Tenho muitas questões pessoais como medo de sair de casa ou medo de trabalhar. Simplesmente não cons

33 respostas
Tenho muitas questões pessoais como medo de sair de casa ou medo de trabalhar. Simplesmente não consigo e infelizmente a independência é o maior dos meus sonhos. Infelizmente me casei com um rapaz que não quer crescer ele tem 28 anos parece ter 15 ... não quer fazer cursos para melhorar a nossa finança... já que não consigo trabalhar ele trabalha com meu pai... que não paga muito ... as despesas estão cada vez mais apertadas e sei que se ele tem possivelmente síndrome de Peter Pan há uma boa parcela de culpa minha e da minha família, mas deixar o controle da situação na mão dele me parece a pior ideia de todas... se não sou a escolher um aluguel mais barato então terei de lidar com muitas crises minhas, nao consigo respirar... entao vo la e faço a unica coisa que elw faz é dizer se gosta ou não... não tem responsabilidade financeira então se não policio nosso dinheiro é um fato a falência... me sinto sozinha e mt triste, não tenho culpa de ter uma mãe narcisista "com diagnostico" mas temos culpa pelos relacionamentos que nos metemos... não tive essa sorte de ter uma boa relação... não tive ajuda... crises são constantes o que devo fazer Para ser livre?
Olá! Psicólogo Adriano Galocha aqui.
Importante dizer que se você já percebe o quanto suas atitudes atrapalham, o que tem a fazer é se cuidar para entender algumas questões, uma é o porquê você assume estas responsabilidades sozinha, outra coisa é se não lhe faz bem por que não consegue deixar?
O que você precisa é autoconhecimento e desenvolvimento, acredito que a psicoterapia pode lhe ajudar muito e digo mais, não abra mão de cuidar da sua saúde emocional, ela pode proporcionar mudanças significativas em sua vida e as crises já são sinais muito importante, é seu corpo pedindo socorro.

Fico a disposição caso queira se cuidar.

Olá, fiquei mobilizado com seu relato. Trabalho com algumas pacientes que tem um histórico parecido com o teu e tenho muito respeito pelo que você está sentindo, pois sei que não é nada fácil conseguir forças e estratégias para modificar essa sua realidade. Uma coisa que sabemos ser imprescindível é o suporte emocional e psicológico, seja de profissionais e/ou familiares e amigos. Esse é um tema difícil mesmo e mudar como você se relaciona também significa mudar um pouco de você. É um trabalho árduo, mas que traz muitas boas consequências. Não fique sozinha nesse momento, é bem importante conseguir unir forças com quem se importa contigo e com profissionais que entendam da problemática. Você já consegue perceber coisas bem centrais da sua vivência, isso é muito bom mesmo, quando você entrar em um processo de terapia, tudo isso pode ser usado por você e pelo terapeuta para trabalhar questões mais íntimas. Vai nesse caminho que eu creio que muita coisa pode mudar para você! Existe sim um caminho para se ter relações mais saudáveis e eu fico feliz que você já saiba que ele exista e que já esteja procurando ajuda. Estou à disposição e torcendo por você já
Olá! Você está consciente de suas dificuldades. Não precisa viver o que está vivendo, pode mudar. Ao mesmo tempo que quer mudar tem o medo, que pelo que entendi é de sair de casa, de trabalhar e da própria mudança. Você não precisa passar por isso sozinha. Busque ajuda profissional. O psicólogo pode ajudar me todo esse processo de autoconhecimento, fortalecendo suas habilidades sociais, sua assertividade para se posicionar, ter maior segurança e autoestima, Logo terá a autonomia e independência que busca. Procure ajuda. "Nada muda se você não mudar".
Olá!
O mais importante é que você tem conhecimento das suas dificuldades e vulnerabilidades. O ponto crucial será você entender que uma mudança diante dessas dificuldades vai requerer de você algumas transformações e o psicólogo poderá lhe auxiliar neste processo.
Saiba que você tem pontos fortes que poderão alavancar essas atitudes, basta conhecê-los.
Estou à disposição.
Um abraço.
Olá, você esta muito sozinha e sem apoio nenhum, isso dificulta muito o seu dia a dia. Sim você precisa de ajuda profissional para entender esse seu medo e insegurança, e a partir dai fazer mudanças mais assertivas se afirmando de uma maneira clara, objetiva e transparente fazendo escolhas que ajudam a melhorar a sua vida.
Procure ajuda.
Oi! Bacana você vir aqui para buscar ajuda e esclarecimento, espero poder contribuir e somar ao que já foi dito. Observe que o principal é ter clareza do que você realmente quer, e isso você já tem - independência, autonomia e ser livre. Por outro lado, eu compreendo o quanto é difícil saber o que se quer para a vida e não conseguir materializar (colocar em prática). Isso é contexto para muito sofrimento. Eu entendo também que outras pessoas não colaboram com o seu processo e até mesmo podem estar dificultando o que já está difícil para você. Porém, chega um momento na vida em que a gente percebe que se a gente não fizer e não batalhar pelos nosso sonhos, ninguém irá fazer. Acredito que vale mais a pena você focar nas habilidades que precisa adquirir para poder conseguir lidar com ambientes sociais, principalmente relacionados ao trabalho, do que focar nas falhas daqueles que não colaboram contigo. O principal não é o que estão fazendo ou o que fizeram com você, mas sim o que você escolhe fazer com o que aquilo que fizeram (ou fazem) com você. Entende? Você pode escolher como agir em relação a isso! Eu não sou vidente, mas tenho quase certeza que você irá sentir a sensação de liberdade que busca quando receber o seu primeiro salário ou retribuição por algo realizado. Passo a passo poderá recuperar a autoconfiança e a autoestima. Isso te dará mais ânimo para continuar movendo a sua vida em direção a independência e a autonomia que tanto deseja. Não é fácil, mas é possível! Grato pela pergunta. Me coloco à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá, um trabalho de psicoterapia seria o mais indicado para cuidar do seu caso.
Parece que você se sente sem recursos internos pra conquistar o que deseja e se sente só, sem ajuda do próximo. E isso é desolador, eu sei.
Você possui uma certa clareza pra avaliar a sua situação e a do próximo, o que é ótimo. Mas precisa ir um pouco além nesse trabalho (o ideal seria com ajuda profissional) para reconhecer seus próprios recursos e limites ou trabalhar para construí-los.
Não se acomode com o incômodo.
Consulte um profissional que lhe inspire confiança. Fico à disposição.
Olá! Imagino como deve estar sendo difícil para você lidar com toda essa carga emocional. O primeiro passo para a melhora você já deu, compartilhando suas questões aqui conosco. Sugiro que inicie um processo terapêutico, precisa trabalhar suas questões internas que estão atrapalhando sua evolução. Estou à disposição!
Olá, pelo seu relato percebe-se o quanto de carga emocional a tua situação atual de vida acarreta. Somos moldados pelos nossos relacionamentos. Estes podem ser tanto a nossa fonte de crescimento e apoio como de desgaste e inércia. Frequentemente são ambas e entramos em conflito. Nas situações em que a pessoa sofre em razão de armadilhas que ela mesmo criou para si, como parece ser o teu caso, não há liberdade sem autoconhecimento. A boa notícia é que nas situações de conflito interpessoal a psicoterapia é uma excelente solução. Minha sugestão é que procures um profissional para buscar mais informações numa consulta inicial e explorar essa alternativa. Fico à disposição.
Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a isso. Entender quais os contextos, a frequência, e as formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Olá, vejo que você tem muitas questões a serem trabalhadas, uma psicoterapia poderá lhe ajudar muito nesse processo, de modo que consiga enfrentar os desafios que no momento não se sente capaz, fazer o que você quer, se tornar a pessoa que almeja ser, assumir o protagonismo da sua história, e fazer melhores escolhas.
interessante você falar "mas temos culpa dos relacionamentos que nos metemos". tem uma questão aí, e assim que começa um processo de terapia. Não diria culpa, mas sim qual a sua responsabilidade e participação nisso? Começar a pensar nessas questões, em como você está posicionada na sua dinâmica familiar e nas relações, é o primeiro passo para sair desse lugar ou se posicionar de forma que te traga menos sofrimento!
Olá. Que bom que veio até aqui pedir ajuda! Sentir que está carregando um peso nas costas é muito frustrante e desolador. Entendo que seja assim que se sente. Não obter o apoio que precisa ou gostaria de ter causa um sentimento de impotência e isso te deixa mal e sem ânimo. Estamos sempre fazendo novas escolhas durante nossa vida e você pode fazer as suas, acredite. Pense nisso e busque uma ajuda psicoterápica para te ajudar nessa caminhada. Estou à disposição.
Olá ! Imagino que não deve estar sendo fácil, muita coisa na sua cabecinha.
Penso que sua busca por ajuda significa que já está iniciando um processo de mudança e isso é muito bacana !
Pelo seu relato me pareceu que você se sente não só dependente financeiramente como emocionalmente. Acredito que este último seja a chave para conseguir se livrar de muita coisa que te atormenta. Com a psicoterapia você terá o suporte e ferramentas para conseguir enfrentar seus medos.
Te desejo toda sorte do mundo !
Tudo indica que v está com sindrome de pânico. Sugiro que procure uma psicanalista. Estou à dispoisição. Não cobro as primeiras consultas, e as demais quem define o valor a ser pago é o paciente. OK?
Pense nesse paradoxo: somos livres apenas para escolher as correntes que nos aprisionam... Temos de escolhê-las, já que a liberdade absoluta é algo impossível. Desse modo, só nos resta procurar escolher um pouco melhor a cada vez que esse limite se manifesta em nossas vidas.
Fazer escolhas e efetuar mudanças são tarefas diárias, mas podem ser muito desafiadoras. Você está consciente do seu conflito: quer a independência, mas tem medo de enfrentar essas mudanças.
Muitas vezes precisamos de ajuda para superar alguns desafios, seja aprender a dirigir com um instrutor, seja tratar uma dor de dento no dentista, seja enfrentar esses medos com um psicólogo.
A psicoterapia pode te ajudar a entender esses conflitos e lidar de outra maneira com essas dificuldades. Permita-se ir atrás do seu desejo, busque ajuda.
A questão não é ser livre, pois se está nesse emaranhado familiar é porque a precisa aumentar o seu repertório de respostas para o que quer da vida, da familia e do marido. Um pouco de orientação organizacional ajudaria bastante, ao invés de só ficar sofrendo as consequências de decisões tardias ou inadequadas. A solução óbvia da sua pergunta voce já tem: é só abandonar tudo e todos e ir viver livre, mas isso iria satisfazer ou seria uma fuga?
Olá!
Busque a psicoterapia para trabalhar seu autoconhecimento, sua autoestima e sobretudo desenvolver sua autonomia.
Cuide de você agora e não se deixe para depois!
Faça psicoterapia, se possível atividade para o corpo e consulte um médico, tudo de bom.
É compreensível que você esteja passando por uma situação difícil, com medo de sair de casa e trabalhar, e sentindo-se presa em um relacionamento insatisfatório. É importante entender que, mesmo que haja uma parcela de culpa sua e de sua família pela situação, você não é responsável pelas escolhas do seu marido. Você pode, no entanto, buscar soluções para melhorar sua situação.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é buscar ajuda profissional para lidar com seus medos e crises. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudá-la a entender melhor suas emoções e a desenvolver estratégias para lidar com elas. Além disso, é importante ter apoio de amigos e familiares que possam ajudá-la em momentos difíceis.

Quanto à situação financeira, você pode tentar buscar novas oportunidades de trabalho que sejam adequadas às suas necessidades e medos. Existem empresas que oferecem trabalhos remotos ou horários flexíveis, por exemplo. Além disso, você pode procurar programas de capacitação profissional para adquirir novas habilidades e aumentar suas chances no mercado de trabalho.

No que se refere ao relacionamento, é importante que você converse com seu marido e expresse seus sentimentos e necessidades. Explique que é importante para vocês trabalharem juntos para melhorar a situação financeira da família e que é preciso mais responsabilidade financeira por parte dele. Se ele não estiver disposto a cooperar, talvez seja necessário repensar o relacionamento e buscar outras soluções.

Lembre-se de que é possível buscar ajuda e encontrar soluções para lidar com suas dificuldades. Não hesite em buscar suporte profissional e em conversar com pessoas em quem confia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá, como está?
Realmente a situação que está vivendo é uma situação bem complexa e difícil, mas parece que existem saídas para essas situações, pensar, falar e elaborar mais sobre os medos de sair de casa e de trabalhar, de algumas formas essas duas ações, trabalhar e sair de casa, vão poder ter livrar desse sofrimento, então é importante agir em cima disso, claro que tudo no seu tempo.
Repensar esse relacionamento amoroso também é importante porque ao mesmo tempo que você organiza as finanças e tenta ter controle sobre esse ponto, se sente presa e mal com relação a isso, o que também vale a pena repensar outras maneiras de se libertar dessa situação que mais lhe causa angústias do que bem estar.
São alguns pontos que ressalto pelo que você diz, claro que buscando um auxílio terapêutico adequado e que você se sinta bem outros irão aparecer e farão parte do caminho de buscar saídas para seus sofrimentos, mas elas existem. Caso a situação financeira esteja delicada, existem projetos que atenderão a essa situação também.
Espero ter ajudado, qualquer coisa, estou à disposição.
Oi, li seu relato e acredito que a resposta para a sua pergunta está em você se conhecer melhor. Algumas perguntas são muito importantes de se responder para que você mesma consiga analisar o que te mantém nessa situação que te desagrada e o que pode fazer para que isso mude. O que te faz ter medo de sair de casa e trabalhar? O que faz com que você se mantenha nessa relação? Como vocês dois podem lidar com tudo isso como casal?
O fato de ter uma mãe diagnosticada com narcisismo também é algo que pode trazer muitas complicações ao longa da vida. E não ter ajuda para lidar com todas essas questões torna tudo ainda mais pesado, mais desgastante realmente.
O fato de você vir aqui procurar ajuda é muito importante. Fale com um psicólogo, busque ajuda. Você não precisa lidar com isso sozinha.
Espero ter ajudado e, se precisar, fico à disposição. Beijos
Olá. Faço minhas as palavras do colega Claudio, faça terapia para ter contato com seus sentimentos e fazer um sentido de tudo isso que está acontecendo contigo. Faça atividade física para ter dar a disposição e saúde necessária para essa jornada e consulte um médico para verificar se está tudo bem fisicamente.
Tenho horários disponíveis e será um prazer te atender =)
Para superar o medo de sair de casa e de trabalhar, é importante buscar ajuda de um profissional especializado em psicoterapia. A terapia pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento negativos e comportamentos de evitação, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais e de enfrentamento. É importante lembrar que a independência financeira é um desejo legítimo e possível de ser alcançado, mas requer esforço e dedicação. É fundamental conversar abertamente com seu marido e buscar soluções juntos, definindo objetivos financeiros e trabalhando juntos para alcançá-los. Além disso, é importante estabelecer limites e responsabilidades claras, para evitar conflitos e crises financeiras. Lembre-se que buscar ajuda profissional é uma forma de cuidar de si e de construir uma vida mais independente e saudável.
Olá! Pelo seu relato podemos perceber que está vivendo uma grande angústia. Procure ajuda psicológica para entender melhor o que está acontecendo e conseguir modificar pontos importantes que estão te trazendo prejuízo. O passo mais difícil você já deu: reconheceu que é necessário mudar o que não está saudável. Forças, querida.
Pais narcisistas deixam marcas profundas em seus filhos e isso afeta diretamento os relacionamentos amorosos desses indivíduos na vida adulta.
Aconselho fazer terapia com uma psicóloga de abordagem psicanalítica para você começar a se apropriar da sua história de vida pregressa e consequentemente conseguirá elaborar os fatos que justificam o seu posicionamento no momento presente. Dessa forma conseguirá desconstruir e reconstruir um novo futuro para você e verá que a vida tem muitas possibilidades.
Espero ter ajudado!
Parece que você está enfrentando desafios em seu relacionamento com seu marido e pode estar se sentindo insegura e ansiosa em relação ao futuro. É importante que você se comunique com seu marido de uma maneira clara e compassiva, expressando suas preocupações e necessidades de uma maneira que ele possa entender e responder. Tente não ser muito auto crítica e se culpar por problemas em seu relacionamento, pois isso pode aumentar sua ansiedade e dificultar a resolução de problemas.

Além disso, é importante que você busque ajuda profissional para lidar com seus desafios emocionais e financeiros. Existem muitas faculdades e entidades que oferecem serviços de terapia a preços acessíveis para pessoas com dificuldades financeiras. A terapia pode ajudá-la a entender melhor suas emoções e a encontrar maneiras de lidar com seus desafios.

Também é importante que você aumente sua rede de apoio, buscando o apoio de amigos e familiares em quem confia. Além disso, existem muitos aplicativos de práticas meditativas que podem ajudá-la a reduzir o estresse e a ansiedade, como o Headspace, o Calm e o Insight Timer. Tente experimentar alguns desses aplicativos e encontrar um que funcione melhor para você.
Sinto muito ouvir que você está enfrentando essas dificuldades em sua vida. É compreensível que você queira buscar independência e melhorar sua situação financeira. Aqui estão algumas sugestões sobre como você pode começar a trabalhar em direção à liberdade pessoal:

Procure apoio profissional: Considere buscar a ajuda de um terapeuta ou psicólogo. Eles podem ajudá-la a explorar seus medos e inseguranças, bem como desenvolver estratégias para superá-los. Um profissional também pode ajudar a lidar com o relacionamento com seu marido e com a dinâmica familiar.

Estabeleça metas realistas: Defina metas claras para si mesma, dividindo-as em etapas menores e alcançáveis. Isso pode incluir a busca de emprego, adquirir habilidades por meio de cursos ou desenvolvimento profissional, ou qualquer outra meta que contribua para sua independência.

Busque oportunidades de crescimento pessoal: Além de buscar emprego, considere explorar outras atividades que possam ajudá-la a desenvolver habilidades e aumentar sua autoconfiança. Isso pode incluir voluntariado, envolvimento em grupos ou comunidades que compartilhem de seus interesses, ou buscar hobbies que estimulem o seu crescimento pessoal.

Comunique-se com seu marido: Tenha uma conversa franca e aberta com seu marido sobre suas preocupações e a importância de trabalhar juntos para melhorar sua situação financeira. Explique como você se sente e compartilhe suas expectativas em relação ao futuro. É importante que ambos estejam comprometidos em encontrar soluções viáveis.

Considere buscar emprego ou renda adicional: Se você sentir que é capaz de trabalhar, mesmo com seus medos, comece a procurar oportunidades de emprego. Se possível, faça uma avaliação de suas habilidades e interesses e busque algo que esteja alinhado com eles. Se o trabalho tradicional não for uma opção, você pode considerar outras formas de geração de renda, como trabalhar como freelancer, abrir um pequeno negócio ou explorar habilidades criativas.

Busque apoio em sua rede de apoio: Procure amigos, familiares ou grupos de apoio em que você possa confiar. Compartilhe seus desafios e preocupações com pessoas que possam oferecer suporte emocional e encorajamento.

Cuide de si mesma: Lembre-se de cuidar do seu bem-estar físico e emocional. Isso inclui uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares, sono adequado e tempo para atividades que lhe tragam prazer. Busque também maneiras de reduzir o estresse, como a prática de meditação, técnicas de respiração ou hobbies relaxantes.

Lembre-se de que cada pessoa é única e suas circunstâncias podem exigir abordagens específicas. Se possível, consulte um profissional especializado para uma orientação personalizada que leve em consideração sua situação e necessidades individuais.
Oi! Importante iniciar uma psicoterapia visando a busca de autoconhecimento. Na medida que vamos nos conhecendo mais, conquistamos a nossa liberdade e autonomia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Sinto muito por você vivenciar essa situação. O autoconhecimento pela psicoterapia pode te trazer muitas respostas e te ajudar na sua caminhada, você pedir ajuda já é um grande passo. Um abraço!
Ola, boa noite! Obrigada por compartilhar, vejo na sua fala que você está procurando não apenas sua liberdade, mas ficar bem e lidar melhor com sua insegurança, sua ansiedade que percebo em sua fala e os desafios que enfrente frente as cargas emocionais que tem carregado. O caminho neste momento para se encontrar é realizar seu acompanhamento psicoterápico, se conhecer e encontrar habilidades para lidar com tudo que tem passado. Sou psicologa e me coloco a disposição para conhecer meu trabalho. Um abraço e se sinta acolhida, @psiluanamarys
Olá. Sinto muito por tudo que está passando, existe solução para suas questões, busque ajuda com psicólogo e descubra a sua capacidade de melhorar a sua vida e encontrar a sua liberdade, através do auto-conhecimento. Não desista! Um abraço espero que fique bem.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130