Fasciíte plantar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Fascíite plantar é uma inflamação da região plantar do pé próximo ao calcanhar com piora pela manhã, ao andar descalço, caminhadas longas, usar sapatos baixos e com solado mole e aumento de peso.
O tratamento baseia-se no uso de anti-inflamatório, calor local, adequação do calçado, uso de calcanheira de silicone e fisioterapia.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - fasciíte plantar

Dra. Podo Podologia

Dra. Podo Podologia

Podologista

Jacareí

Eliane Lunardi

Eliane Lunardi

Podologista

Florianópolis

Daniela Fernandes de Oliveira

Daniela Fernandes de Oliveira

Podologista

Santos

Maria Ligia Eidam

Maria Ligia Eidam

Especialista em medicina física e reabilitação

Maringá

Vania Rodinick

Vania Rodinick

Fisioterapeuta

São Paulo

Luísa Leite

Luísa Leite

Fisioterapeuta

São Paulo

Perguntas sobre Fasciíte plantar

Nossos especialistas responderam a 70 perguntas sobre Fasciíte plantar

Diversos fatores podem levar a calcifação: microtraumas, doenças metabólicas, radiação entre outras muitas causas possíveis. Agende sua consulta para ter diagnóstico e tratamento corretos.

Bom dia! As chances são as mesmas de que se ela não tivesse. Att

Esses questionamentos são melhor respondidos pelo seu cirurgião. Vai depender da técnica cirúrgica que será utilizada e vai da preferência/experiência de cada cirurgião. Agende sua consulta.

Especialistas falam sobre Fasciíte Plantar

Trata-se de dor na região do calcanhar, na sua face de baixo (plantar), geralmente pior de manhã ou após atividade física. A Fáscia Plantar, um tecido fibroso parecido com um ligamento pode estar espeçada e rígida. O diagnóstico geralmente é clínico, mas eventualmente é necessário exame de imagem para diferenciar de outras causas de dor no mesmo local. O tratamento mais indicado é a cinesioterapia com alongamentos e manipulação, geralmente realizado por fisioterapeuta.

Vitor Miranda

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Inflamação crônica do ligamento (fáscia) plantar localizado na sola do pé, mais precisamente no ponto de fixação localizado no calcanhar, é um problema relativamente comum que afeta os indivíduos de meia idade ou esportistas praticantes de atividade de impacto (corrida ou esportes de competição coletivo como futebol). Avaliação detalhada e orientações quanto ao tratamento conservador tendo como base o "programa sistematizado de alongamento domiciliar" constitui nossa principal linha de recomendação terapêutica. Casos cujos sintomas são persistentes e já se tornaram crônicos (mais de 6 meses de duração) podem exigir investigação detalhada com exames de imagem e, eventualmente, cirurgia.

Ricardo Cardenuto Ferreira

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

A fasciite plantar é uma degeneração da fascia plantar, estrutura que envolve a musculatura da sola do pé por sobreuso, Muito comum em pessoas que ficam muito tempo de pé ou andam muito. O tratamento é basicamente conservador, com alongamento gelo mudança de calçados e analgesia. Eventualmente pode ser associada uma fisioterapia. Na falha do tratamento conservador, pode se optar pelo tratamento cirúrgico, através de uma mini incisão plantar e uma liberação da fascia.

Tiago Doyle

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A Fasceíte Plantar é a inflamação da fáscia plantar (membrana que forma o cavo plantar - "planta do pé"). Ela pode ser causada por ínumeros fatores. Os mais comuns são: 1) Calçados inapropriados (que não dão apoio ao arco plantar): quando ficamos muito tempo em pé (como rasteirinhas e sapatos "retos") 2) Estamos acima do peso: o excesso de peso faz sobrerga no arco plantar, provocando extiramento da fascia plantar e sua inflamação. 3) Encurtamento do tendão de Aquiles: uso contínuo de "saltos altos", pessoas sedentárias ou que não fazer alongamento da panturilha. 4) Excesso: Corredores, esportes com muito salto, soldados

Stella De Barros Apostolopoulos

Ortopedista - traumatologista

Cotia


A Fascite plantar é a inflamação que ocorre devido a um estresse excessivo na “sola do pé”, como impactos e microtraumas repetitivos, além de processos degenerativos no local da origem da fáscia (região plantar do calcanhar). Se a fascite plantar não for tratada corretamente e a fáscia continuar a ser exigida de forma excessiva e repetitiva, a mesma pode entrar em um processo de degeneração, tornando a dor crônica e ainda favorecendo o aparecimento do famoso esporão de calcâneo. Tratamento:⠀ A primeira maneira de tratamento é conservadora. É necessário resolver o que está causando a sobrecarga na fáscia...

Saulo Morais Rodrigues De Castro

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita

A fasciíte plantar é uma inflamação no calcanhar, geralmente chamado de esporão de calcaneo. A dor geralmente é intensa e atrapalha a capacidade de andar normalmente. Necessita tratamento especializado com ortopedista para evitar agravamento.

Silvia Iovine Kobata

Ortopedista - traumatologista

Belo Horizonte


A fasciíte plantar é uma inflamação numa membrana localizada na "planta do pé" a chamada fascia plantar que vai do calcanhar até a base dos dedos. Provoca dor no pé, principalmente próximo ao calcanhar, se confundindo com o esporão calcâneo. O sintomas são muito parecidos e o tratamento também, a ser prescrito pelo Ortopedista.

Luciano Suruagy

Ortopedista - traumatologista

Recife


A fasciite plantar ou esporão do calcâneo é um doença de etiologia desconhecida e que geralmente tem boa resposta com tratamento não operatório. Uma em cada 10 pessoas terão o quadro de fasciite plantar em sua vida. Em caso de dor em região da planta do pé um especialista deve ser consultado pois o diagnóstico é clínico

Leandro Vital

Ortopedista - traumatologista

Nova Lima

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Fasciíte plantar?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.