Osteoartrite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é osteoartrite?

A osteoartrite é uma doença das articulações, cuja freqüência aumenta com a idade. Quase 8 em cada 10 pessoas com mais de 50 anos são afetados.

O processo começa na cartilagem que reveste as articulações, o que diminui de forma desigual a superfície articular. Este processo aumenta à medida que o tempo passa e a cartilagem pode até desaparecer nos estágios mais avançados da doença.

Ao mesmo tempo, a cápsula articular se torna mais espessa e produz mais fluido sinovial (que age como um lubrificante), de modo que o conjunto pode parecer inchado. Além da degeneração da cartilagem, ocorre o crescimento ósseo ("bicos de papagaio" ou osteófitos) que podem causar a inflamação dos tecidos circundantes da articulação.

Osteoartrite pode afetar todas as articulações do corpo, mas ocorre mais freqüentemente nas mãos (base do polegar e dedos) joelhos, quadris e coluna vertebral.

Quais são os sintomas da osteoartrite?

  • Rigidez articular e dor, que geralmente é pior com a atividade da articulação afetada e melhora com repouso.
  • Dor nas costas, se ela afeta a coluna vertebral.
  • Diminuição da mobilidade das articulações afetadas.
  • Inchaço ocasional possível das articulações afectadas.
  • Craqueamento possível da articulação durante o movimento.
  • Normalmente não é associada com vermelhidão ou calor da articulação afetada.

Quem corre mais risco?

Osteoartrite não é hereditária, mas os seguintes fatores aumentam o risco de:

  • Obesidade: o excesso de peso por anos pode sobrecarregar e desgastar as articulações.
  • O estresse nas articulações causadas por atividades ocupacionais.
  • Sobrecarga das articulações causada pela atividade física e envelhecimento.
  • O lesões articulares causadas por fraturas anteriores, especialmente quando afetam o congruência normal de articulação (as superfícies articulares devem encaixar umas nas outras) ou produzir uma sobrecarga se um membro se tornar maior que o outro ou ser girado em torno de seu eixo.

Como é diagnosticada a osteoartrite?

  • Através da história e exame físico por um médico.
  • As radiografias revelam se um paciente tem osteoartrite. Mas muitas vezes não há relação entre a intensidade da dor sentida pelo paciente e da gravidade radiográfica de osteoartrite. A dor e o movimento limitado permitem o diagnóstico.
  • Pode-se fazer exames de sangue para descartar outras doenças inflamatórias que também causam dor nas articulações mas tem uma causa diferente e tratamento.

Como fazer com a osteoartrite?

  • Aplicar calor para aliviar a dor por 20 minutos três ou mais vezes por dia em articulações dolorosas e rígidas. Você pode usar várias fontes, tais como garrafas de água quente, cobertores elétricos, lâmpadas infravermelhas, banhos de água quente.
  • Nadar em água morna pode ser benéfico
  • Osteoartrite cervical pode ser atenuada usando uma coleira macia por algumas horas por dia.
  • Massageando os músculos ao redor das articulações pode aliviar a dor.
  • Dormir em um colchão firme que não afunda, pode diminuir a dor na coluna vertebral.
  • Doença leve a moderada pode ser tratada com sucesso com analgésicos que não necessitam de receita médica, tais como a aspirina ou paracetamol (se você tem ou teve problemas de estômago deve verificar com o seu médico).

Se a dor é mais intensa, o médico pode prescrever anti-inflamatórios (se considerado adequado para o paciente) ou um poderoso analgésico codeína e tomar associado ao paracetamol.

Se a doença progride e afeta seriamente a mobilidade do paciente, médico ou reumatologista podem considerar a cirurgia para substituir o quadril ou joelho afetado.

Após a cirurgia, o paciente deve permanecer no hospital cerca de 2 semanas e vai precisar de um período de fisioterapia e reabilitação para recuperar a força muscular.

Espera-se que articulação artificial moderna funcione corretamente por mais de 20 anos.

Previsões

Apesar do grande progresso feito com articulações artificiais, infelizmente muitas pessoas ainda têm de conviver com a artrite e a dor que isso provoca diariamente. Ocasionalmente, os pacientes devem visitar seu médico para avaliar a doença e discutir o plano de tratamento. Clínicos gerais podem dar conselhos para ajudar o paciente a compreender a doença e ser capaz de lidar.

Como você pode impedir osteoartrite?

Geralmente não é possível impedir completamente a doença. Para reduzir os efeitos da gravidade e osteoartrite causa é aconselhado manter o peso normal para sua altura e estrutura corporal, ser fisicamente ativo e evitar sobrecarga excessiva nas articulações à medida que você envelhece.

Especialistas em osteoartrite

Encontre um especialista em Osteoartrite na sua cidade:
Vanessa Silva Suller Garcia

Vanessa Silva Suller Garcia

Geriatra

São Paulo

Priscila Mansur Taublib

Priscila Mansur Taublib

Médico clínico geral, Geriatra

Rio de Janeiro

Priscilla Damião Araújo Lima

Priscilla Damião Araújo Lima

Reumatologista

Campos Dos Goytacazes

Alex Carvalho Faria

Alex Carvalho Faria

Reumatologista

Campo Grande

Marcel Omar Miguel

Marcel Omar Miguel

Geriatra

Cascavel

Angélica de Carvalho

Angélica de Carvalho

Reumatologista

São José do Rio Preto

Perguntas sobre Osteoartrite

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Osteoartrite

Dr. Alberto Oda
Dr. Alberto Oda
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Depende de onde a osteoartrite provoca dor.
4 respostas

Dra. Karoline Rodrigues da Silva Martins
Dra. Karoline Rodrigues da Silva Martins
Médico clínico geral, Geriatra
Manaus
A orientação é começar o acompanhamento com geriatra a partir dos 50 anos. O objetivo é com a visão global da pessoa, traçar os objetivos e metas para manter um envelhecimento ativo e saudável…
6 respostas

Dr. Milton da Silveira Pedreira Neto
Dr. Milton da Silveira Pedreira Neto
Médico clínico geral, Reumatologista
Salvador
Não é aconselhável, pois uma avaliação médica poderá lhe proporcionar um direcionamento nas atividades a serem por você praticadas que possibilitarão melhor desempenho
2 respostas

Especialistas falam sobre Osteoartrite

Osteoartrite é uma doença das articulações que surge com o envelhecimento ou decorrente de traumas articulares. É basicamente uma degeneração da cartilagem articular que leva a uma má função da articulação. Seu quadro clínico é de dor articular, estalos e rangidos nas articulações acometidas. O tratamento inclui além do controle da dor, reabilitação para manutenção da função da articulação e prevenção de piora do quadro.

Guilherme Liausu Cherpak

Médico clínico geral, Geriatra

São Paulo

Agendar uma visita

A osteoartrite, também conhecida como artrose, tem maior incidência com o avançar da idade e é mais comum em mulheres com mais de 50 anos. As articulações mais afetadas são as mãos, joelhos, quadril e coluna. Relaciona-se a algumas doenças, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. O tratamento é dividido entre medidas não farmacológicas e farmacológicas. O primeiro grupo é caracterizado principalmente por atividade física ou fisioterapia motora; perda de peso para pessoas com sobrepeso; entre outras. Os medicamentos são utilizados com foco no controle da dor e devem ser prescritos com orientação médica, devido ao risco de efeitos colaterais graves, principalmente nos idosos.

Marcella Andrade

Reumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A osteoartrite é uma das patologias mais prevalentes com o envelhecimento e relacionada a perda de qualidade de vida. Ocorre devido à lesões em cartilagem articular com o aumento da idade. Apesar de não exista medicação que a cure, existem diversas outras que proporcionam o seu alívio e consequente melhora da qualidade de vida.

Lucas Rampazzo Diniz

Médico clínico geral, Geriatra

Recife

Agendar uma visita

A osteoartrite representa o processo de falência da função das articulações, influenciada por diferentes fatores e pelo envelhecimento. Causa dor e deformidades em diferentes articulações, como mãos, joelhos e quadris. Gera dor e limitação para as atividades diárias. O acompanhamento médico adequado pode amenizar os sintomas e ajudar a lentificar a progressão da doença.

Verônica Mello Maia

Médico clínico geral, Reumatologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Osteoartrite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.