Dificuldade escolar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em dificuldade escolar

Encontre um especialista em Dificuldade escolar na sua cidade:
Shirlei Schmulian

Shirlei Schmulian

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Renata Sales

Renata Sales

Fonoaudiólogo

Ribeirão Preto

Regina Ampessan Melani

Regina Ampessan Melani

Fonoaudiólogo

Pato Branco

Eliane Mauro Santiago

Eliane Mauro Santiago

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Simone Zveiter Spilborghs

Simone Zveiter Spilborghs

Fonoaudiólogo

Niterói

Perguntas sobre Dificuldade escolar

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Dificuldade escolar

 Lílian Carmen Vilela Borges
Lílian Carmen Vilela Borges
Fonoaudiólogo
Goiânia
Oi.
Seu filho pode ter uma dificuldade escolar por diversos motivos: psicológico, Fonoaudiológico (às vezes tem algum distúrbio de aprendizagem o que torna extremamente difícil se concentrar)…
6 respostas

Especialistas falam sobre Dificuldade escolar

A dificuldade escolar tratada pela fonoaudiologia abrange problemas de troca de algumas letras, dificuldade de leitura (dislexia), memória, atenção... Para casos assim, prefiro tentar trabalhar de forma mais lúdica e divertida, para tentar afastar o clima escola, que é onde a criança tem dificuldade.

Larissa Corrêa Batista Guimarães

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro


Toda pessoa em algum momento da vida irá apresentar dificuldade. No ambiente escolar para as crianças não é diferente. Contudo, precisamos discriminar o que é dificuldade, pelo simples fato de não ter entendido algum conteúdo pela forma como foi passado ou por falta de motivação pela disciplina, de problemas de aprendizagem, seja por questões sensoriais (dificuldades auditiva, visual) ou transtorno, que envolvem dificuldades mais abrangentes e, mesmo com diferentes estimulações e possibilidades de aprendizagem, o estudante não consegue absorver o conteúdo. Temos que cuidar com os rótulos de "preguiçoso", pois pode não ser preguiça. Avaliação neuropsicológica auxilia nessa discriminação.

Luana Breda

Psicólogo

Curitiba


O mau desempenho escolar é queixa frequente e se trata de problema complexo a ser investigado que vai desde a adequada avaliação de saúde da criança até a detecção de problemas pedagógicos. É fundamental ressaltar que é preciso muito cuidado ao diagnosticar uma criança com dificuldades de aprendizado e a avaliação e o tratamento deve ser direcionado por equipe multidisciplinar.

Quais profissionais tratam Dificuldade escolar?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.