Parto humanizado - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - parto humanizado

Encontre um especialista na sua cidade:
Pedro Costa Cunha

Pedro Costa Cunha

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Larissa Silva e Silva

Larissa Silva e Silva

Ginecologista

São Paulo

Larissa Miranda

Larissa Miranda

Ginecologista

Recife

Fernanda Kehrle de Miranda

Fernanda Kehrle de Miranda

Ginecologista, Médico de família

Brasília

Bruna B. Coimbra

Bruna B. Coimbra

Ginecologista

Belo Horizonte

Luiz Alberto Ramos Guimarães

Luiz Alberto Ramos Guimarães

Ginecologista

Assis

Especialistas falam sobre Parto humanizado

Parto e nascimento marcam profundamente a mulher, o bebê, o marido, a família em geral. Atemoriza ao mesmo tempo que enleva, requerendo uma atenção cuidadosa, focada nos valores pessoais. Como experiência sexual "sagrada" (não-erótica) para a mulher, beneficia-se da privacidade, do acolhimento, do respeito. Sendo um delicado evento da saúde, seu alto potencial de risco pode ser amenizado por treinamento médico e atendimento compassivo. Como professor e pesquisador deste tema tenho me surpreendido com seus desafios, sua riqueza e exuberância. Por isto, considero o início da vida maravilhosa e privilegiada oportunidade, uma dádiva divina repleta de significado e emoções, corolário do amor.

Paulo Batistuta Novaes

Ginecologista

Vitória


Conhecendo o desejo da gestante e associando a toda evolução médica da gestação podemos chegar ao que se define parto humanizado ao final do pré-natal. Um parto respeitoso onde a paciente se sinta acolhida em seus desejos, onde tudo o que for necessário para um desfecho positivo será explicado com detalhes sem mentiras da parte médica, para que a paciente possa entender e opinar. Um momento onde a mulher é a protagonista junto com o seu bebê nas cenas iniciais de uma vida a dois. Sou uma obstetra que entende o que é parto normal de fato, já que foi a via que escolhi para os meus filhos nascerem. Não estimulo a cesariana porém respeito a decisão das pacientes que optam por ela.

Angela Andrade

Ginecologista

Rio de Janeiro


Sempre digo que o parto humanizado é aquele que respeita os desejos da gestante mas que garante segurança a ela e ao seu bebê, independente se a via de parto será vaginal ou cesariana. Ou seja, durante o pré natal, conversamos sobre os medos da gestante, sobre as vontades do casal, sobre as dúvidas em relação ao momento do parto e juntas, definimos o que será melhor para você. Existem indicações e contra indicações para cada tipo de parto e uma das minhas funções é esclarecer todos estes quesitos ao casal para que possamos concluir o que será mais benéfico para seu caso, respeitando sua opinião em primeiro lugar.

Isabel Botelho

Ginecologista

São Paulo


"Humanizar o parto é um conjunto de condutas e procedimentos que promovem o parto e o nascimento saudáveis, pois respeita o processo natural e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e o bebê". (OMS, 2000) O parto humanizado é aquele que preconiza o menor número de intervenções possíveis como por exemplo episiotomias e uso de ocitocina sem necessidade. A paciente está em primeiro lugar, com autonomia e poder de decisão.

O parto humanizado é um conjunto de práticas e procedimentos que buscam adequar o processo de parto dentro de uma perspectiva menos medicalizada e hospitalar, entendendo tanto a mulher quanto o bebê numa visão mais humana e acolhedora, seja natural ou via cesariana.

Fernanda Pacheco Dresch

Ginecologista

Porto Alegre

Quais profissionais tratam Parto humanizado?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.