Pericardite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em pericardite

Encontre um especialista em Pericardite na sua cidade:
André Chiga

André Chiga

Cardiologista

São José dos Campos

Bruno Sthefan Bastos Barbosa

Bruno Sthefan Bastos Barbosa

Cardiologista

São Paulo

Daniella Diniz Do Nascimento Rangel

Daniella Diniz Do Nascimento Rangel

Cardiologista

Uberlândia

Adegil Henrique Miguel da Silva

Adegil Henrique Miguel da Silva

Cardiologista

Brasília

Andre Pires Antunes

Andre Pires Antunes

Cardiologista

Montes Claros

Mariana Brito de Almeida

Mariana Brito de Almeida

Cardiologista

Salvador

Perguntas sobre Pericardite

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Pericardite

Dr. Willer Castro
Dr. Willer Castro
Cardiologista
Goiânia
Bom dia!
Há momentos em nossas vidas, que nossas escolhas podem e devem ser tomadas sem a necessidade de ouvirmos o que é bom ou ruim.
Também já me deram desse remédio: terapia…
2 respostas

Olá. O tratamento indicado na pericardite depende da causa subjacente
Na maioria dos casos a etiologia da pericardite é viral ou idiopática ( não se sabe a causa), e o tratamento de escolha…
1 respostas

Olá. Existem diversas causas de pericardite e o tratamento é direcionado conforme a etiologia. Na maioria dos casos a pericardite é desencadeado por vírus ou idiopática ( não se sabe a causa).…
1 respostas

Especialistas falam sobre Pericardite

A pericardite é uma inflamação do pericárdio (membrana que envolve o coração) causada por quadros infecciosos, imunológicos, autoimunes ou secundários ao infarto do miocárdio. Ela provoca dor no peito e alterações no eletrocardiograma que podem simular um quadro de infarto agudo do miocárdio. Esse processo inflamatório pode causar aumento do líquido existente no pericárdio, definindo o derrame pericárdico e que em condições extremas impossibilitam a mecânica cardiaca. Por outro lado na maioria das vezes a pericardite é autolimitada, necessitando de tratamento medicamentoso e acompanhamento cardiológico momentâneo.

Leonardo Fernando Ferrari Nogueira

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

Pericardite, para entendermos essa condição, podemos dividí-la em três partes, Peri quer dizer "em volta", Card "coração", ITE "inflamação", pois então, "inflamação em volta do coração". Nesse caso, diferentemente da inflamação nas artérias, o maior culpado por essa enfermidade, seriam as doenças virais. Pode ser causada também por, doenças autoimunes, infecções bacterianas, infartos do miocárdio, tuberculose, fungos. O sintoma clássico é a dor tipo queimação, aperto ou ardência, desde a região do Maxilar, até a do Umbigo, podendo incluindo os ombros, braços e mãos, que Piora ao deitar-se. O diagnóstico muitas vezes é difícil e pode passar despercebido da maioria dos profissionais.

Quais profissionais tratam Pericardite?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.