Doenças neuromusculares - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças neuromusculares

Lyster Dabien Haddad

Lyster Dabien Haddad

Neurologista

Belo Horizonte

Luciana Miyahira

Luciana Miyahira

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Camila Galvão Lopes

Camila Galvão Lopes

Neurologista

São Paulo

Renato Serquiz Elias Pinheiro

Renato Serquiz Elias Pinheiro

Neurologista, Médico do sono, Neurofisiologista

Natal

Larissa Mehl

Larissa Mehl

Neurologista pediátrico

Itajaí

Rafael Gustavo Sato Watanabe

Rafael Gustavo Sato Watanabe

Médico clínico geral, Neurologista

Florianópolis

Perguntas sobre Doenças neuromusculares

Nossos especialistas responderam a 59 perguntas sobre Doenças neuromusculares

Bom dia! É importante agendar consulta com neurologista para avaliação detalhada desses sintomas, tais como local de acometimento, presença de outros sintomas associados. Também é fundamental…
1 respostas

Esse comportamento do seu filho lembra muito o transtorno de gratificação, porém precisa ser avaliado por um neurologista infantil para diagnóstico diferencial.
1 respostas

Muitas coisas precisam ser investigadas. Esse quadro pode vir tanto de doenças na coluna, no plexo braquial, nos nervos ou ainda nos músculos. Sugiro uma avaliação com um neurologista especialista…
1 respostas

Especialistas falam sobre Doenças Neuromusculares

O termo "Doenças Neuromusculares" engloba uma série de patologias que comprometem os nervos e músculos do nosso corpo. Dentro desse grupo, estão as miopatias, doenças do músculo que podem causar dor e fraqueza muscular; as polineuropatias, que acometem os nervos periféricos causando "formigamentos", dores tipo queimação e agulhadas, diminuição de sensibilidade e força muscular; e outras doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica e suas variantes que causam fraqueza e atrofia muscular e a Miastenia Gravis que pode causar fadiga, visão dupla e fraqueza muscular. São doenças, muitas vezes, de difícil diagnóstico e necessitam de acompanhamento especializado para um tratamento adequado.

As doenças neuromusculares são todas aquelas que envolvem o sistema nervoso periférico de forma direta ou indireta. Ou seja, músculos e nervos são afetados de alguma forma. Por vezes, o diagnóstico dessas patologias é bastante complexo, e necessita de alguns procedimentos invasivos como biópsia muscular e/ou de nervo periférico. Algumas doenças podem ser degenerativas enquanto outras, tem caráter inflamatório autoimune, o que ocorre quando o nosso próprio sistema imunológico se volta contra o nosso corpo. Logo, para tratar adequadamente esse tipo de condição, devemos ter certeza do diagnóstico e prognóstico da doença em questão.

José Luciano Monteiro Cunha

Neurologista

São Paulo


São doenças que na sua maioria são geneticamente determinadas. A idade e o modo de instalação das manifestações são fatores importantes na avaliação do diagnóstico diferencial entre as várias doenças existentes. Nas últimas décadas, com o avanço da genética, têm sido mais identificadas o que permite o aconselhamento genético e espera-se também que tal avanço contribua para o advento de técnicas de terapia gênica, aparentemente a única perspectiva de tratamento para boa parte das doenças neuromusculares hereditárias da infância, que até o presente momento vêm sendo tratadas com métodos de reabilitação. Um exemplo de patologia neuromuscular é a Distrofia Muscular de Duchenne.

Jeania Christielis Damasceno De Souza

Neurologista pediátrico, Neurologista

Goiânia

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Doenças neuromusculares?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.