Dispnéia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - dispnéia

Fernanda Cabrera de Oliveira

Fernanda Cabrera de Oliveira

Pneumologista, Internista

Maringá

Rubens Nicoletti

Rubens Nicoletti

Médico clínico geral, Generalista

Jundiaí

Carlos Macedo

Carlos Macedo

Médico clínico geral

Recife

Pedro Olivo

Pedro Olivo

Pneumologista, Internista

Balneário Camboriú

Heloísa Dias

Heloísa Dias

Médico clínico geral

Campinas

Lineker Fernandes

Lineker Fernandes

Médico clínico geral

Santo André

Perguntas sobre Dispnéia

Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Dispnéia

Frequência cardíaca e pressão arterial tem relação direta. Quando você sonhou, ativou seu sistema simpático e você teve esses sintomas... mas de fundo associativo psicológico.

Quem tem insuficiência cardíaca tem o coração fraco, que não consegue bombear o sangue adequadamente para irrigar o corpo.

Quanto mais grave a insuficiência cardíaca, ou seja, quanto…

Especialistas falam sobre Dispnéia

A dispnéia, ou sensação de falta de ar, pode ser um sinal de doenças que comprometam vários órgãos do nosso corpo, como o pulmão, coração, e mesmo doenças mais raras, que comprometam os rins ou que causem anemia. O pneumologista é o médico especialista nesse sintoma, e fazendo uma história clínica e um exame físico minuciosos, associando com exames complementares bem indicados, te ajudar a resolver esse sintoma que pode atrapalhar, e muito, nosso dia a dia.

Tiago De Araujo Guerra Grangeia

Pneumologista, Médico clínico geral

Campinas

Agendar uma visita

A investigação da dispneia sem causa esclarecida requer um conjunto de uma história clínica bem feita, exame físico aprofundado, e exames adequados, os quais vão permitir um tratamento correto e efetivo para o paciente com "falta de ar". A dificuldade de respirar pode ter origem pulmonar, cardíaca, neuromuscular, hormonal e até psicológica. A avaliação dos mecanismos de intolerância aos esforços podem ajudar a descobrir o que está causando a "falta de fôlego", de maneira não-invasiva, orientando o tratamento de recuperação do paciente. Exames de sangue, coração, provas de função pulmonar e testes de exercício cardio-pulmonar são as ferramentas-chave para investigação deste sintoma.

Fernando Queiroga Júnior

Pneumologista

Recife


Dispneia é o termo médico para falta de ar. É o sintoma principal da insuficiência cardíaca e das cardiomiopatias. O tratamento é feito com medicamentos para tratar a doença de base e quando há retenção de líquido, o que leva à congestão dos pulmões causando a dispneia, o tratamento é feito com diuréticos.

Humberto Villacorta

Cardiologista

Rio de Janeiro


Dispnéia, é o nome técnico dado à “falta de ar”. Muitas pessoas me procuram com essa queixa. É muito importante definir, através de consulta e exames clínicos, qual a provavel causa dessa falta de ar, o coração pode ser uma delas.

Ivo Alberto Nobrega Silva

Cardiologista, Médico clínico geral, Médico de emergência

Londrina


O termo dispneia significa falta de ar, mas pode também ser entendido como cansaço ou intolerância aos esforços. Na maioria dos casos, sua origem está em problemas associados ao coração ou ao pulmão, mas pode ter ainda diversas outras causas, como anemia, doenças da tireoide, ou até dificuldades emocionais.

A dispnéia ou falta de ar é um sintoma principalmente relacionado a problemas cardiovasculares ou pulmonares. Dentre as principais etiologias, podemos citar a insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica , tromboembolismo pulmonar e ASMA. Existem outras causas de dispnéia que estão relacionadas a obstrução das vias aéreas superiores como por exemplo o edema de laringe/faringe ou obstruções nasais. Em caso de dispneia, um especialista deverá ser consultado. Ele poderá avaliar detalhadamente, através de anamnese, exame físico e eventuais exames complementares, qual é o seu diagnóstico correto evitando complicações futuras.

Márcio Campos Sampaio

Cardiologista

São Paulo

Quais profissionais tratam Dispnéia?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.