar esses medos. É importante consultar um psicólogo para um plano de tratamento adaptado às suas necessidades.específicas.
Pode auxiliar sim. A atividade física auxilia na regulação emocional. A terapia cognitivo comportamental também é assertiva nesses casos por possuir protocolos de tratamento para esse tipo de transtorno.
Olá, sim, ambos são dois grandes aliados. A atividade física e a psicoterapia podem contribuir de uma forma muito benéfica para melhora dos quadros de ansiedade.
A Psicoterapia tem grande importância nesse processo para se trabalhar de forma mais profunda as questões que geram tais sintomas. Talvez seja necessário acompanhamento psiquiátrico também. Te desejo melhoras.
Fico a disposição. Um abraço.
Oi. Com certeza, toda prática de atividade física combinada com acompanhamento psicológico tornará a vivências de transtornos graves amenizadas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 70