Distúrbios do sono na gravidez - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Por que as mudanças no ritmo do sono em uma mulher grávida?

Distúrbios do sono são muito comuns durante a gravidez, ocorrendo especialmente na última fase da gravidez, muitas vezes esses problemas se manifestam como:

  • Insônia (dificuldade para dormir ou acordar muito cedo)
  • Sono interrompido (múltiplos despertares noturnos).


Seguintes estados físicos e mentais podem causar estas mudanças:

  • Aumento progressivo do volume abdominal  e dificuldade de encontrar uma posição confortável e grande dificuldade para mover na cama.
  • Excessivos movimentos fetais, que são detectados com a inatividade noturna da mãe.
  • No terceiro trimestre, a freqüência com que a mulher deve esvaziar a bexiga está aumentando, o que deve aumentar durante a noite para fazê-lo.
  • Quando a mulher está tranquila, deitada na cama, ela pode sentir com grande intensidade o seu próprio batimento cardíaco e que a impede de dormir. Em muitos casos a mulher vai experimentar uma sensação de tontura quando  na cama, que também dificulta o sono. Este fenômeno ocorre porque o peso do útero e do feto quando a mãe está deitada, cai em grandes veias que conduzem ao coração, resultando em perda transitória da irrigação.
  • Dor nas costas é comum nos últimos meses, desde a parte terminal da coluna é adaptado para o aumento do útero, causando desconforto na região lombar, que pode ser mais pronunciado no final do dia.
  • Além disso, como resultado dessas mudanças na região lombar, pode aparecer "cãibras e formigamento" nas pernas. São devido à compressão parcial de nervos que levam a sensibilidade dos membros inferiores, felizmente esses desconfortos desaparecem após o parto.
  • As pacientes relataram, com relativa freqüência durante a gravidez têm  muitos sonhos durante a noite. Sobre esta questão tem havido estudos de diferentes tipos, mas nenhum pode fornecer nenhuma razão convincente para o respeito, se é verdade que as mulheres grávidas sofrem de pesadelos ou mais facilmente lembrados. Estar em um estado diferente fisiológicas, tais como a gravidez, cria abundância de material novo para o subconsciente.
  • Por último, mas não menos importante, é a preocupação da mãe para tudo relacionado à gravidez.  Esse temor é ainda mais exacerbado nos últimos estágios da gravidez, e talvez, ao cair da noite, quando ele encontra tempo para pensar em todas aquelas coisas que lhe dizem respeito e é perturbado em relação à gravidez, parto ou simplesmente a tarefa de organizar tudo para a chegada do bebê. Esta é uma experiência que é observado na mãe como "expert" ou a "primeira vez", como todos sabemos que todas as gestações são iguais.

O que pode causar numa mulher os distúrbios do sono na gravidez?

Analisar ponto por ponto as possíveis causas mencionadas acima.

Mobilidade:

mobilidade é muitas vezes um problema que aumenta à medida que o tamanho do bebê fica maior, há mulheres que usam folhas de brilhante ou acetinado (ambos os lados), porque, aparentemente, que os ajuda a deslizar melhor na cama.

Freqüência urinária:

aumento da frequência urinária, o que em termos médicos é chamado de freqüência, é normal na gravidez e de difícil solução, uma vez que é produzido pela pressão exercida pelo peso do útero e do feto sobre a bexiga , reduzindo assim a capacidade do mesmo. As mulheres grávidas devem evitar beber tarde da noite ou ingerir bebidas que contenham cafeína, o chá como, café e bebidas mais suaves, pois estimulam os rins, aumentando a quantidade de urina e, além disso, acrescenta ação emocionante desta substância.

Batimento cardíaco:

mulheres grávidas podem perceber mais intensamente o seu próprio batimento cardíaco, especialmente se você está em um estado de anemia, porque o coração tem que trabalhar muito para levar oxigênio suficiente em todo seu corpo. Este sinal deve ser discutido com seu obstetra para o conselho, se necessário acrescentar vitamina ou complexo mineral.

Resto:

a melhor posição para descansar quando se está grávida é deitar de lado com os joelhos dobrados, desta forma, as veias grandes são libertadas do peso excessivo do útero, evitando assim a tontura referida.

Entre as medidas que podem ajudar a aliviar dor nas costas, que normalmente é mais elevado no final do dia e especialmente na cama, são:

  • Uso de sapatos de salto baixo.
  • Uso de cadeiras confortáveis ??para se sentar, colocando almofadas ou travesseiros na coluna lombar.
  • Usando um colchão firme, para alcançar uma posição mais confortável que você pode deixar de lado sua barriga repousando sobre um travesseiro e colocar uma outra entre as pernas.
  • Tente evitar levantar peso do chão, você tem que dobrar para baixo, dobre os joelhos e quadris, pegar o objeto e esticando as pernas, evitando flexão da coluna vertebral.
  • O calor local, através da aplicação de um banho quente ou uma almofada de aquecimento pode aliviar o desconforto, se você se sentir confortável, você pode usar uma cinta abdominal.
  • É aconselhável fazer exercícios para fortalecer os músculos abdominais e nas costas.

Cãibras:

se você tiver cãibras nas pernas, coloque pés pressionando duramente contra a parede ou ficar sobre a perna dormente vai ajudar a aliviar o desconforto. Em alguns casos, essas cólicas podem estar relacionadas à deficiência de cálcio na dieta, assim que você deve adicionar os produtos lácteos a ele.

Sobre o aspecto psicológico de problemas do sono durante a gravidez, você deve discutir suas preocupações com o seu obstetra, pois isso irá aumentar a sua segurança e bem-estar, o mesmo veio a aulas de preparação para o nascimento.

Devo tomar comprimidos para dormir?

A mulher grávida não deve tomar qualquer medicação para dormir, porque pode produzir efeitos deletérios sobre o feto.

Técnicas para o sono

Entre as muitas actividades que o ajudar a dormir incluem: ler um livro, ouvir música, costura, navegar na Internet, escrever cartas, assistir televisão, tomar um banho relaxante ... Depois de fazer algo de bom é muito mais fácil  cair no sono. É preferível sair da cama e fazer algo relaxante antes de se deitar para dormir para esperar, porque esta situação cria uma grande ansiedade.

Há livros sobre temas especializados que, talvez, o relaxamento do corpo pode ser de ajuda.

Finalmente, se você se sente cansada durante o dia, depois de muitos dias sem dormir, não hesite em tirar um cochilo confortavelmente.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - distúrbios do sono na gravidez

Encontre um especialista na sua cidade:
Dianko Cepero

Dianko Cepero

Terapeuta complementar

Marialva

Carla Dias

Carla Dias

Terapeuta complementar

Salvador

Cintia Faria

Cintia Faria

Terapeuta complementar

Goiânia

Panapaná Terapias

Panapaná Terapias

Terapeuta complementar

Ribeirão Preto

Eliane Medeiros

Eliane Medeiros

Terapeuta complementar, Especialista em administração em saúde

São Bernardo do Campo

Anderson Carlos Monteiro

Anderson Carlos Monteiro

Terapeuta complementar

Pato Branco

Especialistas falam sobre Distúrbios do sono na gravidez

Utilizamos técnicas de Hipnoterapia para aliviar os medos, e a ansiedade que a gestante passa durante a gravidez. Esse processo terapêutico tem como objetivo, empoderar e dar auto controle a mulher, para que ela chegue confiante no momento do parto, fazendo com que o mesmo seja muito mais tranquilo e possivelmente com o mínimo de dor.

Vitor Bonine

Terapeuta complementar

São Bernardo do Campo

Quais profissionais tratam Distúrbios do sono na gravidez?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.