Enfisema - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - enfisema

Encontre um especialista na sua cidade:
Daniel de Melo Mendes

Daniel de Melo Mendes

Pneumologista, Intensivista, Médico clínico geral

Uberlândia

Cristina De Mendonca Martins Teixeira

Cristina De Mendonca Martins Teixeira

Pneumologista, Médico clínico geral

São Paulo

Jorge Eduardo Pio

Jorge Eduardo Pio

Pneumologista

Rio de Janeiro

Ramiro Dourado

Ramiro Dourado

Pneumologista, Médico clínico geral

Goiânia

JOEL SERAFINI

JOEL SERAFINI

Pneumologista

Erechim

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Enfisema

Nossos especialistas responderam a 27 perguntas sobre Enfisema

Precisaria saber seus sintomas e ver sua tomografia para ter certeza do que estamos falando. O tabagismo é responsável por 80 a 90% dos casos de enfisema. Mas outros fatores podem provocá-lo,…
1 respostas


Boa noite! Sim, é possível que a doença progrida um pouco mesmo parando de fumar. Mas parar de fumar é medida mais importante para interromper ou pelo menos lentificar a progressão. Parabéns…
1 respostas


Não, o enfisema centrolobular, é o tipo de enfisema mais comum e é consequente à dilatação ou destruição dos bronquíolos respiratórios, ou seja é uma alteração específica que acomete somente…
1 respostas

Especialistas falam sobre Enfisema

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ou popularmente chamada de enfisema pulmonar, é uma alteração pulmonar que ocorre pela exposição a fumaça (cigarro, queima de fogão à lenha ou poluição) por vários anos. Tem na falta de ar o seu principal sintoma e requer tratamento especializado. Consulte um Pneumologista.

Ricardo Bandeira Filho

Pneumologista

Recife


O enfisema é uma doença pulmonar obstrutiva crônica. O principal fator para gerar o enfisema é o hábito de fumar. O enfisema se apresenta geralmente em indivíduos com mais de 50 anos; e se caracteriza por tosse seca ou com catarro, falta de ar e chiado no peito. O tratamento é feito basicamente com broncodilatadores na forma inalatória e por vezes corticoides. O enfisema não tem cura, mas abandonado o cigarro e realizando o tratamento corretamente, o paciente pode viver sem sintomas e ter qualidade de vida.

Enfisema pulmonar é uma doença que acontece principalmente com fumantes ou ex fumantes. Mas pode também acontecer com pessoas que convivem com fumantes em ambientes fechados e por exposição a fumaça, como fogão a lenha, por vários anos. Os pulmões podem ser comparados a uma esponja de lavar louça que tem "bolhinhas" pequenas. No Enfisema vai sendo destruído a estrutura dos pulmões e se tornando como a "bucha de cerca/bucha caipira" com buracos maiores e fica cada vez mais sem as paredes, que absorvem o oxigênio que é essencial para vivermos.

Gisele César De Rossi Agostinho

Pneumologista

Marília

Quais profissionais tratam Enfisema?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.