Pericardite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - pericardite

Encontre um especialista na sua cidade:
André Chiga

André Chiga

Cardiologista

São José dos Campos

Luciano Nastari

Luciano Nastari

Cardiologista

São Paulo

Izabel Cristina Rodrigues Alves

Izabel Cristina Rodrigues Alves

Cardiologista

Recife

Bruno Sthefan Bastos Barbosa

Bruno Sthefan Bastos Barbosa

Cardiologista

São Paulo

Hugo Leonardo de Moraes Faria

Hugo Leonardo de Moraes Faria

Cardiologista, Intensivista

Belo Horizonte

Renata Rabha

Renata Rabha

Cardiologista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Pericardite

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Pericardite

Realizar um estudo Ecocardiográfico ou Ressonância Magnética, ambos solicitados por um Cardiologista após avaliação clínica. Marque uma avaliação !!!!!!
2 respostas


Há algumas nuances importantes para responder esta pergunta, pois há necessidade de saber se é aguda, subaguda ou crônica, qual o grau de comprometimento do pericárdio, se tem derrame pericárdico…
1 respostas


Importante que procure consulta com cardiologista para que juntos posam definir as limitações ao esforço. Não é comum que pericardite sem complicações apresentar falta de ar, então importante…
2 respostas

Especialistas falam sobre Pericardite

A pericardite é uma inflamação do pericárdio (membrana que envolve o coração) causada por quadros infecciosos, imunológicos, autoimunes ou secundários ao infarto do miocárdio. Ela provoca dor no peito e alterações no eletrocardiograma que podem simular um quadro de infarto agudo do miocárdio. Esse processo inflamatório pode causar aumento do líquido existente no pericárdio, definindo o derrame pericárdico e que em condições extremas impossibilitam a mecânica cardiaca. Por outro lado na maioria das vezes a pericardite é autolimitada, necessitando de tratamento medicamentoso e acompanhamento cardiológico momentâneo.

Leonardo Fernando Ferrari Nogueira

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo


Pericardite, para entendermos essa condição, podemos dividí-la em três partes, Peri quer dizer "em volta", Card "coração", ITE "inflamação", pois então, "inflamação em volta do coração". Nesse caso, diferentemente da inflamação nas artérias, o maior culpado por essa enfermidade, seriam as doenças virais. Pode ser causada também por, doenças autoimunes, infecções bacterianas, infartos do miocárdio, tuberculose, fungos. O sintoma clássico é a dor tipo queimação, aperto ou ardência, desde a região do Maxilar, até a do Umbigo, podendo incluindo os ombros, braços e mãos, que Piora ao deitar-se. O diagnóstico muitas vezes é difícil e pode passar despercebido da maioria dos profissionais.

Quais profissionais tratam Pericardite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.