Doenças neuromusculares - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças neuromusculares

Encontre um especialista na sua cidade:
Andressa Alencar Araújo Maia

Andressa Alencar Araújo Maia

Neurologista

Fortaleza

Andre Augusto Barros dos Reis

Andre Augusto Barros dos Reis

Neurologista

Brasília

Mayani Costa Ribeiro Temple

Mayani Costa Ribeiro Temple

Neurologista, Neurofisiologista

Campinas

Patrícia Pereira Nunes

Patrícia Pereira Nunes

Neurologista

Maceió

Mateus Damiani Monteiro

Mateus Damiani Monteiro

Neurologista

Porto Alegre

Amanda Canal Rigotti

Amanda Canal Rigotti

Neurologista

Linhares

Perguntas sobre Doenças neuromusculares

Nossos especialistas responderam a 40 perguntas sobre Doenças neuromusculares

Olá, as duas especialidades estão capacitadas para uma primeira avaliação de força, sensibilidade e reflexos dos músculos. Podem ser necessários exames adicionais como ultra-som de articulações…
1 respostas


Ola. Ele deve procurar um Ortopedista Geral ou com especialização em Mão e microcirurgia. Provavelmente pelo relato Da senhora, pode se tratar de uma lesão do plexo braquial, conjunto de nervos…
2 respostas


Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame…
3 respostas

Especialistas falam sobre Doenças Neuromusculares

O termo "Doenças Neuromusculares" engloba uma série de patologias que comprometem os nervos e músculos do nosso corpo. Dentro desse grupo, estão as miopatias, doenças do músculo que podem causar dor e fraqueza muscular; as polineuropatias, que acometem os nervos periféricos causando "formigamentos", dores tipo queimação e agulhadas, diminuição de sensibilidade e força muscular; e outras doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica e suas variantes que causam fraqueza e atrofia muscular e a Miastenia Gravis que pode causar fadiga, visão dupla e fraqueza muscular. São doenças, muitas vezes, de difícil diagnóstico e necessitam de acompanhamento especializado para um tratamento adequado.

As doenças neuromusculares são todas aquelas que envolvem o sistema nervoso periférico de forma direta ou indireta. Ou seja, músculos e nervos são afetados de alguma forma. Por vezes, o diagnóstico dessas patologias é bastante complexo, e necessita de alguns procedimentos invasivos como biópsia muscular e/ou de nervo periférico. Algumas doenças podem ser degenerativas enquanto outras, tem caráter inflamatório autoimune, o que ocorre quando o nosso próprio sistema imunológico se volta contra o nosso corpo. Logo, para tratar adequadamente esse tipo de condição, devemos ter certeza do diagnóstico e prognóstico da doença em questão.

São doenças que na sua maioria são geneticamente determinadas. A idade e o modo de instalação das manifestações são fatores importantes na avaliação do diagnóstico diferencial entre as várias doenças existentes. Nas últimas décadas, com o avanço da genética, têm sido mais identificadas o que permite o aconselhamento genético e espera-se também que tal avanço contribua para o advento de técnicas de terapia gênica, aparentemente a única perspectiva de tratamento para boa parte das doenças neuromusculares hereditárias da infância, que até o presente momento vêm sendo tratadas com métodos de reabilitação. Um exemplo de patologia neuromuscular é a Distrofia Muscular de Duchenne.

Jeania Christielis Damasceno De Souza

Neurologista pediátrico, Neurologista

Goiânia

Quais profissionais tratam Doenças neuromusculares?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.