Olá, minha mãe vem enfrentando problemas de insônia e tremores nas mãos. Isso pode ser causado por ansiedade? Qual o profissional adequado para tratar esse tipo de problemas: Psiquiatra, psicólogo ou neurologista?
Dr. Marco Antônio de Araújo Bueno
Dr. Marco Antônio de Araújo Bueno
Psicanalista, Psicólogo, Psicopedagogo
Palhoça
A principio, um clinico geral ou o próprio médico dela. Transtornos de ansiedade não se manifesta assim.
O problema deve ser metabólico ou mera mente geriátrico.

Olá, é necessário mais dados sintomáticos para se dizer ao certo qual tratamento seguir e que tipo de profissional deve ir. A intensidade e frequência dos sintomas também auxilia muito para um diagnóstico e tratamento.
Os profissionais citados podem fazer o diagnóstico e encaminhar para o tratamento adequado.
O mais comum é que seja trabalhado em psicoterapia e a depender do quadro, acompanhamento psiquiátrico também é recomendado.
Tudo precisa ser avaliado.

É necessário que exames clínicos sejam realizados, e existe também a necessidade de um diagnóstico para o tratamento adequado seja oferecido a tua mãe. Busque primeiro um diagnóstico, na sequência o profissional para o tratamento.

Olá! Pode ser sim um quadro de ansiedade, porém somente um especialista poderá a avaliá-la e dar um diagnóstico preciso. Procure a princípio um clínico geral e um psicólogo. Boa sorte.

 Marcio Garrit
Marcio Garrit
Psicanalista
Rio de Janeiro
Fazer análise é sempre importante, porém, sugiro procurar um clínico para a realização de um check up em paralelo.

É importante procurar um médico para investigar se esses sintomas não tem alguma causa orgânica. O que não exclui a possibilidade de, juntamente, fazer uma psicoterapia, para olhar o que esta acontecendo de um outro ponto de vista.
Espero ter ajudado! Fico a disposição!

É importante q a sua mãe procure orientação médica para descartar as questões físicas q podem estar provocando os sintomas dos tremores e insônia. Posteriormente busque uma psicóloga para tratar a ansiedade.

Assim como falado pelos colegas, é preciso de mais dados para descobrir a verdadeira necessidade de sua mãe.
Apesar de tremores e insônia não estar relacionados somente com a ansiedade podem ser indicativos de alguma questão psicológica.
Descartada as hipóteses mais clínicas, a terapia é sempre uma boa opção.

 Cassio V.S.Bomfim
Cassio V.S.Bomfim
Psicanalista
São Paulo
...sim pode ser ansiedade. Um profissional Psi poderá auxiliar no diagnóstico. Caso a intenção seja a descoberta das origens desses sintomas, o recomendado é um psicanalista.

Olá.
A priori considero importante que busque um clínico geral, ou um geriatra, dependendo da idade.
O clínico depois de uma avaliação, encaminhará para o especialista necessário, que pode ser qualquer um dos três que citou na pergunta.
Abraços!

Olá! Insônia e tremores nas mãos podem ter causas diversas. Faça primeiro uma análise clínica com seu médico de confiança. Veja se existem origens orgânicas. Caso essas forem descartadas, vale a pena procurar um profissional de saúde mental, psicólogo, e psiquiatra caso haja necessidade de medicação psicotrópicas.

Abraço!

 Andressa Fieni
Andressa Fieni
Psicólogo
Vila Velha
Olá,
Insônia e tremores nas mãos são sintomas característicos da Ansiedade, mas também de várias outras patologias. Para um diagnóstico correto de ansiedade é preciso investigar com detalhes de informações todo o contexto do problema atual que sua mãe vem vivenciando.
A princípio é importante realizar uma consulta com um clínico geral para esclarecimento de questões relacionadas a esses sintomas atuais, sendo descartadas hipóteses de saúde física, busquem ajuda de um psicólogo. Boa sorte!

Analisar isoladamente com pouco dados é impossível. Sugiro que você leve sua mãe ao clínico geral, ou a depender da idade dela a um geriatra. Com a avaliação clínica o médica irá direcionar melhor o caso dela e caso necessite ser encaminhada para outro especialista isso será feito.

Espero ter ajudado.

É importante a avaliação de um médico/clínico para que sejam descartadas as possibilidades desse sintomas serem orgânicos e posteriormente, sendo o caso, consultar um profissional da saúde mental, psicólogo ou psiquiatra. É necessário mais recursos para ser realizada essa investigação clínica.

 Bruno Debernardi
Bruno Debernardi
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Tremores nas mãos pode tanto indicar um problema neurológico quanto uma ansiedade ou medo subjacentes. Assim como a insonia pode sinalizar alguma questão psiquiátrica como ser a expressão de um componente psíquico. Portanto, neste momento, o importante é identificar qualquer alguma possibilidade desses sintomas serem de origem neurofisiológica e concomitantemente, buscar um entendimento psicológico do processo.

Olá, como está a saúde dela? É bom fazer check-up para ver como estão as vitaminas e também a parte hormonal.
Se tudo ok, está na hora de ir ao psicólogo, se necessário este fará recomendação para avaliação psiquiátrica também.

Olá, vc não falou a idade de sua mãe. Alguns desses sintomas podem ser típico de pessoas idosas. É muito importante começar por um clínico geral ou um geriatra. Uma vez eliminadas as causas físicas o psicólogo seria a indicação correta. Entendo sua preocupação e espero que tudo se encaminhe bem.

Olá! Estes sintomas descritos por você podem caracterizar tanto ansiedade quanto outra patologia. Procure um clínico geral para diagnosticar causa orgânica. E um profissional de psicologia para identificar e tratar os aspectos emocionais envolvidos.

É importante em um primeiro momento procurar um médico/clínico para realizar exames e verificar a saúde física, depois de feito isso, e se for eliminado algum problema físico, em um segundo momento deve buscar a ajuda de um psicólogo para trabalhar as questões emocionais, esses sintomas podem estar ligados à ansiedade sim.

 Cleide Marchiotti
Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Ola! Descarte as possibilidades de problemas físicos, consultando um médico, que nesse caso pode ser um geriatra, não pq a pessoa é idosa, pois geriatra é um clínico geral muito especializado que cuida em qualquer idade. A insônia pode ter a ver com a insônia, mas não quer dizer que seja. Descartado problemas físicos ou não, deve procurar um tratamento psicólogico com um Psicanalista/psicologo(a), pois todos temos essa necessidade! Cuidar da saúde mental é cuidar da saúde como um todo!

 Rossana Gomes Borges
Rossana Gomes Borges
Psicólogo
Cachoeirinha
Primeiramente você deve procurar um clínico geral ou até mesmo o neurologista. Caso descarte qualquer patologia neurológica ou orgânica, procure um psiquiatra e psicólogo para investigar a possibilidade de ansiedade ou outras patologias associadas ao aparelho psíquico.
Fico a sua disposição!

Inicialmente seria necessário avaliação por parte de um médico/clínico afim de avaliar a saúde física.
Concomitante recomendaria acompanhamento com psicologo, afim de avaliar as questões emocionais que podem ou não estarem relacionados aos sintomas apresentados.
Vale ressaltar que ambos profissionais psiquiatra, psicologo ou neurologista tem meios de avaliar, e se necessário encaminhar sua mãe para outro profissional que possa lhe dar maior esclarecimento e possibilidade de tratamento.

Olá!!
Seria leviano um diagnóstico baseado somemte nas citações dos sintomas sem um exame físico, feito por um clínico geral de sua confiança. Ele sim, poderá orientá-la com muito mais precisão no que pode está ocorrendo com.sua mãe e indicar o melhor especialista para o caso.
Boa sorte

Olá! Seria interessante consultar o médico/a que acompanha sua mãe, por ter noção do quadro de saúde dela, de forma geral. Nessa consulta, esclareçam as dúvidas e peça eventuais encaminhamentos. Boa sorte!

Olá,

O primeiro passo é consultar um clínico geral que irá avaliar os sintomas e indicar o profissional adequado para este caso.

Melhoras pra sua mãe.

abraços
Andressa Justina
Psicóloga

Dra. Valeria Abatemarco
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
A primeira coisa a fazer é uma avaliação com o clínico geral. Ele afastará qualquer coisa física. Depois dependendo da avaliação poderá se consultar o psicólogo para iniciar uma psicoterapia para a ansiedade. O psiquiatra se houver indicação para remédios, e o neurologista só se algum dos anteriores indicar.

Faça a primeira avaliação com um clínico geral.

Recomendo que a encaminhe a um neurologista.

 Raquel Lara Eugenio Carneiro
Raquel Lara Eugenio Carneiro
Psicanalista, Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Boa tarde!
Inicialmente, um neurologista que faça o pedido dos exames adequados para poder entender os tremores, para excluir (ou nao) causas físicas.
Quanto a insonia, é algo novo ou ela sempre apresentou?
De qualquer forma, a insonia pode ser indicativo de alguma ansiedade/preocupaçao.
Nesse sentido, eu buscaria tambem um psicologo/psicanalista para poder fazer uma primeira escuta.
Um grande abraço!

Sim. A ansiedade pode causar muito mal estar e muitos sintomas anormais. Procure um psicologo especializado em Psicoterapia. Faca terapia.

Especialistas em Ansiedade

Andréa de Cristo

Andréa de Cristo

Psicólogo

Portão

Daiana Flores

Daiana Flores

Psicólogo

Chapecó

Aline Martins Cordeiro

Aline Martins Cordeiro

Psicólogo

Sorocaba

Andreza C. Lage

Andreza C. Lage

Psicólogo

Pindamonhangaba

Fenelon Laba Da Costa

Fenelon Laba Da Costa

Psiquiatra

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 302 perguntas sobre Ansiedade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.