Dispnéia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - dispnéia

Felipe Vellasco

Felipe Vellasco

Médico clínico geral, Pneumologista

São Paulo

Bruno Braga

Bruno Braga

Cardiologista, Médico clínico geral

Salvador

Leandro Yamamoto

Leandro Yamamoto

Pneumologista

Uberaba

Rafael Chaves Ferreira

Rafael Chaves Ferreira

Médico clínico geral

São João del Rei

Jose Luiz M. Oliveto

Jose Luiz M. Oliveto

Médico clínico geral, Médico do trabalho

Rio de Janeiro

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Dispnéia

Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Dispnéia

Olá!
Não é normal ter esses sintomas...
Procure um médico para te ouvir e entender o que está acontecendo.
Abraços!
1 respostas


Embora nem todas as dores no peito sejam de causa cardíaca quando esse é um sintoma novo é importante a avaliação de um cardiologista. Além disso, a falta de ar, tosse seca e coração acelerado…
1 respostas


Não aconselho inicialmente procurar um especialista. Seu pediatra, após uma boa anamnese e exame físico, certamente vai ter um diagnóstico mais preciso e, se necessário, encaminhará ao especialista…
1 respostas

Especialistas falam sobre Dispnéia

A dispnéia, ou sensação de falta de ar, pode ser um sinal de doenças que comprometam vários órgãos do nosso corpo, como o pulmão, coração, e mesmo doenças mais raras, que comprometam os rins ou que causem anemia. O pneumologista é o médico especialista nesse sintoma, e fazendo uma história clínica e um exame físico minuciosos, associando com exames complementares bem indicados, te ajudar a resolver esse sintoma que pode atrapalhar, e muito, nosso dia a dia.

Tiago De Araujo Guerra Grangeia

Pneumologista, Médico clínico geral

Campinas


A investigação da dispneia sem causa esclarecida requer um conjunto de uma história clínica bem feita, exame físico aprofundado, e exames adequados, os quais vão permitir um tratamento correto e efetivo para o paciente com "falta de ar". A dificuldade de respirar pode ter origem pulmonar, cardíaca, neuromuscular, hormonal e até psicológica. A avaliação dos mecanismos de intolerância aos esforços podem ajudar a descobrir o que está causando a "falta de fôlego", de maneira não-invasiva, orientando o tratamento de recuperação do paciente. Exames de sangue, coração, provas de função pulmonar e testes de exercício cardio-pulmonar são as ferramentas-chave para investigação deste sintoma.

Fernando Queiroga Júnior

Pneumologista

Recife


Dispneia é o termo médico para falta de ar. É o sintoma principal da insuficiência cardíaca e das cardiomiopatias. O tratamento é feito com medicamentos para tratar a doença de base e quando há retenção de líquido, o que leva à congestão dos pulmões causando a dispneia, o tratamento é feito com diuréticos.

Humberto Villacorta

Cardiologista

Rio de Janeiro


Dispnéia, é o nome técnico dado à “falta de ar”. Muitas pessoas me procuram com essa queixa. É muito importante definir, através de consulta e exames clínicos, qual a provavel causa dessa falta de ar, o coração pode ser uma delas.

Ivo Alberto Nobrega Silva

Cardiologista, Médico clínico geral

Londrina

Agendar uma visita

O termo dispneia significa falta de ar, mas pode também ser entendido como cansaço ou intolerância aos esforços. Na maioria dos casos, sua origem está em problemas associados ao coração ou ao pulmão, mas pode ter ainda diversas outras causas, como anemia, doenças da tireoide, ou até dificuldades emocionais.

Marcelo Schweller

Médico clínico geral, Pneumologista

Campinas

Agendar uma visita

A dispnéia ou falta de ar é um sintoma principalmente relacionado a problemas cardiovasculares ou pulmonares. Dentre as principais etiologias, podemos citar a insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica , tromboembolismo pulmonar e ASMA. Existem outras causas de dispnéia que estão relacionadas a obstrução das vias aéreas superiores como por exemplo o edema de laringe/faringe ou obstruções nasais. Em caso de dispneia, um especialista deverá ser consultado. Ele poderá avaliar detalhadamente, através de anamnese, exame físico e eventuais exames complementares, qual é o seu diagnóstico correto evitando complicações futuras.

Márcio Campos Sampaio

Cardiologista, Intensivista

São Paulo

Quais profissionais tratam Dispnéia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.