Doenças reumáticas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças reumáticas

Dra. Fabiana Fonseca

Dra. Fabiana Fonseca

Geriatra

Guarulhos

Alex Francisco Mortean

Alex Francisco Mortean

Reumatologista

Foz do Iguaçu

Regina Schwerz Michel

Regina Schwerz Michel

Reumatologista

Porto Alegre

Ana Carolina Franco Passos Cardes

Ana Carolina Franco Passos Cardes

Reumatologista

Campo Grande

Maeve Freitas

Maeve Freitas

Reumatologista

Perdões

Liz Amaral

Liz Amaral

Terapeuta ocupacional

Lauro de Freitas

Perguntas sobre Doenças reumáticas

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Doenças reumáticas

Olá, se estamos falando do exame isoladamente, não é suficiente, pois o FAN pode ser positivo em outras situações, como outras doenças autoimunes (Esclerodermia, Sjögren), doenças infecciosas…
2 respostas

Olá, existem outros medicamentos que são alternativa ao corticoide, porém com início de ação mais demorado, exemplo metotrexato, leflunomida, sulfassalazina. Usamos o corticoide geralmente em…
1 respostas

Olá, segundo última atualização da Sociedade Brasileira de Reumatologia nenhuma alteração deve ser feita em relação ao corticoide. Em relação ao metotrexato há mais controvérsia: o ACR (associação…
1 respostas

Especialistas falam sobre Doenças Reumáticas

As doenças reumáticas englobam mais de 100 doenças que podem ter causa autoimune (quando suas células de defesa "atacam" seu próprio corpo), mas também podem ser causadas pelo uso excessivo e inadequado das juntas, músculos e tendões. Entre os reumatismo, termo leigo usado para doenças reumáticas, temos: artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite/artrose, gota, osteoporose, fibromialgia, síndrome de Sjogren, vasculites, miopatias, tendinites, dor nas costas, etc. Com uma boa história clínica e exame físico, além de exames complementares, podemos distinguir qual doença é responsável pelos sintomas do paciente.

Luciana Muniz

Reumatologista

Brasília


Popularmente utiliza-se o termo reumatismo para definir um grupo de doenças que afetam articulações, músculos e ossos, causando dor e diminuição dos movimentos. Entretanto, estamos nos referindo a doenças que acometem também outros órgãos, como pele, coração, pulmões, rins e cérebro.As crianças também podem ser acometidas. As causas podem ser autoimunes, metabólicas, degenerativas e inflamatórias. Como exemplos temos: artrite reumatoide, lúpus, asteoartrite ou atrose, tendinite, gota, osteoporose, espondilite anquilosante, febre reumática e fibromialgia.O tratamento do reumatismo depende do tipo de doença e do paciente.Nos últimos anos surgiram drogas capazes de revolucionar o tratamento.

São as doenças que costumeiramente são tratadas pelos reumatologistas: são os famosos "reumatismos". Existem muitas causas, cada uma com seu tratamento específico. Por isso é fundamental que se tenha um diagnóstico correto para que o tratamento seja adequado. Podem ser necessários exames de sangue e de imagem (radiografia, tomografia, ultrassonografia) para se chegar ao diagnóstico.

Rafael Emerich

Reumatologista

Vitória


São mais de cento e oitenta tipos de doenças reumatológicas, pode ocorrer em crianças, adultos e idosos.

Vincenzina Santangelo

Reumatologista

São José do Rio Preto

Quais profissionais tratam Doenças reumáticas?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.